Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Beka 09/01/2015

E se sua alma gêmea fosse o namorado da sua "melhor amiga"?
Tipo destino
Susane Colasanti
Novo Conceito
270 págs

Nunca havia lindo nada da autora, mas como o livro estava de promoção em um estande na bienal da minha cidade, resolvi comprar. Comecei a ler achando que seria um livro leve típico do verão. É acertei. A autora escreve com simplicidade e sem rodeios. Os capítulos são curtos, deixando assim o fluxo de leitura mais rápido.
Apesar de ter lido o livro em três dias, a história não me convenceu. Acho que falto algo. A personagem principal as vezes me dava nós nervos. Lani e Erin são melhores amigas, apesar de serem muito diferentes. Enquanto Lani gosta de se isolar, ler livros e abraçar as arvores, Erin e a típica garota perfeita que está no círculo de ouro do colégio, participa de várias atividades extracurriculares e a instrutora de alguns alunos do ensino fundamental. Erin ama ser o centro das atenções. Egocêntrica? Talvez, um pouco. E a típica adolescente vazia, pelo menos e assim que eu a vejo de dentro da cabeça da Lani.
Depois de um “acidente” ,Lani passa a dever a própria vida para Erin. –E esse e um dos motivos que me deixa mais irritada com as atitudes da Lani.
Erin começa a namorar Jason ,que e um garoto que sempre esteve incluso na vida das duas, mais Lani nunca o havia dado atenção. Até que Erin o apresenta para amiga como sendo seu namorado.

“Sera que o destino nós uniu,usando Erin como ponto de ligação?Ou teríamos nós encontrado de qualquer modo?”-pag. 103

Desculpa, mas eu não consigo ver Lani como a mocinha da história. Ela trai a confiança da melhor amiga por um garoto que ela acabou de conhecer, e além disso ela culpa o“destino”. Ela repeti isso milhares de vezes: “Talvez o destino já esteja traçado”. Fanática por horoscopo, tarô e coisas do gênero. Lani e irritante.
Meus personagens favoritos do livro foram os secundários. Blake o amigo gay enrustido que toda garota precisa ter e o Connor,um canadense super fofo que sempre escondeu uma paixonite pela Lani.(Não sei o que essa garota tem!)
Apesar das coisas que Arin faz, eu achei pouco. A resolução dos problemas no final do livro e decepcionante. A autora parece pegar o caminho mais fácil e o menos provável se isso acontecesse na vida real.
Ele e um livro bem voltado para atingir um público especifico. Então não esperem muito, apesar de ser uma leitura fluida e fácil esse livro não vai mudar sua vida. A autora e muito boa com a narrativa, mesmo a história sendo bem bobinha. Vale a pena ler !

“Às vezes, as coisas precisam piorar antes de poderem melhorar. Mas jamais imaginei que pudessem ficar tão piores”

“Encarar a realidade pode ser muito chato.”

“Nunca tive a intenção de que acontecesse daquela maneira.
Mas, se tivesse a oportunidade, não voltaria atrás de jeito nenhum.”

SaraFranAa 28/05/2015

Resenha – Tipo Destino.
Comecei a leitura desse livro com as expectativas em alta, aliás, como sempre porque sou uma eterna otimista. Adoro um romance como bem sabem não é? Infelizmente Tipo Destino não me cativou tanto assim. Foi o primeiro livro que li de Susane Colasanti e não foi uma boa opção de leitura.

Lani e Erin são melhores amigas, com muito pouco em comum. O que as amigas têm em comum é a fascinação pela Astrologia. Elas são – Lani principalmente – obsecadas no futuro e no que ele reserva. Lani como eu é do signo de Touro, mas não me identifiquei em nada com ela.

Lani não poderia imaginar que ao conhecer o namorado de Erin, Jason iria se identificar com ele de uma maneira assombrosa. Eles são muito parecidos em quase todas as coisas que fazem. Lani é a favor da natureza e da reciclagem e Jason após Lani lhe mostrar os benefícios de se preservar o planeta também adere à causa.

Blake é o melhor amigo de Lani e é gay ele esconde isso de todo mundo menos de Lani em quem confiou seu segredo. Esconde até do próprio pai que não aceitaria um filho gay. Sinceramente Blake foi um dos personagens que mais gostei e foram bem poucos.

Erin e Jason estão namorando e apesar de saber que não deve Lani não consegue parar de pensar que Jason é sua alma gêmea, mas ela não pensa em fazer nada a respeito disso. Na infância as duas amigas sofreram um grave acidente no qual Erin salvou a vida de Lani. A garota se sente em dívida com a amiga, fato que Erin não a deixa esquecer. A dita melhor amiga Erin faz uso desse senso de obrigação que Lani tem para com ela e força a garota a tomar decisões que ela não deveria tomar.

Erin então resolve passar o verão fora e a atração que Lani e Jason sentem vêm à tona de vez.

Achei Lani muito focada em não magoar a amiga e em adivinhações do futuro o que achei cansativo durante a leitura. E mais cansativo ainda foi ela mudar de opinião a cada momento. Em um segundo ela assume que Jason é sua alma gêmea e que gosta dele para logo em seguida mudar de ideia novamente.

Achei Jason fofo, mas não foi um mocinho que tenha me empolgado. Achei que ele demora muito a tomar decisões.

Erin é a típica garota que acha que tudo e todos têm que estar sempre a sua volta.

Temos alguns outros personagens, mas nenhum que tenha marcado a minha leitura e que vá ficar na minha memória.

Para quem quer um livro basicamente adolescente é esse sem dúvida. Então se estão pensando em ler dêem uma chance. Não deixem que minha opinião não muito favorável impeça vocês.

site: http://nosleitoras.com/resenha-tipo-destino/
Helena 21/08/2015minha estante
Gostei da sua resenha, nela você fala exatamente o penso a respeito do livro. Não chega a ser uma perda de tempo(estou lendo) mas não cativa em nada, é fraco e sem perspectiva... mas enfim, toda leitura é válida! Vamos em frente.

luiza 09/08/2022

Tipo Destino
"Nunca tive a intenção de que acontecesse daquela maneira. Mas, se tivesse a oportunidade, não voltaria atrás de jeito nenhum" - Tipo Destino

Tipo Destino fala sobre 2 meninas, Lani e Erin, que são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Um dia elas sofreram um acidente de carro, e quase morrem. Erin começou a namorar Jason, e para Lane conhecer o namorado da amiga, elas marcaram um "encontro" entre os três. Quando Lani o vê, parece que o conhece a vida inteira, nunca tinha sentido algo assim antes... Mas era o garoto em que sua amiga estava apaixonada, e Lani não podia fazer isso com ela. Bom, até que chega o verão e Erin viaja...

Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Será que aquele "encontro" foi o dia em que Lani conhece sua tão esperada "alma gêmea"?? Culpa, amor, medo.
As vezes não tem como controlar quem você ama.

O livro é muito bom, mas admito que esperava um pouco mais do final KKKKKL

Nota: ???

Jess_ 08/12/2020

Mais ou menos
Eu me senti cansada lendo este livro a autora tem melhores.

Brilho 07/10/2013

Como o titulo sugere Lani acredita muito no destino fato que a leva a consultar sempre seu horoscopo e planeja sua semana a partir das previsões e isso faz parte de sua história tudo que ela faz é em torno disso.

Este é o segundo livro que li de Susane Calasanti e confesso que gosta da forma em que ela escreve, este livro me chamou a atenção pelo tema apresentado e com certeza chama a atenção de muita gente, tenho certeza que não é fácil quando uma garota se apaixona pelo namorado da melhor amiga e sabe que ele também se apaixonou por ela. Isto é o que acontece com Lani, quando Erin diz que está namorando Jason mesmo antes de conhece-lo Lani da a maior força aos dois porém no momento em que Erin apresenta Jason pra ela, ela sente uma conexão imediata com ele e procura de toda forma se afastar dele pois para ela ele é um garoto proibido, é o namorado de sua melhor amiga alias mais que amiga pois elas tem um vinculo criado a partir de um acidente o que cria entre elas um laço inquebrável e elas se tornam "Irmãs de Alma".

Quando Erin parte para um acampamento de verão os sentimentos de Lani e Jason surgem a tona o que deixa Lani angustiada pois ela realmente não quer trair sua amiga e sabe que esse sentimento também irá magoar Jason pois ela sabe que ele realmente gosta dela. Ficou difícil pra mim criar simpatia por Jason no inicio desta história pois se ele estava apaixonado por Lani não deveria ter se envolvido com Erin isso foi realmente uma pedra durante a trama pois ele criou uma barreira entre as amigas. Lani tem a seu lado Brake um amigo que lhe dá a maior força apesar de estar passando por um momento muito difícil em sua vida, em dado momento ele diz a ela exatamente o que se passava em minha mente durante a leitura e eu achei isso muito interessante. Quanto a Erin acho que a posição dela não estava errada pois ela se sentiu traída assim como muitas garotas se sentiriam no lugar dela porém algumas atitudes dela são extremas e eu não gostei quando ela ultrapassou alguns limites. Mas deixo claro que ela estava na razão dela.

O livro tem uma leitura rápida e bem fluida, acho a que história é envolvente para o publico alvo, a autora soube criar a trama que acontece muito nos dias de hoje e foi feliz no desenrolar da mesma e com certeza eu recomendo a leitura.

site: www.brihodasestrelas.com.br

Ju 07/01/2015

[ Resenha ]: Tipo destino {Susane Colasanti}
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason…

Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!

Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.

Então, Erin viajou durante todo o verão…

Confesso que a primeira vez que vi esse livro, não dei nada por ele. Esperava um tema clichê e imaginava um cenário bem diferente. Mas depois que li, fiquei surpresa e encantada. Li algumas resenhas a respeito do livro e vi que alguns leitores não curtiram, mas não costumo me basear nisso e na maioria das vezes, gosto de tirar as minhas próprias conclusões sobre a história.

Tipo Destino, escrito por Marina Colasanti e publicado pela Editora Novo Conceito conta a história de Lani e Erin, duas amigas inseparáveis e completamente diferentes. Enquanto Lani se interessa por meio ambiente e ciência, Erin curte baladas, shopping e só pensa em garotos. Apesar de viverem em polos diferentes, a amizade continua, as duas convivem harmoniosamente e são apaixonadas por astrologia. Até que um dia, surge Jason, um garoto por quem Erin se apaixona e decide correr atrás. O problema é que Lani sentiu uma empatia muito grande por ele, coisa que nunca tinha acontecido antes e tudo indica que Jason sentiu a mesma coisa. A partir dai, as coisas descem a ladeira abaixo.

Apesar do assunto ser pra lá de clichê - melhor amiga que se apaixona pelo namorado da amiga - o livro é muito bem escrito e me despertou diversas reflexões. A narrativa de TD é fluída e muito gostosa. É o tipo de livro que começamos a ler e perdemos a noção das horas. Em alguns momentos, fiquei com raiva da Lani, porque como ela se permitia sentir aquilo pelo namorado da amiga? É claro que me coloquei no lugar de Erin e imaginei como a situação que viveu devia ser difícil. Mas quem leu, sabe como as coisas entre Erin e Jason desenrolam e compreende que Erin também teve culpa. Na minha opinião, o que ficou evidente é a falta de atitude de Jason. Se ele tivesse deixado as coisas mais claras entre Lani e Erin talvez nada disso teria acontecido. Jason é um "mocinho" irritante que não me despertou simpatia.

A situação toda se desenrola e você fica imaginando o que vai acontecer. E caramba, o livro me despertou muitos sentimentos. Raiva, alegria e etc. Acho que mais do que uma história de amor, Tipo Destino é uma história sobre amizade, escolhas e crescer.

É claro que Erin descobre e a situação complica. Toda a confusão e o conflito são o ápice do livro. Observei que para Erin e todos da escola a grande culpada é Lani (da parte da Erin dá até pra entender, mas e do restante? O que eles tem a ver com isso?). Lani sofre bullying no colégio, inclusive da sua ex- melhor amiga e só Justin, seu melhor amigo gay continua ao seu lado. Aliás, ele é o meu personagem favorito da história.

Durante a leitura, fiquei com raiva da autora. Porque colocavam Lani como culpada e não Jason? Já que a culpa deveria ser dele também. E foi aí que notei a grande sacada da autora. Susane na verdade, através da história, denuncia uma situação que todo mundo já presenciou. Sempre que isso acontece, a garota que está errada. Nunca o homem. Foi aí que passei a ler o livro com outros olhos, até falei sobre isso no meu blog pessoal e Susane me ganhou como leitora. Favoritei o livro e decidi ler todas as outras obras da autora. Posso não ter mais 17 anos, mas como autora, adoro a forma como Escritores abordam o universo juvenil, seus questionamentos e problemas.

É claro que a amizade entre Lani e Erin nunca mais vai ser a mesma coisa, mas a sensação que o livro deixa é que agora ambas precisam continuar o seu caminho. O carinho e as boas lembranças vão continuar, mas o futuro reserva novas pessoas. E existe algo mais atual do que isso? Quantos amigos você tinha com 17 anos e atualmente não tem mais contato?

Tipo Destino deixou um gostinho de quero mais e arrebatou o meu coração. Para os leitores que curtem uma comédia romântica e juvenil, é super indicado.

★★★★★

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-tipo-destino-susane-colasanti
Danielle Almeida 07/01/2015minha estante
Só depois de ler sua resenha , Ju , é que fiquei com vontade de ler o livro , porque só então eu entendi a crítica que a obra faz . A gente vê isso todo dia , as amigas brigam por causa do namorado , mas o cara sai sempre na boa , ele não perde nada . Aliás , o que não falta nesse mundo é rapazes sem atitude - e de quem é a culpa ?

Brunna 10/10/2013

Bem construído, legal e até previsível
Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, apesar de serem um tanto diferentes. Mas elas não são apenas amigas, são irmãs de alma. É isso o que são desde o acidente. Lani acredita que não teria sobrevivido ao incidente se Erin não a tivesse ajudado. Mesmo tendo esse fato tão forte que as une, Lani sente que elas estão se distanciando aos poucos...
Erin sempre foi bem comunicativa, com muitos amigos e agora, para completar, começou a namorar Jason, um rapaz que nem tem tanto em comum com ela (e Lani percebe isso logo de cara). Sendo melhor amiga de Erin, Lani começa a sair com o casal e nota o quanto tem afinidade por Jason, os dois se parecem demais. Isso nunca tinha acontecido antes com Lani, encontrar uma pessoa assim, do nada, que tivesse tanto em comum com ela. Os dois logo começam a se aproximar mais e mais, só tem um problema: ele é um garoto proibido, digamos assim, afinal, ele não só tem namorada como ela é melhor amiga de Lani! Mesmo tendo toda essa semelhança com Jason, Lani não é esse tipo de garota que rouba o namorado da melhor amiga. Ou será que é?
Fica cada vez mais difícil para Lani reprimir seus sentimentos. Os três estudam na mesma escola, se veem praticamente todo dia e, para piorar a situação, Jason parece sentir o mesmo que ela!
Lani é tem 16 anos, é inteligente, carinhosa, preocupada com o meio ambiente e gosta de artes adivinhatórias. É uma boa filha, boa aluna e boa amiga também. Como a maioria das personagens literárias nessa faixa etária, ela tem alguns mimimis, mas não é cansativa. Como é ela quem narra a história, não é enfadonho acompanhar a narrativa.
Jason é tão fofinho, meigo e respeitador. Não chegou a arrancar suspiros, mas sorrisos sim. Em diversos momentos fiquei em dúvida sobre o que pensar sobre ele, não que ele me enchesse de motivos para isso, mas é que sou bem exigente e queria logo saber qual era a dele.
Tipo Destino é um livro que você lê bem rapidinho, que tem a história bem bacaninha e narrativa envolvente. Tem uns acontecimentos bem bonitinhos, que faz um sorriso bobo surgir na face do leitor. Claro que tem ressalvas, como o final, por exemplo. Calma, não é que ele seja ruim, mas apenas não é daqueles OMG. Foi bem construído, é legal e até previsível. Talvez por isso eu não tenha gostado tanto, porque queria que acontecesse outra coisa e fiquei esperando o momento que isso aconteceria, mas... não aconteceu. Aconteceu justamente aquilo que estava programado para acontecer. Nada surpreendente.
O exemplar da Novo Conceito está simples e meigo, como o próprio livro. Letras em tamanho excelente, páginas amarelas e diagramação comum. A capa não é uma das melhores, mas tem cores lindas e a lombada da obra fica perfeita na estante.
Esse livro é para aqueles que querem ler uma obra leve, divertida e encantadora. É entretenimento garantido, com algumas dosagens de momentos de pura curiosidade.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/09/resenha-tipo-destino.html

Biah @garotapaidegua 11/10/2013

Adoreeei!
Com personagens cativantes em suas manias e uma fascinação por signos, previsões e leituras de mãos, Tipo Destino conseguiu me cativar como eu não acreditei que ele faria. Seu enredo não é novo, com uma garota que se apaixona pela namorado da melhor amiga, mas as personalidades de Lani, Jason e Erin, juntamente com o toque de humor, fazem uma diferença significativa e agradável.

Lani adora horóscopos, leitura de cartas e mãos, e tudo que possa lhe mostrar e preparar um pouco mais para como será seu destino, pois Lani acredita muito em destino. Sua melhor amiga é leonina (como eu!) e ela vive ressaltando as inúmeras características do signo presentes em sua amiga (me identifiquei com muitas delas!! rsrs) o que só a faz acreditar mais ainda nisso. Logo que Jason aparece em sua vida e demonstra ter tantas coisas em comum com ela, Lani se pergunta se o destino está mesmo fazendo isso com ela.

O romance todo é bem tímido. Não há grandes cenas de amor, mas a delicadeza de tudo é muito fofa. O modo como o sentimento deles e as coisas em comum são demonstrados não deixa parecer algo forçado. E há muitas pitadas de humor, através de coisas bestinhas que eles fazem, mas que são engraçadas justamente por causa disso. Não são grandes demonstrações de amor, são pequenas e engraçadas coisas que eles têm em comum.

Gostei mais do livro do que achei que faria, e isso é muito bom, pois significa que, de uma forma ou outra, ele me surpreendeu. Meu único porém é em relação a algumas atitudes de Lani, que se deixou manipular em nome de uma grande amizade, e ao final, que foi um pouco rápido e me deixou querendo saber um pouco mais sobre o 'depois'. Mas mesmo assim foi uma leitura bem proveitosa e apagou um pouco da má impressão que seu outro livro deixou em mim.

site: http://garotapaidegua.blogspot.com.br/

Sarah 11/10/2013

"O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe"
Ahhh eu gostei desse livro! A leitura é um tanto quanto fácil e rápida e o final bem vago, poderia ser melhor, é claro. Mas a posição em que a personagem se encontra é arrasadora. Mas acho tbm que ela é um tanto quanto bobinha e a Erin uma leonina (o que não me surpreende nada) acha que tudo gira ao seu redor, sempre! Lani devia ter simplesmente falado: Adeus colega e olá Jason bonitão, mas nós dois sabemos que a vida pode ser tudo, menos fácil. Então Lani se encontra em diversos problemas de uma hora para a outra, ela é humilhada na escola por "roubar o namorado da melhor amiga" e sofre cada dia mais e mais por Jason não estar perto dela.Céus, isso doí profundamente dentro de si, consome todas suas lágrimas! Mas a questão é que o Destino também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida.
Eu gostei muito, claro que tem seus pontos negativos, mas a história em um todo, apesar de clichê, é diferente e charmosa a sua maneira.

Chrys 30/09/2013

Gostosinho para jovens e adultos
Lani e Erin são duas adolescentes de uma cidade pequena e estão acostumadas a fazer tudo juntas, a amizade é fortalecida por um acidente em que ambas estavam presentes e isso só fez com que o sentimento aumentasse.

Blake também é amigo das duas, é gay e esconde isso de todos; a única que sabe desse segredo é Lani. Todos eles acreditam muito em horóscopo, adivinhações e coisas ligadas ao destino. Elas são estudiosas e tomam muitas decisões baseadas nesses estudos.

Erin começa a sair com um garoto da escola, Jason, e logo eles se tornam 4 amigos inseparáveis, Erin acredita estar desesperadamente apaixonada, mas Blake logo percebe que o garoto não está tão entusiasmado assim e que olha de um jeito especial para Lani.
Lani luta o tempo todo contra esse sentimento, mas os dois realmente tem uma ligação especial, gostos e atitudes parecidos, já Erin está mais preocupada em aparências e outras coisas um tanto quanto fora da realidade. Erin vai viajar durante as férias de verão e com isso, Lani e Jason vão ficando cada vez mais próximos.

Começa então uma nova história para todos os envolvidos, incluindo Blake, que acaba tendo seu segredo revelado de uma forma triste.

Esse é o segundo livro de Susane Colasanti que eu leio, já tive uma experiência com Bem Mais Perto e pude perceber que é um livro voltado para um público mais jovem. Acabou rolando a mesma coisa que na outra história, um triângulo amoroso, duas garotas e um garoto, um amigo(a) fiel, cidade pequena, conflitos escolares, enfim tudo aquilo já muito previsível.
Mas eu gostei muito, o livro trata acima de tudo, sobre amizade, Lani apesar dos conflitos internos entre ceder ou não a paixão que sente pelo namorado da amiga, preza muito pela amizade. Ela tem atitudes que eu não esperava de uma adolescente e por isso eu gostei tanto desse livro, ele fala de conflitos e romance de uma forma que atingiria a minha filha que é jovem e a mim também. A autora finalmente conseguiu me ganhar.

Na amizade de longos anos das duas, é impressionante perceber como se pode conhecer uma pessoa por um longo tempo e, então, um dia simplesmente a vemos de um jeito diferente. É muito forte essa característica abordada no livro, ela soube retratar bem como uma pessoa pode nos decepcionar e ainda assim continuarmos a gostar dela.

A leitura é "jovial", o livro é divido em três partes, e no início de cada uma, temos citações deliciosas, como:

O Esperado é apenas o começo. O inesperado é que muda a nossa vida . Meredith Grey, do seriado Grey's Anatomy.

Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evita-lo. Jean de La Fontaine.

Me incomodou um pouco a parte "mística", tudo é o destino, tudo é o cosmo, tudo é voltado para horóscopo, mas é a proposta do livro, está dentro de um contexto bem definido. Eu comecei a ler com um pé atrás porque a capa já me irritou profundamente, mas não é assim que se desenrola, todo mundo vai ficar do lado da Leni, porque algumas coisas simplesmente tem que acontecer, olha ai o tal destino aparecendo de novo. Erin acaba se tornando a vilã da história, com sua mania de querer achar que não pode perder nunca, acaba deixando a amizade em segundo plano.

A história tem um final lindo com lições de superação para todos personagens. É um livro pra ler sem compromisso, eu li em menos de um dia, porque a leitura te da prazer, indicado para adolescentes, mas também a todos aqueles que gostam de um romance gostosinho.

arebecalopes 22/01/2024

Livro que me irritou mas foi um bom entretenimento
Esse livro me passou uma energia um pouco adolescente, que eu particularmente amo! Gosto mesmo, e li muito rápido. É fácil de ler, mas a parte que a amiga se apaixona pelo namorado da melhor amiga, não consegui engolir (eu sei isso está na capa) mas pela mor de Deus não consegui entender como isso é possível. Tirando essa parte, o livro dá algumas lições de vida e coisas para refletir. Gostei da leitura só me irritei com a protagonista algumas vezes. No geral, recomendo.

10/10/2013

Um romance divertido e... Clichê
Esse é o segundo livro que li da autora, dos três que já foram lançados no Brasil pela Editora Novo Conceito.
Em "Tipo Destino" Susane nos apresenta a história de Lani e Erin, elas são melhores amigas desde crianças, unidas por um acidente horrível elas juraram serem melhores amigas para sempre, porem num belo dia... As coisas começam a mudar entre as duas, para ser mais exata, quando Erin conhece Jason.
Lani e Erin são fascinadas pelo Destino, signos, tarot e tudo o que envolve astrologia, elas criaram um cronograma em que todo mês estudam algo diferente relacionados ao assunto, como por exemplo numerologia, e analise de sonhos.
Ao começar a namorar Jason, Erin resolve apresentar ele a sua melhor amiga, e sem perceber ela cometeu um erro terrível, ou talvez não fosse tão terrível assim, ela apenas adiantou o que ia acontecer de qualquer forma.
Desde o primeiro momento ficou claro a atração que Jason e Lani sentem um pelo outro, e mesmo tentando negar o que sentia por Jason - por não querer trair sua melhor amiga - Lani acaba se entregando a esse forte sentimento que crescia entre eles.
Confesso que inicialmente, ao fazer a solicitação do livro pela NC criei muitas expectativas ao ler a sinopse e tudo o mais, no entanto não posso deixar de dizer que acabei me decepcionando um pouco. O livro é ótimo, ou tem tudo para ser, você percebe isso no decorrer da história, uma leitura rápida e simples, personagens cativantes que te prendem desde o inicio mesmo tendo um enredo pouco clichê, porem achei que o final deixou um pouco a desejar.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2013/10/tipo-destino-susane-colasanti.html

Eri Guimarães 17/09/2013

O Que Fazer Quando Sua Alma Gêmea Está Com Sua Melhor Amiga?
Bonjour Anges!!

A resenha de hoje me fez rir um pouco, afinal, foi com outro livro da mesma autora que estreei a nossa “Pilha do Anjo”. Foi tão nostálgico lembrar a primeira pilha de livros que a Anjinho Milena me proporcionou (e que ainda há alguns deles para ser lidos). Então, seguindo o exemplo da minha primeira aparição, vamos falar sobre romance adolescente.

Susane Colasanti é expert em abordar os temas juvenis universais. Ela constrói com maestria o universo jovem e trabalha bem com os sentimentos em expansão, a mudança hormonal que deixa a todos loucos, o medo da vida adulta.

A protagonista da vez é a Lani, uma taurina nascida no dia 5 de maio, louca por Astrologia, ativista ativa tentando desesperadamente ajudar o planeta, uma garota caseira, tranquila. Em um primeiro momento, devo confessar, achei que iria detestar a personagem. Por quê? Bem, digamos que seja um trauma pessoal, afinal, uma taurina nascida no dia 6 de maio já me fez tanto mal que eu simplesmente fujo desse signo (sim, a Eri aqui também curte bastante a Astrologia, não como a Lani, sou BEM mais light nesse assunto).

Mas, voltando ao assunto principal, Lani é uma personagem cativante. Tem como amigos mais próximos Erin e Blake. Esse é um trio interessante. Erin é uma leonina típica, é bem badalada, gosta de crianças, é popular e sempre está cercada por todos, faz parte do “Circulo de Ouro” do colégio (os que não são tão populares quanto os atletas, mas que todos adoram). Já Blake, é um garoto capricorniano mais calmo e, muito mais próximo de Lani, sendo seu confidente.

Para falar a mais pura verdade logo do inicio, Lani percebe que sua amizade com Erin está meio abalada. Há algum tempo ela vem percebendo que já não tem muita coisa em comum com sua melhor amiga e tem lentamente se afastado, mesmo que não seja intencionalmente. E quando Erin conta que está apaixonada, Lani percebe que está sendo jogada lentamente para fora da vida da amiga e tenta de qualquer forma restaurar esse laço.

Você deve estar se perguntando o motivo para que Lani não siga seu caminho de uma vez, bem isso é simples: quando as duas garotas eram mais jovens sofreram um acidente de carro, onde, em um dia de tempestade a mãe da Erin perdeu a direção e o carro onde estavam caiu no lago. Se não fosse pela rapidez e calma de Erin, Lani teria se afogado. E a cicatriz que Lani leva na testa não a deixa esquecer a importância de Erin em sua vida.

Dessa forma, Lani tenta de todas as formas manter o laço entre Erin e ela intacto, mas ao conhecer Jason, o garoto por quem a amiga está apaixonada é impossível negar a química imediata.

Lani tentou se enganar de que só queria a amizade de Jason, mas a cada instante descobria que tinha TUDO a ver com o garoto, desde o pôster de O Pequeno Príncipe até o parquinho onde brincavam quando pequenos. Era inegável o dedo do destino a uni-los. A única coisa que mantinha Lani centrada em se afastar do rapaz era o fato dele namorar Erin.

E então, o destino dá mais um empurrãozinho e Erin vai viajar por dois meses, para ser treinada em um acampamento, para ser monitora de crianças menores. E nesse meio tempo, estar com Jason acaba fazendo com que o clima entre os dois se torne mais intenso, até que seja impossível fugir desse sentimento.

E aí, entra o motivo de uma grande crise existencial: a quem Lani deve ser leal? Ela deve pensar em si mesma ou pensar na amiga que lhe salvou a vida? O que vale mais, o amor verdadeiro ou uma amizade de anos?

Com esse enredo, Susane Colasanti explora todo um universo de possibilidades, mostrando aos jovens que sempre há outras escolhas, outros caminhos a seguir. A autora trabalha muito com a mágoa da traição, seja ela entre amigos ou namorados.

Mas, não apenas o romance está em foco, uma das coisas que é mais marcante no texto é o Bullying sofrido tanto por Lani quanto por Blake e como isso pode ser cruel e desestruturar toda uma vida.

Um personagem que chama muito a atenção por sua fofura e meiguice é Connor, um canadense que no decorrer da historia vai tendo uma importância gigantesca para o rumo que as coisas tomam.

Se comparado com “Bem Mais Perto”, o outro livro da autora, “Tipo Destino” mostra um texto mais encorpado e melhor trabalhado, apesar de seu final também dar o sentido de ser aberto.

Pra quem curte um bom romance juvenil e um jogo intenso entre lealdade e amizade, “Tipo Destino” é um prato cheio com sua narrativa leve e envolvente. Mais um que recomendo com segurança.