Chá de Sumiço

Chá de Sumiço Marian Keyes

Resenhas - Chá de Sumiço

Noemy 26/04/2022

Esperava mais...
Esperava mais da história da Helen, não que seja ruim, mas a Helen sempre foi uma das personagens da família Walsh que mais me instigou.

A expectativa em relação a história dela cresceu muito no livro da Anna, "Tem alguém aí ", que apesar de ser um livro com uma temática difícil, o luto, se tornou leve com as passagens divertida relacionadas a Helen e sua vida de detetive.

Eu achei que Chá de Sumiço, por ser um livro tão longo, seria bem melhor explorado, principalmente em relação a personalidade da Helen, como sua história de vida, suas nuances e etc.

Senti tantas pontas soltas, sinto como se fosse um livro que a autora foi obrigada a escrever para comprir contrato, senti uma tremenda falta de inspiração da Marian.

Senti falta da autora ter trabalhado melhor a relação dela e do namorado, dela e do ex, dela e do rompimento da amizade com a melhor amiga e etc.

Também me incomodou a maneira que a autora trabalhou a temática depressão, achei muitas falas problematicas e desnecessárias, mas entendo que o livro foi escrito há muito tempo atrás.

Finalizando, me decepcionei com o livro, mas ele ainda é melhor do que Los Angeles para mim.

Giulia.Pessoz 14/03/2022

Demorei muito para pegar esse livro, mas finalmente chegou a hora.
Eu sabia que essa autora traria alguma história profunda, séria e divertida ao mesmo tempo, e por isso esse livro foi tão bom.
Eu já ?conhecia? Helen Walsh (a protagonista) por causa do primeiro livro das irmãs Walsh (Melancia, que conta a história de Claire), mas nesse deu pra ter uma visão mais ampliada e profunda de Helen e respondeu algumas dúvidas que eu tive no livro anterior.
É uma história sobre uma mulher com depressão, que luta para viver cada dia, que lida com seus mais profundos e escuros medos e pensamentos e que ainda arranja um jeito de, pelo menos, tentar seguir em frente. Helen é detetive particular e acaba com um caso com várias pontas soltas, que pode ser seu único ponto de apoio para continuar querer vivendo. É um livro pesado, tem várias partes explícitas de pensamentos su1c1d4s, mas é um relato puro de depressão.
Tem algumas falas que vejo como problemáticas hoje, mas acredito que façam parte da personalidade imperfeita dos personagens e também pelo ano em que a história se passa.
Foi legal ver o desenvolvimento da história, o lado humano e cru da protagonista e seus pensamentos sem filtros, além do romance. Apesar de ter partes pesadas, o livro é bem divertido de ler porque Helen é sarcástica e os outros personagens possuem características únicas que tornam o livro engraçado.
Tem muito gatilho! Não leia se você for sensível.

Carol Poupette 29/01/2022

Das 05, o livro mais fraco
Das 05 irmãs Walsh (sem contar o livro da mamãe Walsh) achei o mais fraco de todos. O que foi bem decepcionante, visto que, a caçula das irmãs Walsh sempre foi a mais promissora pra um livro dela (sempre me perguntei: O que será que passa pela cabeça da Helen Walsh?). Acabou que achei o livro enfadonho é repetitivo demais, precisei de ânimo pra terminar - principalmente as partes que ela estava investigando -. Achei as partes com o Artie, e que ela fala sobre o que tem, bem trabalhadas e interessante, porém parece que a autora (diga-se, uma das minhas preferidas) preferiu se ater a investigação a vida da Helen.
O Livro da Rachel, "Férias", continua sendo o meu preferido.

Lohan 03/11/2021

Poxa, Helen!
Meu amor por Marian Keyes vem desde que minha tia me emprestou Melancia, lá em 2008, depois do fim de um namoro. Claire me ajudou a superar aquele término. Desde então, todas as personagens da autora conversam comigo. Helen não conversou. Talvez eu não estivesse no clima, talvez o livro seja muito descritivo em momentos que não precisa, também a história não tenha me fisgado como as outras. O que é uma pena, confesso. Ainda assim, não é um livro ruim. É só que eu não gostei.

Mariah 08/09/2021

Então...
Gostei! Maaas, achei a leitura cansativa e menos engraçado e interessante do que imaginei, talvez tenha lido em um momento turbulento da minha vida... cheguei a duvidar se Marian (bem íntima) ainda era uma das minhas escritoras favoritas... o livro te prende em alguns momentos mais achei detalhista demais... o que mais amei no livro foi o final onde a autora responde algumas curiosidades que me levaram a conclusão de que: sim, Marian Keys ainda é uma das minhas escritoras favoritas!

Laninha 17/07/2021

Leitura cansativa
Apesar de amar os livros de Marian Keyes, preciso confessar que achei a leitura de Chá de sumiço bem cansativa. No entanto, a história é ok e traz um tema bem delicado que é a depressão com tentativa de suicídio.

Sabrina 29/05/2021

Chá de Sumiço
O livro é divertido, fácil de ler, mas não é uma grande obra. Muitos personagens mal explorados, sem nenhuma reviravolta na investigação (que é o tema principal) nem no romance. Um livro fácil de ler, até que prende a atenção, aborda um ponto de vista relacionado à depressão, porém linear e sem surpresas.

JessicaRodriigues 19/04/2021

Sensacional!
Helen é a irmã Walsh mais maneira de todas, esse livro é sensacional, diferente do que você já leu da Marian até agora.

giovanna.cristi 11/02/2021

O último livro das Walsh me decepicionou um pouquinho. Esperava uma história melhor para Helen.

Diana.Formiga 03/02/2021

Eu gosto muito dos livros da Marian, porém sempre acho que os livros são muito longos, demoram muito pra apresentar a trama. Esse livro em especial, fala de um tema muito importante e de uma forma interessante, a depressão.
Vale muito a pena a leitura!

Geovanna.Cookie 12/01/2021

A Última das Walsh
Esse livro foi tudo o que eu achei que o anterior seria. Como assim? Anna e Helen fizeram aparições marcantes durante toda a série etinham traços de personalidade específicos, então quando chegou a vez de estarmos dentro da cabeça delas eu fiquei em êxtase. Porém, o livro da Anna foi um balde de água fria, a autora tirou dela todos os traços excêntrico que a tornavam única.
Porém nesse livro vemos Helen em toda a sua glória bruta e egocêntrica! Ela é extremamente auto-confiante, atrevida e egoísta. Por outro lado vemos a Helen frágil pela primeira vez, afetada por uma doença horrível enquanto investiga um caso tentando desesperadamente não se entregar. O único problema é que eu sabia onde o cara tava desde o início kkkkkkk

luamarelinha 10/01/2021

Arrependimento..
Eu não sei porque ainda leio livros da autora. Apesar de ser uma leitura fácil e tudo mais, eu sempre nutro verdadeira antipatia pelos personagens dos livros delas. Todos são figuras que parecem se afundar mais vez mais fundo em uma atitude derrotada, fracassada.. parece até que pedem para a vida dês serem uma lástima. Aínda assim, tem sempre uma criatura que a respeito da falta de carisma deles, vem como salvadores da pátria
Apesar de tratar de um tema tão importante como depressão, não gosto da forma como foi desenvolvido o tema e da mistura com um enredo quase policial...