Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Fernanda 16/05/2014

Resenha: Veneno
Resenha: Eu adoro histórias de contos de fadas assim como acho muito inovador pegar essas tramas e fantasiar outros caminhos, novas versões e descrições mais inovadoras. “Veneno” é o primeiro volume da saga Encantadas, e apresenta um enredo instigante, ousado e compreensível, com personagens e confrontos muito bem trabalhados.

É estranho ter concepções formadas sobre personalidades que já são bem conhecidas, portanto este livro precisa ser lido sem classificações ou qualquer tipo de receios. As diferenças entre este contexto e a fábula original são visíveis, mas o destaque está na forma como a autora Sarah Pinborough uniu seus objetivos centrais com os acontecimentos ao longo da narrativa.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-veneno-sarah-pinborough.html

Lissa.Araujo 19/05/2014

A história de Branca de Neve, contada um pouco diferente. Apesar de dizer que os contos de fadas são para adultos não se torna uma coisa mais madura e sim mais suja, sem delicadezas e purezas, parece mais real ao mesmo tempo que não. Se você ama conto de fadas não leia esse livro você vai ficar meio chocada(o) com certas coisas e talvez não queira mais olhar pra esse livro.

Danny 01/06/2014

Branca de Neve é uma garota adolescente com uma beleza sem igual, mora com seu pai (Rei) e sua madrasta Lilith.
Lilith implica muito com o jeito de Branca de Neve, pois a mesma não age da maneira correta para uma princesa, além de possuir muito ciúme por sua beleza.
Após a viagem do rei, Lilith passa a fazer branca de neve agir como uma princesa. Se vestir de maneira adequada e parar de cavalgar com tanta frequência. Tenta de varias formas dar um fim em Branca de Neve.
Branca de Neve é amiga dos anões, então passa muito tempo com eles na floresta.
Em certas momentos Branca de Neve age como uma "vagabunda"
O príncipe não é o melhor cara existente.

Nathy 05/06/2014

Veneno – Sarah Pinborough – #Resenha | O Blog da Mari
Estava muito curiosa sobre esse livro já tinha um bom tempo tudo porque falava sobre os fãs das séries Once Upon a Time e Grimm. Realmente durante a leitura consegui identificar pontos com ambas às séries, as mudanças nos contos de fadas assim como tendo um lado mais macabro. Gostei muito desse livro que tem uma leitura bem fácil, a história não fica enrolando até chegar ao ponto tudo se encaixa de uma excelente maneira, tanto que ao terminar o livro fiquei curiosa para assistir a série Grimm, sei que não vai ser idêntico e tudo mais, porém o livro tem a essência da série o que me deixou curiosa. Não foi nada como estava esperando, principalmente quanto ao final, mas gostei dessa inovação e a autora não ter medo de arriscar em algo novo.

Com a narrativa em terceira pessoa a história recontada é a de Branca de Neve e o Príncipe Charming. Não cheguei a ler a versão dos irmãos Grimms para essa história, mas imagino que seja algo bem intenso, enquanto a da Disney todos conhecem e amam aquele final, nessa versão os personagens são exatamente aquilo que mostram e nem se importam com suas consequências. Já nessa versão não tem como se afirmar que a Rainha Lilith e a malvada que quer o pior para a Branca de Neve, ou que essa princesa é a pessoa mais bondosa do reino. Gostei muito do que fez aos personagens porque acabou aproximando mais da nossa realidade, as vezes as pessoas agem mais pensando no bem do outro, enquanto ele possa pensar que está fazendo alguma maldade. Assim como na série a minha personagem favorita foi a Lillith, vulgo Rainha Má.

Precisa começar a se comportar como uma dama. Uma princesa.

Todo mundo pensa que conhece a Rainha Lilith por ver somente escuridão dentro dela, mas eu achei a personagem bem triste. Ela passou por poucas e boas em seu passado, ainda que não seja relatado nos mínimos detalhes deu para perceber o quanto nunca foi feliz em sua vida, depois acaba se casando com um rei muito mais velho que na verdade está interessado no seu corpo e no que poderia representar ao seu reino, não é a toa que seu coração foi ficando cada vez mais duro. Gostei da personagem ainda que se colocasse em situações que não desejasse, mas ela encontrou uma solução para conviver com o reino, já que não podiam amá-la então teriam que temê-la, de qualquer forma teriam sentimentos por ela. Confesso que estava desejando que o final de sua história fosse bem diferente e pudesse encontrar um ‘final feliz’ já que muitas coisas foram mudadas no final.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/05/veneno-sarah-pinborough-resenha.html

gleicepcouto 11/06/2014

Gosto de contos de fada. Tanto os originais quanto as versões cor-de-rosa da Disney. Acho que ambos têm os seus objetivos e os cumprem bem. O mesmo vale para as versões modernas. Gosto de conferir como as histórias podem ser "atualizadas". Ideias bacanas podem surgir dai. Afinal, todas as histórias de uma forma ou de outra beberam da fonte dos contos de fada, não é mesmo?

Então, foi com curiosidade que peguei Veneno (Editora Única) para ler. O livro é o primeiro da trilogia Encantada e faz o maior sucesso na Inglaterra, onde a autora, Sarah Pinborough já é best-seller. Ela, que apenas se dedica apenas à escrita, também é conhecida pelos seus trabalhos de roteirista.

A narrativa do livro é de fácil leitura, pois é ágil e simples. Li o livro de uma tacada só. Apesar da pegada YA, é sessão da tarde, sabe? Entretém. As modificações que Sarah fez focaram bem o público. Então, temos uma Branca de Neve bem "espertinha" (por assim dizer); uma madrasta má mas com alguns traços "perdoáveis"; um caçador bonitão; um príncipe que... (sorry, mas sobre ele não posso falar muita coisa); e os anões, é claro (estes continuaram chatos pra mim, rs).

Ah, e sim. As cenas picantes estão lá também. Uma, em especial, me deixou meio que surpresa. É que não espera ler uma cena de sexo na página cinco do livro. Pensei que só daria isso: "E lá vamos nós...". Já me preparava psicologicamente para ler várias cenas de sexo criativas. Não foi isso o que aconteceu. Ao longo do livro, ela pegou bem mais leve e mostrou que o foco não era esse. A impressão que tive foi que ela só queria chocar mesmo, como se dissesse "Posso tudo na minha versão do conto". Ainda acho que ela poderia ter mostrado isso de outra forma (o que acabou acontecendo de uma forma ou de outra...). Mas é aquilo: foi uma escolha dela fazer assim e é uma minha ter achado desnecessário.

O que mais gostei foi como Sarah interligou histórias diferentes no final. Fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer na continuação, Feitiço - já publicada. Também não esperava aquele desfecho. Ele fez jus ao que lemos logo na capa: "Repense seus vilões".

A editora está de parabéns pela diagramação. A capa é belíssima e as folhas internas possuem detalhes no início e final de cada capítulo. Na orelha da quarta capa há ainda uma imagem que pode ser destacada e utilizada como marcador. Gostei.

Por fim, Veneno é um livro que alcança o seu objetivo: entretém o jovem atual falando a linguagem dele, usando as fórmulas das quais gosta. Algumas coisas funcionam melhor que outras, mas, no geral, a leitura é bem fluida.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-veneno-sarah-pinborough-unicaeditora/

Tami 19/06/2014

Pouco aprofundado e muito sexo
Nota: 2,5
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Releituras de contos clássicos estão em alta no momento. São séries e vários livros com a temática. Gostei de Alice, Branca de Neve e Caçador, achei Once Upon a Time - série de TV - meio monótona apesar da história interessante, então quando a editora anunciou o lançamento da Saga Encantadas, fiquei bem curiosa para saber como seria este. Acabei encontrando um livro irregular, mas com uma releitura bem interessante.

"- Ela está velha demais para esse apelido - disse a rainha. Ela estava de pé olhando para o pátio abaixo. O sol da manhã descia sobre o solo, mas o ar ainda estava frio. Ela tremeu. - Precisa começar a se comportar como uma dama. Uma princesa." (pág. 7, primeiras linhas)

Lilith, a madastra, é uma mulher muito bonita e a nova rainha do reino. Ela nunca despertou o carinho do povo, que sempre sentiu saudades da antiga rainha que possuía um bom coração. Branca de Neve é como a mãe: adorada e respeitada por todos. Aqui Branca gosta de andar a cavalo, de sair com roupas masculinas e beber, que são algumas das coisas que incomodam a madrasta pois ela acredita que assim ela nunca irá se casar e sair de casa. Então, quando o Rei vai para a guerra, Lilith resolve se impor sobre a população através do medo e da constante vigilância a todos. E então se torna a madrasta que conhecemos dos clássicos, querendo inclusive o coração de Branca de Neve.

Gente, desculpa, mas que bagunça esse livro. Em alguns momentos é uma bagunça bem interessante e em outras, bem, é só bagunça. Branca de Neve é uma criatura muito chata, não é a toa que a madrasta queria o seu coração. Ela acabou ficando com a "doçura" do desenho, mas sem a ingenuidade do mesmo. Para mim, soou como uma pessoa até mesmo falsa e mimada em alguns momentos. Acho que gostei e entendi mais Lilith nesse livro... claro que ela é exagerada, mas não simpatizei com a princesa mesmo.

No geral não gostei muito da forma de escrita, apesar de se aproximar mais do estilo "conto de fadas". A autora não se aprofunda muito no história e seus acontecimentos, talvez por acreditar no conhecimento do leitor sobre os personagens. Contudo algumas cenas e ações mereciam explicações melhores, mesmo que os contos conhecidos sejam igualmente rasos (afinal, alguém realmente leva a sério o romance da Branca de Neve e do príncipe no desenho, considerando que ele é um ser com quem ela nunca sequer conversou na vida?).

Uma coisa que gostei foram as misturas entre os contos. Aqui a mãe de Lilith é uma velha que mora sozinha na floresta em uma casa de doces e adora comer crianças gordinhas. Lembraram de alguém? Também encontramos Aladim, em uma versão também diferente da que conhecemos na Disney. Confesso que o que muita gente considera como ponto fraco considerei como o grande "tchan" do livro: o final. Gostando ou não, politicamente correto ou não, é surpreendente!

A história possui cenas de sexo muito desnecessárias, ainda mais se considerarmos o tamanho do livro e sua temática. Algumas são descritas quase como um romance de banca, explicitando demais as situações e com um vocabulário típico. São cenas completamente dispensáveis e que nada acrescentam à história.

A editora fez um trabalho bem legal na edição, colocando os capítulos com uns desenhos rabuscados que são a cara daqueles livrões de contos infantis. A capa também ficou bonita porém impliquei com a carinha de morta da modelo, mas após ler acho que ela até que representa bem a Branca do livro. E para quem gosta de marcadores, vem um destacável do segundo livro na orelha da contra-capa.

"Ela não tinha o amor nem a fidelidade natural do povo, mas soube como obter seu medo e respeito." (pág. 32)

Em resumo, gostei muito da ideia da história mas não tanto do desenvolvimento, apesar de o mesmo não ser de todo ruim. Pretendo ler os próximos livros, pois as ideias da autora são interessantes e quero muito conhecer os arcos de ligação das outras histórias. Dizem que o segundo já é mais maduro, então talvez goste ainda mais do que deste.

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/05/resenha-veneno.html

Michelle 24/06/2014

Fraco
Sou completamente aficionada por contos de fada. Principalmente pelo da Branca de Neve. Adoro ler versões diferentes da estória da princesa branca como a neve de cabelos escuros como ébano e lábios vermelhos. Achei interessante a ênfase dada a personagem da rainha, mas acho que ficou faltando alguma coisa para dar mais emoção. Não sei...
Outro ponto interessante é a figura do príncipe. Ele não preenche os requisitos do típico príncipe de conto de fadas. Assim como a princesa também foge dos padrões!

Cris 06/07/2014

Finais felizes não existem! Essa é a verdade...
Lilith, mais conhecida como a Bruxa Má, era temida no reino e seu principal desejo era se livrar de Branca de neve. Para ela, a bondade e a beleza da princesa a impediam de ser o que ela mais sonhava: A mais bela dentre todas.

Do outro lado, teremos uma Branca de Neve bem diferente daquela do desenho. Desinibida e viciada em cerveja, ela nem ligava para o título que carregava e pouco entendia dos assuntos ligados à realeza. Sua felicidade apenas se baseava em andar a cavalo e visitar seus amigos, os anões.

Ao longo dos capítulos, a madrasta arquiteta planos e mais planos com a finalidade de matar a princesa, até que um dia uma maça envenenada vira a grande arma para tudo... nem vou entrar em detalhes, creio que vocês já conhecem o restante da históia, mas... ela estará igual? Será que a autora não mudou nada? Claro que ela mudou, e mudou pra valer! Como será o "felizes para sempre"? Existe esse tal "felizes para sempre" tão clichê em contos de fadas?
Para desvendar essas e outras dúvidas, leia.

Neste primeiro livro, conheceremos em terceira pessoa um mundo diferente daquele que já conhecemos graças ao clássico mundo da Disney. Nos filmes e desenhos, sabemos que o bem sempre prevalece, sabemos também que o mal é algo diabólico, ou seja, deve ser destruído mas será que os vilões são tão ruins assim? Será que o bem deve vencer sempre? Questões como essas, aparecem quando lemos Veneno. Com uma narrativa mais sombria e até mesmo sexy, a autora muda (pequenas coisas) a história e prova a todos que os contos de fadas são para adultos. Com toda a certeza, fãs do seriado Once Upon a time e Grimm, vão amar o enredo apresentado, a autora soube mostrar e defender sua ideia ao escrever um livro com essa temática porém, não dou pontos positivos quanto à sua criatividade, para mim ela apenas ousou em cima de algo que já estava "esquecido" por nós adultos.

A trama é interessante, e personagens de outros contos acabam aparecendo ao longo dos ­capítulo, com inteligência e ousadia, Sarah Pinborough tece páginas chamativas e no mínimo curiosas.

Deixando de lado todo o contexdo textual do livro, devo ressaltar a diagramação das páginas, detalhes como este, dão um charme a mais, eu simplesmente amo esse cuidado que algumas editoras têm sendo assim, somando tudo, dou quatro estrelas para o primeiro volume da saga.

Já estou ansiosa para ler sua continuação. Agora conhecerei um outro lado da Cinderela. Será que me apaixonarei também?

Espero que tenham gostado, beijos!

Saleitura 27/11/2014

Repense seus vilões
Veneno é o primeiro livro da trilogia Saga Encantadas de Sarah Pindorough. Sou uma eterna apaixonada por contas de fadas e a autora nos reporta a história da Branca de Neve de uma forma mais adulta além de entrelaçar com outros contos como João e Maria e Aladim. De uma forma meio louca, com cenas fortes e personagens que fazem com que o leitor “Repense seus vilões”.

A rainha e madrasta, Lilith, era uma mulher jovem e bonita, quatro anos mais velha que Branca de Neve e isso a incomodava e mais ainda o seu comportamento infantil.
“Se a beleza de Lilith era etérea, então Branca de Neve era terrena. Rústica e sensual.”

Lilith é bisneta da bruxa que mora em uma casa de doces - Lembra-se de João e Maria? Ela sente ciúmes da princesa Branca de Neve que é amada por todos e não concorda que ela se vista como um homem. Passa todo o tempo cavalgando livre pela floresta indo sempre na casa de seus amigos os anões.

Como o rei partira para a guerra a rainha queria ensinar a princesa a ser uma dama para poder se casar e assim ficaria longe dela. Encomendou uma seleção de vestidos para a enteada com espartilhos mais rígidos e amarrações mais fortes para que após usá-los por um período percebesse como eram confortáveis os vestidos normais. Infelizmente chegou a triste notícia da morte do rei e com isso muitas coisas vão acontecer.

A rainha querendo o reino só para ela aproveita para comemorar o seu aniversário de 24 anos com uma festa onde convida as damas e os cavalheiros mais elegantes da cidade além de príncipes e nobres de todos os reinos aliados. Espera que a princesa se interesse por algum, mas casamento não estava nos pensamentos da Branca de Neve.

Pensando em como se livrar da princesa, seus soldados trouxeram um caçador acusado de caçar os veados brancos que pertenciam ao rei, aproveitando a oportunidade ela faz um acordo com o caçador de que ele matasse a princesa e lhe trouxesse seu coração e em troca ela não faria nenhum mal a ele. O encontro do caçador com a princesa é uma cena inédita neste conto apesar de ter poupado a sua vida, mas qual teria sido o motivo? O que será que aconteceu entre os dois?

Ele retorna com o coração para a rainha que acredita que ele matou a Branca de Neve, mas só que sua bisavó pegou o coração o provou do sangue e constatou que era o coração de um animal. Com isso a rainha revoltada com a mentira do caçador o transformou em um camundongo.

Branca de Neve está na floresta escondida na casa dos anões e no castelo a rainha está irada desejando vê-la morta, mas sua bisavó diz que o melhor é dar uma maçã enfeitiçada que só com o beijo do amor verdadeiro poderá quebrar a maldição. Como tudo nesta história é diferente o que será que a autora vai nos reservar para os momentos finais do primeiro livro desta saga? Será que Branca de Neve vai ser salva pelo seu príncipe encantado?
O que vai acontecer com o camundongo? Será que conseguirá quebrar o feitiço e voltar a ser o caçador?

É uma história de leitura fácil e rápida, mostra uma madrasta que não é tão má assim e é sempre orientada por sua bisavó que a meu ver é a responsável por todas essas loucuras neste conto de fadas. ´

Sexy, sarcástico e de prender a respiração!

Este livro foi cedido pela nossa parceira a Única Editora que nos brindou com uma capa linda, uma impressão cheia de detalhes, acabamento e encadernação perfeitos que completam a beleza dessa obra.

A história não termina por aqui e aguardem pelas resenhas dos próximos livros da Saga encantadas.

Resenhado por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/11/resenha-do-livro-veneno-saga-encantadas.html

Rusbis 28/11/2014

Confira a resenha de "Veneno" no canal literário Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=ddYfPe1Ljv4

Igor 01/12/2014

Um livro que poderia ser melhor
Veneno é um livro que encanta o leitor pela proposta e pela capa. Não é de hoje que vemos "remakes" de contos de fadas, alguns palváveis e outros... nem tanto. Felizmente, ou infelizmente, Veneno é um meio termo.
A partir de uma história bem saturada e que todos conhecem, Sarah Pinborough consegue refazer, sem exageros, e recontar a história de Branca de Neve. Sua versão é charmosa e romântica, por assim dizer, e não retira a essência da verdadeira história.
A história parece ser chamativa até o ponto que você começa a duvidar da carisma da Branca, uma jovem insossa e chata que lembra muito a protagonista de uma série de livros de vampiros cintilantes. Por muitas vezes você se pega desejando que a madrasta consiga o que realmente quer, pelo menos momentaneamente.
Mas fazendo uma crítica geral, Veneno possui uma história interessante e muito bem escrita, mas que peca em alguns pontos que podem ser vitais para alguns.
Nota: 3/5

Ana Luiza 10/12/2014

Velha história, novo olhar
Alguns diriam que ser uma rica e belíssima rainha, que detêm total poder e controle sobre seu marido e rei, é o suficiente para fazer uma mulher feliz. Lilith não poderia discordar mais. A rainha de beleza estonteante é provavelmente a pessoa mais descontente de seu Reino. Casada com um homem que lhe causa nada além de repulsa, Lilith passa a maior parte do tempo despercebida, tanto pelos súditos tanto pelo próprio marido: todos os olhos – e corações - do Reino pertencem à princesa que a rainha apelidara anos antes de Branca de Neve.

“As pessoas enlouqueceram. Branca de Neve, a rainha de seus corações. A garota que podia conquistá-los com algo tão simples quanto uma maçã. Tudo era tão fácil para a bela, adorável e perfeita Branca de Neve.” Pág. 13

Branca de Neve passa longe de comportar-se como uma princesa. Tudo nela, desde o modo como se veste e se comporta como um menino até sua personalidade amável, aventureira e simplória, mas, principalmente, uma beleza única que supera a sua, irrita Lilith profundamente. A rainha teve uma infância e adolescência sofrida, foi criada a mão de ferro por causa de seu posto de princesa e obrigada a se casar apenas para não acabar sendo queimada na fogueira quando seu pai descobrira que a filha e a mulher eram bruxas.

Quando o rei parte para a guerra, Lilith vê sua oportunidade de sair do segundo plano. A rainha sabe que nunca poderia ter o amor de seus súditos, então, resolve ter o seu medo. E seus planos de governo também se referem à Branca de Neve, que ela pretende transformar em uma dama para que se case logo e a deixe em paz. Mas suas investidas brutas acabam despertando a ira de Branca de Neve contra a rainha, a garota começa a acreditar que a madrasta está tentando assassiná-la.

Entretanto, por mais que Lilith odiasse a enteada por tê-la humilhado publicamente e por ser inocente e feliz enquanto ela nunca fora, a rainha não estava realmente desejando matar a princesa. Pelo menos não até o momento em que ela se percebe que, se tudo o que ela fez chegar aos ouvidos do rei, nada poderia salvá-la. Assim, a rainha toma o controle da cidade e pede a um caçador que fora capturado pelos seus guardas que traga o coração de Branca de Neve.

Todos sabem como a história caminha a partir daí, mas posso afirmar com certeza de que o final desse conto de fadas passa longe de ser bonitinho e feliz.

“- Traga-me o coração dela – disse com suavidade a rainha antes de fechar rapidamente o medalhão. – Ou você vai trazê-lo para mim, ou eu mesma vou arrancá-lo.” Pág. 93

Veneno é o primeiro livro da Saga Encantadas, que até agora conta com três volumes que podem ser lidos de forma independente.

Veneno traz o conhecido conto da Branca de Neve sobre um novo olhar. Diferente do que eu esperava, o livro não traz muitas mudanças ou novidades na história em si, apenas a conta com mais aprofundamento - exceto pelo final completamente inesperado e muito longe do conhecido “felizes para sempre”. Veneno consegue surpreender e me agradou bastante.

A narrativa em primeira pessoa da autora é excelente e flui com rapidez. O narrador onisciente entra na cabeça dos personagens e não só nos mostra o que eles estão pensando e sentindo, mas sua verdadeira natureza. Eu gosto de releituras que tragam algo novo e, apesar de não ter feito grandes alterações na história, a autora se aprofundou mais nos personagens. Tanto a Rainha Má, a Branca de Neve, o Caçador e até mesmo o Príncipe Encantado nos surpreendem com uma personalidade completa e complexa. Pinborough compensa a trama sem surpresas com personagens quase que novos e que soaram muito reais e humanos, e que mudam ao longo da história. Aqui os papéis de mocinho e vilões se misturam já que ninguém é completamente bom ou inocente.

Na verdade, a inocência passa longe desse livro. A conhecida história da Branca de Neve perdeu todo o seu caráter de “conto de fadas” e se tornou uma trama de fantasia envolvente e impactante, perfeita para amantes dos contos da carochinha, que, como eu, cresceram e não se convencem mais com as inocentes histórias que ouviam na infância.

A Lilith, claro, foi minha personagem favorita. Amei o modo como a autora a construiu, mostrando que a não só vida difícil a deixara dura e infeliz, mas também suas escolhas egoístas e vaidade exacerbada. Também adorei a Branca de Neve que, diferente do conto original, é uma garota selvagem e inconsequente. Branca de Neve não é totalmente inocente e grande parte do seu destino nada feliz é causado por suas ações. O Caçador foi meu segundo personagem favorito e gostaria que tivesse aparecido mais. Também adorei a avó de Lilith, que na verdade é a velinha bruxa da história de João e Maria. Amei que a autora tenha entrelaçado os diferentes contos de fadas!

Veneno é um conto de fadas para adultos, recheado de ironia e realismo, que traz cenas fortes, personagens de índole e ações questionáveis e final surpreendente. Estou louca para ler os próximos volumes da série, assim como outros livros da autora.

Quanto a edição, só tenho elogios. A tradução estava perfeita e a diagramação divina! Amei os detalhes no início e no final do capítulo, assim como as páginas amareladas de material mais grosso, o que passa a impressão de que se está lendo um livro antigo de conto de fadas. Essa capa é absolutamente divina, uma das minhas preferidas da minha estante! Apesar da posição e do corpo da modelo estarem meio estranhos, ela é simplesmente lindíssima, entretanto, apesar dos lábios vermelhos, pele alva e cabelos negros como a noite, não a imaginei como a Branca de Neve e sim como a Lilith.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/12/resenha-veneno-sarah-pinborough.html

Elline 26/12/2014

Resenha: Veneno - Sarah Pinborough.
Este livro conta a história da princesa Branca de Neve, de uma forma revolucionária e adulta. Nada daqueles clichês que ouvíamos quando crianças de princesinhas boas e finais felizes. O livro é fantástico, levando em conta que ao lê-lo, você se pergunta ao final: quem na verdade foi o grande vilão desta história?
Com a leitura você aprende que as princesas nem sempre possuem todo aquele requinte que se imagina, quando se pensa em um membro da família real.
No mais, outro fator que incrementa o livro, é o fato que indiretamente a autora entra em outros contos de fadas, sem mesmo mencioná-los, mas que você pode identificar facilmente pelos detalhes mencionados.
Enfim, vale muito a pena ler este livro, para quem gosta do tema, um conto de fadas na modalidade adulta e extremamente empolgante!!

Leilane 26/12/2014

O tipo de livro que pode se comprar pela capa e não se arrepender depois, pois a história é envolvente.
O primeiro livro dos três livros da Saga Encantadas, Veneno, centra-se na história da Branca de Neve dos Irmãos Grimm, mas com mudanças que o deixam mais adulto e, em minha opinião, no que diz respeito ao que impulsiona essa história – a inveja que a madrasta tem de sua enteada, Branca de Neve –, bem plausível.
O livro é em terceira pessoa, mas foca-se em cada personagem a cada capítulo ou trecho de capítulo. Ele começa com a narrativa de Lilith, uma mulher amargurada por ter se casado com um rei bem mais velho que tem uma filha a qual todos amam por ser belíssima e bondosa ao mesmo tempo. Ela também sofreu muito no passado por acusada de feitiçaria e, até hoje, apesar de sua beleza estonteante, seus súditos dizem que ela apenas se casou com o rei porque ela o enfeitiçou.
Lilith tem sim sangue de feiticeira e cada vez mais se entrega a magia, diferente de sua mãe que a negou. Ela está sempre atrás de artefatos mágicos, um deles é um espelho que sempre diz a ela que Branca de Neve é a mais linda mulher do reino, algo que só aumenta o sentimento de repulsa que ela tem pela enteada e faz com que ela queira que a filha do rei suma, case-se com algum príncipe e a deixe em paz em seu reino.
A narrativa também se alterna para a Branca de Neve, uma mulher vivaz e terrena de cabelos negros e pele muito branca – o apelido “de Neve” foi dado por Lilith que até hoje tem raiva por esse nome ter sido adotado por todos –, não há beleza que se compare a ela e ninguém é tão amado no reino quanto ela. Ela é muito amiga dos anões das minas que são seus companheiros mais fiéis e farão de tudo por ela. Branca de Neve não entende o ódio de sua madrasta, ela sempre acredita no melhor das pessoas, mas conforme Lilith fica cada vez mais fechada e com sede de poder, mais ela quer que ela suma, por isso ela se vê obrigada a fugir, mas maldições podem vir nos formatos mais inocentes possíveis. Outros personagens que também tem foco na narrativa são o caçador, um dos anões, a bisavó de Lilith e o príncipe – sem contar que Alladin também aparece, mas não é nada convencional.
Decidi ler Veneno porque a sinopse prometia algo bem diferente, então fiquei um pouco irritada conforme lia a história e tudo parecia muito linear e similar ao conto original, foram poucas coisas que mudaram e tudo realmente se modifica mais para o final desse livro, mas são justamente as pequenas diferenças iniciais que meio que contam a intenção da autora, ou seja, eu descobri o rumo da história muito antes de chegar à conclusão desta, não que outras possibilidades fiquem de fora e acho que é esse justamente o fator que impulsiona o leitor a ir até o final, mas acho que a autora deixa as pistas muito em destaque e, para mim, não foi surpreendente, apesar de ser plausível e uma releitura interessante.
O que mais gostei foi que a autora retratou relações interpessoais de forma mais realista até que os contos de fadas originais – sequer estou comparando ao da Disney aqui –, sim, eles são apenas histórias de fantasia, mas isso não significa que não são representações do comportamento humano e com humanos o amor nem sempre é tão simples quanto esses contos retratam.
Achei a capa lindíssima – ficou muito parecida com a descrição da cena no livro – é o tipo de livro que pode se comprar pela capa e não se arrepender depois, pois a história é envolvente. Recomendo a série para quem quer saber como uma história que já foi contada de tantas formas diferentes pode ainda ser recontada de uma forma um tanto inusitada.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/01/07/veneno-sarah-pinborough/