A Queda do Governador - Parte Um

Jay Bonansinga

Resenhas - A Queda do Governador - Parte Um

Perdida pela Estante 31/12/2022

Li na força do ódio
Cheio de gatilhos, terminei pq não gosto de abandonar livros. Não vou continuar a série, não vale a pena.

Leitora Viciada 07/03/2014

Sou fã de The Walking Dead. Amo a série televisiva (responsável pela explosão do sucesso da franquia), estando em dia com todos os episódios; gosto muito das histórias em quadrinhos (a origem de tudo), mas estou em débito com a leitura, mesmo tendo lido boa parte do conteúdo; li todos os livros já publicados no Brasil e confesso: É dos livros que gosto mais.
Vocês podem ler as resenhas dos livros anteriores: A Ascensão do Governador e O Caminho para Woodbury.
Esta resenha é referente à primeira parte do terceiro livro de The Walking Dead; meu ponto de vista como leitora e fã. No entanto, não me sinto preparada para avaliar o livro (apenas uma minúscula fatia de um universo tão multimídia e vasto); por outro lado não consigo deixar de recomendá-lo e fazer uma simples avaliação.
E caso você conheça pouco ou nada do universo The Walking Dead, não se preocupe: Qualquer um pode acompanhar os livros e compreender perfeitamente a história. Não precisa assistir à série ou ler as HQs.
Primeiramente, acho a série de livros mais fiel às histórias em quadrinhos que à série de televisão. Mesmo assim, não importa que tipo de fã você seja (da TV ou das HQs); se você realmente se envolve fortemente à saga, a leitura passa a ser um tesouro. Um importante complemento que traz fatos inéditos, segredos e novas visões e pontos de vista sobre os eventos. Até mesmo outras formas como tudo ocorreu - por isso quem não conhece The Walking Dead aproveita tanto quanto quem conhece.
É uma ironia: Gosto de encontrar ligações entre todas as plataformas, porém ao mesmo tempo, prefiro degustá-las separadamente, como se cada uma fosse uma versão diferente, afinal são mídias diferentes, formas de se contar a história distintas. Essa é a chave para usufruir o máximo possível dos livros: Pense neles como extras especiais e misture/separe as coisas. Parece complicado, mas não é, na verdade é divertido e recompensador.
The Walking Dead nos leva às mais variadas reflexões sobre a essência, caráter e ética dos seres humanos. Refletimos sobre o lado psicológico, não apenas da ação e de como a luta pela sua sobrevivência (e daqueles que você ama) pode transformar qualquer um - para o bem ou para o mal. Até porque isso pode apenas ser um ponto de vista, visto que as regras e a sociedade se modificaram. O apocalipse zumbi e o surto do vírus é apenas o artifício utilizado pelo Robert Kirkman para explorar ao máximo o ser humano, as diversas facetas que podemos assumir quando em risco total.
O que mais gosto é esse fio fraco entre sanidade e loucura que afeta às personagens. Não as julgo, apenas aproveito suas ações para refletir sobre a complexidade e loucura humana.
Antes de qualquer característica, The Walking Dead é uma série de thriller psicológico bastante violenta, chocante e que, por acaso, possui zumbis.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/03/a-queda-do-governador-parte-um-walking.html

Kelly813 25/04/2024

Sou apaixonada por The walking dead, amo demais e não poderia deixar de amar também os livros????

day 30/04/2014

maravilhoso!!
Mais um da maravilhosa saga The walking dead
Esse livro diferente do último livro o caminho para Woodbury,que achei muito chato... esse é maravilhoso!!!
o desenrolar da história nas sombrias ruas da cidade de Woodbury é simplesmente de dar nos nervos!!
Simplesmente agonizante os acontecimentos que se passam na cidade quando na história entram os heróis de nossa série de tv favorita!!
Acontecem coisas que só quem lê a HQ da saga já saberia.
Para os fãs como eu de the walking dead,vão simplesmente amar e ficar super curioso com a parte 2 da história!!
Agora é só esperar sofridamente pelo lançamento,rsrssrr

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/

Alvaro 15/04/2015

Os mortos ainda caminham, mas o perigo ainda está nos vivos...
Bom, aqui a gente continua a saga dos "sobreviventes" do apocalipse zumbi. Mais precisamente na cidade de "Woodsbury". A continuação da vida caótica da personagem Lily Caul - que perdeu todos seus amigos nos livros anteriores (recomendo a leitura), e o conflito interno dela, se anteriormente ela era contra o regime ditador e cruel do Governador, por outro lado, ela começa a entender que alguém tem que fazer o trabalho sujo. E, ainda, com um fato que ocorre, ela depende mais desse ditador.

Em outra vertente da história (e, vou pisar em ovos), o grupo da televisão/HQ famoso, faz sua aparição.

Eu não li os quadrinhos, mas o engraçado do livro eh que as descrições físicas são iguais as da TV e as psicológicas são iguais as das HQs. De fato, o livro mostra que a tendência dele é seguir mais pela vertente dos quadrinhos.

Muito bom. Li rápido. Me divertiu, inclusive com a melhor descrição de uma batalha de 2 minutos ever.

Paulo Silas 27/03/2015

No terceiro livro da série o leitor irá se deparar com um escrito mais conciso, além de contar com um ambiente um pouco menos frenético do que nos seus antecessores. Mesmo assim, não é por tal motivo que o pique da história cai, já que os acontecimentos marcantes contidos na obra impedem eventuais reclamações sobre a história deste ser morna.

Finalmente, é nesta obra que aparecem outros personagens conhecidos pelos fãs: Rick, Glenn e Michonne. O contato destes para com Woodbury (e consequentemente para como governador) ocorre de uma maneira um pouco diferente daquela que a série apresentou. Aqui o entrave ocorrido é muito mais tenso e sangrento.

Nesta primeira parte de "A Queda do Governador", o leitor acompanhará o período de quase estabilização de Woodbury sob o comando do governador (que se mantém sanguinolento), focando na vida pacata de alguns dos moradores. O clima se altera após a chegada dos mencionados personagens, tendo os autores deixado para o final do livro os momentos mais críticos e emocionantes, quando um episódio em específico agradará até mesmo os leitores de estômago mais fraco (dada a prática de uma vingança sob a roupagem de justiça), por mais perturbadores que sejam alguns detalhes fornecidos no livro.

Vale a pena. Recomendo!
Jessica.Santos 28/08/2016minha estante
Obrigada. Vou ler ele, estou lendo o segundo é sinceramente estava desanimando o finalzinho está ficando bom, mas ler um livro pra começar a gostar dele do meio em diante é chato.

Cris 23/10/2019

Cruel
“O homem chamado Rick não consegue tirar os olhos do Governador, e o Governador devolve o olhar - dois predadores naturais na selva, as costas arqueadas, avaliando um ao outro - e o Governador sorri.” Pág. 169

Terceiro livro desta série que eu amo, esta história foca ainda na história de Woodbury, a cidade fortificada que tenta resistir à invasão dos zumbis.

Neste livro, vemos a cidade mais estabilizada, sob as ordens do Temível Governador. Os portões estão seguros e as pessoas parecem estar adaptadas a este cenário apocalíptico. A história segue como as anteriores, com os sobrevivente correndo vários perigos, em busca por alimentos e demais suplementos para a sua sobrevivência.

Como sempre, o ritmo é frenético e a ameaça, constante. Acontece um acidente no meio da história, que me deixou muito curiosa e empolgada com a leitura.

O Governador está mais cruel do que nunca, e as cenas de tortura, abusos sexuais, e demais tipos de violência estão ainda mais explícitas. Aliás, não tinha reparado, mas a contracapa do livro indica a leitura para maiores de 18 anos.

Uma das coisas que não gostei muito neste livro foi a personagem da Lilly, que aparece desde o livro 2. Ela está mais esperta e forte, porém, eu achei que ela deixou de perceber muitas coisas erradas que acontecem ao seu redor.

O ponto alto da leitura pra mim foi a chegada de personagens muito importantes que aparecem nas HQs e também na série de TV, que são alguns dos meus favoritos. Acredito que a presença deles será muito importante para o próximo livro da série. E eu adorei ver reproduzida neste livro uma das cenas mais cruéis e inesquecíveis da HQ.

“Ações têm consequências. As escolhas mais simples podem fazer com que você seja morto.” Pág. 187

site: http://instagram.com/li_numlivro

Ari_Nay 03/01/2019

The walking dead- a queda do governador
Tem uma história legal, e tem uma ação legal, tem umas partes " fortes", mas por algum motivo não foi um livro tão surpreendente, mas ainda foi uma leitura boa.

Gabrielle 06/10/2014

Blog ABCD dos Livros
Podemos apostar no futuro? Viver no mundo da praga está deixando todos os sobreviventes loucos! Já faz dois anos que os errantes ou morto-vivos estão perambulando pelo mundo.
Mas não tema mais caro amigo! A cidade de Woodbury está de pé para te abrigar, entreter e para que você se sinta "normal" novamente. E claro, o Governador é seu bom amigo e ele sabe o que faz!
Uma das maiores diversões para a população de Woodbury é a arena da pista de corrida. Onde lá acontece disputas entre dois homens, e errantes. A platéia urra de emoção.
Mas para Lily, isso é doentio. Quem em sã consciência gosta de ver dois homens brigando no meio de uma roda de errantes. Bah! Estão todos loucos.
E o Governador? O mais louco de todos.
Tudo está indo normal como sempre foi. Lily sempre está saindo com seus colegas "de trabalho" para ir em busca de alimentos e objetos higiênicos para sustentar a população da cidade (o que está mais difícil a cada dia), Austin está sempre tentando chamar a atenção de Lily (um romance no meio dessa podridão toda?), atiradores sempre em seus postos atentos para qualquer movimento dentro da floresta além dos portões da cidade e as atrações a luz do dia não pode faltar.

"Estes são tempos cruéis, e tempos cruéis exigem liderança cruel." Pág 21

Tudo começa a tomar um rumo diferente quando Lily sai em uma dessas missões de suprimentos para a cidade. Voltando com tudo que é necessário para o caminhão e fugindo dos errantes, eles observam um avião cair. Curiosos para saber se houve sobreviventes, todos vão até o local. Aparentemente nada, mas logo observam que há uma pessoa viva. Uma mulher e um homem. Infelizmente o rapaz morreu logo assim que chegou ao solo. A mulher, seu nome Christina, muito ferida e com várias queimaduras pelo corpo.
Mas, apesar de seu estado, a mulher implorou para que seu amigo (o piloto) tivesse um enterro digno. E assim voltaram eles para Woodbury. Com vários suprimentos e mais sobreviventes, ou pelo menos um deles.
Obviamente, o rapaz não teve um enterro digno. Ninguém gosta de tocar no assunto, mas por estar morto, o Governador não ia nem se dar ao trabalho de fazer essa baboseira. Sendo assim, cortou os pedaços do homem e deu para os errantes da arena se alimentarem.
Christina estava sendo medicada na improvisada sala de médico. Estava se recuperando, mas digamos que ela tenha tido uma morte natural. Simplesmente não aguentou. Bem, isso era o que o Governador dizia...
Não acreditavam, mas não podiam contrariar seu líder não é mesmo? Aliás, todos tinham muito medo dele.

" O medo leva as pessoas para dentro de si mesmas, desencadeia impulsos básicos e liberta o pior dos instintos ferais e do comportamento adormecido na alma humana" Pág 21

E lá se foi mais um ser humano decapitado para os errantes, nesse caso, a errante que ele mais amava, Penny. Sua princesinha que morreu em suas mãos e que jamais vai se lembrar dele novamente, mas ele não perde a esperança.
Fora o pessoal que resgatou Christina e seu colega, mais ninguém da cidade estava sabendo disso. O Governador era muito cuidadoso com seus assuntos.
Mas para esse pessoal, eles sim, perceberam a mudança que estava acontecendo, o horror que está por vir.
Depois desse episódio, dias se passaram. Enquanto todos estavam se movendo para a arena de luta, três sobreviventes chegam a cidade de Woodbury. Um rapaz asiático, um rapaz branco de cabelos e barba loiras como areia e uma mulher negra como a noite, esse era o trio formado entrando pelas portas do inferno (pessoal que assiste a série podem comemorar, nossos personagens favoritos acabaram de chegar).
O Governador, sempre com o seu melhor sorriso, foi dar boas-vindas ao trio. Se apresentou e calorosamente apresentou "sua" cidade.
Só que esse gesto amigável não durou mais que algumas horas e muito sangue foi tirado.
O rapaz de cabelos e barbas loiras (Rick), teve a mão decapitada, o rapaz asiático (Glenn) depois de ter apanhado foi trancafiado em algum porão da cidade e a mulher negra (Michonne) também foi trancafiada em algum um porão. Em sua defesa, Philip disse que eles estavam saqueando aquele lugar, que não eram pessoas do bem.
Michone foi a peça mais divertida do tabuleiro do Governador. Ele estava tentando tirar informações dela de onde vieram e por ser muito durona não dizia uma palavra sequer. Foi abusada sexualmente e literalmente virou saco de pancada. Ela jurou vingança!
Mas as coisas meio que se voltaram contra o Governador. Um desastre enorme aconteceu e ele começou a perder o controle das pessoas, da cidade e de si mesmo. O que pode ter sido?
Uma coisa ele sabia, estava perdendo aquela guerra!

Antes de mais nada, quero dizer que NUNCA um livro me embrulhou o estômago quanto esse. O livro é muito forte, as cenas todas bem detalhadas.
Teve momentos que eu fechava o livro para poder respirar bem novamente, tive muitos momentos em que queria vomitar.
E também preciso dizer que está bem melhor que o segundo, e que meus personagens lindos do seriado aparecem sz HAHA.
Estou louca para a parte 2 e que eu saiba será o último livro da trilogia. Fico triste com isso, mas ainda tenho a série e se deus quiser vou começar a colecionar o HQ.
Me prendeu do começo ao fim, não largava de jeito nenhum! Meu primeiro pensamento do dia assim que eu acordava era: cade meu livro? Preciso continuar lendo.
Isso já aconteceu com vocês? É tão bom né?
Sei que a resenha ficou comprida, mas é que eu queria falar mais ainda e me segurei. Podem ficar tranquilo, não dei nenhum espoiler.
Parece que contei o livro todo né? Acreditem, não. Tem muita coisa ainda para acontecer, muita ação, emoção, muito sangue, muito palavrão, muito errante, crueldade, aaaaaah muitas coisas.
Se você já leu os outros dois, com certeza vai amar este. E se você acompanha só a série, te aconselho ler os livros pois conseguirá entender melhor a história do Governador.
Mas digo uma coisa, prepare o estômago e tente não vomitar!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-walking-dead-queda-do.html

Ricardo743 11/07/2020

Dos 3 primeiros é o pior
Não sei se por achar agressivo, violento, mas achei o mais fraco dos três primeiros livros. Perde historia para violência barata

matheus.nienow. 20/01/2015

Envolvente como nunca
Uma história fascinante. O título: "A queda do Governador" demonstra bem a decadência do principal personagem dos dois primeiros livros. Além disso, a divisão do terceiro livro em duas partes parece trazer mais angústia e sofrimento a queda do governador, que se torna sofrida e contínua - e cheia de imprevistos e reviravoltas.

A série de livros - diferentemente da série televisiva - traz novos personagens e o terceiro livro traz a tona a ascensão de novos protagonistas.

O terceiro livro é envolvente como nunca e me deixou fascinado do início ao fim. De cenas bem humoradas até cenas de violência, o livro é bem detalhado e acaba por nos colocar em um ambiente ficcionário muito perto da realidade.

Max 09/01/2015

O final é espetacular
O livro é mais ou menos no geral, mas o final o torna um ótimo livro. Li todos os livros da série, assisto o seriado televisivo e só não li ainda as HQs.

O livro passa morno, sem acontecimentos de extrema importância no contexto geral, algumas estórias isoladas, fatos não relatados talvez sejam explicados no próximo livro, mas o final do livro é formidável, era o que esperava do seriado, pois existem personagens que não merecem piedade mesmo.

De uma forma geral é um ótimo livro, recomendo.