Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Batata 26/01/2015

Repense seus vilões.
Não vá esperando um conto de fadas, afinal, essa história não é para crianças. Logo de início começa com uma cena um tanto adulta. Depois que sua esposa morreu, o rei casou-se novamente. A nova rainha era etérea e assim que o rei partiu para a guerra com o reino vizinho, a bela mulher tomou o poder. No instante em que ele partira, a garoa transformou-se em tempestade e um silencio sombrio envolveu o castelo. Lilith, aprendera com sua bisavó a arte da feitiçaria, além da sedução inata de mulher.

Branca de Neve tinha um coração puro, mas a carne ardente em desejo. Era livre e selvagem e sua beleza só agrava isso. A rainha invejava pela beleza natural e ordenou a um caçador que trouxesse seu coração. Ao encontrar Branca, nua, da forma mais pura a nadar, repensou se o coração da moça valia sua sobrevivência. Sem vergonha ou pudor, Branca deixou-se olhar. Ele aconselhou a fugir, mas ela não fugiu tão fácil, não antes de tê-lo por entre as pernas.

O caçador entrega a faca ensanguentada e o coração, mas não conta que a avó da feiticeira está na espreita e descobre ser o coração de um veado. Por tamanha traição, o caçador é transformado em um camundongo. A velha saiu para floresta a fim de achar Branca, em posse de uma maçã vermelha e brilhante. Os anões voltavam da floresta quando viu a garota levar algo na boca, antes que pudessem gritar, ela caiu sem vida no chão duro.

Os anões perceberam que ela não mudava, mesmo depois de dias. Não podiam enterrá-la, então fizeram um caixão de vidro e a deixaram lá. A vestiram com sedas rosa, por mais que ela odiasse e preferisse as calças de montaria. Um estranho homem ferido foi encontrado na floresta, e os anões trataram dele. Ele viu Branca, e apaixonou-se por sua beleza no mesmo instante. Sonhador costumava contar o quanto ela era mais bonita ainda em vida. Porém, a rainha tinha olhos por toda região, com seus os corvos enfeitiçados.

Ela emaranhou-se com a guarda real na floresta a fim de reaver o corpo de Branca de Neve. Com o mito de que a princesa apenas desaparecera, procurou por todo o reino. Bateu à porta dos anões, Sonhador atordoado atendeu, e com medo, convidou-a para procurar na casa, mas ela prosseguiu a busca nas outras cabanas. O estranho apaixonado pela princesa estava de partida, e o anão implorou para que ele a levasse com ele.

O príncipe partiu com Carrancudo e Sonhador, e os três transportaram a princesa em uma carroça. No percurso a carroça tombou, e ouviram um estranho barulho vindo do caixão. Branca de Neve olhava para eles atônita enquanto cuspia a maçã que ficara presa em sua garganta. No mesmo instante, o viajante a pediu em casamento, e depois de certo tempo ela aceitou. Casaram-se no dia seguinte em uma igreja da aldeia que ficava no caminho para o reino dele.

Confira o texto na íntegra, com fotos e críticas sobre a obra no site do blog.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2015/01/resenha-veneno-saga-encantadas-sarah.html

Nerd Book's 29/01/2015

Saga Encantadas
Quem disse que contos de fadas são apenas para crianças? Eu, aos 20 anos de idade, acabei de ler uma história com princesas e reinos distantes, com os príncipes encantados e seus cavalos brancos. Contos de fadas nunca saem de moda e a prova disso é o sucesso que séries de TV como “Once Upon a Time” andam fazendo. A verdade é que está cada vez mais comum vermos nas estantes das livrarias algumas adaptações e releituras daqueles contos de fadas que crescemos lendo e vendo os filmes. Foi por isso que essa saga me chamou atenção.

Em Veneno temos um novo ponto de vista de uma história que conhecemos bem, a de Branca de Neve, os anões, a madrasta má e seu espelho mágico que insiste em repetir que Branca de Neve é a mais bela do reino.

A madrasta má, que até então não ficava tão em evidência na história original (exceto pela sua inveja e maldade em amaldiçoar Branca de Neve com a maçã envenenada) é o ponto principal da trama. Lilith é descrita como uma beleza estonteante e conhecida por todo o reino como a Rainha de Gelo.

Sem muita novidade, ela morria de inveja de Branca de Neve, um espírito livre que cavalgava pelos campos, era a mais bonita do reino e o melhor, tinha o amor e admiração de todos.

Aproveitando da ausência do rei (que saiu em guerra), Lilith modificou tudo no castelo, fazendo com que Branca de Neve ficasse sob seus comandos.

Na realidade, a história é a mesma que já conhecemos e o enredo segue como “manda o figurino”, com direito à maçã envenenada e tudo mais. O que muda é a forma como a história nos é contada; conhecemos algumas fraquezas da rainha e também do que ela é capaz.

Em alguns momentos, vemos ligeiramente peças de outras histórias, como os sapatinhos de cristal da Cinderella que estavam na posse do Caçador e também a velhinha de João e Maria (sim, aquela da casa de doces) que nada mais é do que a bisavó da Rainha Má. Outro personagem mencionado em Veneno é Aladdin (descrito de uma forma não muito amigável).

A Branca de Neve de Veneno também é totalmente diferente daquela que eu conheci na infância, sem mencionar o Príncipe Encantado (que, cá entre nós, me surpreendeu de uma forma nada boa).

No fim, o que eu pude perceber é que a Saga Encantadas quis nos contar as histórias de uma forma mais adulta. Para ser bem sincera, não aconselho a leitura por crianças, a história pode ser a mesma, mas a forma em que é contada, com um toque sensual e personalidades fortes, é bem diferente da versão que ouvimos na infância.

site: nerdbooksblog.wordpress.com

Roberta Fortes 29/01/2015

E Pq não???
Comecei a ler cheia de preconceitos e não é que gostei??

jacquelineavzcalado 30/01/2015

Surpreendente!
Comprei porque já tinha ouvido falar muito bem da saga pelos clubes de leitura no facebook. No começo achei meio chato, mas depois de algumas páginas, simplesmente me surpreendi!
A saga em si retrata de um jeito diferente que nem tudo é o que parece e que contos de fadas podem sim ser para adultos!
Tem ação, romance, um pouco de erotismo e muito aprendizados, como todo livro!
Vale muito a pena ler, afinal: "Além da morte, a única coisa que dura para sempre é o amor verdadeiro."

Érico 03/02/2015

Surpresa...
Comecei a ler esse livro com um pé atrás,mas essa desconfiança evaporou depois de ler o primeiro capítulo,gostei muito da releitura dos personagens,de como eles ficaram mais "humanos",valeu muito a leitura...

Tayana Alvez 04/02/2015

Branca de Neve, Destilando seu VENENO
Branca de Neve:

A princesa amada do reino. Tão linda, tão formosa e com o corpo tão escultural quanto Lilith, porém, com carinho, simpatia, amor, e real preocupação com o próximo, Branca de Neve acabou conquistando o amor de todos, legal e lealmente, inclusive do espelho mágico de Lilith. Branca de Neve era linda, livre, leve e solta, e se você não está preparado para um princesa do século XXI, não leia este livro.
Por baixo dos spoilers imensos que eu gostaria de dar e não posso, está a maior indignação:
Ter sido obrigada pela autora a imaginar a branca de neve pelada.

Minha infância nunca foi tão corrompida antes. Após Branca de Neve perceber que:
A)a Rainha a odiava. B) nada mudaria isso. C) a Rainha era má por causa da sua infelicidade em seu casamento. D) a Rainha queria fazer com que ela se casasse e caso isso não acontecesse ela morreria. Branca de neve decidiu fugir e morar com os anões, que já eram seus amigos, assim como todos do reino.

Os anões desta releitura são a melhor parte. Era intrínseco que sempre existia a duvida:
"Só existem sete anões no reino?"
Em Veneno, nós temos várias pequenas colonias com anões que trabalham para manter os minérios do reino. E Branca de Neve se esconde na casinha de uma dessas pequenas colonias, apesar de amar a todos, ela tinha mais intimidade com anões dessa casinha.

Após o clichê da maça mordida e da entrada do príncipe na história você até acredita que ainda existem esperanças para o livro.

O príncipe se encontra ferido e os anões o deixam junto ao caixão de vidro de Branca de Neve enquanto ele está sob os cuidados dos anões. Com o tempo e as histórias contadas pelos anões, o príncipe acaba se apaixonando pela moça, curiosamente, o desfecho dessa história é magnificamente incrível, principalmente com o que acontece durante a noite de nupcias do casal.

Você com certeza nunca imaginou uma Branca de Neve assim, um Príncipe assim NUNCA passou pela sua cabeça, e não importa quanto tempo depois de Lilith se fazer apenas coadjuvante na história você ainda lembra, do quarto onde ela passava a maior parte do tempo sozinha, e de como ela encarava os sapatinhos de cristal que ficavam na estante.

site: tayletitshine.blogspot.com/2015/02/branca-de-neve-destilando-seu-veneno.html

Stefany 11/02/2015

Contos de fadas adultos, será que cola?
Gente, estou simplesmente apaixonada por esse livro. Li várias resenhas maravilhosas que me fizeram ficar encantada (sintam o trocadilho) sem ainda nem mesmo ter lido. Admito que em certa parte da história eu desanimei, achei que tinha ficado meio chatinho e tal, mas aí a autora foi lá e me surpreendeu, novamente.
O enredo, basicamente, é focado na Branca de Neve e sua madrasta Lilith, que após uma viagem do rei decide dar uma "mudada" no reino e impor suas vontades. É aí que tudo começa.
Tudo no geral é baseado no conto original, mas Sarah tem uma maneira própria de unir vários outros contos como se fossem um só, e ainda por cima, mostrar de forma bem realista que talvez príncipes e princesas não sejam tão perfeitos como parecem, e as madrastas nãos sejam de todo más.

Não imaginei que fosse me surpreender tanto com um livro baseado em um conto já existente, pensei que fosse mais uma adaptação legalzinha e pronto. E não foi bem assim.

Rayanne Costa 11/02/2015

Contos de Fadas para Adultos
Uma das coisas que me chamou a atenção assim que vi este livro foi a beleza da capa. Com uma representação da própria Branca de Neve, a capa faz enorme referencia a seu conteúdo. Além disso, o material e o acabamento é de ótima qualidade, o que conta a favor da editora.
Veneno é o primeiro volume da trilogia encantadas, que tenta recontar os clássicos contos de fadas numa releitura adulta DE VERDADE. Diferente das versões desenvolvidas recentemente, esse livro trás a narrativa de modo a não se direcionar ao publico infanto juvenil (definitivamente crianças não captarão a mensagem plenamente e os pais, pressuponho eu, não irão permitir o acesso) e sim para o ‘young adult’ ou para adultos de um modo geral, apesar de focar no sexo feminino.
Cada volume foi escrito de modo a poder ser lido individualmente e fora da cronologia. Ou seja, um, não necessariamente, precisa do outro para ser compreendido e a ordem dos acontecimentos no tempo é iniciada no ultimo livro, sendo então seguida pelo primeiro e enfim o segundo. Assim o leitor tem o poder de escolha de por onde deseja começar e terminar. Os títulos dos capítulos que merecem destaque, como ‘Nada bom vem de uma velha bruxa’ (adorei esse).
Sobre a estoria, começamos com o clássico embate rainha má (aqui denominada Lilith) e Branca de Neve, mas durante a narrativa personagens e referencias a outros contos surgem pra complementar o enredo, alem dos clássicos personagens como os anões, o caçador e o príncipe.
Enquanto Lilith resplandece a beleza e um modo de agir frio, Branca de neve é calorosa e amigável, o que gera diferença de tratamento entre elas pelo povo do reino e consequentemente uma relação confusa e instável. Sarah se destaca aqui ao humanizar Lilith muito bem. Ela não se esquivou de justificar os atos vilanescos, o que sempre acho valido. Afinal porque a rainha faria o que faz a doce Branca?
Quando o rei então parte pra mais uma guerra e deixa Lilith no comando as coisas se intensificam. Quem se saIrÁ melhor? A gélida Lilith ou a calorosa Branca? Numa narrativa fluida, Veneno é um daqueles livros que se lê em uma sentada/dentada e que consegue fazer o que a maioria das adaptações dos contos de fadas promete e não cumpre, uma perspectiva adulta dos fatos.

site: http://gdvnus.com/resenha-veneno-de-sarah-pinborough/

Grazi Lemos 11/02/2015

Em "Veneno" é contada a história de branca de neve, de uma forma que é completamente diferente da história original, mas o mais interessante é o fim da história de Branca de Neve é totalmente diferente da história original, o romance é bem diferente e não termina no livro "Veneno", termina apenas no "Feitiço", então o primeiro livro termina meio "fraco", justamente pra ter o final da história no segundo livro.

site: http://www.frescurasdemulherzinha.com/2015/03/saga-encantadas-veneno-feitico-e-poder.html

Tammy 14/02/2015

E viveram felizes para sempre?
Veneno foi um livro que me prendeu do início ao fim. O li em apenas um dia, movida pela curiosidade que a história é capaz de despertar. Levou 5 estrelas por este motivo e pela criatividade da autora.

Uma verdadeira desconstrução do estereótipo de princesas (o que achei sensacional) e dos próprios contos de fada, conta a história da Branca de Neve de uma maneira diferente, mesclando magia, vingança, mistério e uma pitada de sensualidade, com partes dedicadas para adultos, porém, sem muitos exageros – o que achei muito positivo.

O leitor é levado a esperar pelo comum “e viveram felizes para sempre”, mas os últimos capítulos apresentam reviravoltas impressionantes que me surpreenderam muito.

Pelo final, imagino que o desfecho desta história seja apresentado no segundo livro da saga, Feitiço, que já estou ansiosa para ler.

Jeniffer Viana 18/02/2015

Veneno - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-veneno.html

Giovana | Blog Dei um Jeito 21/02/2015

Um tanto igual, um tanto inovador
Li esse livro sem nem dar uma olhada na sinopse, "porque sinopse é um spoiler permitido", e foi até interessante, algumas palavras indiscretas depois e um tweet, descobri que o foco do livro era uma pegada mais sarcástica e ousada da história da Branca de Neve, há descrições um tanto pervertidas e cenas hot. A história é cheia de referências, principalmente dos podres, de outros contos de fadas.

A madrasta sedutora após a partida do pai da Branca para a guerra quer dominar seus súditos no modo do medo e matar sua bela selvagem enteada, Branca de Neve. Ela completa seus objetivos, com a Branca deu um pouco mais certo na segunda tentativa, em que os anões a colocam em um caixão de vidro, em que um príncipe se interessa por ela nesse estado, normal né gente? E acontecem mais outras coisas :P

Para quem tem uma paixão pelos contos de fadas e nenhum preconceito com novas versões, divirta-se. A leitura é envolvente, tem um desfecho inesperado e uma boa pegada para o livro seguinte. Para aqueles que a capa vale muito na hora da escolha, o livro atende as expectativas.

Só dei 4 estrelas nesse primeiro livro pois a história ficou muito igual a original até a página 100 mais ou menos, a partir daí a autora conseguiu o que queria, ficando bem legal a história com um fim surpreendente que te faz sair correndo atrás de Feitiço, 2º volume da trilogia.

Rê. 28/02/2015

Promoções em sites de compras, sempre me possibilitam leituras novas e foi em uma dessas promoções que conheci Sarah Pinborough, autora da Saga Encantadas.
Li o livro 1, Veneno e na capa já há a chamada: “Repense seus vilões”...

A história é uma adaptação do conto de fadas A Branca de Neve. No começo é muito do mesmo, rei viúvo, com uma filha belíssima, casa-se como uma jovem bela, invejosa e sedenta por poder. Até aqui, é tudo muito do mesmo, mas seguindo na história, percebi que a autora segue uma linha da série Once Upon a Time, os personagens de outras histórias, se conhecem, tem laços sanguíneos e convivem, por exemplo, a rainha madrasta da Branca de Neve, é bisneta da bruxa má da história de João e Maria e muitas outras ligações aparecem na história.
A história, não surpreende muito, mas é gostosa de ler, é uma história para adultos, é sensual, mas nada que choque.

Recomendo a história, mas com ressalvas,... é só mais uma adaptação de contos de fadas para adultos.
Repense os seus vilões, mas não elimine seus contos de fadas.

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/a.326247884141869.60239.326245447475446/618149264951728/?type=1&theater

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/01/tv-amados-livros-veneno-saga-encantadas.html

Miria80 05/03/2015

Final decepcionante
Até pouco mais do meio do livro, eu jurava que daria 5 estrelas para o livro, pois estava apaixonada pela história. Mas, perto do final, eu percebi que a autora ''cagou'' bastante nos novos rumos que a história pegou. Mas eu gostei do livro, embora o final tenha me decepcionado muito!