Corações Feridos

Corações Feridos Louisa Reid

Resenhas - Corações Feridos

Silvia 06/03/2014

Triste, Surpreendente, Aterrador
A sinopse do livro me chamou muita a atenção e fiquei muita interessada, então o ganhei de presente.
Bem, o livro é totalmente diferente das histórias convencionais a que estamos acostumados, a história é narrada por ambas as irmãs e os fatos se concentram antes e depois da morte da gêmea Hephzibah.
As gêmeas têm uma vida solitária, pois são dominadas por seus pais, sendo que, só podem contar com o apoio uma da outra.
Rebecca nasceu com a Síndrome de Teacher Collins, tendo portanto uma aparência diferenciada, pois seu rosto era deformado, sendo este fato já bastante complicado para se enfrentar em uma família normal, mas na família de Rebecca a coisa se multiplica em proporções avassaladoras. Os pais a consideram uma aberração, um fruto do demônio. Reb por tudo isso, é uma pessoa tímida e retraída, muito resignada e super protetora de sua irmã Hephzi.
Hephzi por outro lado é bela, encantadora, sonhadora, corajosa e determinada a ter sua vida modificada. Em várias passagens ela deixa sua irmã de lado, age com egoísmo, muitas vezes por vergonha, mas em todos os momentos ela está tentando se encaixar em uma vida normal. Mas como temos a oportunidade de vermos seu ponto de vista, podemos compreender suas atitudes, suas tentativas de deixar sua vida para trás e ter um novo começo. Mas um fato realmente relevante, é que em nenhum momento ela demonstra qualquer sentimento de repulsa pela Rebecca, pelo contrário ela amava muito a irmã.
A história se fixa na vida das irmãs, pelo que passavam e como lidavam com todos os seus medos e a busca constante por suas liberdades.
Elas possuem um pai abusivo, violento e fanático religioso. E uma mãe alienada, que menospreza as filhas, como se elas nada significassem, como se fossem qualquer objeto inanimado que faziam parte da decoração de sua casa.
A única pessoa que realmente transmitiu bons conceitos e amor às irmãs, foi a avó materna, a qual permitiu em pequenas ocasiões que as meninas desfrutassem um pouco da normalidade, mas infelizmente essa faleceu quando as gêmeas contavam com 12 anos de idade.
A vida dessas irmãs é tão surreal, que elas passam por necessidades básicas, como comida, produtos de higiene pessoal, roupas, educação, medicamentos, etc. Elas eram desnutridas, muitas vezes eram proibidas de poderem tomarem banho, e tinham que roubar roupas que eram doadas à igreja a qual o Pai era ministro. Se ficavam doentes, nem mesmo um remédio era concedido a elas.
Foram educadas domiciliarmente pela Mãe até os 16 anos de idade, quando Hephzi consegue convencê-los de que precisariam estudar em uma escola convencional a fim de se manter as aparências. Hephzi era esperta e via ali uma oportunidade de si libertar de seus pais.
No livro nos deparamos com várias situações que nos chocam. Como as pessoas conseguem passar uma imagem totalmente mascarada do que realmente são???
As irmãs deviam sempre manter as aparências, serem discretas e se comportarem primordialmente. Elas eram regidas pelo medo e pânico, pois haviam consequências insanas se se comportassem e agissem de forma indesejada pelo Pai.
O livro tem uma temática dramática, mas podemos tirar algumas boas coisa das vidas miseráveis das gêmeas, como: Hephzi encontrando seu primeiro amor; Rebecca conhecendo verdadeiros amigos e se tornando uma pessoa mais corajosa e aceitando sua própria imagem, conseguindo encarar todo o preconceito que a cerca.
Enfim, um livro marcante, um drama emocionante, com várias passagens comoventes, que fará você chorar e pensar em como a sociedade é alienada ao que acontece ao seu redor.

Jess 21/03/2014

Na primeira vez que coloquei meus olhos neste livro a capa foi o ponto principal ao qual me atraiu para ele, foi o que me fez ter tanto a vontade de saber mais sobre o enredo.

Eu sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas quem deixaria de ler um livro com uma capa deslumbrante, ao qual passa perfeitamente a mensagem do que deve ser aguardado pela obra para ler com uma capa mal feita, onde não te passa qualquer informação útil?

Eu deixo!

Eu penso o seguinte: se a editora não se deu ao trabalho de nem ao menos selecionar bem a capa para ser usada no livro, porque ela se importaria em fazer uma boa tradução?

Como sempre não fiz uma má escolha, normalmente a faço quando vou contra o meu julgamento, ou seja, ler um livro com uma capa bizarra. Comecei com essa mania de selecionar meus livros desta maneira por um motivo bobo, mas que ao longo do tempo em que me apaixonei pela leitura descobri que um livro bem cuidado, com uma capa bem selecionada, é na verdade um livro bem trabalhado. Eu não iria seguir com um julgamento como este se com o decorrer do tempo eu errasse tanto com a escolha dos livros.

- # -

O livro não é divido em capítulos como normalmente é visto em qualquer obra literária, mas sim em dois pontos de vista; o de Hephzi, ao qual é narrado antes de sua morte, e o de Rebecca que é narrado após a morte da irmã gêmea. Achei essa divisão algo diferente, único, nunca havia lido qualquer livro se quer que fosse dessa maneira, e o melhor de tudo é que não me perdi ou fiquei confusa em qualquer momento ao contrario, a cada página que lia ficava mais curiosa! Realmente a autora soube trabalhar bem esses dois pontos de visão ao seu favor, ou melhor, ao favor do livro.

Vamos ao enredo?

Como já lhes disse Hephzi e Rebecca são irmãs gêmeas, porém são completamente diferentes, pois Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins, uma doença genética rara ao qual deforma o rosto da criança, enquanto isto Hephzi é extremamente linda, tanto ao ponto de chamar atenção até mesmo de quem não deveria (vocês entenderam isto quando ler o livro).

Roderick, pai das gêmeas, é um pastor e as criou de forma rígida, se é que o que ele fez pode-se chamar de criação, ambas viviam apenas indo da igreja para casa de casa para a igreja, não podem ter amigos ou usar roupas novas, além de serem obrigadas a fazer limpeza não apenas em casa, mas também na igreja e se não bastasse; seu aprendizado fora todo instruído pela mãe delas, ou seja, as garotas só aprenderam o que Roderick achava necessário para aquelas duas jovens que deveriam ser a face da castidade. Porém agora, em plena adolescência, Hephzi está começando a sentir vontade de conhecer o mundo lá fora, fazendo com que tenha que recorrer a alguns atos que a leva parecer com o pai.

Após conseguir o que deseja Hephzi se envolve com a vida escolar, tornando-se uma adolescente “normal”, pelo menos nas poucas horas em que fica naquele ambiente celestial (em comparação com sua casa com toda certeza a escola pode ser classificada assim), mas com isto vem o desejo de sair com as novas amigas, assim como também a vergonha que sente de ser irmã de Reb, fazendo-a excluir a garota.

Com o decorrer do livro vários fatos importantes acontecem até a morte de Hephzi, fatos estes que podem mudar e fortalecer Rebecca a finalmente tomar alguma atitude para assim livrar-se da tirania do pai. Mas será mesmo que ela vai ser capaz disto? Será que ela preferirá sair da “segurança” de sua casa, onde sabe que tem o desprezo de ambos os pais para envolver-se em um mundo em que milhares de pessoas vão rir de sua face? Vão lhe excluir e a julgar das piores maneiras possíveis?

- # -

Este livro elevou meus sentimentos ao pico, fazendo-me às vezes ficar realmente uma pessoa nada agradável, assim como um tanto emotiva.

Eu nunca senti tanta raiva de um personagem como senti de Hephzi, a todo o momento pensei que era bem feito o que havia acontecido com ela, que aquela garota merecia ter morrido, afinal de contas, ela tratava sua irmã de uma maneira que me fez repugná-la, logo a sua irmã que sempre a protegia, que distraia a atenção do seu pai para que ele nunca encostasse nela. A pobre garota se sacrificava a todo o momento por uma irmã que tinha vergonha dela, que fingia não a conhecer apenas para que as pessoas não ficassem falando as suas costas.

Por Deus!

Que coração negro essa menina tinha!

Porém, em alguns momentos eu desejava que Hephzi não tivesse falecido, mas não era por causa dela e sim pelas pessoas que a amavam e que sentiam a sua falta, tirando isto, se dependesse apenas da visão que eu tinha sobre aquela garota, eu a desejaria morta.

A leitura foi ótima, mesmo que ela tenha me desgastado emocionalmente. Eu recomendo para aqueles que tem um coração for.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=6775

Sandra 25/03/2014

Muito sofrido.... adorei.

Sandra 25/03/2014

Muito sofrido.... adorei.

Driza 17/04/2014

Demais
Forte, comovente, do tipo envolvente.

Jaqueline 22/04/2014

Corações feridos
Livro conta a vidas das gêmeas Hephzibah e Rebecca que passaram a vida vivendo aprocionadas pelos País.
A estória é narradas pelas gêmeas. E demostra a coragem que elas tiveram para obterem a tão sonhada liberdade.Para isso uma delas teriam que morrer.

Ana Carolina 21/05/2014

Chato, chato, muito chato.

Jaque 29/05/2014

Certos acontecimentos da vida que nós fazem ser FORTES!
Vou começar falando que achei o livro forte, triste e emocionante.

Corações feridos fala sobre Rebecca e Hephzibah gêmeas com 16 anos.
Rebecca nasceu com uma síndrome que deforma seu rosto, na visão de seu pai ela é marcada pelo mal. Não tem amigos.
Hephzibah é linda e popular.

O pai das meninas Roderick é uma pastor fanático, para seus fieis ele é um homem exemplar, mas quando está somente com sua mulher e filhas ele bebe muito e faz coisas ruins. A mãe se chama Maria uma mulher fria que aceita tudo que o marido faz, não tem voz ativa pra nada, é Deus no céu e o marido na terra.

A única forma de amor que as meninas conheciam era a que vinha de sua avó materna, mas pela "fatalidade" da vida a avó morre e as meninas ficam desamparadas e sem amor, já que seus pais não sentem nada pelas gêmeas a não ser raiva e desprezo.

No decorrer do livro você fica se perguntando como pode um pai e uma mãe fazer e falar tudo isso com suas próprias filhas, mas aí você vai descobrindo que tem um segredo muito grande por trás de tudo isso. Um terrível segredo do passado, da juventude de Roderick e Maria assombra a vida deles e machuca a todos, principalmente as gêmeas.

As gêmeas viviam presas dentro de casa, não podiam tomar banho, não podiam sair nem para ir a uma escola, sua própria mãe que as ensinava. Até que Hephzy conseguiu convence-los a deixarem irem para uma escola.

Hephzy sempre quis fugir daquela casa e daquela vida, sempre quis ter uma família normal, e sempre sonhou que isso aconteceria quando ela arrumasse um namorado. E na escola ela conheceu Craig, um menino meio problemático, que sempre faltava as aulas e não estava nem ai pra nada.

Hephzy então começa suas escapadas de casa e sempre conta com a ajuda de Rebecca para encobri-la. Rebecca tem raiva de Craig porque a irmã gosta muito dele e pensa em fugir com ele.
Quando Hephzy morre, Rebecca culpa Craig e se culpa por não ter feito nada para ajudar sua irmã.

Rebecca no decorrer do livro conhece pessoas maravilhosas, descobre como é uma família normal, descobre que ela mesma pode ter uma vida normal, e vai passar por fortes emoções quando descobre o segredo de sua família.

Aprendi que as circunstâncias da vida é que fazem uma pessoa aprender a ser forte. E tirar forças só Deus sabe de onde para seguir com aquilo que ela quer.
Quando sua vida depende de você ter forças, você rapidamente aprende essa lição.

Nanda 07/06/2014

O livro é revezado entre antes e depois da morte de Hephzi – que é narrado por ela própria – e depois da morte de Hephzi – que, por sua vez, é narrado por sua irmã Rebecca.
Enquanto Hephzi é linda e o Pai a ''adora'',Reb sofre de uma síndrome onde seu rosto é deformado.

Após a morte de Hephzi,Reb vê o fantasma de Hephzi e sabe que tem que correr,fugir da casa paroquial e que seu tempo está se esgotando.

Nota:Livro maravilhoso.Primeiro livro da autora e eu simplesmente Amei Chorei.Nota mil

Aninha 27/06/2014

Incrível
A historia de duas irmãs que guardavam um enorme segredo. Hephzi era linda,atraente e incrível já rebecca sofria de uma síndrome e ficava sempre no seu canto.As irmãs se amavam e cuidavam uma da outra já que eram a sua unica companhia até que os pais decidiram coloca-las finalmente na escola.Hephzi logo arrumou amigos e um namorado e pedia a rebecca que a encobrisse nas suas saidinhas a noite,que eram preocupantes.alem disso tudo tem a morte de Hephzi que esconde mistérios e tramas que seus amigos nunca descobrirão apenas a irmã sabe de tudo o que acontece quando o pai-um religioso fanático e cruel- tranca a porta de casa.A historia é contada por duas versões uma de rebecca e outra de Hephzi é uma historia triste,complicada,impressionante,focada e difícil.São duas meninas que precisam aguentar o peso de um segredo, o peso da igreja e o peso dos seus pais.Eu recomendo para aqueles que gostam de dramas e suspenses ,para aqueles que tem paciência e dedicação a leitura.. esses com certeza irão amar esse livro.

Edna 05/08/2014

Aparências
Que lindo quando alguém diz eu não consigo me calar diante de uma violência ou diante de atos que julgamos ser sórdidos, realmente muitos dizem mas poucos tem a coragem e dignidade de se expor e fazer algo em pról. Vários são os fatores que envolvem tais como aparência, instabilidade e qdo crianças e/ou adolescentes o Medo que é como a "Louisa Reid" relata na íntegra o que ocorre em muitos lares no mundo inteiro e raramente temos a capacidade e a dgnidade de expor por vergonha e o que implicaria em nossa condição social. Essa autora até então por mim desconhecida eu diria já reservou lugar cativo em meu coração. Com simplicidade ela expõe fatos que vivemos qdo crianças e que se arrasta pela vida inteira nos fazendo pessoas infelizes por uma vida inteira onde a maioria carrega as dores, as cicatrizes, as perdas de tudo o que não viveu. Bom seria se a maioria que vivem esses dramas acordassem mais cedo ou até mesmo na idade em que tem a personagem do livro Rebeca. Vale a pena voce dedicar algumas horas para refletir em quantas pessoas vivem ao seu lado e suportam simplesmente a vida e que voce pode mudar a condição dela.

Val 20/08/2014

Livro "Corações Feridos"
Helphzi e Rebecca eram irmãs e tinham um pai muito rígido e uma mãe que ficava calada sobre tudo.
Reb sofre da síndrome do Treacher Collins, que deformou seu rosto, e vive às sombras da irmã.
Depois de muito sufoco, conseguem que os pais as deixem frequentar a escola, o que é um jeito delas terem uma vida mais normal e em breve fugir da casa dos pais. Mas, agora com Helphzi morta, Reb se vê sozinha para enfrentar todos os problemas.
O livro é narrado pelas irmãs. Rebecca contando o depois e Helphzi, o antes.
A estória é emocionante e triste. Em vários momentos senti um aperto no coração e uma enorme vontade de bater no pai delas e tirar as duas de lá e levar elas para um lugar seguro.
No decorrer da estória, descobrimos porque o pai não gostava delas, mas o que, claro, não é motivo para suas atitudes.

Já leram o livro? O que acharam?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/08/resenha-coracoes-feridos.html

Chellot 24/09/2014

Corações Feridos - Almas Assombradas
As gêmeas Hephzibah e Rebecca são duas adolescentes filhas de um pai autoritário e cruel e de uma mãe sem coração. Elas foram criadas a base do medo. O que poderiam fazer, dizer ou gostar era pecado aos olhos dos pais.
Com muito custo seus pais aceitaram que frequentasse uma escola normal, pois elas viviam apenas para a Casa Paroquial, onde moravam e para a Igreja.
Hephzi, bonita, mais descolada e manipuladora. Ela tinha um desejo de viver uma vida adolescente normal como todas as outras meninas de sua idade, mas a sombra de Reb sempre em sua cola a incomodava. Apesar de amar a irmã gêmea, Hephzi sentia os olhares de horror e nojo que eram, frequentemente, direcionados a sua irmã. Rebecca nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, uma doença genética caracterizada pela deformidade facial.
Rebecca era uma irmã devotada que fazia de tudo para proteger e encobertar Hephzi. Até apanhar por ela, o que sempre acontecia, pois devido a sua deformidade o pai achava que ela deveria sofrer todos os castigos por ter nascido feia e burra.
Quando Hephzi conhece Craig, um garoto da escola e se interessa por ele, Rebecca tenta em vão dissuadir a irmã de se encontrar com ele. Até que tudo vira de cabeça pra baixo e ela tem que viver mais uma vez o inferno em casa e esconder de todos os segredos que se escondem dentro da Casa Paroquial.

A história conta de forma marcante e emocionante a trajetória de vida das irmãs gêmeas que não puderam viver plenamente suas vidas. Uma vida onde tudo era pecado, em que um olhar ou uma palavra mal colocada era motivo para explosões e castigos imperdoáveis.

Corações Feridos tornou-se um livro favorito pela sua sagacidade e brilhante história que emociona e muitas vezes nos deixa com raiva, deixando nossos nervos em frangalhos.

Recomendo.