1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Renan 07/06/2020

EM QUE ANO O BRASIL SE TORNOU BRASIL?
EM QUE ANO O BRASIL SE TORNOU BRASIL?
Terminei os três livros que se completam: 1808, 1822 e 1889. Cada capítulo desses 3 livros ajuda a entender um pouco mais sobre o nosso país: quando e como algumas coisas mudaram; quando começaram algumas coisas que não mudaram; personagens e eventos que a gente já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que significam.

Como por exemplo o tempo que algumas famílias estão no poder... Um dos personagens do republicanismo (No século retrasado) é avô do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso... Ou outro momento em que um político dos anos 1880 reclama que quem manda em Goiás é os "Caiado"... Sabe quem é o atual governador de Goiás?

Alguns historiadores criticam o autor Laurentino Gomes, com o argumento que ele dá enfoques em pessoas e fatos que não condizem com o método tradicional dos historiadores, porém é justamente isso que se torna o diferencial: são contados eventos históricos para quem é leigo no assunto, para que se consiga entender o livro, mesmo que seja o primeiro livro de história que a pessoa leu.

Michele 06/06/2020

Brasil continua sendo Brasil..
Eu sou suspeita em falar sobre o autor e o tema, adoro a linguagem do Laurentino Gomes e amooo história ( a nacional não tanto, confesso!). Mas indico essas literaturas pelo simples fato de que, se você não se interessa pela história do país você certamente não tem as raízes dele. 1889 descreve em absoluto os motivos pelos quais nosso país se encontra nessa ... Nem tem palavras que defina o que acontece aqui. Enfim, me atrevendo mais na história brasileira e aceito dicas de autores bons nessa temática. E sou apaixonada por D. Pedro II.

quintino 04/06/2020

1889
Recomendo esta obra para aqueles que pouco entendem no ensino escolar o período histórico abordado. A queda da monarquia brasileira nua e crua, com direito a interesses pessoais e caprichos em meio às rédeas da nação.

Whermeson 26/05/2020

Livro 07 – 2019 - 1889 - Laurentino Gomes
“O caos dos primeiros anos da República fez crescer entre a elite civil a constatação de que era preciso afastar os miltares da política o mais rapidamente possível. 'O militarismo, governo da espada pela espada, arruína as instituições militares', escreveria o baiano Rui Barbosa. 'O militarismo está para o Exército como o fanatismo para a religião, como o charlatanismo para a ciência, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a realeza, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu'."

site: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,em-1889-laurentino-gomes-mostra-o-lado-pitoresco-da-queda-de-pedro-ii,1067204

Well 16/05/2020

República?
Laurentino Gomes em 1889 utiliza uma linguagem sucinta, clara e didática, que conta a história do fim do Império e início da República, quem vem na sequência da trilogia de 1808 e 1822. Um golpe militar, há mais de 100 anos, sem a ocorrência de um tiro, deu início a República Federativa, o que custou muitas vidas inocentes para se sustentar.

Gregori Pavan 16/05/2020

1889 é, sem dúvida, o título enfadonho entre a trilogia (1808 e 1822). Não por culpa do autor - que eu gosto, mas por consequência do período e seus acontecimentos.
Nos livros 1808 e 1822, além do tema ser interessante e fascinante, achei que foi extraordinariamente equilibrado os fatos internos e externos, sem ficar densamente detalhista e nem superficial.
Entretanto, o 1889 achei excessivamente detalhista em pontos até irrelevantes, como por exemplo o “enrolar de dedos”, uma mania de Deodoro. E senti falta de uma abordagem maior do contexto internacional, nos avanços tecnológicos, expansão de cidades, ferrovias, bondes, iluminação... o que traria distração, riqueza e fluidez ao texto.
Talvez a narrativa um pouco maçante sobre a República militar foi justamente a escolhida para mostrar de maneira bem incisiva o controverso período. Também senti a ausência no livro da pintura do Henrique Bernardelli, sobre a proclamação, citada diversas vezes.

Viviane 05/05/2020

Está sendo uma ótima viagem. Comecei por 1808, passei em 1822, estou finalizando 1889 e pretendo chegar em Escravidão. Tudo isso por culpa de Laurentino Gomes.
A explicação dos eventos histórico de forma dinâmica, faz com que o leitor se envolva na leitura.
A obra 1889 elucida o porquê de muitos brasileiros não terem conhecimento sobre a Proclamação da República, tais como: os nomes dos percussores; motivos que impulsionaram; e os resultados da proclamação.

Mari 14/04/2020

Sobre o Brasil...
Quando eu terminei esse livro e consequentemente essa trilogia, eu compreendi que os problemas do Brasil começaram bem antes do que as pessoas falam.

Esse livro é uma analise sensacional sobre a proclamação da republica, você poder ver o que as pessoas pensavam e como agiam é incrível.
Apesar de não conseguir fazer uma boa resenha sobre essa leitura, minha dica pra vocês é que leiam esse e os outros livros.

Chatissima 05/04/2020

Obrigada, fez a professora de história de elogiar.
Obs: Fiquei com raiva do segundo presidente.

Thalin 25/03/2020

Impressão pessoal
Peguei-me a ler esse livro em uma tentativa de me dar bem em uma prova, que no fim das contas deu super certo! Esse livro é cheio de fatos interessantes, muito bem detalhados e concisos sobre o ano de 1889. Bem como, retrata de uma forma muito contagiante as histórias e como as mesmas se passavam em determinada época. Super aconselho, a quem tiver um pingo se quer de curiosidade, ler esse livro.

Felipe Mello 29/02/2020

O Término do Progresso para a Ascensão deste Tenebroso Caos.
“Para termos uma República estável, feliz e próspera, é necessário que o governo seja ditatorial e não parlamentar.” - Ministro da Agricultura do novo governo provisório, Demétrio Nunes Ribeiro.

Almejava compreender os diversos problemas, sociais e políticos, do meu país ao estudar a sua origem, visto que somente aprendi inúmeras mentiras, dos meus professores, ao longo de minha vida escolar, mas esta repugnante frase acima esclareceu-me estes inquietantes dilemas, pois, esta magnífica obra ostentou esta sublime reflexão, uma vez que senti-me completamente enojado enquanto lia sobre este tenebroso golpe militar, após perceber que o 15 de novembro representou “A Queda do Brasil”. A Sublime escrita de Gomes demonstra impecavelmente a reescrita de nossa história, uma vez que os positivistas republicanos desejaram implementar forçadamente os seus ideais ao longo deste preceito, pois, “A Velha República” tornou-se a origem deste aterrorizante caos politico que ainda permanece em nosso país, visto que estes tenebrosos eventos como: “O Encilhamento, O Estado de Terror de Floriano Peixoto(Marechal de Ferro), Revolução Armada, Revolução Federalista, Guerra de Canudos”; comprovam o caráter autoritário do republicanismo brasileiro. Todas as páginas desta obra-prima foram apreciados ao longo de minha leitura, uma vez que se despertaram incontáveis sentimentos e reações, pois, apenas senti esta esplêndida admiração ao último imperador brasileiro “Dom Pedro II”, como a sua filha e herdeira ao trono “Princesa Isabel”, uma vez que ambos revelaram o seu exemplo ao combater a escravidão, como apoiaram inúmeros brasileiros que lutaram contra este sistema nefasto: “André Rebouças, Luís Gama, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco” entre muitos outros que praticamente foram esquecidos em nossa história. Dom Pedro II aceitou pacificamente este repulsivo golpe devido o seu amor ao Brasil, mas se soubesse deste sombrio futuro, perceberia o terrível erro de sua inerte decisão, pois, a sua nobre atitude praticamente condenou o nosso país.

Jaqueline 23/02/2020

Gostoso de ler
A história é fluida e leve. Gostei de ler. Laurentino Gomes fez 3 obras primas ao escrever estes livros. E nos faz ver o Brasil com outros olhos.

Dori.JR 23/02/2020

Infelizmente, não tão bom quanto os anteriores.
Ainda com uma leitura de fácil entendimento, o meio do livro é um pouco maçante, não achei tão revelador como os anteriores, e apesar de ser fã do autor, faltou um pouco mais dá originalidade dos anteriores?.

V_______ 04/02/2020

Viva a República !
Nossa caótica república brasileira só podia ter nascido de um golpe quase cômico, onde o principal nome dessa declaração republicana não era nada republicano até declara-la, pode-se dizer Marechal Deodoro liderou um golpe na monarquia por pura vaidade. 1889 encerra magistralmente essa trilogia de Laurentino Gomes, que abrange a elevação do Brasil a capital do império com a fuga da família real portuguesa em 1808 até a queda do Império e nascimento da nossa, ainda frágil, república.