1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Marcos774 25/10/2023

Laurentino dispensa maiores comentários. Completa a trilogia "1808", "1822", "1889".
Mais uma vez nos brinda com um texto leve, bem humorado e torna a história do Brasil em sua realidade, uma leitura cativante. Vale cada página.

Tuninho 24/10/2023

O segundo melhor livro da trilogia 1808, 1822 e este 1889. De uma maneira jornalística Laurentino Gomes nos conta como viramos republicanos através de um golpe militar. O golpe sempre presente em nossa história e a roubalheira generalizada também.

Daniel.Mariano 19/10/2023

Mudando tudo para que tudo continue como sempre foi
A gente fica com a impressão de que poderia ter aprendido um pouco melhor sobre este episódio de nossa história. Laurentino Gomes nos apresenta uma narração bem interessante desde o tropeço final do império até os tropeços iniciais de uma república e ambos regimes sem a presença essencial daquilo que forma, de fato, uma nação. Descobrir os banhos de sangue, em sua maioria travados simplesmente por disputas mesquinhas de quem está no poder e que em essência não carregavam consigo qualquer filosofia ou ideal de mundo, me fez pensar em como, ainda hoje, estamos estruturados.

Lizandra.Mirelle 11/10/2023

De Monarquia a República.
A história inicia com o segundo reinado de Pedro II até o governo de Campo Salles. Incrível a riqueza de detalhes e informações que Laurentino trás, muitas das vezes não temos dimensão como foi esses anos do passado do nosso país e o quanto a república causo consequências vistas até hoje. Fiquei surpresa de saber do papel que a Maçonaria teve e tive um pouco de pena da família real em seus últimos dias, apesar de terem usurpados por anos o poder de comandar o nosso país e usufruir de todos os nossos tesouros a vontade.

Adriana854 10/10/2023

Excelente
TÍTULO: 1889

AUTOR: Laurentino Gomes

SINOPSE: Nas últimas semanas de 1889, a tripulação de um navio de guerra brasileiro ancorado no porto de Colombo, capital do Ceilão (atual Sri Lanka), foi pega de surpresa pelas notícias alarmantes que chegavam do outro lado do mundo. O Brasil havia se tornado uma república. O império brasileiro, até então tido como a mais sólida, estável e duradoura experiência de governo na América Latina, com 67 anos de história, desabara na manhã de Quinze de Novembro. O austero e admirado imperador Pedro II, um dos homens mais cultos da época, que ocupara o trono por quase meio século, fora obrigado a sair do país junto com toda a família imperial. Vivia agora exilado na Europa, banido para sempre do solo em que nascera. Enquanto isso, os destinos do novo regime estavam nas mãos de um marechal já idoso e bastante doente, o alagoano Manoel Deodoro da Fonseca, considerado até então um monarquista convicto e amigo do imperador deposto.Essas e outras histórias surpreendentes estão em 1889, o novo livro do premiado escritor Laurentino Gomes. A obra, que trata da Proclamação da República, fecha uma trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com 1822, sobre a Independência do Brasil.

Jéssica 05/10/2023

Livro maravilhoso.

Eu amo História e o autor narra com tanta riqueza de detalhes, que muitas vezes me questionei se ele viveu pessoalmente os fatos históricos.

Quem vê a liberdade de voto, a democracia e o sistema republicano de hoje, muitas vezes não faz ideia do quão instável foi a instauração da República no país e o quanto é importante entender a formação do seu povo e do território para que antigos erros não sejam repetidos.

Thais.Outor 07/09/2023

Bem detalhista
Como os outros livros da trilogia, 1889 é um livro bem detalhista e conta muito bem os acontecimentos antes durante e após a Proclamação da República no Brasil. Em geral gosto muito deste autor, mas neste livro em especial achei que ele jogou muita informação ao mesmo tempo em varios contextos diferentes o que deixa o leitor um pouco exausto durante a leitura.

Leandro.Santana 19/08/2023

1889 - Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil
Há exatos 133 anos era proclamada República no Brasil. Desde então, ela vem sofrendo com o autoritarismo de personalidades e instituições que insistem em subverter a lógica republicana.

Já em seu nascedouro, a República foi governada por dois militares. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O segundo deu nome à cidade de Florianópolis graças a um massacre promovido por aquelas bandas.

Nas mãos dos civis, o funcionamento da República ainda sofria com heranças do Império. Na República Velha ou República do Café com Leite, São Paulo e Minas se revezavam no poder, com grande autonomia para a oligarquias estaduais (política dos governadores).

Esse sistema entrou em colapso com a Revolução de 1930 e a ascensão de Vargas ao poder. Não tardou para que ele se tornasse um autocrata, com simpatia pelo fascismo, em 1937. Dando início a primeira era ditatorial da República.

Tendo se alinhado aos Aliados da Segunda Guerra Mundial, não sobrou muito espaço para uma ditadura por aqui. Com a renúncia de Vargas, tem início a Segunda República. Não menos conturbada que a primeira, teve direito ao suicído de Vargas em seu retorno ao poder e flerte com o parlamentarismo.

Em 1964, um novo golpe com a liderança militar. Durante 20 anos, mais uma ditadura sanguinária. Desde 1988, vivemos sob a égide de uma constituição cidadã: a Terceira República.

Lucas Jobim 26/07/2023

1889
Muito bom, o melhor da trilogia. Laurentino escreve mt bem, mas ainda acho q seria melhor se contasse os fatos linearmente.
buttercup 28/07/2023minha estante
que bom que gostou amor

Kalil 19/07/2023

1889!
Trilhar história do Brasil em um livro fora da ótica oficial é ótimo.
Pormenores que foram ocultados, episódios que se furtam da história que nos foi relatada nos bancos da escola... é saboroso saber.
Por fim, fim!
Viva a República!
Viva a Monarquia!
Ambas sem povo!

Gustavo56 17/07/2023

O fim da Trilogia
Sem sombras de dúvidas Laurentino Gomes é um dos melhores autores que já li, faz algo que para alguns pode parecer um pouco chato a principio, "estudar a história do Brasil" em uma das melhores coisas que vc pode fazer, densevolver o interesse daqueles que já gostam do assunto e ao mesmo tempo despertar naqueles que não se interessam pelo mesmo. Fica a forte recomendação!
Um livro prático onde é recheado de informações sobre os acontecimentos históricos, linha temporal impecável e vc ainda se diverte com o passar das páginas, pois em momento algum a leitura se torna maçante.

Lilian.Inoue 16/06/2023

República
Adorei este livro, o meu conhecimento sobre a proclamação da República era bem "5a série" e este livro me mostrou um lado bem diferente, não muito glamurosa, como pensei, no final do livro, até achei alguns pontos bem parecidos com os dias atuais!! Super recomendo!!

Brunabsss 06/06/2023

1889
Adorei esse como os outros dois, amo como as informações são transmitidas e amo como a escrita é muito boa e fluída, com certeza é um livro a ser adquirido.

Jorisdana 22/05/2023

Incrível, finalizando a série com chave de ouro.
Necessário para qualquer um que quiser entender melhor o Brasil.

A República só foi acontecer de verdade depois de 1984. Antes disso foi basicamente ditaduras republicanas que não envolviam o povo.
"A Campanha das Diretas que pôs fim a duas décadas de regime militar, abriu caminho para que a República pudesse, finalmente, incorporar o povo na construção de seu futuro. É dessa desafio que os brasileiros se encarregam atualmente."
Aleluia, arrepiei.
Gii.assis 22/05/2023minha estante
Ihaaaaaa

Christiane.Leite 02/05/2023

1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.