Aos 7 e aos 40 João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Aos 7 e aos 40

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Suelen Vidal 02/06/2020

Aos 7 aos 40
Um pequeno detalhe, o mais importante dos detalhes, é a percepção que temos dessa leitura maravilhosa, a vida passa e os fatos acontecem, fazemos escolhas, e quais foram os resultados dessas escolhas ?! . O livro nos faz viajar na vida de uma criança e dessa criança, um homem . Amei, e indico ...

Hebert 02/06/2020

Aos 7 e aos 40
Segundo contato com o autor, que talvez tenha sido prejudicado devido a enorme expectativa criada após leitura de "Caderno de um ausente".
Carrascoza continua ali, mas não no mesmo patamar poético e tocante.

Mesmo assim, uma excelente história, principalmente para quem sofre de nostalgia da época de infância.

Jader 28/05/2020

Nostálgico!
Maravilhoso, a suavidade e a prosa poética que o autor trata temas tão habituais e cotidianos da vida humana é encantador!

Valtean1 30/03/2021

Lindo, puro e comovente.
Foi uma grandiosa e prazerosa surpresa me deparar com este livro e o ler sem pretensão alguma.
O livro é marcado por uma nostalgia linda e doída, frases belíssimas e um encontro entre o ser, estar e a ausência. Um encontro entre o passado e o futuro beijando o presente. Muito belo!

"As pessoas só carregam aquilo que deixam de ser, o presente é feito de todas as ausências."

Erica 22/04/2020

A linguagem poética usada no romance torna a leitura fluida e aconchegante

@leiolivros 17/04/2020

Coração quentinho. É como eu me sinto depois de acabar esse livrinho. 160 páginas que passaram voando nos meus olhos e deram um jeito de se achar dentro de mim.

A obra de Carrascoza é inovadora, pra mim, em dois sentidos. Os capítulos são alternados entre a infância e a vida adulta do personagem principal, nunca nomeado. Esses mesmos capítulos ficam encantadores com a edição do livro. As páginas são divididas ao meio em dois tons de verde. Na parte superior, em verde mais claro, lemos sobre os primeiros anos de vida do menino. Abaixo, em verde mais escuro, a mistura de poesia e prosa que descreve a vida aos 40 anos.

A história em si é muito simples, mas a escrita do autor é tão encantadora que fica difícil de largar. Ele consegue abordar os assuntos mais banais de forma delicada, profunda. A infância descrita com um olhar adulto, ainda mantendo a inocência. A fase adulta cheia de floreios emocionados de um homem que viveu tanto que gostaria de voltar a ser menino.

Ao fim, os dois enredos quase que se encontram, numa pequena catarse nostálgica. Tão gostoso de ler!

Vinicius Lima 17/11/2019

Espetacular!
Profundo! Uma bela e envolvente escrita poética sobre a felicidade trazida pelas lembranças e a dor que a ausência é capaz de provocar. Um livro sobre autoconhecimento e o saber lidar com o passado. Sensacional.

Ana Clara 27/10/2019

Um livro sobre sentimentos.
7 anos – “mas a noite não era o fim do dia, a noite era apenas uma longa e escura hora antes de um novo dia”
40 anos – “os dias eram apenas uma longa e iluminada hora entre duas noites”

Esses dois trechos caracterizam a leitura pra mim, que conta a história de um homem em que cada capítulo há alternância deste aos 7 e aos 40 anos de idade.
Um livro sobre as angustias e felicidades da infância e da vida adulta.
A narrativa consegue nos mostrar as semelhanças e diferenças de cada fase do personagem, a partir de acontecimentos similares e de novos desafios. Vai da nostalgia do adulto ao olhar da criança. Vemos ele como filho e como pai.
Na infância, desde amores, construção das amizades até percepção do mundo.
Já adulto, o livro trabalha com momentos importantes, a solidão e a saudade, uma nova percepção da vida junto a uma bagagem vivências novas. O entendimento que nem tudo se é como imaginamos, e que a passagem do tempo pode ser boa e cruel, repentina ou lenta, mas que a nossa história se mantém através das memórias que guardamos, mesmo que não se mantenha na realidade.

É meu segundo livro do Carrascoza e sigo amando a escrita, o aconchego que ele proporciona com as palavras e a delicadeza de sua escrita.

Recomendo muito!

Babi.Dias 09/08/2019

Essa lindeza de livro!

Eddie.Erikson 28/06/2019

Amei a leitura. Leve e fluida. A forma de se expressar do autor, a troca entre passado e presente do personagem que vive as lembranças da infância

Sil 17/06/2019

Ideia otima!
Esse livro é narrado aos 7 anos do personagem e aos 40 anos do mesmo. Leitura rápida e fácil, porém com poucas emoções. Um livro sobre uma vida pacata e com poucas aventuras. Um livro sobre a vida normal e sem graça como a de quase todo mundo.

site: www.revelandosentimentos.com.br

ElisaCazorla 28/05/2019

Quem é o passado?
Acho que temos em nós a esperança de que remontar o passado e descobrir os meandros que não entendíamos enquanto vivíamos o passado jogará luz nas coisas que não entendemos sobre nós mesmos, sobre as decisões que tomamos, sobre quem nos tornamos.
Acho que entender o passado é libertador sim, mas muitos de nós acabamos por deixar de viver nossas vidas porque ficamos presos ao passado.
O passado e o presente não têm fronteira. Vivemos os dois simultaneamente.
Este livro é maravilhoso! Delicado, gentil, um deleite.

Rafa 16/05/2019

Aos 7 e aos 40
Saudações literárias, queridos leitores do Literagindo. Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam ótimos! Vamos falar de literatura nacional? Hoje o post é dedicado ao livro “Aos 7 e aos 40” do autor João Luis Anzanello Carrascoza.

O autor traz para o público em geral, uma obra de pura poesia, mostrando toda uma vida, com seus altos e baixos, alegrias e tristezas.

Aos 7 e aos 40, narra toda infância, juventude e vida adulta do personagem principal, trazendo de forma intensa e comovente todos os acontecimentos e vivências do protagonista.

João Luis soube trabalhar toda uma carga de sentimentos em cada página escrita, trazendo os personagens primários e secundários para perto do leitor, algo bem mais intimista.

A obra intercala os capítulos entre infância e vida adulta, não seguindo uma ordem, deixando uma leitura dinâmica e fluída logo nos primeiros capítulos.

Nas entrelinhas, descobrimos o quanto do menino ainda resta no homem, o passado ainda faz parte do presente e futuro do protagonista.

É uma livro de poucos páginas, porém! Uma obra que precisa ser apreciada de forma lenta, absorver cada linha escrita e sentir toda sensibilidade do autor para o leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6