De Volta aos Quinze

De Volta aos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - De Volta aos Quinze

looh 25/02/2022

De volta aos quinze
Foi um dos primeiros livros que me deu vontade de voltar a ler, a forma como a Bruna fala sobre a cidade natal de Anita e sobre sua vida me fez sentir representada várias vezes, eu simplesmente amei essa leitura

Thonga 13/05/2021

Simples e envolvente
Uma escrita de certa forma mais consistente proporcionando uma leitura mais leve, com menos frases de efeito e história mais madura. Roteiro interessante, bem concatenado e bem fluido, fazendo com que a leitura não ficasse cansativa.

Nos momentos finais acredito que todos fiquem com a expectativa de que aconteça aquilo mesmo e mesmo assim consegue a façanha de nos deixar apreensivos e com umas sensações difíceis de descrever.

Leitura que valeu a pena e ultrapassou minhas expectativas!

Izabela 16/01/2014

De Volta aos Quinze
Normalmente eu devoro livros, um atrás do outro se sobra tempo, mas em alguns raros momentos eu fico dias sem conseguir levar uma leitura para frente. Infelizmente isso acontece com os livros que não combinam muito comigo, acho que essa vai ser uma das resenhas mais complicadas de escrever, normalmente fico sem palavras quando o livro é muito bom, mas o que fazer quando ficamos sem palavras por não querer falar mal de um livro? Eu respeito muito o trabalho de todo e qualquer autor, afinal, ele gastou um tempo precioso de sua vida para compartilhar com alguns leitores uma história, mas o fato é que esse livro complicou muito para meu lado. Eu adoro a Bruna (autora do livro) como blogueira e até como pessoa (pelo que vejo no facebook e twitter dela), mas realmente escrever um romance não foi a melhor escolha da vida dela.

O livro conta a história da Anita, uma mulher de 30 anos que depois de alguns problemas no casamento da irmã acaba entrando no link do seu antigo blog, de quando tinha 15 anos, e volta no tempo. Ela volta exatamente para o priemeiro dia de aula no ensino médio e, achando que era seu dever, resolve mudar algumas coisinhas em seu passado. Depois de algumas horas ela acaba mais uma vez olhando para seu blog e por conta de alguma interferência (mágica?) ela volta para o presente e descobre que suas ações no passado tiverem reações bem grandes em seu presente. No meio de toda essa bagunça de passado e presente ela ainda descobre que está apaixonada por seu melhor amigo de uma vida, Henrique, mas ela só percebe isso quando o vê com outra. É aí que ela resolve voltar mais uma vez no tempo e investir no menino desde cedo, e é claro que essa ação no passado teve uma reação três vezes maior no presente.

Isso é algo meio lógico, toda ação tem uma reação. Tudo que Anita fazia de diferente eu seu passado refletia em seu presente. Nem sempre da forma que ela queria, para falar a verdade, nunca da forma que ela queria. O livro continua enquanto ela tenta arrumar sua vida, ou pelo menos, o que uma vez foi sua vida. Ela já não se reconhecia no espelho de tão diferente que estava, seus amigos já não eram mais os mesmos e até o emprego ela tinha perdido. Ok, ela faz um amigo novo que fez algumas coisas valerem a pena (um dos poucos personagens que realmente me deu vontade de seguir a leitura, o Joel), mas isso é um detalhe. O dever de Anita é arrumar tudo e correr atrás da vida dos sonhos dela. Mas é bem mais complicado do que parece, ainda mais quando um blog mágico fica te levando para viagens no tempo sem avisar.

O livro é o primeiro de uma trilogia, mas na minha pequena e humilde opnião poderia ter terminado no último capítulo desse livro mesmo (não no epílogo, no pultimo capítulo). Algumas pontas ficariam soltas? Talvez, mas pelo menos evitaria outro livro "não-devorável" como esse. Se eu fiquei curiosa com o que pode acontecer no próximo livro? Sim, mas não por conta da personagem principal, o que me preocupa mais são os dois amigos dela. Os personagens, não são muitos, são um pouco vagos. Sabemos que os meninos do livro são perfeitos, com corpos lindos e ótimos de papo, mas para aí. Eu sei que a Anita é uma maluca apaixonada que age sem pensar, mas também não vai muito mais longe que isso.

Eu não posso negar, esperava bem mais (no geral). Na sinopse do livro tem escrito que ela volta para a época mais intensa da vida, que é o ensino médio segundo o texto, mas só vemos a personagem na escola umas duas ou três vezes. Acho que estava esperando cenas divertidas dela com seus amigos no Ensino Médio a ponto de me lembrar dos meus dias nessa idade, mas quebrei a cara. Esperava uma viagem no tempo de responsa, não esse vai-e-vem sem sentido. Me sinto tão mal falando essas coisas de um livro, mas é a verdade (a minha verdade, lembrando que isso tudo é a minha opnião). A personagem tem trinta anos, mas todas suas ações são de uma menina com eternos quinze anos. Acho que ela (Bruna) teria se dado bem melhor se tivesse escrito uma história só sobre a menina no ensino médio que sofre com o amor. (Argh, estou me sentido horrível por escrever essas coisas, mas se eu escrevesse uma resenha falsa seria 30x pior, né?). Se você ficou curioso, eu dei três estrelas no skoob para esse livro, até pensei em dar duas, mas o Henrique e o Joel mereciam uma a mais, haha.

site: http://www.brincandodeescritora.com/
Bianca 19/01/2014minha estante
Não li o livro,mas por sua resenha,me lembrou muito a história do filme "De repente 30".Parabéns,gostei do seu ponto de vista,mesmo que eu não o tenha lido para ter conclusões. :)

Ju 05/02/2022

"De quanto tempo você precisa para não precisar mais de tempo algum?" – pág. 219
Sei que esse é um livro que foi escrito por uma adolescente para adolescentes. Sei também que ele estava na minha estante desde que eu era uma e talvez ele tivesse feito mais sentido se eu o tivesse lido assim que comprei... Mas, lendo-o hoje, entendi a relação não tão fácil que a Bru e algumas leitores têm com ele. É uma história que nitidamente ainda é vivida por uma adolescente, sendo que a Bru quis colocar essa adolescente num corpo de 30 anos. É um livro bom, principalmente pra quem acerta o timing de lê-lo, mas realmente é necessário estar preparado pra recebê-lo com paciência. Sei que vou ler a sequência porque também está na minha estante há anos, autografado e a vontade de lê-los reacendeu pelo lançamento da série, o que também me faz esperar (e, por acompanhá-la, sei que sim) que a Bruna tenha aprendido a olhar pra essa escrita com carinho.

mybooks_isa 24/02/2022

Reli para assistir a série que vai lançar
É um livro clichê com uma escrita bem fluida. Gosto da Anita, mas acho ela imatura e inconsequente pra uma mulher de 30 anos. Acho que nada mudou mto na minha opinião da primeira vez que li. Estou ansiosa para ver como eles realizaram essa adaptação.

cecil :) 20/01/2021

para uma mulher de 30 anos, muitas das ações da Anita pareciam ser de uma adolescente imatura.

Isah 02/03/2022

Mudança de opinião
Li esse livro há seis anos atrás, amei muito na época, hoje não sinto mais esse apelo emocional. Não sei se por estar com a cabeça diferente diminui a nota porque realmente é um livro bom, mas não é mais isso tudo pra mim. Gostei que na série concertaram várias problemáticas que não eram vistas como problemáticas lá em 2015, acho que a série trouxe a essência do livro com uma visão de 2022 que melhora muito o enredo.

FreitasAna 22/10/2022

Aaah é bem legal a premissa de ?de repente 30? com ?17 outra vez? haha. Acompanhei muito o blog da Bru quando tinha meus 12/17 anos e sempre quis muito ler os livros dela, quero muito ainda ler os outros até mesmo como algo pro meu eu da adolescência.
Assim, confesso que esperava mais, tem algumas partes do enredo meio fraquinhas e sinto também que esqueceram de alguns personagens, ou talvez só vão abordar no próximo livro né? A Camila mesmo, sumiu!
Enfim, é bem legal ler um livro nacional, e ver a história se passando em lugares mais próximos da nossa realidade, fico feliz inclusive que posso imaginar melhor São Paulo já que tive a oportunidade de viajar pra lá esse ano. Só que achei a Anita meio egoísta sabe? O cara passou a vida toda apaixonada nela, só depois que ele noivou e estava feliz com outra pessoa que ela ?decide? que ele é amor da vida dela e precisa fazer tudo pra conquista-lo? Sim, talvez toda aquela dependência da amizade dele já fosse um sentimento, mas nem sei viu. Achei meio clichê e comum da maioria dos livros né, bem água com açúcar. Só que se relevarmos tudo isso, o momento deles no metrô foi beeeem fofo.
Outra questão, até comentei aqui no histórico, sobre gostar muito da amizade da Anita com o Joel, mas em alguns momentos acabei sentindo que só foi outra pessoa que fazia tudo pra ela, como o Henrique, e ela meio que passou a ter uma dependência. Talvez seja só coisa da minha cabeça. Vai saber.
Por último, tava adorando como era realizada essas viagens do tempo dela, só que isso de aparecer alguém super aconselhador e místico é meio demais sabe? Enfim? vamos ver o que vai rolar.
Ps. Li e estou vendo a série, como sempre o livro tem mais informações e mais aprofundamento, só que na série tem a parte boa de podermos ver outros personagens também serem desenvolvidos né? Tipo a Camila, a Carol e a Luiza.

Camys 09/10/2021

Acho que faltaram algumas coisas?
Nessa história, Anita, uma mulher de 30 anos que tem uma vida, digamos, diferente do que ela planejou e um pouco descabelada, volta ao seu passado através de seu blog.
Porém, há um pequeno detalhe: o que ela mexer no passado, afetará seu presente. Seu amor, seus amigos, sua vida?
Achei que como essa ?máquina? acontecesse poderia ter sido mais desenvolvida, o final dos personages, a nova vida dela?
PS: tem frases MUITO lindas! Se for ler, prepara um post-it e um marcador, porque é extremamente necessário!
4/5 estrelas

estantedaju 18/04/2021

Já pensou em como seria se, aos trinta anos, você pudesse voltar aos quinze, mudar o seu passado e impactar no futuro, que naquele momento é o presente?
Ficou confuso? HAHAHA. Essa é a história de Anita, que, aos 30, se vê insatisfeita com sua vida profissional e pessoal, cercada de conflitos e questionamentos sobre seu presente. E é em um momento conturbado que ela percebe ter voltado no tempo, e precisa aproveitar aquela oportunidade maluca para mudar o seu destino. Mas até que ponto isso vai funcionar?

Como vocês já sabem, eu adoro romances nacionais, e tinha muito tempo que não lia nada da Bruna Vieira. Principalmente depois que recebi a notícia de que essa história vai ser adaptada para uma série da Netflix, precisei ler, e consegui graças à maravilhosa @iza_nazario, que me emprestou os livros.

O primeiro volume deixa muitos acontecimentos em aberto, e já quero ler a continuação para saber o que acontece com Anita!

site: https://livrosepaixoes.blogspot.com/

valen ! 11/12/2023

Gostei do livro mas confesso que esperava mais :(
o romance deles não me convenceu e mesmo os textos dela serem curtos e fáceis, o livro em si, não é um dos melhores!
eu assisti a série na netflix faz um tempo e, pela primeira vez (que eu me lembre) eu prefiro a adaptação ao livro. gostei da escrita mas o livro não me cativou muito ://

Brunna 12/01/2022

"You only live once."
Segunda vez que leio esse livro. Li pela primeira vez há anos e ele se tornou meu livro favorito, então relendo agora, minhas expectativas estavam muito altas. Escrita um pouquinho pesada no início, mas cheia de frases e mensagens importantes. Alguns gatilhos como, depressão e ansiedade, morte e perda.

Eu não lembrava da Anita estar tão melancólica no início do livro. Acho que meu eu de 13 anos, não entendia os problemas dela, diferente do meu de agora, que absorveu tudo que a Anita estava sentindo e como ela estava infeliz...

Um livro pesado, que pra mim, depois que a personagem principal conhece o Joel, se transforma em um livro de romance, leve e cativante. Não sei nem explicar o quanto o Joel é importante pra essa história, simplesmente tudo. Henrique foi meu primeiro crush literário, e continua sendo!

Não favorito de novo, mas "de volta aos quinze" foi e ainda é, uma história muito especial pra mim. Foi ela que me apresentou o mundo dos livros e fez com que eu me apaixonasse por esse universo...