Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Nanda 08/04/2016

Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, escrito por Sarah Pinborough. O livro é uma releitura da famosa história da Branca de Neve e já pela sinopse deixa clara sua proposta: nem todos os personagens são o que parecem ser. Essa proposta é boa, e foi o que mais me chamou a atenção em ler a história, mas no final de tudo, não foi bem assim.

A narrativa do livro, no início, foi envolvente, me fez querer continuar a história, descobrir o que estava por trás de toda a maldade da rainha, porém, com o passar dos capítulos a narrativa começou a ficar entediante, a história seguia a mesma linha da original e eu não vi nenhuma diferença no comportamento da rainha que me levasse a pensar que ela não é uma personagem má.

Já na sinopse há uma comparação com Once Upon a Time, mas em OUAT existe toda uma linha de pensamento que foi apenas baseada nos contos de fadas, enquanto que em Veneno tudo me pareceu quase que igual. A autora deixou muitas pontas soltas, talvez por se tratar de uma série, mas algumas dessas pontas para mim foram desnecessárias.

Um ponto forte a ressaltar é a construção dos personagens, sendo má ou não, a rainha sempre foi minha personagem preferida, na verdade, na maioria das histórias que envolvem vilões e mocinhos, sempre sou mais do time dos vilões, talvez pelo lado sarcástico, que é o que não falta na rainha. Outro personagem que me chamou muito a atenção foi o Príncipe Encantado, gostei da forma como a autora não o enalteceu, como na maioria das histórias de príncipes e princesas. No livro ainda há um elo entre os personagens da história de João e Maria, com os personagens de Branca de Neve, o que foi bem interessante, mas só.

Veneno, para mim, não cumpriu o que prometeu, a proposta inicial do livro era interessante, porém pareceu que a autora se perdeu em meio ao que pretendia. O único diferencial do livro que chega perto da proposta de contos de fadas são para adultos, são as cenas fortes, mas de resto, tudo me pareceu da mesma forma.

Terminei a leitura com um misto de emoções, surpresa pelo final, que foi realmente inesperado, mas decepção, por ser um livro que eu tinha altas expectativas e acabou não sendo o que eu esperava. Mas não deixo de recomendá-lo, pois, a história pode não ter funcionado para mim, mas quem sabe não funcione para você? A edição que a Única Editora fez ficou muito boa, toda a diagramação de cada início e final do capítulo ficou muito bonita e encontrei poucos erros de português, nada gritante.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/01/resenha-veneno-sarah-pinborough.html

ntampinha 15/04/2016

Com uma capa maravilhosa, a trilogia Encantadas tem a proposta de recontar os contos de fadas que tanto conhecemos de uma forma mais madura e realista. Não sabia bem o que esperar de Veneno, mas depois de ler a sinopse acabei criando uma certa expectativa de uma história com final infeliz, sangue, morte ou coisas desse tipo.

No geral, a história não é ruim, porém, segue a linha original do conto de fada normal. Somente algumas coisas são diferentes, mas são coisas tão mínimas que você sequer consegue chamar a história de releitura. Não vi nada do que a sinopse promete no livro: houve um motivo para a rainha ser amargurada, mas não para justificar os ataques a Branca de Neve; a princesa não tinha nada de mimada, era apenas rebelde; e o príncipe continua parecendo bom, apesar dele ser a chave de um final diferenciado.

A capa tem uma frase de efeito bem chamativa: "Repense seus vilões", entretanto, não precisei repensar em nada, a rainha má continua sendo má e não vi nenhum outro personagem que merecesse ser considerado "vilão". Como falei antes, a história não é ruim de se ler, os personagens se mostraram mais reais que o conto da Disney, com defeitos e qualidades, mas esse papo de "recontar com sarcasmo e de forma madura" realmente não me convenceu.

O único ponto que não gostei na história foi o erotismo. Para um livro dito "adulto", esperei por sangue, por morte, por cenas chocantes, mas tudo o que encontrei de adulto neste livro foi erotismo. Achei essas partes bem forçadas, pareceu-me uma atitude desesperada de "amarrar" o leitor para que ele não desista da história, ou seja, o típico "leia para ver se encontra mais sexo".

O final foi bastante inesperado pra mim, muitos ficaram surpresos, mas a minha primeira reação foi rir. Não tive como me conter, o final foi bem legal, mas eu realmente achei muito engraçado, kkk.

>>> Opinião Final: Não achei que é tudo isso que a sinopse fala, mas ainda assim é bacana de se ler. Recomendo, mas já alerto para não esperar muita coisa, pois a história não se difere em quase nada da versão original do conto de fada.

Jéssica Pinho 18/04/2016

Interessante, mas não me prendeu muito!
Sendo o primeiro livro da trilogia Sagas Encantadas, o livro Feitiço traz a história de Branca de Neve contada de uma forma bem inusitada! Para quem gosta de Once Upon a Time, como eu, vai achar interessante essa versão contada pela autora Sarah Pinborough.
A história é contada em terceira pessoa e, na maior parte do tempo, é contada na versão da Rainha.
Como nos contos infantis, a Rainha tem inveja de Branca de Neve, e quer que ela suma da sua vida, para que ela passe a ser considerada a mais bonita do reino. O diferencial dessa história é que nem sempre há finais felizes e tudo que acontece tem um por quê.
O livro conta com cenas de sexo (sim, sexo!), traição, uma bruxa má com suas razões de ser e uma mocinha não tão mocinha assim.
A autora, apesar de também trazer magia ao livro, consegue dar uma conotação mais real a história, humanizando os personagens, construindo-os com seus defeitos e qualidades.
Achei interessante, mas não me prendeu por completo. Veremos o segundo se me surpreende mais.

Para mais resenhas, siga o insta @colecionadoresdelivros

site: http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/2016/06/resenha-veneno-sarah-pinborough.html

nathy 23/04/2016

O grande mérito da obra da Sarah Pinborough foi me fazer repensar nos papeis dos mocinhos e vilões.
Gosto de intercalar bem as histórias que leio, por isso não é de se estranhar que do romance policial da Nora Roberts acabei parando na fantasia de uma releitura da história clássica da Branca de Neve. O escolhido da vez é Veneno, livro da autora Sarah Pinborough que foi lançado no país em 2013 pela Editora Única e faz parte da saga Encantadas.

Nunca fui de assistir a séries como Grimm e Once Upon a Time que mistura o lado fantasioso dos contos de fadas e o mundo "real", nem muito menos fui daquelas de ler as releituras feitas sobre os clássicos infantis (apesar de gostar de alguns filmes sobre). Veneno chegou a mim, como uma leitura pretensiosa, afinal, a proposta era a de mostrar que contos de fadas também são para adultos. Adianto que ao meu ver, a autora conseguiu fazer o proposto de uma maneira inicialmente previsível e com um final totalmente inesperado- e pouco explorado.

Logo na capa do livro existe uma frase de efeito: - Repense seus vilões. Essas três palavras me fizeram começar a leitura com o espírito mais complacente. Sabe, aquele espírito que nos fazem tentar enxergar, nos personagens, mais do que os seus atos maldosos? Onde procuramos analisar não os atos em si, mais sim o que levou as pessoas os cometerem? Então, com isso em mente tentei analisar Lilith, a rainha do coração de "gelo", que morre de inveja da Branca de Neve e faz de tudo para vê-la longe do castelo.

De uma beleza estonteante e de uma objetividade enorme, a rainha logo que tem a oportunidade, intimida a todos do reino. O curioso é que apesar de vermos que a maldade está instaurada no seu sangue de bruxa, também vemos as suas fraquezas- e são muitas delas. Confesso que gostei de ver uma rainha que apesar de querer a morte da Branca de Neve, se desesperou quando isso de fato ia acontecendo sem que ela tivesse planejado. Gostei de saber que ela não teve uma vida fácil quando criança e de que se casou por ser um arranjo- e não por ser um golpe ou por ganância. Nos momentos que a rainha mostrava o seu lado perverso eu só pensava que ela merecia tudo de ruim na vida e nos momentos que ela mostrava suas fraquezas, chegava a ter compaixão pelo seu destino. Ainda não descobri se sinto mais raiva ou pena dela- acho que ambos na medida.

Já Branca de Neve não se parece em nada com as mocinhas que estamos acostumados a ver. Ela continua generosa com todos a sua volta, sua beleza continua estonteante e sua natureza de enxergar sempre o bem das pessoas continua intacta, no entanto, as semelhanças param por ai. Em Veneno, a nossa mocinha é mais corajosa, livre, sem amarras e...bem saidinhaaaaaaa. Sim, isso mesmo, a autora introduziu na personagem um lado sensual, meio selvagem, que me surpreendeu bastante lá para o final do livro. Esse é um dos motivos para que essa pessoa que vos escreve se ache no dever de avisar, esse definitivamente NÃO é um livro para CRIANÇAS.

Outros personagens também não são nada comuns, os anões e principalmente o príncipe não são aqueles poços de bondade que tanto esperamos. Para se ter uma noção, terminei o livro simplesmente odiando o príncipe e acabei chegando a uma conclusão, a de que ele era um sapo definitivamente. hehe

Já em relação ao caçador, fiquei com a sensação de que ele poderia ser mais explorado, o personagem tinha um "ar" que poderia render muito mais na trama, infelizmente, ele teve um final decepcionante e sua passagem, assim como no conto original, foi passageira.

Agora, o que me incomodou drasticamente foi o fato de muitos pontos ficaram sem explicação ou foram pouco explorados. Afinal, o que aconteceu com o rei? A Branca de Neve termina daquele jeito? O príncipe vai ter aquele final? O que aconteceu com a rainha? O caçador tão experiente tinha que cair naquela armadilha? Ele vai ficar para sempre daquele jeito? Enfim, são muitos questionamentos sem respostas e que procurei não entrar em detalhes para não dar spoilers. Tenho a leve esperança que partes desses questionamentos possam ser respondidos em Feitiço- segundo volume da saga que aborda a releitura de outro conto infantil, o da Cinderela. Tenho essa esperança pois em Veneno vemos pequenos elementos das outras histórias, como o sapatinho da Cinderela que se encontra na posse da rainha má e a presença da famosa bruxa da história de João e Maria que é da família da Lilith.

Acredito que no final das contas a autora soube surpreender apesar de todos os pecados e, o grande mérito da obra da Sarah Pinborough foi me fazer repensar nos papeis dos mocinhos e vilões. Com estes últimos fui bem mais benevolente, e com os primeiros, julguei muito mais. Pude perceber que nem tudo é preto ou branco/8 ou 80. Enfim, o mais estranho é que apesar do livro ser mediano e de ter deixado muitas coisas sem explicação, ainda tenho a curiosidade de continuar com a saga. E é isso o que vou fazer o mais breve possível.

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2016/04/o-vento-me-disse44-veneno-sarah.html

Luana 27/04/2016

Reviravoltas Surpreendentes
Este livro trás a história da bela, nem um pouco recatada e muito menos do lar, Branca de Neve. Esqueça tudo que você sabe sobre esse clássico conto de fadas e embarque em uma versão que trás uma perspectiva totalmente diferente da já conhecida história.
A história trás a visão da madrasta que além de vaidosa e má como já conhecemos, também tem sentimentos de arrependimento e angústia. Além disso, você conhece a história que está por trás de toda maldade da personagem tão conhecida por disseminar maldições pelo reino.
Ao desenrolar o livro, contamos também com a presença do caçador e do príncipe, que na verdade, se mostram opostos ao papel que já conhecemos deles. Nos apaixonamos e conhecemos mais a história dos pequenos amigos de Branca de Neve, os anões mais queridos dos clássicos infantis.
E por fim, contamos com um SUPER final, totalmente diferente do original e surpreendente, que deixa o leitor com diversos questionamentos e reflexões sobre a verdadeira face de um príncipe e do final feliz.

Mayla Viviani 09/05/2016

Em Veneno somos apresentados a uma releitura do conto de fadas da Branca de Neve. A história em si possui o mesmo enredo, o que muda são as personalidades dos personagens, e também o foco dado a cada um dele.
Nesta releitura a madrasta da Branca de Neve se chama Lilith, ela é uma jovem que foi obrigada a se casar com o rei, pai de Branca de Neve. O rei é um velho, e Lilith nunca se sentiu atraída por ele, mas não teve escolha a não ser ceder ao casamento. Lilith é dona de uma beleza estonteante, tão bela quanto sua enteada Branca de Neve, que é apenas alguns anos mais nova que ela. Lilith esconde de todos sua origem mágica.
Branca de Neve é um espírito livre, ela não é uma princesinha indefesa, pelo contrário, odeia as clássicas roupas da realeza, vestindo na maior aparte do tempo roupas de montaria. Sua maior paixão é cavalgar; ela também é bondosa, ama seu povo e é amada por ele. Além disso se dá muito bem com os anões, que são um povo escravizado pelo rei.
Essa personalidade selvagem e amável de Branca de Neve é a responsável por causar inveja em Lilith. Logo ela que foi educada para se tornar a mais fina dama, vir a ser madrasta de uma menina tão desajeitada e rebelde.
Quando o rei parte para guerra, Lilith assume o poder. Ela prefere ser temida pelo povo, do que amada por ele. Lilith começa a usar sua magia, e seu alvo é Branca de Neve, ela quer a garota longe do reino, não quer ficar próxima a Branca de Neve.

"- Ninguém pode se comparar a ela, ninguém jamais vai se comparar a Branca de Neve."

Quando um caçador de um reino desconhecido é encontrado em suas terras, ela o envia para matar Branca de Neve, mas logo percebe que foi traída, e o caçador é castigado de uma forma nada agradável.
Com o aparecimento de sua bisavó, Lilith contará com um plano, que aparentemente é infalível, para se livrar o quanto antes de sua enteada Branca de Neve.
Os anões tentarão ajudar Branca de Neve e um príncipe de um reino distante aparecerá para auxiliá-los.

"A dor como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa."

Já assisti séries como Once Upon a Time e Grimm e também alguns filmes que fazem uma releitura dos contos de fadas, mas nunca tinha lido nada do gênero, e embora não tenha sido umas das melhores leituras que já fiz e Branca de Neve sendo uma das princesas que menos gosto, gostei da obra.
Gostei também de "conhecer" melhor a madrasta da Branca de Neve, diferente dos contos de fadas infantis, esta obra não foca apenas em Branca, aqui conhecemos os motivos que levaram a madrasta a ser má.
No livro também nos são apresentados outros personagens, de outros contos de fadas, de uma forma bem diferente, temos Aladdin e a bruxa de João e Maria. Aladdin sendo apresentado como um ser nada agradável e a bruxa é a bisavó da madrasta.
Outro ponto interessante é que neste conto os vilões não são tão vilões e os mocinhos não são tão mocinhos, você deve desconfiar de todos.
Uma outra diferença é que não há sete anões, aqui eles são um povo escravizado pelo rei, onde três deles são mais próximos de Branca de Neve e consequentemente são mais presentes na história.
Veneno é o primeiro livro de uma trilogia; narrado em terceira pessoa, possui um vocabulário bem simples, sendo uma leitura rápida, para descontração. Embora minha versão seja a econômica, não tenho do que reclamar; a fonte possui um tamanho confortável para leitura, o início e fim dos capítulos são decorados, a capa é bonita, embora seja recomendado um cuidado com ela, pois o material é um pouco frágil. As páginas são brancas, mas isto não atrapalha em nada a leitura. Encontrei alguns problemas de revisão, mas nada que prejudique muito a leitura.
Enfim, se você acha que conto de fadas é coisa apenas para crianças, você precisa conhecer essa série. Embora ela não tenha me surpreendido, pois descobri rápido o fim que essa primeira parte da história teria, foi uma leitura divertida. Não deixe de conferir.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2016/05/veneno-sarah-pinborougn.html#more***http://www.aartedeescrever.com/2016/08/15/veneno-sarah-pinborough/

NayB 21/05/2016

Conheci a Saga Encantadas através da minha amiga Jaide, que me indicou por saber que eu gosto muito de Once Upon a Time. Quando fiz uma busca pelos livros, as resenhas lidas não me cativaram, e demorei um tanto de tempo até comprá-los, quando não resisti a uma promoção onde os três livros estavam por R$12. Veneno é o primeiro livro da saga encantadas. Trata da história de Branca de Neve, a Rainha Má Lilith, o caçador, os anões e seu envolvimento com o príncipe. Os personagens tem suas personalidades bem descritas, e diferentemente dos contos de fadas, a Branca de Neve não almeja encontrar seu príncipe encantado, nem a rainha má tem como meta de vida ser a mais bela do reino. É uma releitura interessante, mas dos três livros foi a história que menos me encantou. Dos três livros, essa é a história do meio. Acho que o subtitulo "repense seus vilões" não casou tanto com o livro.

Anelise 27/05/2016

Resenha Veneno
Veneno é o primeiro livro da série e apresenta uma releitura (assim como toda a série) da história da Branca de Neve. Os elementos principais usados são os mesmos, mas acaba tendo algumas coisas diferentes.
Lilith é a madrasta de Branca e só um pouco mais velha. Ela também é uma bruxa, que faz as suas magias numa torre no castelo, que ela pediu para ser designada a isso.
A bruxa morre de inveja da juventude e inocência de Branca de neve, em como ela é amada pelo povo, diferente dela. Dá para sentir como a Lilith tem raiva da garota.
E no início do livro, ela é uma vilã digna, mas uma coisa que aprendi com essa série é que nada é o que parece ser.
O rei estava distante do rei, batalhando em um guerra.
E acontece tudo como no "clássico", a rainha manda o caçador (que é meu personagem favorito da série, junto com a Petra), que foi levado ao castelo por conta de ter matado um cervo branco, assassinar a garota e trazer-lhe o coração. Só que é claro, o caçador deixa Branca fugir, sem antes ter um momento de prazer com ela, assim como foi com a rainha. (Gente, ele é o pegador do livro!)
A menina foge para a casa dos anões, que são seus melhores amigos, e passa a viver lá escondida.
Lilith descobre a farsa do caçador o amaldiçoa, sendo um rato durante o dia e a noite, um homem. E passa a buscar a garota. Depois a Branca come a maçã e os anões lhe constroem um esquife.
Sim, um príncipe aparece e ele se apaixona perdidamente pela princesa.
A história desse livro é bem legal e terminou bem diferente do que eu esperava. Eu cheguei a gritar com o final dele.
A escrita do livro é super leve e contém cenas quentes na medida certa e elas fazem sentido dentro da história, então não fica algo saturado.
Claro que não dá para falar tanto sobre os detalhes do livro. Mas eu amei os anões, eles são uns amores, ainda mais o Sonhador. :3

site: http://zodiacane.blogspot.com/2016/04/resenha-24-saga-encantadas.html

Will 22/06/2016

O livro é uma releitura do conto da branca de neve de uma forma mais adulta com um conteúdo mais "pesado" os elementos da historia são praticamente os mesmo, poucos aspectos mudam mas os principais permanecem como a maça envenenada e outros fatos importantes do conto, Lilith é a madrasta de Branca que é apenas 4 anos mais velha..... veja o resto no blog haha

site: http://wilclaudino.blogspot.com.br/2016/06/resenha-veneno-de-sarah-pinborough.html

Mrs Luna 23/06/2016

Olá Branca de Neve
Em veneno somos apresentadas a mais clássica de todas as princesas, Branca de Neve, e sua adorável madrasta Rainha Má, não sei o por que de não a nomearem, mas faz parte, e como essa é uma saga de releitura de nossas mais adoradas histórias de contos de fadas é claro que essa vai ser diferente, nunca mudando o fato de a Rainha odiar Branca de Neve, isso nunca vai mudar, mas dessa vez Branca de Neve é uma garota levada que gosta de aprontar e a Rainha parece um tanto quanto confusa perante seus sentimentos, e claro o Caçador ainda consegue tirar uma casquinha dessas duas moças.

É um livro interessante em si, contendo algumas falhas, mas isso não tira o charme da releitura que acaba nos prendendo cada vez mais página por página.

Luana Moraes 26/06/2016

Repense seus vilões- Esqueça o final feliz
Repense seus vilões, o primeiro livro da trilogia Encantadas, trás uma releitura de Branca de Neve, esqueça princesa doce, meiga e inocente. Branca é uma menina impulsiva, que adora sair para dançar e beber com os anões e deixar sua madrasta louca.

Lilith é a madrasta de Branca, a bela jovem atormentada por um espelho, teve um casamento forçada com o pai de Branca de Neve, aos vinte e seis anos ela está infeliz, odiando a vida que a princesa tem. Sendo constantemente atormentada pela memoria da antiga rainha.

A autor colocou os contos de fadas de cabeça para baixo, já pensou que o Alladin foi enganado por um gênio e acabou preso na lampada? E ele só foi parar lá por causa de sua ganância, ele era um assassino cruel, no fim das contas teve apenas aquilo que merecia. Lilith é neta da bruxa da casa de doces, já dá para imaginar porque ela é tão amarga né? - risos-.
O caçador quebra uma regra do reino de Lilith, ele mata um veado branco, eles são raros e devem ser protegidos, para não ser morto, ele faz uma acordo com a rainha, e promete o coração de Branca de Neve, mas não vai ser tão fácil, afinal de contas, como ele poderia resistir a beleza da princesa?

Bom você já deve ter lido o conto original, mas aqui tudo está diferente. Um livro sarcástico, sexy e envolvente, venha conhecer o outro lado dessa velha história, esqueça os anões felizes, os príncipes encantados, e claro os finais felizes, você cresceu e sabe que nem sempre existe o felizes para sempre.

Convido você a ler o livro e tirar suas próprias conclusões. Lembrando que este livro não é infantil, contem algumas cenas mais adultas, palavrão e etc.

Não leia esperando um final feliz, não leia pensando que já conhece a história, você vai se surpreender.

Rose 02/07/2016

Acho que todos conhecem a história da Branca de Neve, que tão amplamente é contada e recontada pela Disney. Mas, o que Sara Pinborough dá aos seus leitores, é uma visão que com certeza passa longe dos famoso estúdios. Uma visão mais realista, onde a ingenuidade passa longe e os personagens são mais reais. Uma boa leitura para aqueles que estão cansados do faz-de-conta...
Aqui somos apresentados a Lilith, a Rainha má, que continua sendo má, mas que mostra aos leitores os motivos de sua postura fria e maldosa com sua enteada Branca de Neve. Não que isso possa ser usado como desculpa, mas pelo menos podemos entender melhor seus motivos e motivações, e acreditem, não era por conta da aparência...
Quando criança, Lilith teve uma infância difícil, sendo uma vítima constante das pressões, onde nada menos que a perfeição era aceita. Sem nenhum gesto de carinho ou demonstrações de preocupação com seu bem estar serem demonstradas.
Por outro lado, Branca de Neve, que continua sendo boa e gentil, apesar de não ser nenhum pouco ingênua e adorar aprontar das suas, nasceu cercada de amor e carinho. Sua beleza e elegância pareciam ter nascidos junto com ela. As coisas sempre aconteceram de modo fácil e carinhoso para ela. Branca não sofria as cobranças que Lilith havia sofrido, o que resulta nesta princesa pouco preparada para um reinado.
Querendo se livrar de Branca, a Rainha decide arranjar um marido para a enteada, e aproveita a viagem do Rei para impor suas vontades. Branca não aceita e as duas brigam feio, com graves consequência para a Princesa. Que por sua vez, resolve dar um belo troco na madrasta, acertando bem na autoestima da Rainha do Gelo. Quem acaba aproveitando este pequeno duelo de imagens é o caçador, que mesmo assim, acaba tendo seu castigo.
Cansada e angustiada, a Rainha acaba aceitando a ajuda de sua avó, que para os desavisados, é a mesma que encontramos na história de João e Maria, estão lembrados? Sem imaginar o que está para acontecer, nossa heroína cai em uma armadilha, para desespero de seus amigos, os anões.
E quando o leitor acha que finalmente haverá um final feliz para nossa Princesa, eis que o Príncipe mostra sua face machista e egoísta. Um livro para quem sabe que Príncipes encantados e Princesas ingênuas não existem.
O livro é fininho e a leitura é bem fluída, dá para ler rapidinho.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com