Eve & Adam

Resenhas - Eve e Adam

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 2,5 estrelas

Enredo
Eve é uma jovem que está cursando o colegial. Sua mãe é a temida e famosa geneticista Terra Spiker, conhecida por seus experimentos mirabolantes e por seu comportamento arrogante e totalitário. Após quase ser atropelada por um carro, Eve é socorrida às pressas para o hospital local. Lá ela recebe a notícia que terá que amputar a sua perna esquerda. Terra ao saber disso resolve tirar a filha à força e levá-la para o seu instituto de pesquisa, o Spiker Biopharmaceuticals.

Após dias internada, Eve conhecerá Solo, um jovem rapaz que mora lá há alguns anos e que traz consigo um segredo. Sua aparência atlética logo despertará seu interesse. Porém, depois de dias sem se locomover, seu tédio é crescente. Em virtude disso a Dra. Spiker resolve colocar a filha como chefe de um novo projeto: a criação de um ser humano de acordo com as escolhas de quem o criou. Ou seja, um software criará um humano baseado na escolha de genes feitas anteriormente.

É então que Eve idealiza Adam, o seu par ideal. Bonito, inteligente, musculoso e que a adore e proteja aonde ela for. Porém, tanta perfeição tem seu custo e ela se verá em uma encruzilhada entre o real e o virtual.

Personagens
A criação dos personagens foi feita de modo muito aleatório. Não se tem profundidade na maioria deles e não se trabalha a tridimensionalidade em nenhum momento. Por exemplo, na protagonista Eve não se em um trabalho envolvendo o seu passado e o que a leva a cometer tais escolhas. As motivações por trás de Terra também são negligenciadas, sem haver uma explicação concreta por trás de seu comportamento.

Solo é o personagem que chega a ter um pouco mais de desenvolvimento ao longo da narrativa. As coisas que aconteceram anteriormente, envolvendo seus pais e a criação do instituo, são utilizadas no enredo principal para explicar algumas situações.

Narrativa dupla
Acredito que o principal erro desse livro tenha sido o uso de dois autores para desenvolvê-lo. A premissa básica é boa, mas a maneira como as coisas foram acontecendo tornou a história muito aleatória na maior parte das cenas. A visão do livro é intercalada com os pontos de vista de Eve e Solo e posteriormente com o de Adam. Percebe-se que cada autor escreveu os capítulos de um dos personagens. Esse foi o maior problema. Na medida que o ponto de vista era mudado, percebia-se que o desenrolar das cenas era feito de modo a se adicionar informações sem seguir uma linha de raciocínio. Era como se os autores estivessem escrevendo à medida que as ideias fluíam, sem uma storyline definida.

A construção de um triângulo amoroso também soou forçada. Em determinada parte da história, um dos protagonistas simplesmente some, sem nenhuma explicação válida, por vários capítulos e, quando seu ponto de vista é retomado, não se tem uma justificativa para tal acontecimento.

Considerações
A premissa do livro e o nome que os autores tem na literatura infanto-juvenil atual me fizeram querer ler esse livro assim que ele chegou. Porém, quando comecei a leitura acabei me decepcionando com o que estava lendo. Da estruturação das frases até a ausência clara de uma storyline definida, a leitura acabou se tornando repetitiva e fantasiosa demais. Além disso a mudança de narrador e, por consequente, de escrita não foi feliz para a proposta inicial. O fato de colocar os protagonistas no meio de um triângulo amoroso fez com que o foco do livro ficasse perdido entre a ficção científica e o romance criado. Esse é o primeiro livro de uma série, mas não sei se continuarei a lê-la.

"(...) - Você sabe o que quero dizer: alguém que não seja um cientista.
- Um mero mortal. - Solo sugere."
Página 47

"Paro para pensar. Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"
Página 75

"- Não existe diferença entre Gregor Mendel e o Dr. Frankenstein - minha mãe declara."
Página 255

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-sorteio-eve-adam.html

Miriam 29/01/2015

Leia sem expectativas.
Capa linda, sinopse interessante, e uma história que promete ser 'surpreendente, divertida e dinâmica. Personagens sinistros, experiências estranhas, segredos e uma pitada de romance', e vamos dizer que seria tudo isso, se não fosse a falta de desenvolvimento da história.

A história é leve, fluida, os capítulos são rápidos, e de alguma forma o que realmente salva a história são os personagens Eve, Solo e Aislin, a amiga sem noção de Eve que apronta um monte por conta de um cara nada a ver. Eu gostei deles, são cativantes e divertidos, mas a história é fraquinha. A leitura não chegou a me decepcionar, mas não brilhou como deveria.

Quanto ao tema 'genética' ninguém precisa se preocupar, ele passa lonnnge da história. É tudo mega superficial. Não que eu desejasse um livro que me trouxesse um monte de termos técnicos, longe disso, mas alguns temas mereciam fundamentação, aprofundamento ou ao menos uma explicação, a menor que fosse, porque algumas coisas ficaram difícil de engolir... Talvez as explicações venham no próximo livro, mas eu não sei não.

Enfim, para gostar de 'Eve e Adam' ele deve ser lido sem expectativa alguma, nem um tiquinho, pois é um livro onde tudo acontece muito rápido e sem muitas explicações, não existe um grande crescimento dos personagens e possui um nível de romance quase nulo, mas apesar de tudo é divertido e descontrai. Só que ao finalizar a leitura, ela não te deixará com nenhuma emoção, nem mesmo com um sorrisinho bobo no rosto. Ele acaba, você fecha o livro e parte para outro, sem nenhum remorso.

site: http://www.livrosbobagenseguloseimas.com.br/2015/01/resenha-eve-e-adam-novo-conceito.html

Paola 25/01/2015

Muito bom!
Essa foi a segunda leitura concluída de 2015, e que livro! Apesar de ser um livro cheio de genética, não é cheio de coisas nerds. Na verdade, é um livro que nos faz pensar no futuro. Porque do jeito que as coisas estão, daqui a pouco a tecnologia nos dá a oportunidade de brincar de Deus...

Eve, a nossa protagonista, é filha de Terra Spiker, uma trilhonária dona de uma clínica de genética. E o livro já começa com Eve sofrendo um terrível acidente e com sua mãe não querendo que ela se trate em uma clínica normal. Sendo assim, Terra a tira da hospital e a leva para a sua clínica, para que Eve pudesse ser melhor atendida.

Dentro da clínica de sua mãe Eve conhece Solo, o garoto perfeito. De uma beleza única e cheio de mistérios. E com um ódio por Terra. Mas isso não impede Eve de sentir-se atraída por ele.

Enquanto se recupera do acidente, o que foi de uma rapidez para sua surpresa, Eve começa a trabalhar em um projeto de sua mãe. Ela o chama de projeto Adam. A criação de um homem perfeito, ou um namorado perfeito, melhor dizendo. Mas ao criar Adam, Eve se pergunta como quer um homem perfeito. E se quer isso. E ainda, se isso é certo.

Em meio a perguntas, descobertas e informações dadas por Solo, Eve começa a entender o mundo de sua mãe, o motivo que Solo a odeia e porque as pessoas também a detestam. No meio dessas descobertas, Solo também começa a encaixar algumas peças que faltavam em seu quebra cabeças, e descobre que Terra pode não ser de todo uma vilã.

O livro é narrado em primeira pessoa e dividido nas falas de Eve, Solo e Adam. Uma história, na minha opinião, fascinante! Me fez pensar em: até que ponto é bom ter alguém perfeito? Será que podemos brincar de Deus?

Tem romance, tem mistério, tem genética e tem também um final surpreendente. Peças de um jogo que eu não esperava acontecer. Não é uma leitura difícil, mas é diferente dos livros que costumo ler. Porém, aprovadíssima!

Moonlight Books 24/01/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Eve & Adam foi aquele livro que li sem imaginar onde iria chegar, sua história contada em uma linguagem jovial e atraente, me prendeu pouco a pouco e foi uma grata surpresa.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/01/resenha-eve-adam.html

Poly 21/01/2015

Leitura bem leve
Eu comecei muito bem o ano de 2015: só leituras maravilhosas!
Assim que li a sinopse fiquei interessada pelo livro. Envolve tecnologia e genética e isso me despertou muita curiosidade.
Apesar de envolver ficção científica não é livro viajante cheio de nerdices. Há ciência de forma leve. Aliás, leve descreve perfeitamente o livro. A ciência está presente de forma leve, o romance e leve, o mistério é leve.
Uma ótima pedida para uma tarde sem nada para fazer (e dá para ser lido em uma tarde).

Ao morrer – e eu percebo isso quando voo pelo ar como um pássaro ferido – você deveria estar pensando no amor.
P. 7

Eve acaba de sofrer um acidente e sua perna foi dilacerada, terá muita sorte se ela não for totalmente perdida, mas sua mãe a retira do hospital, leva-a para o laboratório Spiker e os médicos do laboratório cuidam dela. Milagrosamente sua perna se recupera e fica perfeita novamente.

E de uma coisa eu já sei: Tommy e os Gênios, aos sussurros, falam sobre o Projeto 88715, eles o chamam por outro nome.
Chamam de “Projeto Adam”.
P. 71

Desde que foi “resgatada” do hospital por sua mãe, Eve passou a conviver com Solo. Solo é um rapaz órfão de pai e mãe e tutelado pela mãe de Eve, a poderosa geneticista Terra Spiker.
Solo mora no laboratório, trabalha lá e estuda. Desde a morte dos pais que ele é obrigado a conviver com Terra, a quem ele odeia.
O rapaz é ignorado pelos grandes cientistas por ser apenas o cara que traz cafezinho, mas Solo é inteligente e sagaz. Ele possui uma ótima memória e um Q.I. nem um pouco desprezível.
A princípio Terra tentou afastar os dois, mas eles não são bons em obedecer regras.

Um relacionamento ruim é melhor do que nenhum relacionamento?
P. 99

Enquanto estava se recuperando do acidente, Eve ficou entediada, então sua mãe lhe dá uma tarefa muito interessante: brincar de Deus. Eve começa a mexer em um programa de computador e a criar uma simulação de humano.
Ela cria o rapaz perfeito, Adam.

Não, eu digo a mim mesma, não é esse o problema. O problema é que, de um jeito ou de outro, você vai confrontar a sua mãe e dizer a ela que já sabe da verdade.
P. 131

Só que há um segredo sobre sua mãe que Eve não sabe e Solo pretende revela-lo em breve.

Sim, a vida é cheia de surpresas.
P. 185

O livro é narrado sob a perspectiva de 3 personagens: Eve, Solo e Adam. Cada capítulo é contado por um personagem diferente. A narrativa de cada personagem é em primeira pessoa e é bem interessante ver a mesma cena sob dois (ou 3) aspectos diferentes.
A leitura é fácil, divertida e gostosa, dá para ser lido em poucas horas, sem nenhum esforço. Uma ótima recomendação para as férias ou após uma ressaca literária (quem quer se esforçar muito nesses momentos?).

Eu sou perfeito. Eu sou Adam.
P. 188

A capa é linda e eu leria o livro apenas por ela. O detalhe do quebra-cabeça na maçã ficou bonito e bem chamativo.
O miolo também é bonito. É simples, mas em cima de cada capítulo tem o detalhe singelo de uma maçã. Amei!

site: http://polypop.net/livro-eve-adam/

PorEssasPáginas 19/01/2015

Resenha: Eve & Adam - Por Essas Páginas
Eve & Adam prometia ser interessante, um raio de sol nesta tempestade de romances sem criatividade. Com uma temática em torno da engenharia genética, a possibilidade de criar outro ser humano, as possibilidades de uma história interessante são muitas. Infelizmente Eve & Adam não entregou. Pelo contrário apenas fez o que já pregava a cartilha.

A sinopse já entrega bastante, resumidamente após um acidente de carro, Eve vai para o mega ultra avançado hospital de sua mãe, e após recuperar sua perna decepada, é atribuída pela mamãe Terra um projeto para criar o homem perfeito, utilizando softwares e recursos avançados de seu hospital. Porque faz muito sentido ocupar a mente da sua filha em recuperação de um acidente traumático no qual ela – tecnicamente – PERDEU A PERNA, com um projeto super avançado e muito ilegal como criar um ser humano. Faz todo sentido.

E já temos os primeiros clichês do livro – Eve e a mãe Terra – hurhurhur.

Nesse hospital Eve encontra Solo, o garoto perfeito, apelidado de Sr. McMuscúlos pela amiga de Eve, Aislin – já falaremos dela. Adotado por Terra, após um acidente que matou seus pais, Solo vive no hospital e tem um amplo conhecimento dos projetos do mesmo. Agora vamos a um pequeno jogo de adivinhação. Você acha que Solo:

a) É um personagem profundo que não se deixa abalar por suas emoções e não desiste de seus objetivos;

b) É um zé ninguém sem importância relevante para a história;

c) Desenvolverá uma apaixonite melosa por Eve e abandonará todos os seus objetivos e planos por ela;

Acertou quem respondeu a letra C de COMO ESSE LIVRO É RUIM. Está anotando o placar? Clichês 3 x 0 Criatividade.

Em seguida temos a personagem mais inútil do livro. Aislin, a amiga de Eve. Aislin é radical e adora namorar meninos malvados, sendo seu namorado um tal de Maddox. Isso mesmo, eu não li errado e nem você – Maddox. Aislin sim é a personagem cuja história não agrega ao livro. Seu namorado traficante vive se metendo em encrenca, Eve usa sua mamãe caixa eletrônico para pagar as dívidas do zé mané e ajudar sua amiguinha e isso não adiciona NADA a história – NADA. Ah sim, garota gosta de garotos malvados – Clichês 4 x 0 Criatividade.

Havia uma temática genética na história, vamos focar nisso. Eve vai criando seu namorado perfeito nos softwares da empresa e conforme vai fazendo isso por capítulos muito longos e desnecessários – desculpa estou divagando – ela vai descobrindo os podres da empresa de sua mãe através de Solo. Tudo culmina com Solo tendo que decidir entre divulgar os segredos de Terra ou abdicar de suas descobertas para ficar com Eve. Claro que o livro faz com que essa escolha não exista pois a mamãe Terra é boazinha e foi enganada. Tudo muito bem arranjado para que todos tenham um final feliz.

Adam entra na história quando Eve foge e Terra precisa resgatá-la. Adam é o modelo da revista Vogue. Mais lindo que Johnny Depp, Orlando Bloom e David Beckham somados, o povo pira, a mulherada pira ainda mais e até Eve fica em dúvida entre Adam e Solo – ninguém esperava por essa. Homem perfeito + triângulo amoroso = Clichês 6 x 0 Criatividade.

O final é patético e todos terminam felizes, o que é ridículo para um ser que foi criado em laboratório que não tem percepção de realidade, moralidade, história ou sentimentos, compreensão e vivência que um ser humano com evolução normal de vida possui. Mas ele encontra sua alma gemêa e o “amor supera tudo” (TM). Clichês 7 x 0 Criatividade.

Eve & Adam é um livro muito simplista e desprovido de inteligência. Vale notar que ele foi escrito pelo mesmo autor da série Gone super bem quista em outros blogs por aí. Com este livro, no entanto, creio que o autor estava precisando de uns trocados.

Placar final: A capa pode enganar, a temática pode ser interessante, mas é só um corpinho bonito. Fiquem longe desta bomba.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-eve-adam

Robson 17/01/2015

Conspiração, biotecnologia e romance são elementos constantes de “Eve & Adam”, escrito pelo casal Katherine Applegate (O Grande Ivan) e Michael Grant (Série Gone).
Uma ficção científica jovem e divertida, “Eve & Adam” promete uma aventura de tirar o folego desde o seu inicio. Michael e Katherine, de maneira nada provável, já começam seu enredo com personagens formados e um plot basicamente pronto.

Após sofrer um acidente e ter sua perna arrancada do corpo, a jovem Evening se vê em uma cama de hospital com sua mãe (a temível Terra Spiker) discutindo com o médico responsável por sua cirurgia. Tudo que sua mãe dizia ao médio não fazia muito sentido, afinal, ela estava bem ali. Mas eis que surge Solo, seguindo as ordens de Terra levando-a até a Spiker Biopharm (empresa farmacêutica de sua mãe). As coisas começam a ficar realmente estranhas quando Terra propõe um projeto para Eve: ela deve criar um garoto perfeito. Isso, em meio a muitas conspirações e segredos antiéticos, formam o arco de “Eve & Adam”.

Narrado em primeira pessoa, alternando as perspectivas entre Eve e Solo, “Eve & Adam” consegue ser um livro simples e objetivo, sem muita ambição na matéria complexidade. Os autores narram tudo com uma boa dose de humor por parte de Eve e de forma mais série no ponto de vista de Solo. Esse equilíbrio foi extremamente necessário para a fluência do texto, não ficou algo pesado e cansativo.

Mas, em contrapartida, um pouco mais de complexidade fez falta. É claro que em muitos momentos a ciência é presente, mas não na carga que um bom Sci-Fi demanda. Isso faz com que, diferente da promessa, o livro pareça mais como uma aventura contemporânea – cujo vilão é a ciência sem freios – do que uma conspiração científica que pode colocar tudo em jogo.

“Eve & Adam” flui de forma incrível, em poucas horas é possível devorar o livro inteiro. Os autores se aproveitam da carga certa de ação e suspense nas horas certas e nivelam muito bem estes dois aspectos com um romance morno e até mesmo sem sal (Os personagens têm química, mas o romance quase não existe). Em alguns momentos da leitura é possível perceber que eles perdem o foco e, ao invés de manter a linha do plot apresentado no inicio do livro, seguem outras direções, criando uma verdadeira bagunça. Esse é, sem dúvidas, um dos aspectos críticos que mais incomoda durante a leitura.

A coisa boa é que, ao finalizar, os autores conseguem amarrar boa parte das situações criadas por eles e, de certa forma, surpreender o leitor. E tem mais, apesar de tudo isso, eles conseguem deixar um gosto de quero mais.

Agora é o seguinte, para que vocês possam entender qual a minha relação com o livro, vou tentar simplificar um pouco em dois pontos de vista.

Como leitor (Robs) eu gostei bastante. “Eve & Adam” é muito objetivo, não perde tempo para desenvolver o enredo e conseguiu me prender durante a leitura. Ele é um livro bem divertido, daqueles que são totalmente planejados para entreter o publico jovem e, sem dúvidas, consegue fazer isso.

Agora como critico, posso dizer que o livro apresenta muitas falhas, em alguns momentos tive a impressão de nada tinha objetivo, como se os autores estivessem jogando nas páginas situações animadoras, mas que não possuíam conexão alguma.

Tendo em vista estes dois pontos posso dizer que tecnicamente “Eve & Adam” não é um livro bom, mas que se você estiver querendo descansar de leituras mais pesadas, ele é o livro certo!

site: wp.me/p4ebQV-Ji

Jessica Oliveira 15/01/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Quando recebi os lançamentos de novembro da editora Novo Conceito, o livro que mais me intrigou foi Eve & Adam. No instante em que abri a caixa já saí lendo-o e não consegui desgrudar enquanto não terminei a leitura. Sou completamente fascinada por livros juvenis, e quando eles trazem em seu enredo algo de ficção cientifica, é aí que não tenho como não lê-lo.

Eve é uma garota de dezesseis anos , filha de uma importante geneticista, Terra Spiker, que é conhecida por ser uma mulher fria e que coloca a carreira acima de qualquer coisa. Quando Eve é atropelada por um carro e quase tem sua perna decepada, ela é levada às pressas ao hospital local. Chegando lá logo ela é informada que seria necessário amputar sua perna. Quando Terra chega e descobre o que está para acontecer, resolve por conta própria transferir Eve para o complexo da Spiker Biopharm.

Com os tratamentos de última geração da Spiker, Eve não necessita amputar sua perna e deverá apenas ficar internada. Sem poder receber a visita de sua única amiga, afinal a sua mãe acredita que ela seja uma péssima influência para Eve, ela fica muito entediada. Para resolver esse problema Terra resolve dar a Eve a missão de criar, em um programa de computador mega avançado, a pessoa perfeita. É aí que se inicia o "Projeto Adam", onde Eve irá criar o rapaz perfeito, aquela pessoa linda, bem humorada e que se fosse real, seria a sua alma gêmea.

Lá na Spiker Eve conhece Solo, um garoto órfão que vive sob a guarda de Terra, mas que até aquele momento Eve não sabia da existência. Solo é um pouco mais velho que Eve e esconde alguns segredos que no decorrer da história virão à tona.

Eve & Adam é uma história de ficção científica, leve, engraçada e com uma pitada de romance. A narrativa é em primeira pessoa e dividida entre Solo, Eve e, mais para o final do livro, outro personagem que fará a narrativa também.

Sei que tem muitas pessoas que não gostaram da forma com que o livro foi escrito mas, eu confesso que adorei. O estilo de escrita dos autores é leve e de fácil compreensão. Realmente os personagens não foram muito aprofundados, não temos uma série de explicações para o que está acontecendo mas acredito que isso tenha a ver com o fato deste ser o primeiro livro de uma série.

O romance apesar de ser mais um plano de fundo nos dá aquela sensação de conto de fadas, acredito que isso seja porque o público alvo seja um público mais jovem mas, mesmo assim eu adorei. Recomendo a leitura para todos que gostam de uma leitura descontraída e voltada mais para o público jovem.

site: www.booksandmovies.com.br/

Chrys 15/01/2015

Instigante
Desde o começo do ano que eu aguardo este lançamento. Mês após mês confiro os lançamentos da Editora e nada de Eve e Adam, que surgiu com uma premissa maravilhosa, envolvendo um tema que desperta muito a minha curiosidade: genética e alteração de DNA humano. Valeu a pena esperar, o livro não decepciona!

Evening Spiker sofreu um acidente, ela foi atropelada e terá que ficar meses em recuperação, contudo, sua mãe, a poderosa e arrogante Terra Spiker é proprietária do laboratório Spiker e a tira da ala comum para levá-la para o hospital particular que o laborátório possui em um dos muitos andares do prédio isolado da "Spiker", mesmo que isso signifique arriscar a vida da garota que deveria ser submetida à uma cirurgia de emergência.

Solo Plissken é filho dos ex-sócios de Terra Spiker, os quais foram mortos em circunstâncias suspeitas, vítimas de um acidente de carro. Gênios da biotecnologia, deixaram Solo sob os cuidados de Terra, que disponibilizou um alojamento para o garoto no andar de habitação dos funcionários. Ali, isolado na Spiker ele vive, tentando passar despercebido e disfarçando seu profundo interesse em tudo que está à sua volta, conformando-se em servir cafés como meio de entrar nas alas mais confidenciais, descobrir os segredos de Terra e denunciá-la. Como forma de vingar a morte de seus pais.

Eve não aguenta mais o tédio e Terra resolve permitir que a garota teste um software que permite manipular os genes humanos e criar seres perfeitos. Eve poderá criar um ser humano perfeito, um namorado perfeito. A teoria foge do controle quando a agarota descobre, através de Solo, alguns segredos terríveis sobre si, sua mãe e o rumo da humanidade quando tanto conhecimento cai em mãos erradas, em nome puramente do poder.

Essa foi a minha primeira escolha da caixa de novembro e acertei em cheio. Para quem gosta de uma boa aventura jovem, este é o livro certo. Mas não é pra menos, Michael Grant e Katherine Applegate fizeram uma parceria sem igual, portanto, o resultado não poderia ser menos genial.

A narrativa é contada por Eve e Solo, cada um mostrando um pouco mais de suas realidades e objetivos. Eve vive uma vida dos sonhos, muito embora não tenha muito contato nem carinho da parte da mãe, ela conta com a melhor amiga Aislin para suprir sua carência e seguir uma vida normal de adolescente. Já Solo vive uma vida ressentida pela morte duvidosa dos pais e por ser confinado a um quarto na ala de visitantes e funcionários no 4º andar do laboratório. Juntos descobrem que podem ser muito mais.

Ambas as narrativas foram formidáveis, o trabalho dos autores foi meticuloso ao ponto de você sequer perceber que foram feitos à quatro mãos.

Adorei a trama, a ideia foi genial e inovadora, ao meu ponto de vista, pois criar um ser humano, um namorado ideal em todas as suas características físicas e psicológicas são pensamentos que vêm com frequência na mente feminina, não?! Aqui vemos que por sermos imperfeitos, transmitimos essa imperfeição e que, Deus é o criador da Terra de Céus por alguma razão! Quais são as consequências de se criar um humano? de mudá-lo geneticamente? Este livro aborda esses temas de uma forma incrivelmente atual e simples.

Apenas não favoritei a obra pois, muito embora ele tenha cumprido o seu papel muito bem, muitos temas poderiam ser muito melhor aprofundados, eu não sentiria se tivesse que virar 400 e não 272 páginas dessa história deliciosa e bem construída. Tudo que você acredita toma um rumo completamente diferente no final, de forma crível e inteligente.

A história se encerra de forma agradável e convincente, entretanto, é uma série. Aqui fora lançado somente o primeiro livro, mas lá fora existe um prequel (Eve e Adam #0.5), que conta um pouco da vida da Eve antes do acidente e em como ela se sente um peixe fora d´água quando o assunto é relacionamentos amorosos. confira aqui.

Tammy 13/01/2015

Mediano
Uma leitura rápida e leve, porém, apenas mediana.

A história mistura temas interessantes, como ficção científica, amor, aventura e drama, mas não se aprofunda, de fato, em nenhum deles. Creio que o foco se perde facilmente e tudo fica muito objetivo e superficial.

Os personagens até que são bem trabalhados e descritos, mas a interação entre eles deixa muito a desejar, pois tudo acontece muito rápido, dando a impressão de que muitas informações importantes são apenas jogadas para o leitor.

Se houver uma continuação, conforme li em algumas resenhas, talvez a história ainda possa ser salva, porém, se seguir a mesma linha, fico na dúvida se valeria a leitura.

Thai 08/01/2015

Era pra ser, mas não foi!
Terminei o livro com um único pensamento: era pra ser, mas não foi, nem será.
A história do livro poderia abrir espaço pra uma série de ficção científica maravilhosa, viciante, interessante, filosoficamente intrigante, passada num momento de conflito humanidade x tecnologia, com uns 6 volumes, que depois viraria uma grande sequência de filmes. Mas o que ocorre na realidade é que o livro em nenhum momento passa de mediano. É como uma pessoa que conta uma história que em realidade foi uma aventura maravilhosa, superficialmente, pulando diversas partes que deveriam ter muito mais contexto e poderiam ser muito mais exploradas, como se tivesse com preguiça de contar.
Deixa a desejar demais! E olhe que li com nenhuma expectativa.

Elis 07/01/2015

Quando decidi ler esse livro por causa de um desafio que iniciei no começo do ano, minha amiga Greice do Blogando Livros, me perguntou porque o escolhi, se eu tinha tantos outros que ela achava melhores, já que nossos gostos são parecidos. O caso é que tinha me encantado com a capa e a sinopse. Quem diria...que eu fiquei curiosa com uma pessoa criada para ser perfeita, se para mim a perfeição está nos olhos de quem vê. Mas eu li e gostei.

Primeiro eu gosto de ler livros onde cada capítulo tenha a visão de um personagem, aqui temos capítulos pela visão de Eve, Solo e Adam. Creio que a leitura se torne rápida e menos cansativa desse modo. O casal de escritores vai direto ao ponto sem enrolar muito, o que também me conquista. E eles tiveram aquela jogada boa, onde achamos uma coisa e é outra.

Terra, mãe de Evening é dona da empresa Spiker Biopharmaceuticals, uma empresa que desenvolve tecnologias para aperfeiçoar a genética e produzir como por exemplo, vacinas contra a gripe. Ela é durona e fria, custe o que custar, a não ser é claro que ela queira ter algo em troca. E.V. como é chamada pelos amigos, já que Eve lembra Eva, que lembra Adão e ela não curti, achei a explicação sem motivo, mas cada um, cada um. Isso para mim, é frescura. Ela é bem filhinha de mamãe, apesar de ser rebelde e ter um grande coração. Sempre está na companhia de Aislin uma amiga problema, envolvida com um namorado barra pesada e por isso está sempre pedindo ajuda a Eve. Sinceramente, essa amiga dela me irritou um pouco, mas quem manda no coração, até achei que ela é meio limitada mesmo e não tão inteligente quanto a E.V.

Solo é órfão, filho dos antigos sócios de Terra Spiker, ela o acolheu e não o tratou muito bem, como ele tem uma história deduzida pelo que sabe na mente, tem um ódio mortal dela. E isso faz com que ele queira mostrar ao mundo do que ela é capaz. Mas até onde, tudo é verdade?

Adam é um protótipo criado pela Eve, enquanto ela está se recuperando do acidente que sofreu. Ele realmente é perfeito, para terem ideia, nem consegui imaginá-lo. Mas gostei do jeito dele. E creio que ele terá grande destaque no próximo volume.

O que posso dizer é que eu curti essa leitura, mesmo não sendo um preferido da minha estante, foi algo que fluiu, foi leve, divertido e acredito por conhecer pessoas no estilo de Terra e Eve, é que eu tenha aceitado melhor o modo como elas são. Achei que cada personagem é o que deveria ser. E bem, estou curiosa para saber como será o próximo volume.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Anna Laitano 06/01/2015

Simples, ousado e permeado de questões importantes
Evening Spiker é filha da toda-poderosa Terra Spiker, criadora da Spiker Biopharm, uma gigantesca empresa farmacêutica que mais parece uma base militar secreta. Ao sofrer um acidente que quase custa sua vida, ela acaba sendo transferida do hospital para o complexo da empresa da mãe, onde é tratada e passa a se recuperar. Lá, ela passa a trabalhar em um projeto de criação do ser humano perfeito, uma espécie de maquete holográfica na qual ela se distrai na fria empresa. Lá, também, conhece Solo. Um jovem de sua idade, que trabalha para sua mãe, mas parece esconder muito por trás da fachada de bom-moço.

Em pouco tempo, Eve acaba atraída por Solo e ele lhe revela segredos que vão muito além da imaginação. Sem poder deixar de saber o que descobriu, ela se depara com questões que a deixam de mãos atadas. Antes que possa escolher em quem acreditar, mais coisas inesperadas e impossíveis acontecem para atordoá-la. Porém, não há tempo para indecisão, pois ela deve tomar uma decisão antes que seja tarde demais para reverter os danos.

A princípio, a narrativa é dividida entre Evening e Solo, mas, depois da metade um novo personagem aparece para mostrar sua perspectiva. Isso, é claro, possibilita que conheçamos mais de cada um deles individualmente e que entendamos como cada um enxerga as situações ao seu redor. Acredito que essa seja uma opção inteligente e, com a inserção de outro personagem tardio, a história se tornou ainda mais rica, pois, graças a os indagamentos e pensamentos cada um, questões importantes são lançadas. Mas já voltaremos a isso.

A narrativa é linear, contando os acontecimentos que se seguem ao acidente de Eve, sua estadia na Spiker e o rumo improvável que sua vida toma depois de conhecer Solo. Algo interessante é que, por co-escreverem o livro, o casal de autores conseguiu se passar muito bem tanto pela voz da moça quanto do rapaz, como poucos escritores conseguem – geralmente, um dos dois lados fica estereotipado ou idealizado demais.

Eve é interessante. Tento não usar essa palavra para abrir a descrição de um personagem, mas, no caso, é a verdade. Há algo de abstrato nela, porém, real. Por vezes eu não sabia se gostava ou não dela, mas acreditava em sua veracidade. Veja bem, ela não é fraca, mas tampouco é a líder de uma rebelião; ela simplesmente não segue nenhum padrão pronto das personagens femininas com as quais temos nos acostumado nos livros atuais. Ela é simplesmente uma adolescente. Ponto final. Quão arriscado e genial não é isso?

Solo não é tão diferente de sua parceira no quesito. Isto, porque ele tampouco é um romântico incurável, ou rebelde solitário e misterioso. Ele tem uma motivação e a segue, apesar de algumas dúvidas e inseguranças no caminho. Talvez ele seja levemente menos desenvolvido do que Eve, mas, ainda assim, é crível e consegue se destacar na mesmice.

Aislin, embora não protagonize, também fez por merecer seu parágrafo. Apresentada como sem-noção, ela mostra ser uma ótima e doce amiga, pronta para apoiar em qualquer situação. Juntando com o personagem que aparece depois, temos uma dupla que apesar de totalmente diferentes, são adições importantes à história e que podem, com certeza, continuar dando algo especial à trama nos próximos volumes.

O romance é ousado. Se inspirar na história da criação bíblica e usá-la como ponto de partida é nada menos do que muito ousado. Há riscos fortes quando se tenta fazer releituras, mas, nesse caso, as chances de fracasso eram grandes. Apesar disso, os autores conseguiram passar no teste e entregar uma obra sagaz e que não desrespeita as crenças alheias.

Todos os elementos principais da criação estão lá. A maçã, que é o ponto de início da história, o que é totalmente coerente, pois, assim como na história bíblica, ela representa o conhecimento proibido – afinal, é por causa da maçã que Eve sofre o acidente, é por causa do acidente que vai parar na Spiker, e é por estar lá que descobre muito mais do que jamais imaginara. Há também Eva, que, obviamente, é Eve. Adão, no caso, Adam. E a serpente, que me fez pensar bastante, mas, concluí, é Solo. Afinal, ele é quem tenta Eve e oferece o que seria o "conhecimento proibido". O que, portanto, encaixa bem, pois Terra, a toda-poderosa seria uma figura de Deus (e, por ser a mãe, poderia muito bem ser chamada de a criadora de Eve), e que negou o conhecimento à filha. Portanto, repito: quão ousado e genial não é isso?

Além de toda as referências maravilhosas e bem-colocadas, a história também aborda pontos éticos, morais e existenciais, sempre lançando questionamento, mas sem nunca respondê-los, o que entra na mente do leitor e fomenta o pensamento e a auto-indagação, algo, aliás, que todo livro deveria fazer.

Mas o que mais me agradou, talvez, foi o fato de que esta foi uma daquelas raras vezes em que posso dizer que o romance não foi forçado, nem exagerado, nem desproporcional. Os dois são solitários a sua própria maneira e se atraem. Simples assim. Portanto, é claro, eu temi que fossem adicionar um elemento e transformar o que estava simples e bom em algo desnecessariamente dramático. E embora eu não vá contar se isso acontece ou não, eu posso dizer que os autores souberam concluir o quesito romance de forma que não desapontou.

Mas, já que estamos falando de uma trilogia, vocês talvez queiram saber sobre o processo de serialização (a divisão da história para os outros volumes, a conclusão neste, etc.). Por ser um livro curto, considero que ele cumpre o que se propõe. Para o meu gosto pessoal, talvez tenha faltado um pouco de ação, mas, honestamente, há tanto outros pontos positivos que a balança se inverte em poucos segundos. Contudo, o melhor é que embora a história ainda possa dar pano para os outros livros, o final foi bastante redondo, o que quase sempre é um ponto positivo gigantesco. Ou seja, o leitor não sofrerá de insônia esperando o próximo volume e nem se sentirá compelido a continuar. Provavelmente, porém, é exatamente isso que o fará continuar, querendo descobrir qual das muitas possibilidades corresponderá à realidade.

Fiquei um pouco surpresa com a edição bastante simples, mas, nesse caso menos é mais. Agradável e limpa, ela cumpre seu propósito de proporcionar uma leitura gostosa e que flui facilmente sem qualquer tipo de incômodo ou distração – inclusive, nem nota de rodapé do tradutor tem.

Por falar em tradução, fiquei bastante satisfeita com esse ponto também. Talvez tenha achado alguma construção esquisita, mas nada que fosse, de fato, errado e perturbasse a mente. Se vi algum erro de digitação ou tradução, passou despercebido ou foi insignificante ao ponto de já tê-lo esquecido.

Uma história que tem romance, conspiração, ficção-científica, perseguição e aborda pontos super válidos e relevantes. Honestamente, não sei como não recomendá-lo. Uma leitura leve, rápida e despretensiosa que acaba por se revelar ousada e inteligente.

site: www.tecendopalavras.com.br

Fernanda 05/01/2015

Resenha: Eve & Adam
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-eve-adam-michael-grant.html