O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

João Luiz CF 13/08/2021

Muito menos que o esperado...
Este livro, com certeza, me decepcionou. Trouxe um enredo pouco envolvente, que não segurou minha atenção como deveria ter segurado, ainda mais por ser um romance policial, investigativo, etc.
O mistério, em si, é até aceitável, mas o andamento da investigação aconteceu de forma muito lenta; quase não houve plot twist na história inteira.
O final, devo dizer, já era o esperado. Enquanto lia o livro, eu pensava acerca de quem havia assassinado Lula, e, acreditem, por mais decepcionante que fosse, eu estava certo! O assassino estava muito na cara! Não foi um final de livro como os da Agatha Christie, por exemplo, em que o assassino realmente é alguém que você não fazia ideia de que poderia ser. Justamente por esse final tão óbvio e por conta do andamento lento demais da investigação - que se tornou bem maçante para mim - avaliei em 2,5 estrelas.
Recomendo pra você que gosta de um livro que foca em investigação policial, mas já te aviso de antemão, talvez você também se decepcionará com esse livro aqui.

David713 13/11/2020

Cormoran Stirke é muito massa!
A escrita da JK Rowling é um tantinho arrastada e bastante descritiva e isso é um freio de mão puxado no início da trama. Mas o desenvolvimento das personagens é fenomenal e os saltos da história são excelentes! :D

Khaolinha 05/12/2022

Dar 5 estrelas quando você lê um romance policial é uma delícia, mas dar 5 estrelas quando você o Relê é ainda mais saboroso.
J. K. simplesmente não erra.

Glaucy 26/05/2020

Foi um livro difícil de ler ,em alguns momentos quase abandonei mas o final até valeu a pena .

Xandy 18/07/2020

Tentei ler esse livro três vezes, e foi apenas na terceira vez que realmente consegui engatar e terminar. Mesmo o começo sendo chato, ele vale muito a pena, pois, quando a história engata, ela se torna maravilhosa.

Mariluce.Cruz 23/01/2023

Uma bela obra, o início pode ser um pouco lento,mas ao decorrer da história acaba se tornando uma leitura fluída.Os personagens são incríveis, humanos e bem desenvolvidos, o protagonista é o tipo de pessoa que você se importa e tem empatia, alguém que vc torce para se dar bem. A narrativa é bem construída, fácil de compreende e bem linear, particularmente é fácil descobrir o antagonista logo de cara, porém isso não tira o mérito da obra,por outro lado a torna ainda mais instigante .Nós fazendo querer descobrir suas motivações e seus segredos.

Eudanilomaia 29/07/2022

Leitura de férias ?????
Lembro de ler esse livro assim que ele foi lançado já com a descoberta de que o autor era um pseudônimo da JK. Gostei muito da leitura na época, mas acabou sendo uma experiência diferente nessa segunda vez, acredito que toda a história poderia facilmente ser mais enxuta, e teria um efeito ainda melhor em 200 a 250 páginas, alguns detalhes se tornaram maçantes pra trama.

No final a construção dos personagens protagonistas é o que o livro tem de melhor, Robin e Cormoran são uma dupla infalível, e Robin é tão inteligente que tive inveja dela por várias vezes.

Apesar de não ser o melhor livro do gênero, a leitura funciona e a história te desperta curiosidade. Acredito que esta será a última vez que vou ler esse livro, ou quem sabe eu espere mais 10 anos pra voltar a visitá-lo.

juhh 25/12/2022

o chamado do cuco
Após a morte repentina e misteriosa da celebridade Lula Landry, o detetive Strike foi contratado por John Bristow, irmão de Lula, para descobrir se a morte de Lula foi um suicidio (como a polícia afirmou) ou se havia sido um assassinato. Em sua busca, Strike depara-se com Robin, uma secretária temporária que trabalharia com ele por algum tempo. Os dois embarcam nesse mistério e descobrem coisas sobre o mundo das celebridades, a falsidade e muito mais, revelando no fim, a verdade sobre a morte da modelo.

Eu gostei do livro. Não é o melhor livro de mistério de todos, acho que a autora podia ter desenvolvido mais e ter explicado um pouco melhor a conclusão que o detetive chega. Mas ainda sim, é um livro bom e que te prende. Fiquei um pouco surpresa com o final!

Luzia 18/04/2023

Superou minhas expectativas!

Nossa, li vários comentários: uns gostaram do livro, outros não.
Uns disseram que era muito óbvio, mas sinceramente, a certa altura eu tinha certeza absoluta de quem seria o culpado pela morte de Lula, mas o final foi surpreendente( não sou uma boa detetive KKK)!
A dupla Strike e Robin fizeram toda a diferença.
Já estou pronta pra dar continuidade ao
segundo livro.

Súh 07/07/2021

Lula Landy é uma modelo super famosa e perdeu a vida depois de uma queda do seu apartamento.
Seu irmão é o único que acredita ser um assassinato ao contrário do que a polícia diz. Cormoran Strike é contratado para fazer essa investigação e a aceita.
A autora foi para um lado totalmente diferente de Harry Potter. Foi uma leitura legal, cheia de detalhes (o que cansa um pouco a leitura) mas que ajudar a entender a história em si.

Luzia.Fatima 16/05/2023

Demorei, mas terminei
Leiam. Muito bom! E sim, desconfiei do resultado final desde o início, mas achei muito provável, por isso no decorrer da história o descartei. Mas foi muito bom msm assim. É uma escrita muito boa! E não se iludam, existem vários vilões prováveis nesta narrativa.

Raysa 28/10/2020

O chamado do Cuco
Nunca tinha lido nada nessa linha de investigação e me prendeu bastante, mas não é um gênero faça eu me empolgar. Na verdade eu comprei só por ser um livro da J. K. Rowling, que aqui escreve sob um pseudônimo mas não conseguiu manter o anonimato por muito tempo.
A história central poderia ser mais rica e os personagens mais aprofundados, porém, como tem continuações provavelmente esse aprofundamento vai acontecendo ao longo da série. O autor parece saber o que está fazendo e para onde quer levar a história, a escrita é fluida e fácil de ler.
A edição em capa dura é lindíssima!
Uma ótima leitura de passatempo.
?NOTA: 8
??RECOMENDO? Sim.
?PRETENDO CONTINUAR? particularmente não tenho muito interesse em continuar a série que já conta com outros dois livros: "O Bicho da Seda" (2014) e "Vocação para o Mal" (2018).

Carol.Ramone 08/06/2021

Muito bom. Tipo de livro que a gente leva e não consegue largar, doida pra saber o que vai acontecer.

Sergio 28/02/2014

Resenha - O Chamado do Cuco
Se você é uma daquelas pessoas que ADORAM livros investigativos, você deve ler este. Pela manhã, está em todos os jornais: "Supermodelo britânica Lula Landry cometeu suicídio jogando-se da sacada do seu apartamento". Essa era a hipótese mais aceita por todos, já que Lula vivia de maneira displicente, envolvida no mundo das drogas e farras, além de ter um namorado problemático e ter que lidar com tudo o que a fama traz junto. Porém, três meses depois, intrigado com as circunstâncias da morte de sua irmã, John Bristow decide pagar um investigador particular para re-analisar o suposto caso de suicídio. Cormoran Strike, ex-soldado da Guarda Real britânica que saiu ferido física e psicologicamente da guerra, atua agora como detetive na cidade de Londres. Embora não acredite muito na possibilidade de um homicídio, aceita de pronto o trabalho, já que se encontra em uma situação financeira precária e, além tudo, não tem mais onde passar as noites, dado que seu "casamento" com Charlotte chegou ao fim. É ai que ele parte para a investigação com Robin Ellacott, sua mais nova secretária temporária, enviada pela Temporary Solutions. A trama se passa em vários locais britânicos, das ruas silenciosas da Mayfair aos pubs agitados espalhados pela capital.

J.K Rowling me surpreendeu neste livro, já que, em muitos momentos, a autora conseguiu manter-me ligado e ansioso para saber quem se é que havia um era o assassino, embora em algumas poucas páginas a investigação tenha ficado um pouco monótona demais, deixando a leitura cansativa. De toda forma, J.K mostrou ao mundo que não é escritora apenas de livros infanto-juvenis, mas sim que é uma escritora universal, que atinge todas as faixa-etárias da sociedade. Vale lembrar também que seu livro Morte Súbita, o primeiro voltado exclusivamente para o público adulto, foi igualmente bem aceito pelos leitores.

Não se espantem se este enredo for adaptado para o cinema, já que ele tem capacidade para render um excelente Film Noir. Diversos estúdios já enviaram propostas para a autora, que no momento está trabalhando na adaptação de "Animais fantásticos e onde habitam" para o cinema, além de uma peça teatral sobre a infância de Harry Potter.

Algumas quotes:

"Os leigos, segundo a experiencia de Strike, eram obcecados pelo motivo do crime: a oportunidade encimava a lista dos profissionais."

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Gabrielli... 25/06/2023

Não gostei
Um livro demorado, que se concentra em detalhes que eu achei foram desnecessários para a história.
Talvez eu assista a serie inspirada nesse livro, provavelmente vai ser melhor
Tainá.J 24/08/2023minha estante
Não sabia que tinha série! Obrigada??