1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Mari 18/09/2020

Uma leitura que nos leva a entender um pouco mais da História do nosso Brasil que os livros didáticos não mostram e a compreender que politicamente ainda temos muito o que aprender.

Lucas.Batista 18/09/2020

Fecha cumprindo o prometido.
Assim como os antecessores. Cumpre o objetivo auto imposto pelo autor.

Rafa569 18/09/2020

Fim da trilogia, mas não da Historia
Livro final dessa trilogia, que traz um recorte histórico do Brasil, desde a vinda (ou fuga) da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, passando pela Grito da Independência, em 1822 e culminando na Proclamação da República, no ano de 1889.

O sentimento que cada um desses episódios me deixou, foi a falta de uma identidade nacional, de que o verdadeiro povo nunca foi consultado, só assistiu o Brasil tomar os rumos decididos por uma pequena elite, baseado nos mais diversos interesses próprios. Vejo com muita desesperança, até os dias atuais, lideranças simplesmente deixarem suas "convicções" e mudarem de lado, para apoiar quem chega ao poder, mais uma vez, em troca de favores.

Também foi deixado bem claro ao longo dos três livros, que o Brasil não tem nada dessa imagem pacífica que foi criada. Pelo contrário, temos uma história bem autoritária e violenta, com governo marcado sempre pela mão do militarismo.

Gostaria de ter mais esperança quando olho pro futuro do nosso país, mas consultando a história, tudo só parece se repetir de novo, e de novo e mais uma vez...

"A construção do Brasil dos sonhos estava confiada a uma aristocracia relativamente pequena, que mandava os filhos para estudar na França e Inglaterra, tinha contato com as ideias liberais discutidas em universidades europeias, mas tirava sua riqueza da exploração da mão de obra cativa e do latifúndio." Pag. 93

Deivi.Lucio 17/09/2020

Um livro que traz luz a nossa história
Lendo o livro entendi que o imperador agraciava aos coronéis e fazendeiros que cediam escravos e pobres trabalhadores para lutar na guerra do Paraguai ou seja uns morriam e outros ganhavam os louros da vitória.
Dei até um google maps para ver a ilha fiscal onde ocorreu o ultimo baile do império e viajei no tempo.
Lendo o livro entendi o golpe da Republica na Monarquia manipulando a imprensa e distribuindo benesses e cargos a todos os partidários da ideia. Com o fim do trafico negreiro os fazendeiros que antes apoiavam a monarquia não viram seus interesses representados e mudaram de lado apoiando a Republica pois a mesma oferecia vantagens financeira e poder, haja vista os nomes das famílias que atuam na nossa politica atual na grande maioria beneficiários desta distribuição de poderes do passado.
A grande admiração do governo Republicano pelos EUA fato novo,(contem ironia) e a tentativa de copiar a bandeira e até o nome Republica federativa dos Estados Unidos do Brasil.
A troca dos nomes das ruas tentando apagar a passagem da monarquia no Brasil e a tentativa de trocar o hino nacional frustrada pois o povo se sentia representado nele suas vitorias do passado.
Também aprendi que de pacifico nosso passado e presente não tem nada.
Como Cazuza dizia eu vejo o futuro repetir o passado e que para e para iluminar nossa historia somente especialistas como o autor.

Manda 26/08/2020

termina a trilogia e ja quer ler mais 20 livros do autor
laurentino como sempre perfeito em sua narrativa e descrições. adorei a experiência de ler esses livros e entender melhor como nosso país foi surgindo e se moldando para vir a se tornar o que é hoje.

Renata Rezende 24/08/2020

Laurentino sempre bom!
O livro que fecha uma trilogia jornalística bacaníssima, embasa muito detalhadamente tudo o que inaugurou a república brasileira. Do golpe à Monarquia, à Campanha das Diretas, em 1984.
Ótima leitura pra quem curte livros históricos.

Madeira 21/08/2020

Trilogia bem fechada
Quem leu 1808 e 1822, pode ter sido, assim como eu, surpreendido pela forma leve e bem contada que, a história do nosso país, foi descrita por Laurentino. O terceiro livro da saga mantém a qualidade e o alto padrão dessa obra que deveria ser leitura obrigatória nos níveis fundamental e médio de ensino.

Lulu 20/08/2020

Esse é o último livro da trilogia sobre o período imperial brasileiro. O livro é muito bom e com certeza vai me ajudar muito na escola e vestibulares, absorvi muita coisa da história brasileira graças aos três livros do Lorentino (1808,1822 e 1889).

Giuliano.Nascimento 17/08/2020

O primeiro grande golpe
Livro muito bom. Mostra como se deu aquele que foi o nosso primeiro grande golpe Militar, a Proclamação da República.

Andrew500 11/07/2020

1889
Os livros de história do ensino fundamental jamais seriam capazes de descrever com tamanha riqueza esse periodo do Brasil, em um único volume. Em seu conteúdo, uma prova de que, adote o nome que quiser, Reino, Imperio, República Presidencialista, Parlamentarista ou Popular, se o poder não emanar efetivamente do povo, teremos a velha e oligárquica luta do poder pelo poder. Parabéns Laurentino Gomes pelo acréscimo jornalístico a essa excelente pesquisa histórica!

Kah_Mello 08/07/2020

Bem explicativo, uma viagem na história
O livro é bem explicativo, mostra bem o panorama do fim da monarquia e começo da republica no Brasil. Apesar de nao me interessar tanto pela republica, me fez relembrar e conhecer varios aspectos da nossa historia. As partes que falam sobre o 2 reinado são os pontos altos desta obra, me fez querer saber mais sobre o assunto.

Edu Supertramp 27/06/2020

O fim do império brasileiro e a proclamação da República é uma história com personagens enigmáticos: Um imperador à frente do seu tempo que não agia como tal, monárquicos não tão monárquicos, República nas mãos de um republicano que não era realmente republicano, uma princesa que ganhou fama pelos esforços de outros esquecidos pela história, um professor injustiçado, entre outros. Interesses pessoais de minorias sopraram o destino da nação. Até um amor não correspondido marcou a proclamação. Fakenews (já naquela época) aceleraram a queda do império. O que seria do país se não fosse a proclamação da República? Chego a devanear com Visconde Bolsonaro, Duque Lula da Silva e Barão Tiririca.
Ma Rossato 02/07/2020minha estante
Bela resenha! Já vejo os percalços que virão nas próximas páginas e confesso a frustração sobre a versão romantizada do grito de independência, o tal brado estava mais para um resmungo em meio a uma situação sem saída.

Tiago 20/06/2020

1889
Muito bom para entender como foi construída a cultura e principalmente a política brasileira.