1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

vanessaetraud 26/04/2024

Aqui vamos ver mais uma mudança fulminante do país, vamos compreender os conflitos de interesse, as pressões sociais e os eventos que moldaram a transição do os bastidores políticos que efetivou a queda da monarquia e na instauração do regime republicano. Destacando as contradições e os desafios enfrentados pelo país nesse processo de mudança. Foi uma leitura sensacional, o livro oferece uma visão fascinante desse momento crucial na história do país.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Com esse livro percebi q o Brasil mantém muitas leis de sua proclamação da república, e também me fez perceber como se deu a construção do Brasil até a atualidade. Achei q me agregou muito.

gabiblioteca401 23/03/2024

Gostei como o autor nos apresenta os personagens e as consequências dos atos e desenrolar dos fatos. Um livro que quem gosta de história precisa ler, só recomendaria não se apegar tanto nos nomes, que são muitos. Grave os principais e os fatos, pois a forma que estão organizados nos ajuda também.

Acacio 17/03/2024

República pra quem?
Bom livro de Laurentino Gomes, fechando a trilogia.
Com o mesmo ritmo dos outros dois, está obra traduz que os grandes movimentos brasileiros não tiveram qualquer participação popular.

Vale a pena a leitura e, principalmente conhecer as fontes que guiam a obra de Laurentino.

Jose213 14/03/2024

Mais um brilhante livro dessa trilogia. Laurentino detalha os pormenores da Proclamação da República no Brasil, principalmente seus bastidores e efeitos.

Kadja 13/02/2024

Muito de história brasileira
Livro bastante explicativo, amplia nosso conhecimento sobre nossa historia.
O conhecimento é tudo, e com a leitura, é possível perceber o quanto nos falta em nossas escolas. Eles contaram a história como bem interessou para eles.

brendaflleal 04/02/2024

04/02/2024
Quero ler novamente para fazer algumas marcações. Eu achei o mais interessante da trilogia.

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.

Maria.Eduarda 19/12/2023

Reler o último livro da trilogia traz até uma tristeza, Laurentino é um excelente escritor. Ele trouxe a história do Brasil de uma maneira tão bem humorada que tira o peso dos acontecimentos. Ótimo livro pra quem deseja se aprofundar e descobrir mais sobre. Recomendo

AndrA374 19/12/2023

Excelente
"1889", de Laurentino Gomes, é uma obra primorosa que ilumina um capítulo crucial da história do Brasil, a Proclamação da República. Gomes, com sua pesquisa meticulosa e narrativa envolvente, transforma a história em uma leitura vibrante e acessível. Ele habilmente tece detalhes históricos com contos pessoais, trazendo à vida as figuras centrais deste período turbulento. O livro não apenas educa, mas também entretém, mantendo o leitor imerso em uma época de profundas transformações sociais e políticas. É um exemplo brilhante de como a história pode ser contada de maneira cativante, tornando-se indispensável para quem deseja compreender melhor os eventos que moldaram o Brasil moderno.

Vehalcantara 04/12/2023

1889
Terminar a amada trilogia de Laurentino Gomes é como me despedir de um amigo querido, já que passamos bons momentos juntos.
Mais uma vez Laurentino fez jus a todos os prêmios que recebeu. Sua escrita é simples e cativante, com um destaque especial para a narração de Geraldo Cortes.
Entender o passado é entender o presente. Dói ver que pouca coisa mudou e que em duzentos anos os desejos ainda são os mesmos e as realizações, poucas.
Não tenho mais nada a declarar, apenas digo: leiam essa trilogia e sejam fisgados como eu fui!

Bárbara 18/11/2023

Como os outros dois livros esse é muito bom e eu li só em 1 semana d e tão bom que tava (ksksk). Eu não sabia nada sobre esse assunto então esse livro foi bem revelador Lara mim e eu adimiro que gostei bastante. Tem uns capítulos mais dificeis de ler (ao menos na minha concepção) mas fora isso tudo certo, gostei bastante do livro e acho muito importante lermos mais livros como este no nosso dia a dia para podermos conhecer mais da história do nosso país.

rrodolfo.lima 06/11/2023

Assim como em 1808 e 1822, o livro mostra os fatos, o contexto e os principais personagens da época que fizeram acontecer essa data importante no nosso calendário. Entender a proclamação da República é importante para entendermos o Brasil, e sem dúvida, esse livro me ajudou bastante

Amaurijbarros 01/11/2023

1889
A história do Brasil é muito interessante, explica muito do nosso povo e das nossas escolhas.
Leiam.

Felipe 27/10/2023

1889
Terceiro livro da trilogia 1808 e 1822, 1889 vai narrar os fatos históricos que culminaram na proclamação da República em 15/11/1889.
Sempre muito cuidadoso, Laurentino Gomes relata esses fatos trazendo evidências de estudos de grandes historiadores brasileiros e internacionais.

Eu adoro ler esse tipo de libro para tentarmos desromantizar o acontecimentos históricos brasileiros. Foram muitas mortes desnecessárias, foram muitas brigas e interesses pessoais. Nunca foi pelo bem estar de uma nação. Como as vezes brincamos, o Brasil já começou errado e colhemos os frutos desses erros até os dias atuais. Muitas fatos de hoje são facilmente entendidos e explicados quando visitamos esse passado. Por isso a importância de falar a verdade nas escolas e ensinar o que realmente aconteceu, sem pormenores.