O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 16/02/2023

Strike e Robin a dupla perfeita
Uma celebridade morre, tudo indica que foi suicídio, mas o seu irmão não acha isso possível,e pra provar que esta certo ele vai contratar o Detetive Strike.

Strke está quase falido, e mesmo achando que a Lula se matou, vai aceitar o caso afinal ele tem boletos pra pagar.

Mas durante a investigação ele vai ver que as coisas são bem piores do que ele imaginava !!

JP Schneider 15/01/2024

História super arrastada, só gostei do Strike e Robin, mas a história não ajuda nem um pouco.
Queria ter gostado, mas infelizmente não foi dessa vez. Tinha expectativas altas por ser meu primeiro contato com a JK fora de HP, e deixou muito a desejar. Livro extremamente arrastado, em 70% dele não acontece nada, e oq acontece nos outros 30% finais não compensa o sacrifício de persistir na leitura.

Strike e Robin é uma baita dupla, gostei do entrosamento deles, mas fora isso, a leitura não entrega nada. Só fica mostrando Strike andando de um lado pro outro, fazendo perguntas, sofrendo pela vida pessoal e é isso. O livro não proporciona nada pra te deixar ansioso pela próxima página, pelo próximo capítulo...

O final foi ok, já esperava algo do tipo, já sabia quem era o assassino. E como já estava cansado da leitura, o final não fez muita diferença pra mim. Só consegui pensar que finalmente acabei essa bomba.

E já tenho o pior livro do ano, e descobri logo no começo, espero que as próximas leituras não sejam decepcionantes igual essa. Só não abandonei pelo fato de ser de um clube do livro, e não queria manchar meu histórico kkkkk
baixinhossauro 19/01/2024minha estante
Falou tudo. Terminei agora, mas estou com preguiça de fazer a resenha... amanhã eu dou como lido.

JP Schneider 19/01/2024minha estante
Eu faço resenha de tudo, pois aí sempre que quiser consultar minha opinião, está salva, pois nunca lembro de tudo kkkkk

Lindsey 13/06/2024

O primeiro da série
Esse é o primeiro livro de J. K. Rowling como Robert Galbraith (já são 6 publicados). Li a primeira vez há dez anos e decidi reler todos eles depois do "O coração de nanquim", quando lembrei o quanto as tramas são ridiculamente boas, fáceis e divertidas de acompanhar. Essa história conta como o detetive particular Strike conhece Robin, sua então secretária temporária e como juntos tentam descobrir se uma modelo famosa cometeu suicídio ou foi assassinada. O amigo estilista, a amiga famosa, a conhecida sem-teto, o namorado que usa drogas, os vizinhos estranhos, alguém da família adotiva e da família de sangue, todos são suspeitos. Uma coisa que Rowling sempre faz é ir colocando ao longo da investigação, diversas pistas ligadas a todos os possíveis culpados, o que deixa o mistério ainda mais interessante e o final nunca deixa de surpreender.

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

Gabriela Moreira 02/06/2020

Comentários o chamado do cuco
JK escrevendo sobre um pseudônimo comprovou que gosto da sua obra, contendo ou não temas de magia. O livro é um suspense tranquilo, que se resume em descobrir o que de fato aconteceu na noite de um suposto crime. O final é surpreendente, mas não a ponto de me deixar tão de queixo caído.

Gio 13/06/2021

tinha tudo pra ser perfeito mas...
ficou muito enrolado, a autora se delongou demais em coisas sem necessidade e acho que porque muitos mínimos detalhes foram colocados pra no fim ter uma puta explicação juntando tudo "uau meu Deus então é por isso que o fulano escorregou nas gotas de água *tá passada? *"

E também muitos personagens desnecessários foram envolvidos, o que era pra ser simples ficou muito complicado. Descrevendo toscamente seria como se a Agatha Christie escrevesse um de seus livros com quase 500 páginas, não ia ter necessidade, né?!?

Gabi 16/02/2014

Melhor impossível
O brilhantismo de O Chamado do Cuco é evidente. É um romance policial mais que bem escrito; é bem pensado. Como se surpreender o mundo com Harry Potter não fosse suficiente, JK Rowling - que usou o pseudônimo de Robert Galbraith - provou também que tem talento para escrever um belo de um suspense, capaz de prender a atenção do leitor na íntegra. A autora conseguiu estruturar uma trama tão inteligente, que o mistério contem surpresas de tirar o fôlego e resoluções inimagináveis.

Cormoran Strike é um homem cheio de problemas - amorosos e financeiros. Tendo apenas dois clientes - sendo um deles um louco que o ameaça semanalmente por escrito -, Strike é um detetive particular mal sucedido e recém expulso de casa pela noiva. Vendo-se sem alternativas, decide improvisar um espaço para dormir em seu escritório - fato que passa a tentar esconder de sua secretária temporária, Robin Ellacott, sem sucesso algum. Robin sabe mais do que deveria da vida do chefe, mas é educada o suficiente para não se intrometer. Aliás, ela não trabalharia ali por mais de algumas semanas, enquanto faz entrevistas para um emprego fixo.

Porém, não há como fugir do destino; e este ditou a perigosa jornada de Strike à partir do momento em que John Bristow passou pela porta de seu escritório. O homem com aparência de roedor era irmão de Lula Landry, uma modelo famosa que teve o corpo encontrado esmagado contra o chão frio da neve, em uma noite, três meses antes. A que tudo indica ela teria se jogado da sacada de seu apartamento. E, apesar de já ter sido provado o suicídio, Bristow foi à procura do detetive por simplesmente negar o triste fim, e improvável, da irmã.

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."

Conforme Strike mergulha de cabeça em sua investigação, vai percebendo que os fatos são mais contraditórios do que, de princípio, imaginava. A cada testemunha que interroga, novas surpresas vêm à tona; as evidências são claras, mas o entendimento delas está longe de ser alcançado.

Uma vizinha de Lula, não se cansava de jurar que ouvira gritos de um homem, minutos antes de ver o corpo da modelo em queda. Em contrapartida, a polícia provou que o apartamento da mulher era à prova de som, e que seria impossível escutar quaisquer barulhos provindos do lado de fora; havia também uma gravação de dois homens encapuzados correndo pela noite; e ainda, metade das testemunhas disseram que Lula estava agindo normalmente no dia de sua morte, a outra metade, porém, a julgava nervosa e até deprimida. Por fim, há um papel azul. Um papel que apenas o motorista tivera a oportunidade de ver a modelo escrevendo algo nele. Um papel que nunca mais foi visto por ninguém.

"A verdade entrava lentamente em foco pela massa de informações desconexas. O que lhe faltavam eram provas."

Em meio à cidade de Londres, Strike - com a ajuda de Robin - vai despontar muitos segredos. Vai descobrir mentirosos e aliados. E quando outras pessoas à sua volta começam a morrer, vai ver que está lidando com um assassino muito mais que ardiloso. É um assassino que se mostrará inimaginável aos olhos dos leitores e surpreendentemente frio.

O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso cuja leitura flui de maneira rápida e imperceptível. Embora os leitores possam se perder em meio a tantas informações e notar pequenos vácuos, o romance policial de Robert Galbraith é de tirar o fôlego.

André_Tarbi 11/07/2022

"Tornei-me um nome."
De longe o Cormoran Strike é a melhor coisa desse livro, facilmente você consegue simpatizar com a personalidade e com a vida que ele têm, eu me identifiquei muito com ele em muitas características e atitudes. A Robin, fanfiqueira, também é uma personagem interessante, apesar deu achar que foi deixada de lado no final (só servindo mesmo como apoio pro protagonismo do Strike). Dito isso, eu acho que se a escrita fosse em um formato de diário, em primeira pessoa, a narrativa seria mais aprazível, não tinha necessidade de mostrar a perspectiva da Robin ou de outros personagens secundários. Sem falar que o ritmo é bem lento, como é focado muito em diálogos, seria melhor que a escrita fosse em outro formato. Achei a ambientação bem fraquinha também, tipo, é Londres cara dava pra fazer algo melhor, em alguns momentos é citado sobre a cidade ser muito úmida e as pessoas melancólicas, mas ficou só por isso mesmo. O plot não é um dos melhores, mas foi divertido ver as peças se encaixando no final. Sinceramente faltou muito, e olha que eu li sem expectativas. Enfim, eu não acho que a Rowling seja uma escritora de tanto destaque, ela entregou algo bem mediano aqui, e sinceramente não tinha necessidade nenhuma de escrever continuações pra esse, o que ela queria criar um novo Sherlock Holmes? Sendo assim minha nota final é "meh" ?.
Marília 15/07/2022minha estante

Marcos774 23/05/2022

Boa história
Quando comprei esse livro não sabia que a autora era a mesma de HP, usando pseudônimo. Mas enfim, gostei da trama e me identifiquei com o protagonista.

Mariluce.Cruz 23/01/2023

Uma bela obra, o início pode ser um pouco lento,mas ao decorrer da história acaba se tornando uma leitura fluída.Os personagens são incríveis, humanos e bem desenvolvidos, o protagonista é o tipo de pessoa que você se importa e tem empatia, alguém que vc torce para se dar bem. A narrativa é bem construída, fácil de compreende e bem linear, particularmente é fácil descobrir o antagonista logo de cara, porém isso não tira o mérito da obra,por outro lado a torna ainda mais instigante .Nós fazendo querer descobrir suas motivações e seus segredos.

Leticia.Justo 23/01/2023

Quase desisti mas no fim compensou
Nesse livro temos a história de uma super modelo rica e famosa que comete um suicídio, pulando da sacada de seu apartamento no terceiro andar e " se esborrachando no chão".
Porém, três meses após a sua morte, um detetive particular fracassado, cheio de pendências pessoais é abordado pelo irmão da modelo, dizendo que acredita que na verdade foi um assassinato e não um suicídio. Então, nosso protagonista Strike com a ajuda da sua secretária temporária Robin, mergulham nesse caso para tentar descobrir se as teorias do irmão estão certas.

Confesso que ao longo do livro eu senti muita vontade de abandonar, porque não estava me prendendo, ao meu ver parecia só um falatório sem fim. E gosto de livros que me instigam a pensar, que me faz formar teorias . Porém dps de saber vários acontecimentos do suicídio seria desonroso da minha parte não saber o que realmente aconteceu, e assim eu segui. A leitura foi bem arrastada, me causou sonolência . Porém a partir dos 80% foi só ladeira a baixo, me fez devorar o livro com um final bem satisfatório. Apesar de ter sido um livro arrastado o final com certeza compensou.
Daniel Rocha 26/01/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Leticia. Coincidência ou não, estou lendo um livro que às vezes me dá vontade de pular umas partes e terminar logo, que parece meio chato e arrastado. Mas então aparecem umas pérolas na narrativa, e te lendo vi que vale a pena a gente perseverar em nossas leituras., ;)

isa swift 10/09/2020

Muito envolvente
No começo eu achei que a leitura iria ser um pouco parada e o mistério um pouco fraco. Mas vi que estava TOTALMENTE ERRADA!
A leitura é extremamente fluida e envolvente , você realmente se vê preso nas páginas e apegado a história.
Esse livro realmente funcionou para mim.

Xandy 18/07/2020

Tentei ler esse livro três vezes, e foi apenas na terceira vez que realmente consegui engatar e terminar. Mesmo o começo sendo chato, ele vale muito a pena, pois, quando a história engata, ela se torna maravilhosa.

kescia.sousa 29/05/2021

Livro bom, mas achei extremamente descritivo ao ponto de ser desnecessário e dando a impressão de encher linguiça tornando a leitura lenta e até entediante.

Carol.Ramone 08/06/2021

Muito bom. Tipo de livro que a gente leva e não consegue largar, doida pra saber o que vai acontecer.

Khaolinha 05/12/2022

Dar 5 estrelas quando você lê um romance policial é uma delícia, mas dar 5 estrelas quando você o Relê é ainda mais saboroso.
J. K. simplesmente não erra.