Eve & Adam Michael Grant
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Lumarie 01/09/2023

10 reais atoa!
Comprei em 2018, na época achava facinho livros por esse valor; eita livro triste de ruim kkkkkkkkkkkkk misericórdia. Era para ter continuação, se há, desconheço!

PorEssasPáginas 19/01/2015

Resenha: Eve & Adam - Por Essas Páginas
Eve & Adam prometia ser interessante, um raio de sol nesta tempestade de romances sem criatividade. Com uma temática em torno da engenharia genética, a possibilidade de criar outro ser humano, as possibilidades de uma história interessante são muitas. Infelizmente Eve & Adam não entregou. Pelo contrário apenas fez o que já pregava a cartilha.

A sinopse já entrega bastante, resumidamente após um acidente de carro, Eve vai para o mega ultra avançado hospital de sua mãe, e após recuperar sua perna decepada, é atribuída pela mamãe Terra um projeto para criar o homem perfeito, utilizando softwares e recursos avançados de seu hospital. Porque faz muito sentido ocupar a mente da sua filha em recuperação de um acidente traumático no qual ela – tecnicamente – PERDEU A PERNA, com um projeto super avançado e muito ilegal como criar um ser humano. Faz todo sentido.

E já temos os primeiros clichês do livro – Eve e a mãe Terra – hurhurhur.

Nesse hospital Eve encontra Solo, o garoto perfeito, apelidado de Sr. McMuscúlos pela amiga de Eve, Aislin – já falaremos dela. Adotado por Terra, após um acidente que matou seus pais, Solo vive no hospital e tem um amplo conhecimento dos projetos do mesmo. Agora vamos a um pequeno jogo de adivinhação. Você acha que Solo:

a) É um personagem profundo que não se deixa abalar por suas emoções e não desiste de seus objetivos;

b) É um zé ninguém sem importância relevante para a história;

c) Desenvolverá uma apaixonite melosa por Eve e abandonará todos os seus objetivos e planos por ela;

Acertou quem respondeu a letra C de COMO ESSE LIVRO É RUIM. Está anotando o placar? Clichês 3 x 0 Criatividade.

Em seguida temos a personagem mais inútil do livro. Aislin, a amiga de Eve. Aislin é radical e adora namorar meninos malvados, sendo seu namorado um tal de Maddox. Isso mesmo, eu não li errado e nem você – Maddox. Aislin sim é a personagem cuja história não agrega ao livro. Seu namorado traficante vive se metendo em encrenca, Eve usa sua mamãe caixa eletrônico para pagar as dívidas do zé mané e ajudar sua amiguinha e isso não adiciona NADA a história – NADA. Ah sim, garota gosta de garotos malvados – Clichês 4 x 0 Criatividade.

Havia uma temática genética na história, vamos focar nisso. Eve vai criando seu namorado perfeito nos softwares da empresa e conforme vai fazendo isso por capítulos muito longos e desnecessários – desculpa estou divagando – ela vai descobrindo os podres da empresa de sua mãe através de Solo. Tudo culmina com Solo tendo que decidir entre divulgar os segredos de Terra ou abdicar de suas descobertas para ficar com Eve. Claro que o livro faz com que essa escolha não exista pois a mamãe Terra é boazinha e foi enganada. Tudo muito bem arranjado para que todos tenham um final feliz.

Adam entra na história quando Eve foge e Terra precisa resgatá-la. Adam é o modelo da revista Vogue. Mais lindo que Johnny Depp, Orlando Bloom e David Beckham somados, o povo pira, a mulherada pira ainda mais e até Eve fica em dúvida entre Adam e Solo – ninguém esperava por essa. Homem perfeito + triângulo amoroso = Clichês 6 x 0 Criatividade.

O final é patético e todos terminam felizes, o que é ridículo para um ser que foi criado em laboratório que não tem percepção de realidade, moralidade, história ou sentimentos, compreensão e vivência que um ser humano com evolução normal de vida possui. Mas ele encontra sua alma gemêa e o “amor supera tudo” (TM). Clichês 7 x 0 Criatividade.

Eve & Adam é um livro muito simplista e desprovido de inteligência. Vale notar que ele foi escrito pelo mesmo autor da série Gone super bem quista em outros blogs por aí. Com este livro, no entanto, creio que o autor estava precisando de uns trocados.

Placar final: A capa pode enganar, a temática pode ser interessante, mas é só um corpinho bonito. Fiquem longe desta bomba.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-eve-adam

Miriam 29/01/2015

Leia sem expectativas.
Capa linda, sinopse interessante, e uma história que promete ser 'surpreendente, divertida e dinâmica. Personagens sinistros, experiências estranhas, segredos e uma pitada de romance', e vamos dizer que seria tudo isso, se não fosse a falta de desenvolvimento da história.

A história é leve, fluida, os capítulos são rápidos, e de alguma forma o que realmente salva a história são os personagens Eve, Solo e Aislin, a amiga sem noção de Eve que apronta um monte por conta de um cara nada a ver. Eu gostei deles, são cativantes e divertidos, mas a história é fraquinha. A leitura não chegou a me decepcionar, mas não brilhou como deveria.

Quanto ao tema 'genética' ninguém precisa se preocupar, ele passa lonnnge da história. É tudo mega superficial. Não que eu desejasse um livro que me trouxesse um monte de termos técnicos, longe disso, mas alguns temas mereciam fundamentação, aprofundamento ou ao menos uma explicação, a menor que fosse, porque algumas coisas ficaram difícil de engolir... Talvez as explicações venham no próximo livro, mas eu não sei não.

Enfim, para gostar de 'Eve e Adam' ele deve ser lido sem expectativa alguma, nem um tiquinho, pois é um livro onde tudo acontece muito rápido e sem muitas explicações, não existe um grande crescimento dos personagens e possui um nível de romance quase nulo, mas apesar de tudo é divertido e descontrai. Só que ao finalizar a leitura, ela não te deixará com nenhuma emoção, nem mesmo com um sorrisinho bobo no rosto. Ele acaba, você fecha o livro e parte para outro, sem nenhum remorso.

site: http://www.livrosbobagenseguloseimas.com.br/2015/01/resenha-eve-e-adam-novo-conceito.html

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 2,5 estrelas

Enredo
Eve é uma jovem que está cursando o colegial. Sua mãe é a temida e famosa geneticista Terra Spiker, conhecida por seus experimentos mirabolantes e por seu comportamento arrogante e totalitário. Após quase ser atropelada por um carro, Eve é socorrida às pressas para o hospital local. Lá ela recebe a notícia que terá que amputar a sua perna esquerda. Terra ao saber disso resolve tirar a filha à força e levá-la para o seu instituto de pesquisa, o Spiker Biopharmaceuticals.

Após dias internada, Eve conhecerá Solo, um jovem rapaz que mora lá há alguns anos e que traz consigo um segredo. Sua aparência atlética logo despertará seu interesse. Porém, depois de dias sem se locomover, seu tédio é crescente. Em virtude disso a Dra. Spiker resolve colocar a filha como chefe de um novo projeto: a criação de um ser humano de acordo com as escolhas de quem o criou. Ou seja, um software criará um humano baseado na escolha de genes feitas anteriormente.

É então que Eve idealiza Adam, o seu par ideal. Bonito, inteligente, musculoso e que a adore e proteja aonde ela for. Porém, tanta perfeição tem seu custo e ela se verá em uma encruzilhada entre o real e o virtual.

Personagens
A criação dos personagens foi feita de modo muito aleatório. Não se tem profundidade na maioria deles e não se trabalha a tridimensionalidade em nenhum momento. Por exemplo, na protagonista Eve não se em um trabalho envolvendo o seu passado e o que a leva a cometer tais escolhas. As motivações por trás de Terra também são negligenciadas, sem haver uma explicação concreta por trás de seu comportamento.

Solo é o personagem que chega a ter um pouco mais de desenvolvimento ao longo da narrativa. As coisas que aconteceram anteriormente, envolvendo seus pais e a criação do instituo, são utilizadas no enredo principal para explicar algumas situações.

Narrativa dupla
Acredito que o principal erro desse livro tenha sido o uso de dois autores para desenvolvê-lo. A premissa básica é boa, mas a maneira como as coisas foram acontecendo tornou a história muito aleatória na maior parte das cenas. A visão do livro é intercalada com os pontos de vista de Eve e Solo e posteriormente com o de Adam. Percebe-se que cada autor escreveu os capítulos de um dos personagens. Esse foi o maior problema. Na medida que o ponto de vista era mudado, percebia-se que o desenrolar das cenas era feito de modo a se adicionar informações sem seguir uma linha de raciocínio. Era como se os autores estivessem escrevendo à medida que as ideias fluíam, sem uma storyline definida.

A construção de um triângulo amoroso também soou forçada. Em determinada parte da história, um dos protagonistas simplesmente some, sem nenhuma explicação válida, por vários capítulos e, quando seu ponto de vista é retomado, não se tem uma justificativa para tal acontecimento.

Considerações
A premissa do livro e o nome que os autores tem na literatura infanto-juvenil atual me fizeram querer ler esse livro assim que ele chegou. Porém, quando comecei a leitura acabei me decepcionando com o que estava lendo. Da estruturação das frases até a ausência clara de uma storyline definida, a leitura acabou se tornando repetitiva e fantasiosa demais. Além disso a mudança de narrador e, por consequente, de escrita não foi feliz para a proposta inicial. O fato de colocar os protagonistas no meio de um triângulo amoroso fez com que o foco do livro ficasse perdido entre a ficção científica e o romance criado. Esse é o primeiro livro de uma série, mas não sei se continuarei a lê-la.

"(...) - Você sabe o que quero dizer: alguém que não seja um cientista.
- Um mero mortal. - Solo sugere."
Página 47

"Paro para pensar. Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"
Página 75

"- Não existe diferença entre Gregor Mendel e o Dr. Frankenstein - minha mãe declara."
Página 255

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-sorteio-eve-adam.html

Zilda Peixoto 01/06/2015

Eve & Adam
Após um longo período pós-traumático causado pelo livro Como eu era antes de você optei por ler algo mais leve e descontraído e foi exatamente isso que encontrei em Eve & Adam. A ilustração da capa também foi outro ponto que me despertou a atenção. A proposta do livro é bem simples: entreter o leitor com uma leitura fácil e descontraída. Confesso que imaginei que o livro tivesse mais uma pegada científica até pelo assunto proposto, mas (felizmente) os autores não optaram por essa estratégia até porque se o livro seguisse este caminho ele se tornaria ainda mais fraco.
Não que ela seja ruim, como eu disse anteriormente, ele consegue atingir o seu objetivo que é entreter o leitor, mas existem pontos cruciais na narrativa que foram deixados de lado e, por esse motivo sinto que algo tenha sido negligenciado. A começar pelo raso aprofundamento dos personagens.

O livro é narrado pela visão dos três personagens principais. Eve é a filha da poderosa geneticista Terra Spiker, uma mulher fria e calculista que não dá a mínima para a filha. Eve por sua vez, não tem coragem de enfrentar a mãe e por conta disso, ambas não tem um convívio normal como mãe e filha.
A relação entre as duas começa a mudar somente após o grave acidente que Eve sofre ao atravessar uma rua. Nota-se que Eve somente fora atropelada porque no momento do acidente ela estivera entretida com a posição equivocada em que a maça estava colocada numa barraca de frutas. Isso pode parecer bem estranho, porém se faz necessário para ligar a ilustração da capa do livro com a analogia que a maçã representa para a criação do mundo, além do nome dos personagens, é claro.

Eve quase perde a perna após o acidente, mas Terra Spiker decide transferi-la para a sua clínica aonde milagrosamente a sua recuperação é imediata. Entediada, Eve já não sabe o que fazer. Sua única amiga Aislin não pode se aproximar porque Terra Spiker não aprova tal amizade. Para manter a mente de Eve ocupada, sua mãe lhe recomenda o projeto Adam que visa criar o garoto ideal.

Tal proposta é tentadora tendo em vista que Eve não tem muitas sorte com garotos. Aliás, Eve é exigente demais para se aproximar de qualquer garoto. Por esse motivo talvez Eve sinta-se tão atraída com a proposta da mãe. Entre a criação de Adam e os problemas que envolvem sua amiga Aislin, Eve conhece Solo, um garoto que trabalha para sua mãe. Solo é um jovem bem misterioso. Ele acredita que a empresa de Terra Spiker está metida em algo muito errado. Decidido a dar fim a esse mistério Solo aproxima-se de Eve para revelar um grande segredo que envolve o passado de Eve.

Por conter uma escrita bem simples, Eve & Adam se torna uma leitura rápida. Não há complexidade alguma na narrativa de Michael e Katherine, na verdade faltou aprofundamento para que a história tivesse maior identificação com o gênero. Nem de longe, Eve & Adam lembra o tipo de livro que aborda a ficção científica como tema principal. Na verdade é perceptível que os autores não desejavam escrever algo do tipo e sim, fazer uma menção a questões menos abrangentes sobre ética profissional.

Os autores deixam isso bem claro quando colocam a questão da criação em questão. Eve tem a oportunidade de “brincar de Deus” sem ter a menor ideia do que realmente está por trás do projeto Adam.

Lembrei-me do paradoxo médico x monstro, apesar de que Adam está longe de tal comparação. O início do livro é um pouco lento prendendo-se apenas a descrever a personalidade de Eve e Solo, respectivamente, já que a narrativa é alternada sobre a perspectiva de cada um dos personagens. Adam surge somente para dar um gás a narrativa.

Quando a narrativa pega o embalo as coisas tendem a fluir melhor já que os autores optam por inserir um pouco mais de ação e suspense (o único problema que eles guardaram só para o final do livro). Nesse momento a história ganha um ritmo tão acelerado que desperta um interesse maior em relação à continuidade dos fatos. É possível até que você se pegue imaginando um segundo livro. Posso dizer que a leitura foi agradável dentro daquilo que o livro se propõe.

Eve & Adam é um livro para ser lido em poucas horas, num único dia. Uma leitura leve e descontraída para um público menos exigente.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2015/05/resenha-eve-adam-michael-grant-e.html

Denizewithaz0 05/03/2023

Quer um namorado? Construa o seu?
Esse livro possui alguns elementos na escrita que não me fez dar mais que 3 estrelas e meia, mas a história em si é boa como passatempo.

"Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias um dos outros?"

Leitora.de.Sonhos 20/07/2022

Ciência, moral, ética.....achei que faltou um final adequado? Sim. Mas é aquele livro pra te tirar da ressaca literária: leve, gostosinho de ler e interessante, nada muito profundo, mas te deixando entender sobre a genética, e sobre '"brincar de Deus", além de ter adolescentes envolvidos em flerte, romance e maus elementos.

ELB 13/03/2015

Every Little Book
O que eu posso dizer, gente? Foi amor à primeira vista. Assim que eu olhei para esse livro eu sabia que eu ia dar um jeito de ler fosse pelo computador, fosse o físico - Deus abençoe o Black Friday haha -. Então quando ele chegou eu fiquei frustrada porque achei muito fino. Eu ainda estou lendo, mas resolvi escrever a resenha porque quando ele acabar vou ficar meio louca querendo o segundo, tenho certeza.

O livro começa com o acidente da personagem principal, Eve Spiker - é sinistro, mas legal de um jeito meio mórbido, adoro livro com emoção -. Foi algo absurdamente comum, que podia ter acontecido com qualquer um. Uma hora você está distraída, atravessando a rua, pensando em algo aleatório como uma maçã e no momento seguinte você está numa ambulância com pessoas falando em ruptura, desmembramento e várias outras coisas bizarras.

"Posso suportar a dor, me distrair quando ela chega e depois vai embora. Se você pensar em alguma coisa, qualquer coisa, não é tão ruim."

A mãe de Eve, Terra, é uma famosa geneticista e dizer que ela tem muito dinheiro é um eufemismo. Ao chegar ao hospital onde a filha foi levada, a primeira coisa que ela faz é tirar Eve da unidade hospitalar, contra todos os protestos do médico responsável e transferi-la para o laboratório Spiker, onde seria tratada por pessoas de sua confiança. Segundo ela, lá eles conseguiriam tratá-la de forma muito mais eficiente. Lá Eve recebe atenção e tratamento diferenciado e em menos de uma semana se restabelece de forma surpreendente.
Eve conhece Solo, descobre que ele vive sob a tutela de sua mãe desde o acidente de seus pais, coisa que sua mãe jamais havia se importado em mencionar. Eve então começa a se questionar o que mais sua mãe pode estar escondendo dela.

"Não me sinto mal falando comigo mesmo. Com quem mais posso falar?"

Terra faz com que Eve comece a trabalhar com o projeto 88715, fazendo-a pensar que aquele será apenas um passatempo, pelo tempo em que tivesse que ficar na clínica. Esse projeto era nada mais nada menos, do que criar um ser humano computadorizado, por assim dizer, a partir de várias combinações genéticas. Eve então começa a criar Adam, um homem perfeito. Pelo menos com as características de um homem esteticamente perfeito.

"Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"

Solo começa a se questionar sobre o que pode estar por trás do projeto 88715 e resolve investigar. Ele vai descobrir mais coisas do que poderia ter imaginado e tudo muito pior do que ele podia supor.

Conhecemos também a amiga louca de Eve, Aislin, que vive cada dia intensamente. O total contraposto de Eve. A amizade entre elas, no entanto, é indiscutível. Eve vive através de Aislin muitas experiências que ela própria não tem coragem de vivenciar e Aislin tem em Eve seu porto seguro, alguém que sabe que sempre pode se apoiar, não importa a besteira que fizer.
Aislin traz vida a história realmente, o jeito engraçado dela de encarar a vida de frente, os comentários maliciosos de duplo sentido e as investidas em Solo são de nos chocar e nos fazer rir ao mesmo tempo. É o tipo de melhor amiga que nenhuma mãe quer para sua filhinha, especialmente Terra, mas também o tipo de amiga leal e verdadeira que diz o que precisa dizer, doa a quem doer.

A recuperação milagrosa de Eve esconde muitas coisas. Ninguém deveria se curar de um quase desmembramento sem levar sequer uma cicatriz, muito menos em menos de uma semana. Muitos mistérios envolvem a clínica Spiker, coisas que nos levam a questionar os limites entre o que é certo, o que é moral e até onde você iria para salvar alguém que você ama.

Amei o livro, mas ainda estou chateada por ser tão... breve, por isso as 4 estrelas. Espero que o próximo chegue logo e seja maior kk.

*Resenha feita pela Amanda!
Para mais informações acesse o blog.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/03/resenha-eve-e-adam.html

Gabi.Resende 08/12/2020

Queria um segundo volume ?
Esse livro, com certeza, vai ficar para a minha história. Divertido, com a dose certa de suspense, ele simplesmente prende o leitor de forma suave.
Uma das partes que mais me prendeu no livro, foi a ligação com os nomes.

Mari 06/07/2018

O livro se inicia com o acidente de Evening. Enquanto estava andando pelas ruas da cidade, Eve sofre um atropelamento e fica em uma situação complicada. Enquanto vê o mundo ao seu redor ficar preto, pode escutar o barulho do resgate vindo ao seu encontro. A quantidade de machucados em seu corpo e a forma como sua perna ficou após o acidente, tornam nulas as chances de que ela se recupere totalmente.

Nos momentos de lucidez, vê sua mãe brigando com os médicos, querendo de qualquer jeito levar sua filha para o hospital de sua empresa. Depois de muito tentar, os médicos acabam abrindo mão desse trabalho e a deixam ser levada com sua mãe. Terra Spiker, sua mãe, é dona de uma importante empresa biofarmacêutica, por isso, vai disponibilizar tudo o que for necessário para sua filhar se curar.

Porém, quando Eve acorda, sente algumas dores, mas nada que indique um acidente tão feio como o que sofreu. Sua perna ainda está enfaixada e em um estado complicado, mas está muito melhor do que pensou que estaria. Para não pensar muito no acidente e em quando está perdendo da escola, sua mãe mostra um novo projeto e que vai ajudar Eve a se distrair: ela pode criar um ser humano do zero, mexendo na genética e o transformando na pessoa perfeita.

Curiosa e apaixonada pela área, Eve aceita a distração e cai de cabeça nesse projeto tão legal. Ao mesmo tempo que cria a pessoa perfeita, conhece Solo. Um rapaz que trabalha ali e vai mudar sua vida e a visão de todo o trabalho de sua mãe. O que deveria ser apenas um projeto para a garota, acaba trazendo segredos e revelações a tona.

O livro é bem rápido. Os autores não tentaram encher linguiça ou ficar enrolando para que o livro fosse maior. Eles foram simples e objetivos em sua trama. A premissa dele me deixou curiosa e eu pensei que seria bem diferente. Eu esperei muito mais do que os autores me entregaram.

É um Young Adult com uma trama diferente das que eu estou acostumada a encontrar, mas que pecou no abuso da simplicidade. Na minha opinião, ficou faltando aprofundamento em todas as questões apresentadas no livro. Também fiquei bem surpresa quando descobri que Adam só aparecia na metade do livro. O título me fez pensar que eles seriam um casal, mas me enganei totalmente.

Apesar disso, é clara a crítica que os autores quiseram fazer nesse livro: perfeição é tudo o que buscamos mesmo? E até se vale a pena se colocar no lugar dessa pessoa que vai nos transformar em seres humanos perfeitos. Por isso, eu tinha colocado muita expectativa nele. Achei que esse assunto seria bem aprofundado e trabalhado ao longo das páginas.

Li o livro bem rápido, mas não por ter me envolvido e me atiçar a curiosidade, mas porque ele é bem simples. Apesar da tentativa dos autores de colocar um personagem a mais e tentar atrapalhar as descobertas de Eve e Solo, do mesmo jeito que os problemas vinham, eles iam embora. Tudo foi muito fácil e sem surpresas.

Os personagens são legais. Cada um deles com suas características bem pontuadas, mas que também foram apresentados o suficiente para entrarem na trama. Nada aprofundado ou que me fizesse sentir por Eve ou me apaixonar por Solo.

Da metade do livro até o final, fiquei sem entender alguns pontos que foram colocados ali. Um triângulo amoroso foi criado onde não tinha lugar para um e eu fiquei bem perdida com esse acontecimento. O final também veio sem surpresas e foi rápido demais.

Apesar de todos os pesares, preciso que entendam que não é uma péssima leitura. Eu não pensei nenhuma vez em desistir de ler e até me diverti com alguns personagens. Ele entrega exatamente o que a sinopse mostra. É só não esperar nada além disso que fica tudo certo. Ele é uma leitura bem leve e descontraída, serve para momentos de ressaca ou para quando queremos ler algo que não precise pensar muito.

A diagramação do livro é boa e eu me apaixonei totalmente por essa capa. Acho que foi um dos principais motivos pra eu ter vontade de ler. As páginas são amareladas, a fonte tem um tamanho bom e tem todos os pontos bons para uma boa leitura.

Eve & Adam é um Young Adult que entrega exatamente o que a sinopse apresenta: uma trama diferente e interessante, porém pouco aprofundada ou trabalhada. É uma leitura bem rápida e leve, porém não foi uma leitura boa o suficiente para deixar lembranças.

Como vocês podem perceber, estou tendo dificuldades com Young Adult. Ou eu estou esperando demais ou eles estão entregando de menos. Quem tiver alguma dica para me tirar dessa maldição, deixem nos comentários por favor! Beijinhos.

site: http://galaxiadosdesejos.blogspot.com/2018/07/eve-adam-michael-grant-e-katherine.html

Julia G 24/04/2015

Eve & Adam
Ok, preciso admitir: a primeira coisa que me chamou a atenção em Eve & Adam, livro escrito por Michael Grant e Katherine Applegate, foi a capa, com sua mistura de cores e união entre o início do mundo e algo futurista, pela ideia impressa na maçã; isso me deixou intrigada. E foi esse motivo “banal” que me fez começar a leitura.

Eve é filha de Terra Spiker, dona de um grande complexo de pesquisa genética. Em razão da grande dedicação da mãe ao trabalho, nunca faltou nada para Eve, exceto um relacionamento. Por isso mesmo, dificilmente Eve se intrometeria no local de trabalho da mãe, não fosse o grave acidente que quase decepou sua perna. É para a Spiker que Eve é encaminhada para tratamento, e sua recuperação inacreditavelmente rápida passa a levantar questionamentos a respeito do que é realmente feito por trás das portas dos laboratórios Spiker... e a resposta é surpreendente.

“- Logo teremos a habilidade de planejar e criar o novo ser humano. Ainda será a evolução, mas evolução guiada.”

Eve & Adam é um livro dividido em capítulos curtos que intercalam os pontos de vista de Eve e Solo, ambos narrados em primeira pessoa. O fato de que é possível acompanhar os pensamentos dos dois personagens não significa dizer que todas as suas características e suas histórias são apresentadas já no início do livro. A dinâmica é outra, pois apenas a ponta do novelo a respeito de Eve e Solo são demonstradas logo no início e, aos poucos, um contexto maior que eles mesmos se revela, segredos que se desenrolam em paralelo à vida dos dois há muito tempo. Além disso, em certo momento do livro, outro personagem também aparece como narrador e, mesmo que houvesse a desconfiança de que algo assim poderia acontecer, foi uma surpresa.

Todos esses mistérios, e as consequências de cada um deles ser desvendado, dão velocidade ao texto, com cenas de ação, fugas e muitos perigos, que tormam o enredo ainda mais dinâmico e fluido.

No entanto, apesar de o livro ser envolvente e bem difícil de largar, Eve & Adam tem algumas falhas que o deixam longe de ser um livro perfeito. A primeira delas é que o livro trata de um assunto polêmico que traz discussões importantes, mas o faz de maneira por demasiado superficial. Os autores optaram por focar na aventura juvenil, com boa dose de humor – especialmente nas cenas de Aislin e Terra -, e deixaram de abordar sobriamente os temas que levantaram.

“Por outro lado, Aislin, pelo menos, tem um relacionamento.
Ah, que comentário infeliz do meu próprio cérebro. Estou discutindo comigo mesma conforme passamos pelas árvores, procurando a casa de Aislin.
Sim, ela tem um relacionamento. Um relacionamento ruim é melhor que nenhum relacionamento?”

Outro ponto a ser citado é que, nas últimas páginas, no auge de toda a confusão, quando parecia que o livro ficaria completamente em aberto para uma sequência, os autores resolveram tudo com uma rapidez surpreendente. A história foi finalizada, ficou “redondinha”, fofa até, mas, depois de tantos acontecimentos, merecia-se um final mais elaborado, menos fácil. O livro tem uma sequência, mas não sei se precisaria ter.

Ainda assim, Eve & Adam é um livro interessante, no qual não há enrolação, em virtude de suas poucas páginas, e que aborda um tema bastante original. Apesar das falhas citadas, é uma história com potencial e que pode ser melhorada na continuação.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/04/eve-adam-michael-grant-e-katherine.html

Aliffer.Pereira 09/02/2018

Ficção científica com falta de profundidade..
Eve & Adam

No começo, havia uma maçã..
Evening, ou simplesmente, Eve, é uma garota muito inteligente que perdeu o pai, e que tenta conviver com a mãe uma mulher arrogante, autoritária e muito ausente. Até que um dia Eve é atropelada por um carro, que a deixa com uma lesão desastrosa na perna e a faz pensar que nunca mais poderá voltar a viver. Antes que voltasse a consciência um rapaz a quem ela não conhece, a tira do hospital para levá-la para Spiker Biopharmaceuticals, a unidade de pesquisa de sua mãe, onde ela trabalha e comanda. Já na unidade, Eve passa pela recuperação de uma maneira muito isolada, em que as únicas pessoas a quem ela tem contato são sua mãe, muitos médicos e enfermeiras e o rapaz que a transferiu de hospital.
Quando Eve pensa que vai morrer, mas não pelo acidente, mas de tédio, sua mãe resolve lhe dar um projeto para que ela se sinta mais ocupada.
Usando uma simulação que envolve a genética humana, Eve começa a criar o homem ideal do zero, tanto o físico quanto à personalidade. Assim, é criado Adam. Ele tem tudo para ser perfeito. Mas será que vai ser mesmo?
A premissa do livro, nos dá a entender que a criação de uma pessoa, por assim dizer, será o assunto principal do livro, mas no decorrer percebemos que o livro vai tratar de muitos outros assuntos, tanto do passado dos personagens quanto do futuro dos mesmos, tem algumas reviravoltas bem interessantes, e é uma história bem diferente e dinâmica.
Avaliando os pontos negativos, posso citar a falta de profundidade em alguns personagens, e a falta de abordagem na simulação com mais propriedade, que ao meu ver seria extremamente interessante de se ler, pois a genética humana e a ciência são assuntos muito ricos.
Mas é um bom enredo.
Obs: Resolvi ler, porque convenhamos a capa é muito linda rsrs

Fernanda 05/01/2015

Resenha: Eve & Adam
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-eve-adam-michael-grant.html

Haha 12/04/2024

Eva
De personalidade forte e difícil, Eve viu-se presa às amarras do laboratório da própria mãe, quando praticamente perdeu a perna. Praticamente. Não fosse por um milagre, A Perna, como gostava de enfatizar, seria decepada. Porém, o descobrimento dessa ação sobrenatural acarretaria a destruição da carreira de Terra Spiker ? Terror Spiker, para os funcionários.
Lutando contra o tédio, Eve recebe a ordem de projetar, somente simular ? a princípio ? um modelo de ser humano perfeito. A ela foi dada a chance de conseguir o namorado dos sonhos. Ela podia adicionar quantos e quais ingredientes quisesse para a receita ficar da forma como ela queria. Porém, entre criar um humano com a tecnologia e descobrir o motivo pelo qual A Perna havia curado tão rapidamente, a garota encontra O Garoto. O Garoto que odiava Terra Spiker. O Garoto que odiava aquele laboratório. O Garoto que sabia o que se passava lá. O Garoto que era obcecado pela garota. E isso mudou tudo.