Metamorfose?

Metamorfose? Gail Carriger

Resenhas - Metamorfose?

Rafa 07/02/2019

Eu estava certaaaaa
Eu deduzi desde o começo do livro, os acontecimentos finais.

Antes mesmo de se criar uma suspeita no leitor, eu já fiquei com essa pulga atrás da orelha, e estava certa. Porém, não esperava a reação que foi e agora vou engolir o terceiro livro porque não me aguento de ansiedade aaaaa

O mistério desse segundo livro foi tão bom quanto o primeiro, na realidade melhor e mais incrível.

Essa série fica cada vez melhor

Além de 50 Tons 21/03/2019

Aquele em que Alexia está mais empoderada que nunca rumo à Escócia...
Nesse livro, Alexia Tarabotti passou a se chamar Alexia Maccon e agora ela está mais poderosa do que nunca. Ela não só é a esposa do Conde de Woolsey, como também está na função de Muhjah, conselheira íntima da Rainha da Inglaterra! No começo do livro temos um gostinho de como essa função funciona na rotina de Alexia, mas claro que essa rotina não dura muito.

Acontece que, após ser acordada cedo demais para o seu atual gosto noturno, Alexia descobre que está ocorrendo uma Praga de Humanização em certa parte de Londres, onde todos os seres sobrenaturais acabam perdendo sua imortalidade por um tempo. Ela, claro, armada com a sua mais nova sombrinha que faz de tudo, menos protegê-la da chuva, vai atrás de investigar o que diabos está acontecendo.

“A jornada se tornou bem menos interessante para o conde assim que ele entrou na cidade propriamente dita, nas cercanias de Fairfoot Road, quando reassumiu a forma humana inesperadamente. […] Quando deu por si, Lorde Maccon estava trêmulo, ofegante e nu, no meio da rua.”

Sua aventura acaba levando-a a uma muito esperada viagem de dirigível rumo à Escócia com as piores companhias imagináveis: sua irmã insuportável; sua melhor amiga melodramática, Ivy Hisselpenny, sempre equipada com os piores chapéus imagináveis; uma inventora com gosto questionável para vestimenta e uma super novela mexicana de amor impossível entre Ivy e Tunstell, um dos zangões de seu marido.

Após episódios de enjoos, quedas, ataques e tentativas de envenenamento, finalmente esse grupo de viajantes esquisitos consegue pisar em terra firme novamente e Alexia nunca pensou que se sentiria tão aliviada em, finalmente, estar pisando numa terra tão selvagem quanto à Escócia…

“- Bom, agora o ocorrido está fazendo muito mais sentido.
– Está?
-Sim. Não posso imaginar que Tunstell tenha muitos inimigos, mas há sempre alguém tentando me matar.”

Até se deparar com os integrantes da antiga alcateia do seu marido que, por incrível que pareça, acabam se mostrando mais estranhos do que o esperado.

“De súbito, o corredor ficou cheio de homens grandalhões, quase todos de saia.
– Pela madrugada – Exclamou Felicity – , o que é que eles estão vestindo?
– Kilts – explicou Lady Maccon, divertindo-se com o desconforto da irmã.
– Saias – rebateu Felicity, muito ofendida – e, além disso, curtas, como se eles fossem bailarinos de ópera.”

Confesso que depois de ter me surpreendido com o primeiro livro da série, minhas expectativas para o segundo livro estavam bastante elevadas. E quando comecei a ler, tive dificuldades com o enredo dessa continuação, mas logo me perdi nessa história junto com Alexia e não consegui parar mais até meu coração ser partido no final do livro.

Quanto aos personagens, gostaria de destacar uma novidade: Madame Lefoux. Ela é uma cientista muito esquisita e dona de uma chapelaria (que, por sinal, Ivy amou). Mas por trás dessa chapelaria, ela tem uma sala de invenções que faz nossa protagonista pirar. Ela faz para Alexia, a pedido de Conall, uma sombrinha cheia de funcionalidades que funciona tanto como arma, quanto como bolsinha, onde Alexia guarda tudo que ela tem de mais importante; mas na hora de se proteger da chuva, cadê? A sombrinha não tem essa funcionalidade (inclusive, essa parte do livro é muito cômica rs). Ainda não temos como saber se Madame Lefoux é amiga ou inimiga. Durante o livro, fica essa dúvida tanto para Alexia quanto para quem está lendo. Espero que nos próximos livros a gente tenha a oportunidade de saber mais sobre ela, acredito que ela tem muito a oferecer para toda essa história.

Outra coisa interessante que a autora trata com muita naturalidade é a homossexualidade de alguns personagens. Madame Lefoux e Lorde Akeldama (que já está na história desde o primeiro livro) são homossexuais e são tratados com muito respeito e carinho pela Gail Garriger. Isso me chamou muito a atenção e deixo aqui meus aplausos pra esse posicionamento lindo da autora.

Quanto à diagramação, assim como em Alma?, eu li o livro em e-Book. A fonte e o espaçamento do livro são confortáveis para leitura e o início dos capítulos seguem o mesmo estilo do primeiro livro, com títulos coerentes e bem sinalizados com fontes diferentes.

Por isso, deixo aqui minhas 4 estrelinhas para esse segundo livro e vou correndo ler o terceiro livro da série, Inocência?, porque estou morrendo de curiosidade pra saber o que vai acontecer.

site: https://almde50tons.wordpress.com/

Nati 08/06/2019

"It was a constant source of amazement to Alexia that the only thing she had ever done in her entire life that pleased her mama was marry a werewolf."
Sim, existem livros continuações de séries que conseguem ser tão bons quanto os primeiros volumes, e Metamorfose? é um desses. Aqui, a autora explora mais desse 'universo' que ela criou, explorando um pouco mais a mitologia preternatural e dos fantasmas, coisa que senti um pouco de falta no primeiro livro, além de explorar um pouco o passado do Connal e o relacionamento da Alexia com ele, agora que estão casados. Tudo isso pela ótica irreverente e de humor único da nossa protagonista, que continua excelente. Gosto muito como ela evolui aqui para assumir uma posição de liderança, tanto como muhjah da Rainha quanto como fêmea Alfa da matilha de Woolsey.

A apresentação de novos personagens só adiciona à história, além de trazer um pouco mais de representatividade LGBTQ para os livros. Amei Madame Lafoux, quero muito mais dela na história e já quero ela interagindo com Lorde Akeldama. Ivy me irritou um pouco aqui, é uma personagem que, apesar de uma boa amiga para Alexia e tem um coração bom, ela é mais chata e irrelevante para a história do que qualquer outra coisa, e frequentemente só atrapalha mais do que ajuda. É um elemento cômico que eu dispensaria.

O relacionamento de Alexia e Connal é muito legal de ver, é aquele tipo de casal saudável, que se apoia, se ama e cujos dois lados são fortes e decididos e simplesmente funcionam muito bem juntos. E é raro ver um casal que fica junto logo no primeiro livro e os altos e baixos do relacionamento são explorados ao longo da história - nos permitindo ver o pós e viveram felizes para sempre. Porém, isso só tornou o que acontece mais pra frente nesse livro mais triste para mim.

O final aqui conseguiu me surpreender, tendo um bom plot twist (ok, talvez nem tanto se prestar atenção às pistas do livro, nas duas situações de virada principal, mas eu fui pega de surpresa) e deixando várias coisas para serem exploradas na continuação. O que é revelado aqui no final é um artifício de trama que, na esmagadora maioria das vezes, eu não gosto, mas que aqui até fez sentido e me deixou curiosa para saber o que vai ser daqui pra frente e como os personagens vão lidar com isso.

Se tem um livro que não sofre da famosa síndrome do segundo livro ou do livro do meio, esse aqui é ele. Não só ele continua na mesma batida do antecessor, como consegue melhorar alguns elementos e deixar o leitor satisfeito e com vontade de seguir lendo o mais rápido possível.

DeiaMolder 05/08/2019

Dessa vez Alexi Tarabotti, agora lady Maccon, desvenda uma tragédia que acontece com os sobrenaturais. Com isso feito acontece algo inusitado com ela, que dá uma reviravolta em sua vida.
Me diverti muito e dei boas gargalhadas. Esse livro por ser totalmente fora da curva nos tira da realidade por momentos. Adorei!

Maisa @porqueleio 11/11/2019

A diversão continua...
Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.
Publicado no Brasil pela editora Valentina, Metamorfose? é o segundo livro da série O Protetorado da Sombrinha, da escritora e arqueóloga Gail Carriger. E, desfaz a maldição dos segundos livros, sendo tão bom quanto o primeiro. Alexia continua sendo sarcástica e irreverente. Ela agora atende pelo título de Lady Maccon e precisa conciliar a vida de casada com sua posição no Conselho Paralelo, tudo isso enquanto usa longos vestidos e suas indispensáveis sombrinhas. Será que tudo ficaria mais tranquilo depois de casados? Óbvio que não. Na verdade, a aventura está apenas começando.

site: https://www.instagram.com/p/B4vdEEgjesQ/

Nathy 30/01/2020

Tão divertido e arrebatador quanto Alma?
Agora Alexia não é mais uma solteirona de 26 anos com interesses peculiares. Os interesses continuam claro, mas agora ela se chama Lady Maccon. E absolutamente não é fácil conviver com uma alcatéia absurdamente barulhenta e ser esposa do Alfa não facilitava as coisas. Mesmo com o temperamento difícil do marido, claro que o dele não o dela, ela vem levando a vida de casada, Alfa e Mujah como pode.

Como nada na vida da preternatural é tranquilo, após seu casamento não seria também. Um acontecimento deixa a comunidade sobrenatural londrina em polvorosa: em um raio de alguns quilometros, fantasmas aparecem exorcizados, vampiros e lobisomens voltam a serem meros mortais. Claro que Alexia seria a principal suspeita, ela é a única que pode fazer tal façanha. Mas ela não teve nada com isso até porque precisava com o restante alcatéia do seu marido de volta a mansão Woosley.

Como Mujah ela precisa resolver essa confusão dos seus poderes estarem misteriosamente espalhando-se por Londres. Não pode esquecer de apoiar seu marido, chefe do DAS que vai precisar ter um sério confronto com sua antiga Alcatéia. A vida da preternatural vai virar de cabeça pra baixo e as aventuras vão ficar cada vez mais loucas.

Metarmorfose? É o segundo livro da saga do Protetorado da Sombrinha escrito pela incrível Gail Carriger e narra mais um aventura da maravilhosa Alexia Tarabotti; No cenário Steampunk acompanhamos mais uma vez Lady Macon e todos os seu problemas sobrenaturais e familiares em uma viagem a Escócia.

Mais uma vez Alexia me deixou apaixonada mais uma vez. Eu amo muito essa mocinha de língua afiada! Neste volume fui arrastada até a Escócia em um dirigível para solucionar não só um mas vários mistérios! Além da sua hilária comitiva, esse livro tem um "eita" a cada página prendendo cada vez mais na leitura.

Com a nova e apaixonante personagem Madame Lafeoux, eu inicio falando que todos eles são mais uma vez super bem construídos e divertidos. A cientista e chapeleira conquistou meu coração desde a primeira aparição com "suas roupas de Homem" e seu jeito excêntrico. Já a Alexia... Minha identificação com ela diminuiu um pouco. Ainda amo muito a personagem, mas percebi nela alguns pensamentos fúteis completamente desnecessários a construção da história, e ao meu ver muito bobos em relação a personagem. Ela continua sendo forte, decidida e não se curvando a ninguém, mas isso me incomodou bastante.

A ambientação entre Londres e a Escócia é de cair o queixo. A ideia de mais um castelo, de outra alcateia, e como mostra a diferença de costumes. As invenções e a temática steampunk estão bem mais aprimorados neste livro, e eu fiquei completamente apixnada por essa nova fase de invenções.
A narrativa em terceira pessoa continua rápida e objetiva, e para mim isso é um dos pontos altos. Combina perfeitamente com o enredo direto e dinâmico, que não deixa de ser imersivo e muito original. O final me fez largar o livro e imediatamente começar o outro de tão impactante e incrível.

Mais uma vez estou aqui defendendo as capas deste livros! A Alexia não é uma mocinha comum. Ela é diferente, inclusive em seus traços, e a capa retrata exatamente isso. Fora que ela é muito segura de si e a cada vez que olho a capa lembro disso. A diagramação é linda em todos os detalhes, inclusive nas folhas amareladas e o lindo polvinho que acompanham o número das páginas.

Uma paixão por esta saga que com certeza está entre os meus livros favoritos. Se você ama uma mocinha decidida, com língua afiada em um cenário diferente e um enredo original super indico!

@lendosonhando 16/11/2020

Eis que após quase seis meses de hiato entre o primeiro livro e o segundo finalmente finalizo mais um livro da série.
Dessa vez Alexa já casada com o lobisomem Lorde Maccon tenta desvendar uma espécie de praga entre os sobrenaturais que os fazem perder seus poderes.
Para isso precisam viajar para Escócia e reencontrar a antiga alcatéia de Connal.
Mais uma vez a autora prende o leitor com sua narrativa bem estruturada e com personagens cativantes. Alexa continua maravilhosa sendo uma mulher de muitas opiniões e muito à frente do seu tempo, os elementos cômicos continuam presentes e novos personagens surgiram na trama.
No entanto, Connal (Lorde Maccon) me decepcionou tanto em suas atitudes ao descobrir algo sobre a Alexa que simplesmente criei um ranço e larguei o livro por seis meses, o seu pasado até explica sua atitude, mas não justifica, principalmente ele sendo um homem das ciências e acostumado a testemunhar muitas coisas fora do comum.
Ler ele rastejar pelo perdao da Alexa será minha mola propulsora para ler os demais livros da série.

Beatriz.Ribeiro 16/01/2021

As histórias são boas ,o que mata é que os capítulos são longos demais, tornando se cansativo

Aninha Schimidt 21/12/2021

Todo mundo fugindo de pagar pensão nessa desgraça
O segundo livro não foi tão envolvente quanto o primeiro e apresenta ainda mais vícios dessa época limbo da literatura que são os anos 2000/início dos anos 2010, mas continua muito bom. Os novos personagens são tão legais e engraçados quanto os antigos, e nosso casal permanece afiadíssimo. Mesmo tendo lido as sinopses dos outros livros da série, realmente não esperava por um final desses - estou em choque, com o queixo no chão até agora. Vi algumas pessoas xingando o final e o personagem que fez o lance, mas por mais acabada que aquilo tenha deixado a todos, ainda acredito que é o que fazia mais sentido no momento, e as consequências disso que aparecem agora no início do terceiro parecem bem interessantes. Até tava pensando em dar uma pausa pra digerir o que aconteceu, mas comecei a fofocar sobre com uma amiga e ela me convenceu a ler direto pra poder contar pra ela o final ? enfim, a série tá valendo super a pena.

Fabiana 10/01/2022

Metamorfose
Em Metamorfose? revemos Alexia e Conde Maccon. A história começa bem sem graça e minha sensação foi que a autora, talvez, tentou demonstrar o quanto naquela época às pessoas podiam ser fúteis. Alexia está mais preocupada com roupas combinando e etiqueta do que com o possível mistério que está acontecendo e assim a história não avança. Do meio para o fim, fica mais interessante e nos prende até o final. Acho que a autora poderia ter explorado melhor a história, pelo tanto que enrolou para de fato entrar no que interessava e acabou com muitas pontas em aberto. E o final nos obriga a continuar a série.

Lanny 22/01/2022

Final ridículo
Eu espero - e até acho - que haverá uma redenção para Lorde Maccon no próximo livro ou em algum momento dos próximos 4 livros, mas não posso deixar de me indignar com o final desse livro.

Enquanto ele acusava, xingava e bania a esposa eu estava aqui pensando que tinha uma explicação extremamente lógica para o fato apresentado que não incluía traição. Mas ele pensou nisso? Nãaaaao. Agora vai ter que comer grama pra receber perdão.

Dianna 07/03/2022

Muito Chocada...
Com este final, não sei o que irá ser no próximo livro. Tadinha da Alexia, sem ter como fazer seu marido incrivelmente burro a cofiar nela. Eu estaria aos prantos depois desta cessa.

Jaqueline 04/05/2022

Livro muito bom, ideal para uma leitura mais leve e que quer se distrair. E para quem gosta de vampiros e lobisomens . Alexia é uma personagem forte, que sabe o que quer, sendo uma mulher de atitude em plena era vitoriana. Gostei muito desse livro e estou ansiosa para o próximo

Fabiana 27/01/2023

Gostei muito
O livro 2 é a história de Alexia já casada, trabalhando para a rainha quando se depara com mais um problema que está afetando a todos os sobrenaturais.
Agora ela precisa ajudar o marido que também foi afetado a desvendar esse mistério.
Claro que não tem o mesmo peso que o primeiro porque os personagens já são conhecidos, mas a história é bem gostosinha de ler.

E o final? Como a história termina assim? Só pra deixar a gente louca pra ler o 3.

Valeu