Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Cami ð 01/02/2021

Narração muito rápida!
O livro conta a história sobre a Branca de Neve e os Sete Anões em uma perspectiva completamente diferente a qual temos a representação de uma Branca de Neve mais moderna, beberrona e livre ("Se a beleza de Lilith era etérea, então Branca de Neve era terrena. Rústica e sensual"). Seu pai sai em guerra e ela acaba ficando sob os cuidados da sua madrasta Lilith que claramente odeia bastante a enteada e chega ao extremo de mandar um caçador atrás dela para matá-la. Isso obriga a princesa a correr para se abrigar com os Sete Anões. Todavia, o que ela não esperava era ser enfeitiçada por uma maçã e adormecer para sempre ? ou quase!

No entanto, muitas coisas acontecem nesse livro em um curto espaço de tempo, o que mal dá para o leitor respirar e se acostumar com tudo. Sei que em um conto de fadas, magicamente os personagens se apaixonam muito rápido, mas existem formas e formas de se tratar esse tipo de coisa e a autora não soube administrar isso muito bem, tornando tudo demasiadamente efêmero e passageiro. Mesmo assim, devo admitir que a ideia da história é interessante e acabou com um final MUITO inesperado, o que compensou um pouco a narração pobre da história.

Se depender deste livro somente, eu não recomendaria para ninguém porque eu mesma não gostei muito. Porém, como já li os demais da trilogia, digo que vale a pena, principalmente pelo segundo livro que é fantástico. Por isso, se está procurando uma leitura para se livrar de uma ressaca literária, esse é um bom livro, afinal, ele é pequeno e prático e dá pra ler em uma tarde! Aproveite.

Duda 11/09/2020

O livro é bom. Não é incrível nem nada, mas bom.
Eu achava que a história seria mais diferente.

_Biiasn 17/08/2022

Acho q se eu tivesse lido enquanto fosse mais nova teria amado!
É diferente, uma releitura q mostra que nada é perfeito! Mas se me perguntarem se é bom não saberei responder! Mas sobretudo é uma leitura rápida e chega até a ser divertida!

Giulia29 11/09/2020

Decepcionada
O final foi tão fraquinho e sem nexo :/

gleicepcouto 11/06/2014

Gosto de contos de fada. Tanto os originais quanto as versões cor-de-rosa da Disney. Acho que ambos têm os seus objetivos e os cumprem bem. O mesmo vale para as versões modernas. Gosto de conferir como as histórias podem ser "atualizadas". Ideias bacanas podem surgir dai. Afinal, todas as histórias de uma forma ou de outra beberam da fonte dos contos de fada, não é mesmo?

Então, foi com curiosidade que peguei Veneno (Editora Única) para ler. O livro é o primeiro da trilogia Encantada e faz o maior sucesso na Inglaterra, onde a autora, Sarah Pinborough já é best-seller. Ela, que apenas se dedica apenas à escrita, também é conhecida pelos seus trabalhos de roteirista.

A narrativa do livro é de fácil leitura, pois é ágil e simples. Li o livro de uma tacada só. Apesar da pegada YA, é sessão da tarde, sabe? Entretém. As modificações que Sarah fez focaram bem o público. Então, temos uma Branca de Neve bem "espertinha" (por assim dizer); uma madrasta má mas com alguns traços "perdoáveis"; um caçador bonitão; um príncipe que... (sorry, mas sobre ele não posso falar muita coisa); e os anões, é claro (estes continuaram chatos pra mim, rs).

Ah, e sim. As cenas picantes estão lá também. Uma, em especial, me deixou meio que surpresa. É que não espera ler uma cena de sexo na página cinco do livro. Pensei que só daria isso: "E lá vamos nós...". Já me preparava psicologicamente para ler várias cenas de sexo criativas. Não foi isso o que aconteceu. Ao longo do livro, ela pegou bem mais leve e mostrou que o foco não era esse. A impressão que tive foi que ela só queria chocar mesmo, como se dissesse "Posso tudo na minha versão do conto". Ainda acho que ela poderia ter mostrado isso de outra forma (o que acabou acontecendo de uma forma ou de outra...). Mas é aquilo: foi uma escolha dela fazer assim e é uma minha ter achado desnecessário.

O que mais gostei foi como Sarah interligou histórias diferentes no final. Fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer na continuação, Feitiço - já publicada. Também não esperava aquele desfecho. Ele fez jus ao que lemos logo na capa: "Repense seus vilões".

A editora está de parabéns pela diagramação. A capa é belíssima e as folhas internas possuem detalhes no início e final de cada capítulo. Na orelha da quarta capa há ainda uma imagem que pode ser destacada e utilizada como marcador. Gostei.

Por fim, Veneno é um livro que alcança o seu objetivo: entretém o jovem atual falando a linguagem dele, usando as fórmulas das quais gosta. Algumas coisas funcionam melhor que outras, mas, no geral, a leitura é bem fluida.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-veneno-sarah-pinborough-unicaeditora/

Cami Sanches 11/07/2020

Mais em: @encantodafuga!
"Era uma vez... Uma releitura de conto de fadas original e intrigante. Mas, espera... até que ponto uma releitura pode realmente ser original, considerando o quão tênue é a linha entre o desconexo e o original propriamente dito? A autora conhece esse limite? Se conhecesse, ela o ultrapassa?"

Esse foi o meu principal questionamento durante toda a leitura de Veneno. Durante grande parte do livro (diria que 3/4 do mesmo) eu falaria tranquilamente que a autora não reconhece esse ponto e, até, que não faz nem ideia de onde procurar por ele. Diria que ela compartilha da minha dúvida, que não conhece o mesmo também! Tudo que eu queria era que o livro me desse respostas e cada vez mais parecia que ele só afirmava e fortalecia minha dúvida. É, parecia que, com base naquilo que eu lia, não tinha forma de uma releitura soar original, soar novo, soar bem e me surpreender do jeito que eu queria que soasse e me surpreendesse.

Sentia a leitura extremamente genérica, sentia as escolhas que a autora agregava ao rumo da história, que se interligava com outros contos, de forma muito desconexa e pouquíssimo natural, sentia uma escrita que se mostrava muito fácil, rápida e fluida sim, mas bastante falha em relação a originalidade e profundidade... É, eu não estava seguindo muito no mesmo tom que a narrativa, não estávamos funcionando muito bem, não estávamos dando certo. Haviam personagens e personalidades que me interessava muito, como a rainha e os anões retratados com tamanho sofrimento nessa história. Em minha opinião, histórias que agregariam de forma absurda para a narrativa... Elas também não foram muito aprofundadas.

Tudo bem, tudo bem, eu preciso ser justa! Admito que esse aprofundamento que eu esperava talvez não combinasse tanto assim com a proposta da autora, assim como admito que já comecei minha leitura rodada de uma certa áurea de preconceito que pode ter aumentado o tamanho das minhas exigências a medida que baixava minha expectativas.

Tentei, mutas vezes, levar essa leitura até o final, e por alguma razão nunca consegui, algo sempre me impedia de continuar.É verdade que a leitura é muito fluida, baseado em uma escrita simples e diagramação confortável, mas eu nunca progredia muito, e acredito que isso acabou gerando uma grande mistificação em cima do livro, o que cortou para quase zero minhas expectativas. Quando recomecei a leitura, só tinhas duas delas: ir até o final para que pudesse (até que enfim) ter uma opinião bem formulada assim como me deparar com uma Branca de neve diferente, uma princesa mais humana, talvez com certa malícia, com uma postura menos angelical e passiva, como vemos na personalidade do conto original, e atitudes mais ativas, que me surpreendessem.

As duas foram atendidas. Achei sim, em meio a leitura, uma Branca de Neve renovada, forte, surpreendente a seu próprio jeito. Confesso que não foi o modo que eu esperava ver essa mudança de personalidade, o que só contribuiu com um quê a mais de surpresa. Confesso, também que no decorrer do livro julgava quase impossível gostar dessa personalidade por traços um pouco chatos e incômodos... Mas fiquei muito satisfeita ao fim. Vale lembrar que Veneno é o primeiro livo de uma trilogia. Se lerei os próximos? Realmente não sei.

O que eu realmente sei é que, no final de todo o livro, a resposta para a pergunta que comecei essa resenhando aqui mudou, acredita? Porque eu mal acreditei! Passei grande parte do livro em uma negativa crescente a ideia de que o livro poderia trazer originalidade para , ao final da leitura, perceber que poderia sim! Do seu próprio modo, a seu próprio estilo. E foi isso que aumentou um pouco mais a nota, assim como questionamento muitíssimos interessantes, em minha opinião , que o final da narrativa levanta: Como surgem as paixões? Como elas se sustentam perante a realidade? Como o sofrimento pode ditar o rumo de uma vida? Como lidamos com nossas próprias ilusões? A que extremos podemos chegar para que as mesmas sejam mantidas?

É, me parece que, no final mesmo, pude absorver dessa leitura muito mais do que julgava possível!

site: https://www.instagram.com/encantodafuga/?hl=pt-br

viccastelo 23/04/2020

Veneno, Saga Encantadas, de Sarah Pinborough
A “Saga Encantadas” despontou com a premissa de uma releitura mais sombria dos contos de fadas, cujos personagens não possuem a mesma natureza intrínseca dos arquétipos com os quais estamos acostumados desde a infância. Estas novas versões seriam mais complexas, verossímeis e realistas, ou seja, mais fidedignas a um ser humano real, que nunca foi exemplo de perfeição e tampouco se enquadra no estereótipo de “totalmente mau ou bom”, rompendo assim com a figura idealizada e tanto propagada pela nossa querida Disney.

@literalandiaofc

site: https://literalandia.tumblr.com/post/615352054431547392/resenha-veneno-saga-encantadas-de-sarah

Luiza.Montz 29/04/2022

Esse foi meu primeiro livro
Foi meu primeiro livro lido e super me envolveu, principalmente por estar no universo fantasia. Eu até que li muuuuito rápido! Somente em três dois e meio! eu nunca li algo tão rápido! Esse livro é uma obra prima ??

cattess 06/06/2022

Tudo o que ela queria era o coração dela.
esse livro só foi me agradar quase no final... ele não se distanciou quase nada da história da branca de neve e isso me deixou entediada. era mesma história só com mudanças no vocabulário e nas personalidades aqui e ali.
mas apesar de tudo isso, é uma leitura que flui bem e também é rápida.
depois que passa toda aquela normalidade fica mais interessante, a gente passa a se surpreender com o que acontece a seguir. sem saber ou adivinhar o que ia acontecer.

jacquelineavzcalado 30/01/2015

Surpreendente!
Comprei porque já tinha ouvido falar muito bem da saga pelos clubes de leitura no facebook. No começo achei meio chato, mas depois de algumas páginas, simplesmente me surpreendi!
A saga em si retrata de um jeito diferente que nem tudo é o que parece e que contos de fadas podem sim ser para adultos!
Tem ação, romance, um pouco de erotismo e muito aprendizados, como todo livro!
Vale muito a pena ler, afinal: "Além da morte, a única coisa que dura para sempre é o amor verdadeiro."

Rosália Salvatore 06/06/2020

Ola galerinha,hoje vamos falar sobre um livro que na verdade é uma releitura do conto de a Branca de Neve e os sete anões, como eu já disse em outro post eu amo contos de fadas.
Aqui nessa história iremos saber um pouco mais sobre a Rainha Má e o porque de ela ser assim e eu garanto que é bem diferente da história da nossa amada Regina em Once Upon At Time, eu senti uma certa peninha da Rainha e achei a Branca muito sem graça, além de tomar umas atitudes muito idiotas.
Durante a leitura eu senti falta de mais detalhes sobre a vida dos anões, talvez seja porque eu sempre amei os do filme da Disney e eles tinham mais evidencia, o príncipe é um idiota, sério eu realmente odeio esse cara e tenho certeza de que a autora quer que não gostemos dele.
O livro é bem curtinho e eu achei a narração um pouco lenta, as vezes senti falta de mais detalhes, mas quando terminei o livro o final foi sensacional e me deixou louca de curiosidade para os próximos livros, e já sei que é sobre outros contos de fadas e eu estou rezando para que elas se conectem e me deixe saber o que aconteceu depois desse final de Veneno, galerinha leia esse livro porque é incrível, ele tem seus defeitos mas quando chega no final você fica com aquele gostinho de quero mais.
Bem é isso por hoje meus amores, comentem e me digam o que acharam do livro?

site: https://www.instagram.com/cortedesussurros/

Flávia 23/07/2020

Muitoo boom!!
Bem interessante esta versão.

Raio 02/04/2022

Que final foi esse ???? Estou torcendo muito que tenha alguma ligação nos próximos livros. Fique confusa demais e com ódio desse príncipe seboso. No fim, só queria que a rainha assumisse seu amor a branca de neve e as duas ficassem juntas ... Kkkkkkkk

nichodaIsa 26/07/2020

Li em praticamente um dia. Uma boa leitura, é bom ver a história sendo contada de outra forma. Bem interessante, me surpreendi com o final. Já quero ler o próximo

Isabelly8 11/06/2022

É uma versão dark de a branca de neve, achei interessante, não é nada de maravilhoso mas gostei da história como um todo. É uma leitura pra um único dia passar o tempo e tals