O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

João Luiz CF 13/08/2021

Muito menos que o esperado...
Este livro, com certeza, me decepcionou. Trouxe um enredo pouco envolvente, que não segurou minha atenção como deveria ter segurado, ainda mais por ser um romance policial, investigativo, etc.
O mistério, em si, é até aceitável, mas o andamento da investigação aconteceu de forma muito lenta; quase não houve plot twist na história inteira.
O final, devo dizer, já era o esperado. Enquanto lia o livro, eu pensava acerca de quem havia assassinado Lula, e, acreditem, por mais decepcionante que fosse, eu estava certo! O assassino estava muito na cara! Não foi um final de livro como os da Agatha Christie, por exemplo, em que o assassino realmente é alguém que você não fazia ideia de que poderia ser. Justamente por esse final tão óbvio e por conta do andamento lento demais da investigação - que se tornou bem maçante para mim - avaliei em 2,5 estrelas.
Recomendo pra você que gosta de um livro que foca em investigação policial, mas já te aviso de antemão, talvez você também se decepcionará com esse livro aqui.

Raysa 28/10/2020

O chamado do Cuco
Nunca tinha lido nada nessa linha de investigação e me prendeu bastante, mas não é um gênero faça eu me empolgar. Na verdade eu comprei só por ser um livro da J. K. Rowling, que aqui escreve sob um pseudônimo mas não conseguiu manter o anonimato por muito tempo.
A história central poderia ser mais rica e os personagens mais aprofundados, porém, como tem continuações provavelmente esse aprofundamento vai acontecendo ao longo da série. O autor parece saber o que está fazendo e para onde quer levar a história, a escrita é fluida e fácil de ler.
A edição em capa dura é lindíssima!
Uma ótima leitura de passatempo.
?NOTA: 8
??RECOMENDO? Sim.
?PRETENDO CONTINUAR? particularmente não tenho muito interesse em continuar a série que já conta com outros dois livros: "O Bicho da Seda" (2014) e "Vocação para o Mal" (2018).

David713 13/11/2020

Cormoran Stirke é muito massa!
A escrita da JK Rowling é um tantinho arrastada e bastante descritiva e isso é um freio de mão puxado no início da trama. Mas o desenvolvimento das personagens é fenomenal e os saltos da história são excelentes! :D

Amanda Bia 30/01/2022

Suicídio ou assassinato?
Um modelo famosa morta após cair da sacada do seu apartamento. Todos os indícios levam à conclusão de que foi suicídio.
Porém o irmão dela, duvidando disso, contrata o deterive Cormoran Strike para provar que o que aconteceu ali foi na verdade um assassinato.
Apesar de achar que o irmão da modelo está maluco, por estar falido, cheio de dívidas, recém separado e o pagamento oferecido é mais do que ele normalmente recebe, Strike aceita o trabalho e se surpreende a cada descoberta. Talvez o irmão da modelo não esteja tão maluco assim.
Achei o começo da história um pouco maçante e lento, porque a autora se preocupou mais em narrar a vida e as desgraças do Strike do que falar de fato do caso. Mas quando ele começa a investigação, a história flui muito melhor e a cada capítulo a gente fica querendo saber o que aconteceu. Gostei do desfecho, de tudo que foi descoberto, das motivações do assassinato e como tudo foi planejado.
Recomendo para quem gosta de um bom romance policial.

Mayara Belém 28/02/2021

O livro é muuuuito bom. A história é contada de uma forma que prende bastante o leitor e o desfecho não deixa a deseja.

baixinhossauro 19/01/2024

Canseira e decepção
Confesso, sou fã da JK. Tenho todos os Hps. Também sou fã do gênero policial, então é claro que fiquei super empolgada pra ler O Chamado do Cuco.
Eeee sou obrigada a constatar que Jk tem que continuar no gênero fantasia. Já leu Morte Súbita? É por aí. Comoran e Robin são bons personagens, mas a história não tem dinâmica, enrola demais, queria desistir.
Motivos que me fizeram ler até o fim: primeiro eu que sugeri o livro. Segundo: o porquê de qualquer um ler livro policial - saber quem matou e porquê. Me surpreendi com o final? Não. Se você for esperto vai perceber as dicas e desconfiar também.
Se fosse qualquer escritor novato eu poderia relevar. Mas é JK. Eu esperava mais.
Dai Solyom 25/02/2024minha estante
Morte Súbita é ruim?

Sergio 28/02/2014

Resenha - O Chamado do Cuco
Se você é uma daquelas pessoas que ADORAM livros investigativos, você deve ler este. Pela manhã, está em todos os jornais: "Supermodelo britânica Lula Landry cometeu suicídio jogando-se da sacada do seu apartamento". Essa era a hipótese mais aceita por todos, já que Lula vivia de maneira displicente, envolvida no mundo das drogas e farras, além de ter um namorado problemático e ter que lidar com tudo o que a fama traz junto. Porém, três meses depois, intrigado com as circunstâncias da morte de sua irmã, John Bristow decide pagar um investigador particular para re-analisar o suposto caso de suicídio. Cormoran Strike, ex-soldado da Guarda Real britânica que saiu ferido física e psicologicamente da guerra, atua agora como detetive na cidade de Londres. Embora não acredite muito na possibilidade de um homicídio, aceita de pronto o trabalho, já que se encontra em uma situação financeira precária e, além tudo, não tem mais onde passar as noites, dado que seu "casamento" com Charlotte chegou ao fim. É ai que ele parte para a investigação com Robin Ellacott, sua mais nova secretária temporária, enviada pela Temporary Solutions. A trama se passa em vários locais britânicos, das ruas silenciosas da Mayfair aos pubs agitados espalhados pela capital.

J.K Rowling me surpreendeu neste livro, já que, em muitos momentos, a autora conseguiu manter-me ligado e ansioso para saber quem se é que havia um era o assassino, embora em algumas poucas páginas a investigação tenha ficado um pouco monótona demais, deixando a leitura cansativa. De toda forma, J.K mostrou ao mundo que não é escritora apenas de livros infanto-juvenis, mas sim que é uma escritora universal, que atinge todas as faixa-etárias da sociedade. Vale lembrar também que seu livro Morte Súbita, o primeiro voltado exclusivamente para o público adulto, foi igualmente bem aceito pelos leitores.

Não se espantem se este enredo for adaptado para o cinema, já que ele tem capacidade para render um excelente Film Noir. Diversos estúdios já enviaram propostas para a autora, que no momento está trabalhando na adaptação de "Animais fantásticos e onde habitam" para o cinema, além de uma peça teatral sobre a infância de Harry Potter.

Algumas quotes:

"Os leigos, segundo a experiencia de Strike, eram obcecados pelo motivo do crime: a oportunidade encimava a lista dos profissionais."

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Khaolinha 05/12/2022

Dar 5 estrelas quando você lê um romance policial é uma delícia, mas dar 5 estrelas quando você o Relê é ainda mais saboroso.
J. K. simplesmente não erra.

juhh 25/12/2022

o chamado do cuco
Após a morte repentina e misteriosa da celebridade Lula Landry, o detetive Strike foi contratado por John Bristow, irmão de Lula, para descobrir se a morte de Lula foi um suicidio (como a polícia afirmou) ou se havia sido um assassinato. Em sua busca, Strike depara-se com Robin, uma secretária temporária que trabalharia com ele por algum tempo. Os dois embarcam nesse mistério e descobrem coisas sobre o mundo das celebridades, a falsidade e muito mais, revelando no fim, a verdade sobre a morte da modelo.

Eu gostei do livro. Não é o melhor livro de mistério de todos, acho que a autora podia ter desenvolvido mais e ter explicado um pouco melhor a conclusão que o detetive chega. Mas ainda sim, é um livro bom e que te prende. Fiquei um pouco surpresa com o final!

Igor 30/03/2014

O livro inicia nos apresentando uma morte fatal que aconteceu em um inverno de Londres: Lula Landry uma supermodelo comete suicídio se jogando da sacada de seu apartamento. Apesar de ser jovem, linda e rica, Lula tem alguns fantasmas de seu passado que que continuam a persegui-la, a garota fora adotada bem pequena pra substituir a dor de uma mãe que acabara de perder um filho, sua adolescência fora complicada e passou grande parte dela num centro de reabilitação, arranjara um namorado que sua família não aceitava, e também, tem seus conflitos internos por ser a única negra numa família de brancos. Com o preço de ser famosa sua vida ao invés de melhorar só piorou, ela não tinha privacidade e por isso muitos não a entendiam.

"O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestos o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante não podemos mais desfrutar."

Três meses depois da tragédia, Cormoran Strike um detive particular, recebe a visita do irmão da modelo com a intenção de contratá-lo para investigar a morte da sua meia-irmã. Strike está falindo, acabou de se separar de sua mulher, não tem uma secretária por falta de dinheiro para pagar seu salário e não tem nenhum lugar para dormir a não ser seu próprio escritório de trabalho, é por isso que depois de muita conversa – e pensando no dinheiro – ele acaba aceitando o caso que parece ser mais uma besteira, a polícia já tinha investigado e constatado que de fato, Lula tinha se jogado da sacada rumo a sua morte.

Já comecei a leitura com o pé esquerdo, tinha lido um livro policial ano passado e não tinha gostado, me entenda, eu só me aventurei neste aqui porque Robert Galbraith não é nada mais nada menos que um pseudônimo de J.K. Rowling, mais conhecida como a rainha das rainhas que inventou a melhor série de bruxaria dos todos os tempos, Harry Potter. Certo, voltado ao livro, pela experiência que tive no passado eu achava que não iria gostar muito da estória desse aqui também, mas aconteceu também um coisa que já estava esperando, fui surpreendido. O jeito como a estória vai ficando cada mais sombria e mais pistas e especulações vão aparecendo me fez ficar pensando e criando teorias sobre a morte de Lula, ela se jogou? Alguém empurrou ela? Quem?!

O inicio foi bem cansativo ao ponto de eu querer largar o livro e nunca mais pegá-lo de volta, Strike pode ser o personagem principal do livro mas o único personagem que me fez realmente gostar da estória foi Robin, a secretária temporária de Strike. Ela é a única personagem que faz o Strike ser legal, o cara é um porre, chato e ainda por cima orgulhoso. Outra coisa que me fez manter a leitura foi, é claro, a curiosidade de saber a verdade sobre a morte de Lula. Apesar de todos os pesares, o livro é realmente muito bom, há várias reviravoltas na história e seu final é surpreendente.

"O Chamado do Cuco" é um livro muito bom, embora o leitor possa se perder com tanta informação e perceber alguns furos na história, é um romance de tirar o fôlego. Um livro que me fez ter, novamente, vontade de ler outros livros policiais é digno de ser recomendado a todo mundo e ganhar pontuação máxima.

Ed 09/04/2014

Poderia ter sido melhor
Bom, a história começa muito bem, começa dinâmica, engraçada, interessante. Só que depois de um tempo ela perde esse dinamismo e cai no clima enfadonho. Robin é a assistente de Strike. Ela é super interessante e super mal explorada. Você fica querendo ler mais sobre ela, saber mais e a Autora não a trata com a devida atenção. Sim, gosto do Strike, mas se a história tem mais de um personagem a protagonizando, por que não dar a vez ao outro também?
Pra eu chegar em 2/3 do livro foi moleza, mas ler o final foi terrível. Tive que me arrastar. Contudo o final da história não me surpreendeu nem me deixou com vontade de ler mais. Soube que será uma série, mas não pretendo acompanhar.
Resumindo, é um livro regular, mediano. Não é ruim na minha opinião e sim fraco em se tratando de um Romance Policial.
Não é um dos que eu indicaria já que conheço obras melhores.
Nil 23/04/2016minha estante
Obrigada! Esse livro está em promoção e estava pensando em comprar porque adoro romance policial. Vim no Skoob para ver se ele era bem recomendado, li a sua resenha e desisti. Tem coisa mais chata que ler um romance policial cujo final não te surpreende? Não vou comprar. Bjs.

Ed 25/07/2016minha estante
Oi, Nil!! Obrigado por ler e pelo comentário! Existem Romances Policiais bem melhores que esse com toda certeza.

Lucas 08/04/2014

Cansativo, parado, mas surpreendente
Mal pude me conter quando soube que JK Rowling tinha escrito outro livro e que tinha sido elogiado pela crítica mesmo usando um pseudônimo. Quis logo ler o livro, mas...

Bem, o livro conta uma boa história: uma grande modelo internacional é encontrada morta depois de cair de sua sacada num bairro chique de Londres. Depois de muitas investigações a polícia decide que foi suicídio, mas seu irmão acha que houve um assassinato e decide chamar um detetive particular, amigo de seu finado irmão mais velho. Cormoran Strike passa por uma pindaíba danada e resolve aceitar o caso e conta com a ajuda de sua secretária temporária, Robin.

A premissa é ótima, as falas são inteligentes, existem situações bem engraçadas, outras até mesmo tensas e algumas surpreendentes, porém claramente se percebe que o texto ficou longo demais, ou que JK tenha se esmerado demais em alguns conflitos um tanto quanto desnecessários enquanto alguns personagens praticamente desaparecem da história.

Talvez o maior problema da história seja o fato de que praticamente nada acontece durante boa parte do livro, onde parece que estamos vendo uma novela do estilo "quem matou...", Strike investiga, sofre, investiga e ficamos nisso, fazendo a história cansar para pessoas como eu que gostam de livros policiais mais agitados.

No entanto o final é surpreendente e você percebe como JK conseguiu costurar uma trama de forma incrível e faz valer o livro inteiro, mesmo que de forma cansativa.

Glaucy 26/05/2020

Foi um livro difícil de ler ,em alguns momentos quase abandonei mas o final até valeu a pena .