O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Vivian 08/05/2022

Uma ótima trama
Já deixar claro que nunca li Harry Potter (nem pretendo), então não vou comparar a escrita de J.K. Rowling dos livros de fantasia para este romance mais adulto. Inclusive o motivo dela escrever a série de três livros sob o pseudônimo de Robert Galbraith foi justamente para evitar esta comparação.

A história inicia com uma notícia chocante de que uma modelo super famosa acabou de cair da sacada de seu luxuoso apartamento. Mesmo com o relato de uma testemunha que diz ter escutado uma discussão momentos antes da tragédia, a polícia não descobre nenhuma outra evidência, e acaba por concluir o inquérito como suicídio. Alguns meses depois, o irmão da modelo procura o detetive particular Cormoran Strike para contratar serviços de investigação, pois ele tem certeza de que a irmã foi na verdade assassinada. A princípio o detetive acha a história do rapaz meio fantasiosa, mas por estar endividado e precisando urgentemente de trabalho acaba aceitando o caso.

O livro percorre com detalhes todos os passos de Cormoran nesta investigação, com muitas entrevistas de conhecidos da modelo, amigos, e pessoas com as quais trabalhava. E neste amontado de peças, Cormoran tenta montar este quebra-cabeça e começa a perceber que o irmão da modelo pode sim ter razão em suas suspeitas.

Eu gostei muito da escrita de Rowling, cheio de descrições detalhadas, das pessoas e ambientes. De como ela trás a história de vida do detetive e de como ele foi parar naquela situação. Acompanhamos o seu drama pessoal concomitantemente ao desenrolar da história. É prazeroso também ler sobre a súbita relação de amizade entre ele e sua nova secretária, com uma toque de tensão sexual entre eles, talvez tenha um sentimento mais profundo ali, sem que os dois tenham ciência disso nesse momento.

Algumas pessoas podem achar o ritmo lento, mas não foi para mim. Fiquei totalmente absorta na história, a trama me pegou e gostei muito do resultado final. Apesar de desconfiar de qual seria a reviravolta, foi um plot bem feito e surpreendente. Já quero ler os dois outros livros da série.
JefersonBOli 08/05/2022minha estante
Já são 5 livros nessa série. Branco Letal segue sendo meu favorito, mas ainda não li Sangue Revolto

1. O Chamado do Cuco
2. O Bicho da Seda
3. Vocação para o Mal
4. Branco Letal
5. Sangue Revolto

JefersonBOli 09/05/2022minha estante
Ah, tem série no HBO Max com 4 livros adaptados e ela é perfeita!

Vivian 09/05/2022minha estante
Nossa nao sabia hahaha. Obrigada por avisar, já vou procurar pra comprar o restante. Dá serie eu já ouvi falar, mas ainda não vi.

JefersonBOli 09/05/2022minha estante
Vale muito a pena ler a série, a construção de personagens está impecável. Quanto a série de TV, já que você terminou o primeiro livro pode ver a primeira temporada. É curta e aborda somente O Chamado do Cuco sem dar spoiler das outras

Vivian 10/05/2022minha estante
Valeu pela dica. Estou eio atolada aqui, mas vai pra minha lista. Quanto aos livros devo ler o segundo e o terceiro ainda este ano.

Marcos Aurélio 08/05/2022

Londres
Este livro me seduziu pela beleza, pela capa. Eu não sabia que Robert Galbraith é na verdade Joanne Katherine Rowling, conhecida como J. K. Rowling.

A capa é a imagem que tenho da Inglaterra, especialmente Londres: a certa de aço forjado, o poste de ferro, a arandela londrina, as construções antigas, o nevoeiro e pessoas usando sobretudo.

O detetive Stryke e sua secretária/assistente/anjo da guarda Robin, têm uma relação profissional tão incerta quanto repentina e improvável. Robin ama o que faz e suas escolhas serão baseadas na paixão e intuição. Robin impõem seu desejo ao noivo, uma mulher determinada. Gosto deste tipo de personagem.

Stryke recebe a proposta de investigar um possível assassinato, cujo caso foi encerrado como suicídio. Um tanto clichê no que diz respeito as condições financeiras do detetive, a necessidade de aceitar o caso.

Os personagens são bem construídos e descritos, a trama é envolvente. John Bristow afirma que a irmã, a famosa modelo Lula Landry foi assassinada. Mas o quanto John está disposto a expor suas fraquezas, a reputação da família, e seus interesses para ajudar a resolver o caso.

Quase impossível de prever o fim. Stryke segue pistas falsas, constrói o caso sozinho, porque a polícia já deu o caso como resolvido. É desconfortável e trabalhoso rever os pontos que não fecham na investigação. Sobretudo porque Carver e Wardle acreditam no suicídio.

A inteligência, o raciocínio lógico, a formação militar, e sua assistente poderão não ser suficientes para ajudar Cormoram Stryke a fechar o caso. Mas a determinação, e o olhar atento aos detalhes mostram fatos que poucos veem. Será que Cormoram, aturdido pela sua própria realidade, conseguirá ver o que propõem o irmão de Lula?

A descoberta é prazerosa, são 450 páginas nas quais vale a pena se perder.
Thaíssa Pereira 08/05/2022minha estante
Olá estou começando um IG literário,ficaria muito feliz e grata se pudesse seguir @livros.por.thai
Obrigada! Boas leituras

Marcos Aurélio 08/05/2022minha estante
Seguindo e já interagindo...

@injoyce_ 09/05/2022minha estante
Adorei a resenha. ????

Marcos Aurélio 09/05/2022minha estante
Que bom....

Tobias.Vicente 08/05/2022

Um livro incrível!
A trama te envolve e te insere no crime com personagens cativantes e criativos. Robin é uma personagem genial! Strike tbm é um detetive incrível e o jeito q o crime vai se desvendando na parte final é lindo kkkk eu nunca imaginava um homicida como aquele!

Personagens humanos, histórias condiz com a realidade artística.

Dois personagens eu amei, na vdd três: a Ciara, o Somé e o Duffield. Esses eu meio q olhava torto e passei a curti mt.

Valéria 07/05/2022

Livro bem escrito, de leitura rápida e personagens carismáticos. A interação de Strike e Robin é bem interessante e envolvente. Os dois também funcionam muito bem sozinhos. É instigante acompanhar os dramas pessoais dos dois. Sobre o caso policial, fiquei curiosa, mas não o suficiente para me desesperar por respostas, acompanhei as descobertas de Strike com calma, deixando ele me guiar até a resolução. Já o desfecho, achei simples, eficaz e sem pontas soltas. Rowling parece brincar de escrever drama policial, tornando a leitura fluida, divertida e viciante. Terminei esse livro já querendo pegar o próximo da série.

Gui Castelo 22/04/2022

Muito bom!
Gostei bastante do livro e da escrita. Eu descobri várias coisas do final, mas nem por isso a trama me decepcionou, na verdade um dos acontecimentos me surpreendeu bastante. Recomendo, e só tirei meia estrela pq a Rowling foi um pouco prolixa demais.

Insta: @gui_castelo

Priscila.Paula 19/04/2022

Cansativo
O livro poderia ter umas 200 páginas a menos. Muita enrolação, o que deixou a leitura cansativa. Terminei na base do ódio.

Ursa 19/04/2022

Muito raso e longo
A autora nao detalha muito as cenas e se delonga demais na trama, o final é surpreendente porempoderia ter pulado varias partes sem importancia para a trama.
A relaçao do Cormoran com a secretaria nao é bem aproveitada e nao explicam muito bem por que o nome é o chamado do cuco.

Patricia 19/04/2022

Foi interessante e eu tava curiosa pra ler um suspense escrito por ela. Pelo que eu vi, é uma série de livros e esse é o livro 1.

Na história conhecemos Cormoran Strike, um detetive particular que acabou de terminar um relacionamento de anos e por causa disso dorme em uma cama de acampamento no próprio escritório.

Strike foi contratado para investigar a morte de Lula Landry, uma modelo super famosa, que caiu de sua cobertura. A polícia fechou o caso, alegando que foi suicídio, mas o irmão de Lula, John Bristow, não acredita nisso. Strike era melhor amigo de Charlie na infância, que também era irmão de John, mas faleceu ainda criança.

O livro é cheio de detalhes, o que o torna extenso e as vezes enrolado, porque não conta apenas a história da investigação, mas também de Strike e um pouco de Robin, sua secretária temporária, que acaba criando um vínculo com Strike.

Strike interroga todas as pessoas que tinham algum tipo de vínculo com Lula, então é daqueles livros que precisa ir anotando o nome de todo mundo que aparece, porque é muita gente e as vezes você se perde.

Eu gostei da história apesar de ser enrolada, porque é uma investigação de um crime que aconteceu meses atrás, então não tem nenhuma ação, mas sinceramente achei que não teve nada que fizesse a história se destacar e inclusive achei meio previsível o assassino.

Babs 17/04/2022

Esperava mais!
A trama é bem envolvente, principalmente porque queremos saber se a morte de Lula Landry foi homicidio ou não.
Ao longo do livro nos deparamos com pontas soltas de todos os personagens, o que nos faz ficar perdidos e sem saber como desvendar o mistério - além de nos envolvermos com a história do investigador e sua assistente.
O livro é bom, mas por trazer muitos personagens e rodear na história de cada um, poderia ter sido mais esclarecedor..

Claumdd 15/04/2022

Ciúmes e Ganância.
Já havia visto a série e posso dizer q é muito fiel a historia descrita no livro.
A narrativa, no entanto, tende a ser massante e cansativa. Muitos detalhes desnecessários são explicados minuciosamente o q faz a leitiraser cansativa.
Ótimo enredo, desfecho muito bom, mas tem q ter paciência p seguir lendo.

hiliandra.faggion 15/04/2022

Posso dizer que o livro podia ser mais curto... Gostei da interação do Strike com a secretária"provisória". Ela é muito competente!
Já desconfiava do final desde a metade do livro... Demorei a me adaptar com a escrita da J.K. no início do livro e continuei na força do ódio. Mas em uns 40% do livro mais ou menos, me ajustei a escrita e gostei do livro!

Aninha 12/04/2022

Uma história bem elaborada, mas um livro que podia ter metade das páginas e não perderia os detalhes importantes. Não entendo a necessidade de enrolar tanto no meio do livro, foi um sacrifício ler os primeiros 40% até começar a acontecer alguma coisa mais concreta. Gostei mas não adorei.

Bruna3810 11/04/2022

Sobre o livro, não tenho muito o que falar. J. K. Rowling tem sempre a mesma forma de escrita, agora focando em um público mais adulto.
Sobre o desfecho da história, devo admitir que não esperava esse fim, mas gostei mesmo assim