Metamorfose? Gail Carriger

Resenhas - Metamorfose?

Rafaela Regis 14/11/2021

Metamorfose? - Gail Carriger
Segundo volume da série O Protetorado da Sobrinha da autora Gail Carriger, Metamorfose? Nos leva de volta a era vitoriana para saber como estão os personagens de Alma? depois de todos os acontecimentos. Juro que vou tentar não dar spoilers, mas eis que já na sinopse tem alguns, mas releve!

Alexia Tarabotti, agora sendo Alexia Maccon, sim ela se tornou a esposa do Conde de Woolsey, mas mesmo assim os problemas ainda a perseguem e dessa vez, Londres será muito pequena para solucioná-los, sendo assim porque não aproveitar e conhecer a família do marido do outro lado do mundo, visto que em vez dele estar ao seu lado dormindo placidamente, está desaparecido!

Uma viagem inesperada e problemas aos montes Alexia acaba descobrindo muito mais sobre sua origem e seus poderes digamos assim, afinal ser um preternatural (sem alma) não pode ter aparecido da noite para o dia, ainda mais quando todos os seres sobrenaturais estão "magicamente" incapazes de usar seus poderes e como Alexia é curiosa por natureza e a nova Mujah do pedaço cabe a ela desvendar esse mistério. E tudo isso com muito estilo e é claro sua sobrinha do lado e amigos a reboque, se bem que a irmã por ela poderia ter ficado em casa!

Em Metamorfose? sequência de Alma? reencontramos o casal mais improvável Alexa e Connal que mesmo depois de toda a confusão passada parece que sossego na vida desses dois não vai chegar tão cedo! E as confusões agora se espalham pela Europa, onde descobrimos mais sobre o passado do Conde de Woolsey e o que o faz ser do jeitinho turrão que é! E devo dizer, creio que seja de família, sim conhecemos a família de Connal e de descobrimos porque o escocês foi para a América.

Com um ritmo que deixa o leitor se perguntando o que vem a seguir, reviravoltas impressionantes e descobertas de deixar o cabelo em pé e com uma tecnologia de dar inveja a qualquer um e fofocas que .. err.. informações que viajam os mares e ajudam a encaixar peças que estavam sobrando, sim é uma baita história!

Gail conseguiu quebrar a "fama" da sequencia fraca e nos deu um final explosivo e inesperado, então sim, estou louca para ler o terceiro livro e descobrir como ela vai remendar isso! Super Recomendo!

Blog MDL 16/12/2013

A agora Lady Maccon foi despertada de seu sono tão cedo que o horário era quase indecente – já que ainda não era noite. Revoltada com esse impropério de seu marido lobisomem, ela tenta inutilmente voltar a dormir – o que não ocorre graças aos gritos do Lorde Conall. Sem saber a razão para ele estar tão nervoso, ela tenta esquecer isso a medida que dá continuidade aos seus compromissos noturnos. Mas após fazer descobertas assustadoras e ter que lidar com um bando de lobisomens em seu jardim comandados pelo seu marido que desapareceu, Alexia decide que já está mais do que na hora de dar uma basta em tudo isso e ruma à Escócia junto com um grupo que passa a colecionar desmaios, beijos, enjoos e uma quantidade excepcional de roupas cafonas. Contudo, ao chegar ao castelo de Kingair ela se depara com uma alcateia incomum que além de guardar segredos antigos, precisa da sua ajuda para resolver alguns mistérios que se instauraram por ali e que ela mal pode esperar para solucioná-los.

Em ‘Metamorfose?’ a autora Gail Carriger teve a difícil missão de não só trazer uma história que se equiparasse em genialidade a ‘Alma?’, como também, que mantivesse as personalidades maravilhosas de cada um dos seus personagens. Confesso que tamanha responsabilidade me deixou receosa na mesma proporção que elevou as minhas expectativas a um nível alcançado apenas pelo dirigível que a Alexia passou tanto tempo tensionada a conhecer. Ainda mais porque eu sabia que a mitologia criada pela autora para a série lhe permitiria uma imensidão de possibilidades que deixaria o enredo desse – e dos futuros livros – seguro sem que fosse necessário um acréscimo que tornaria a história forçada ou sem nexo, mas que para isso seria essencial que Gail não esquecesse de trabalhar todos os pormenores do livro antecessor. Foram tantas as preocupações que senti antes de iniciar a leitura que só pude me chamar de tola ao fechar o livro e meus pensamentos gritarem: ela conseguiu me encantar outra vez...

Diferente do primeiro livro, nessa continuação, Gail trouxe a trama principal de ‘Metamorfose?’ logo nas primeiras páginas. O modo como ela fez foi bem original, já que envolve uma preternatural sonolenta, um fantasma cheio de pudor, um lobisomem nu... e um mistério grandioso – pelo menos, para alguém que está dormindo. Mas logo que Alexia desperta e põe suas engrenagens para funcionar, ela percebe que o que está acontecendo é muito simples: todos os seres sobrenaturais se tornaram humanos. Por si só, isso já é um problema, mas o grande mistério está concentrado em um ponto: O que está fazendo toda a sociedade sobrenatural ter perdido seus poderes? É nesse clima de tensão que a autora nos conduz por uma trama recheada de detalhes que são enriquecidos por um aspecto futurístico fornecido por uma sombrinha personalizada cuja única função que falta é a de proteger da chuva e uma máquina capaz de enviar mensagens através de um não tão complexo sistema.

Mais uma vez a autora explorou todas as facetas de Alexia. Como a personagem forte e sagaz que ela é, foi impossível não admirá-la diante de tanta impulsividade na hora de colocar ordem nas comunidades que ela se inseriu. O jeito ríspido, ácido e nenhum pouco delicado que ela tem de tecer comentários rendem boas gargalhadas ao leitor, principalmente porque eles são sempre certeiros e inteligentes. A Ivy que o diga, a coitada continua sendo fortemente criticada por suas escolhas estapafúrdias com relação a sua coleção pouco convencional de chapéus, ainda mais que agora temos a Madame Lefoux, uma dona de chapelaria com um gosto atípico para a moda – apesar de estar sempre elegante – e com uma inteligência que encantou de modo muito especial a Alexia. Não que a Ivy se importe, já que ela só tem tempo para pensar em um dos zeladores do Lorde Maccon, que junto com ela protagoniza cenas hilariantes.

Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a maneira com que Alexia tomou as rédeas de todas os imprevistos que surgiram. Se não fossem todas as cenas pra lá de calientes que ela vive com o Conall, o lobisomem quase – eu disse quase – passaria despercebido na trama, já que apesar do nome dele ser citado constantemente, as cenas em que ele está realmente presente foram poucas demais para mim. Isso foi algo que me desgostou no livro, pois ele era um dos personagens que eu mais ansiava por ver nessa sequência e a ausência dele me incomodou sobremaneira. Além disso, o único ponto que me manteve cautelosa com relação a história, foi a narrativa de Gail Carriger. Não sei o que aconteceu, mas em ‘Metamorfose?’ senti a escrita dela mais lenta e eu demorei mais tempo a me envolver com o livro. De verdade, espero que isso não aconteça no terceiro de livro de ‘O Protetorado da Sombrinha’, pois esta é realmente uma história que eu amo e que eu anseio cada publicação. Contudo, peço que não se prendam a esses poucos detalhes negativos, pois essa é uma série que eu continuo indicando veementemente.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/12/resenha-metamorfose-por-gail-carriger.html
Ju Dias 29/06/2014minha estante
Alguém sabe se a previsão para o terceiro aparecer por aqui...;)

Laryssa Barros 22/02/2022

Que final foi esse?
Eu gostei desse segundo livro, não tanto quanto gostei do primeiro, mas mesmo assim, foi satisfatório. Nesse segundo livro, várias novas informações são adicionadas a respeito desse universo, novos personagens surgem na estória e os já conhecidos são bem desenvolvidos. Acho que o que me deixou um pouco desgostosa foi que a autora usou muitas páginas com cenas desnecessárias e isso acabou deixando o livro mais lento do que deveria ser.
LuaTeresa 15/06/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Laryssa Barros 24/06/2022minha estante
Eu não acho, acho bem tranquilo

LuaTeresa 24/06/2022minha estante
Ok. Obrigada

Nicole710 30/01/2021

Gostei da deixa para o próximo livro
O enredo em si achei um pouco cansativo, como se tivessem palavras demais para descrever poucos acontecimentos, mas gostei da história, apesar de um pouco previsível. O que salvou mesmo foi o final, estou curiosa para a continuação.

Raffafust 28/11/2013

Pode um segundo livro ser melhor que o primeiro?Bom, em se tratando dessa série, sim, é! Eu gostei de Alma? mas o segundo livro Metamorfose? é ainda melhor. Como se não bastasse a protagonista deliciosamente divertida continuar sendo Alexia Tarabotti, uma preternatural, que se defende como pode com sua sombrinha, usa roupas longas e não curte muito quando notam sua descendência italiana - tudo culpa de seu pai , de quem também herdou o nariz protuberante! - mas se casou com um lobisomem, ou melhor, com um tremendo macho alfa poderoso chamado Conde de Woolsey, que lhe proporciona uma noite de loucuras - não sei se rolam uivos da parte dele, não são citados - jogando sua camisola no chão e a beijando intensamente quando quer que a esposa cale a boca.
No entanto, apesar de cuidar da imensa casa do casal, e de implicar com a empregada lindona, ela se espanta quando lobisomens começam a acampar em seu jardim, e não sabe muito bem o que sente pelo grosso mas arrebatador major Channing, que em uma diálogo engraçado a confunde com a governanta e a trata com ironia para mais tarde descobrir que nossa protagonista é patroa!
Agora chamada de Lady Maccon, ela não sossega enquanto não descobre o porque de seu marido viajar as pressas, desconfiada de que algo de podre está rolando no reino da Dinamarca - ou melhor da Rainha Vitória, da Inglaterra - ela vai atrás da verdade.
Até porque nossa amiga está cansada da vida social ouvindo por exemplo Ivy contar que vai casar e quantas pessoas comentaram de seu noivado!
Atrás da verdade ela vai descobrir por exemplo que no mundo em que vive onde vampiros, lobisomens e fantasmas convivem em harmonia, algo vai fazer com que eles virem mortais e seu próprio marido vai lhe dizer que as suspeitas podem cair sobre ela.
Entre os mistérios da coroa e do DAS, a engraçadíssima Alexia vai nos matar de rir com as confusões que se mete e com seu jeito de encarar a vida, coisas de uma mulher sem alma. Mas com um coração grande, vide as cenas que tem ela e Lorde Maccon, adoro esse casal
Dani 17/08/2017minha estante
Também gostei mais desse do que do primeiro!!

Michelle 16/06/2022minha estante
Tô amando esse segundo livro. Mais até do que o primeiro

Ro Angarten 29/05/2021

Foi bem aquém do primeiro livro. Muita enrolação e pouca ação.
Os chapéus da Yvi tiveram mais destaque no livro do que o evento que desencadeou o enredo.
E quando realmente a ação começou, o livro terminou.
A explicação para a conclusão do mistério foi satisfatório, embora muito rápida. Ainda ficaram algumas perguntas sem resposta sobre um traidor misterioso.
É o tipo de livro feito para vender porque sabem que os fãs comprariam de qualquer maneira. Espero que o próximo seja melhor. Já que este acabou no meio de um drama familiar para te obrigar a ler o próximo.

Dany 25/01/2021

Metamorfose?
Se comparado a Alma?, Metamorfose? não me envolveu tanto... Achei a trama mais arrastada e acho q senti falta da interação de Conall e Alexia. Os dois resolvendo mistérios funciona muito bem!

Confesso que Madame Lefoux só ganhou minha simpatia no final, por ter dado total apoio a Alexia diante a atitude de Conall... E que atitude... Gail conseguiu tirar uma lágrima de mim com a cena muito bem escrita... Não vou passar pano para Conall, mas entendo que é um evento totalmente impensável, nunca antes visto... Talvez seja compreensível...

Enfim, com esse final, só me sinto impulsionada a ler o próximo livro da série e ver como Alexia fará Conall pagar por todos os seus pecados!

Letícia 17/04/2023

Mais uma vez surpreende e espirituoso, o mistério e o humor estão na dose certa dessa sequência. Ansiosa para a próxima aventura.

Nathi 26/07/2021

Alexia, Alexia...
E mais uma vez Alexia, agora Lady Maccon se mete em um turbilhão de confusões, aventuras e conspirações.

Em uma viagem de dirigível para as Terras montanhosas da Escócia, acompanhada de sua amiga amante de chapéus exótico, o zelador ruivo de seu marido e sua irmã que ostenta pouca inteligência e muita dissimulação, Alexia Maccon, precisa investigar um mistério, se manter viva e conhecer a família de seu marido.

Um livro divertido, uma Alexia ainda mais prática que antes e um Lorde Maccon que me deixou encantada por quase todo o livro.

Durante boa parte da leitura, só conseguia pensar que todo mundo deveria casar com alguém que te admira como Lorde Maccon admira sua esposa.

Claro que como nada é perfeito e esse casal não facilita a minha vida, só me resta ler o terceiro livro o mais rápido possível!

Susan.Kelle 02/07/2020

Guardo sempre um receio de livros steampunks.. E tb de livros sobre lobisomens e vampiros.. E de maneira geral também de romances de época. E então vem Gail Carriger junta tudo e ta-da. Espirituoso, gritante, engraçado, louco, enfim.. Nem sei dizer como isso deu certo, mas o segundo conseguiu ser muito melhor que o primeiro, tanto no enredo quanto no gancho. Ja estou louca pelo próximo.
Giulipédia 02/07/2020minha estante
Ai essa série é perfeita, é um melhor q o outro e vc se diverte em TDS eles ????

Jessica891 01/11/2021

Foi uma leitura beem arrastada, não gostei tanto da história como a do primeiro livro. Espero que os demais não sejam tão maçantes.

Sthe 11/10/2021

Como da primeira vez gostei muito desse universo e dos personagens. Em certos momentos teve muita enrolação que poderiam ter sido resolvida rápidas, mas gostei muito de como seguiu a história.
Eu amo muito o Conall, mas passei muita raiva com ele bem no final. Espero q no próximo livro ele pare de ser um besta.

Rafa 29/05/2020

Metamorfose?
Metamorfose é o segundo livro da série, precedido por Alma?. Neste segundo livro temos a Alexia em sua vida de casada e como muhjah, cargo que a Alexia exerce, que responde à rainha.
Está ainda melhor que o primeiro livro. E o final, meu Deus, já deixa a gente querendo começar o livro 3 na hora.

Nica 11/12/2013

Continua... Irreverente.
Metamorfose? é o segundo volume da série O Protetorado da Sombrinha da autora Gail Carringer e, graças a Deus, conseguiu fugir da péssima fama que segundos livros têm. Gail consegue fazer um romance tão bom quanto o primeiro, focando mais ainda no mundo sobrenatural criado por ela em Alma?, me deixando curiosa e ansiosa para ler o próximo.

Alexia continua espirituosa – e teimosa – como sempre. Acho que foi exatamente por isso que ela se tornou uma das minhas personagens preferidas da literatura em 2013. Ela não leva desaforo para casa e, por mais que agora seja uma mulher casada, mantem sua personalidade forte e destemida. Bem longe daquela imagem frágil e “virginal” que podemos ver em alguns romances sobrenaturais. Inclusive, as cenas entre ela e seu marido são sempre pra lá de “calientes” e/ou engraçadas (risos)! Enfim, virei fã da moça!

Mas, chega de puxar o saco da Alexia... hehe

Enquanto seu agora marido, Lord Maccon, fugiu para a Escócia a fim de resolver um “problema de família”, ela se encontra, novamente, tentando descobrir mais uma situação sobrenatural: o que – ou quem – está causando o exorcismo em massa dos fantasmas na área de Londres bem como a humanização de vampiros e lobisomens.

“Dizem que assolou o Nilo eliminando sangue e mordidas, lobisomens e vampiros, que acabaram parecendo como mortais naquela geração, impedindo a realização de metamorfoses…”

Depois de fuxicar um pouco, coisa que não poderíamos esperar que fosse de outra forma quando se trata da Lady Maccon, Alexia acredita cada vez mais que a ida de seu marido para o norte, para a Escócia, está intrinsecamente ligada aos acontecimentos no mundo sobrenatural. A investigação leva a preternatural, que anda levando a culpa pelas “inesperadas transformações”, para a terra natal de seu marido e em direção a alguns segredos muito interessantes.

Ao conhecer Madame Lefoux, uma inventora francesa ainda mais escandalosa que a própria Alexia, confirmar com o professor Lyall e seu melhor amigo Lord Akeldama que o que quer que esteja alterando o mundo sobrenatural, está indo na mesma direção que seu marido, ela decide ir então para a Escócia com nossos heróis, incluindo sua melhor amiga, Ivy – que está noiva e cada vez mais envolvida com um homem que não é o cara ideal para uma dama como ela se casar. Esperem boas risadas com as crises dela em meio ao turbilhão de coisas que estarão acontecendo.

“-Isto funciona como guarda-chuva? – perguntou a preternatural à inventora ao voltar, agitando a sombrinha.
Madame Lefoux ficou sem graça.
-Eu me esqueci desse detalhe.”

Ah! E se no primeiro volume não encontramos tantos elementos do gênero steampunk, se preparem para se deliciar com as invenções que Gail preparou para esse livro. Uma das mais geniais foi a nova sombrinha de Alexia, que agora era, de fato, uma arma mortífera.

No meio de muita ação, aventura, segredos e traições, nossa destemida protagonista ainda vai descobrir uma coisa sobre si mesma que vai deixar a nós, leitores, de queixo caído, maravilhados, extasiados... mas, ao mesmo tempo, roendo as unhas de curiosidade porque, justamente nesse momento, Gail decide terminar o livro. *pausa para o choque*

Que cliffhanger minha gente!!!! Carriger nos deixa sem final em Metamorfose?, nos fazendo ficar de coração partido e ansiosos para saber o que vai acontecer com nossa estimada Alexia Maccon. Mas, galerinha, não vamos nos desesperar. Precisamos manter a calma para descobrir o que o futuro reserva para Maccon e Alexia, para o futuro dos sobrenaturais.

Mantendo a mesma linguagem rebuscada de Alma?, a mistura de gêneros literários, o ambiente sobrenatural vitoriano e ainda mais elementos steampunk, Gail Carriger nos instiga e tira o fôlego com as surpresas de Metamorfose?. Se você procura um livro divertido, fofo, levemente dramático, com personagens muito bem escritas e desenvolvidas, recomendo a leitura deste pra ontem. Metamorfose? é, definitivamente, um steampunk irreverente, delicioso e pra lá de fascinante, que vai te prender até a última página.

Parabéns à Editora Valentina por ter trazido essa série para o Brasil, bem como por todo o trabalho de revisão e diagramação caprichado que estão fazendo. Mal posso esperar pelo terceiro livro, Blameless, ainda sem nome em português (mas que poderia ser traduzido como Irrepreensível).

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/12/resenha-metamorfose-gail-carriger.html