O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flávia 08/02/2017

A leitura proporcionada por Paulina, é talvez a melhor forma de viver a Segunda Guerra; de forma única, a autora consegue levar o leitor a vivenciar os dramas, os medos que as pessoas podem ter passado naqueles dias tão sombrios.

Alem do romance ímpar de Tatiana e Alexander, é possível conhecer um pouco do cerco da Cidade de Leningrado; como a cidade sobreviveu e como seus habitantes sofreram com escassez total.

É uma leitura envolvente, apaixonante, triste mas bela.

É o descobrimento do amor em meio a tanta dor. É a forma mais bela de superação através de todo o tudo de sofrimento.

Edy 26/01/2017

NÃO SEI O QUE FALAR SÓ SENTIR
Esse livro despertou em mim sentimentos impares, este livro é tão singular, único, que é impossível descrever em palavras, só você lendo para saber.
Eu já terminei este livro faz algum tempo, mas não tava conseguindo fazer uma resenha por conta da minha ressaca literária. E ainda está sendo difícil falar sobre ele agora, pois ainda não li os outros que faltam e não sei como vai terminar e vejo que ainda tem muito choro pela frente, e é disso que eu gosto (sou masoquista kkjkkk), mas também tem felicidade. [...] Como é jovem e sem experiência Tatiana não conhece os horrores da guerra e nem sabe o que ela pode causar (mas ela vai descobrir logo),por isso ela está despreocupada e resolve comprar um sorvete e é agora que conhecemos nosso herói maravilhoso (*suspiros de uma pessoa totalmente apaixonada por esse homem*). Tatiana está sentada no ponto de ônibus comendo seu sorvete e quando ela olha para o outro lado da rua vê um soldado a observando e aí começa a nossa história que vai enfrentar várias coisas para enfim ficarem juntos. Eu amei tanto esse primeiro encontro deles, eu fiquei contando ele várias vezes para minha irmã, dizendo que nunca o crush ou oppa faz isso kkkkkkkkkk.
Tatiana e Alexander começam a conversar e você logo vê as faíscas saindo no ar, a química e a empatia entre eles é inevitável. Tatiana vê em Alexander um homem bonito e que é capaz de despertar nela sentimentos nunca sentido e por sua vez Alexander vê em Tatiana uma luz na sua vida escura e um balsamo para esquecer da guerra e dos horrores sofridos. Mas para viver esta história de amor eles iram enfrentar a família, a morte, fome, frio, entre outras coisas que você só irá descobrir se ler. Será possível um amor nascer na guerra? Num cenário de horror seria possível esse amor sobreviver? APENAS L E I A...

Quero falar que isso não é apenas uma história de amor entre dois jovens, mas também é uma história sobre família, os horrores da guerra, o crescimento forçado para enfrentar as situações da vida, força de vontade, a felicidade no meio da guerra, sobrevivência, nascimento de coisas bonitas e que ainda existe pessoas preocupadas com o outro mesmo com pouco para oferecer, mas também tem o egoísmo e todo o lado feio e mal do ser humano.
"Ela estava entrincheirada. Ela cavou uma trincheira chamada Alexander em torno de si, e não podia escapar. Tatiana vivia por aquela hora da noite com ele que a impulsionava para o futuro, e para os dolorosos sentimentos recém formados que ela não conseguia expressar nem compreender. Amigos caminhando ao luminoso anoitecer. Não havia mais nada que ela poderia ter dele, e não havia nada que ela desejasse mais dele além daquela hora ao final de seu longo dia, quando seu coração batia e sua respiração ficava mais curta e ela estava feliz."
link: http://www.primeiras-impressoes.com/2017/01/resenha-o-cavaleiro-de-bronze-parte-i-e.html

Agnes 22/10/2016

Intocável. Inatíngivel.
Arrebatador! Nossa...Esse livro...Trouxe-me a uma realidade que eu nunca tinha sentido tão próxima, tão triste e miserável. Como somos abençoados por não temos a guerra ao nosso redor, por não passarmos fome e por não perdemos as pessoas que amamos por inanição!

Além de uma história de amor que supera todos os limites do possível, a narrativa desse livro leva-nos a Segunda Guerra Mundial. Viver em uma Leningrado (Rússia) prestes a passar por essa batalha e sentir como a família de Tatiana e Dasha irá passar por isso, mostra a vida de uma forma real, cruel, sem fantasias ou ilusões.

Nessa guerra nascerá um amor forte e ao mesmo tempo inatingível de Tatiana e Alexander...

Tatiasha..Ahh Tatiasha...Quantas vezes nós gostaríamos de encontrar o amor de nossas vidas, assim, somente com o olhar e como gostaríamos de ter a sua inocência:

"Era um dia perfeito. Por cinco minutos não havia guerra e era simplesmente um domingo glorioso num junho de Leningrado.
Quando Tatiana tirou os olhos do sorvete, viu um soldado, que a observava do outro lado da rua."

E nesse encontro temos o soldado, Alexander Belov....Que homem! Um personagem tão imperfeito e ao mesmo tempo tão correto. Forte, decidido, amoroso...Que usa de toda a sua fé para sobreviver:

‘'Debaixo do seu quepe marrom-escuro, ele tinha cabelos pretos. A juventude e o cabelo preto o beneficiavam, Tatiana pensou, quando os olhos dela encontraram os dele, que eram cor de caramelo – um tom mais escuro que o sorvete dela. Eram olhos de um soldado? Eram olhos de um homem? Eram pacíficos e sorridentes."

A partir desse encontro, ambos entregam-se ao amor de uma forma muito singela, doce...Há apenas o toque das mãos, o roçar dos braços...Um amor puro, que nasce dos pequenos gestos:

"Por um momento ou dois, Tatiana e o soldado olharam um ao outro, mas foi um momento muito longo. Estranhos, olharam um ao outro fugazmente, antes de desviar os olhos. Tatiana sentiu que podia abrir a boca e pronunciar o nome dele. Ela desviou o olhar, sentindo-se insegura e cálida."

"Dessa vez eles sentaram juntos, Tatiana na janela, o soldado com seu braço fardado sobre a parte de trás do assento dela.
Era realmente impossível olhá-lo de tão perto. Não havia como se esconder dos seus olhos. Mas os seus olhos eram o que Tatiana mais queria ver."

Mas como na vida nem tudo são flores, esse casal passará por muitas tribulações, dúvidas, pois antes de conhecer Tatia, Alexander já saía com Dasha, irmã de Tatiana, gerando assim muitos sofrimentos e incertezas e transformando a vida de Tatia para sempre:

"Em algum lugar, naquelas semanas, Tatiana perdera sua inocência. A inocência da honestidade fora embora para sempre, pois ela sabia que teria que viver no engano, a cada dia em verso e prosa, fechada entre as quatro paredes, na mesma cama, a cada noite quando os seus pés tocassem os de Dasha, viveria no engano. Porque ela se apaixonou por ele. Mas o que Tatiana sentia por Alexander era verdadeiro.
O que Tatiana sentia por Alexander era imune aos reclamos da consciência.’'

Certa desse amor por Alexander, Tania vai amadurecer, crescer nessa trama de uma forma surpreendente.

O Cavaleiro de Bronze conta o ordinário escondido por detrás de cada cena familiar; mostra a verdade e as consequências das escolhas que fazemos; mostra como é difícil perder, porém é necessário para ganharmos. Nada vem fácil...

"– 'Homem louco, você – ela disse carinhosamente. – O que você fazia brigando comigo lá em Kirov, sabendo que tudo isto já nos espreitava.
– Vociferando contra a minha fé – disse Alexander. – É a única coisa que eu faço,
simplesmente me recuso a ser derrotado."

Por isso ele deve ser apreciado aos poucos...

Sinta-se convidado a viver de perto o verdadeiro poder do amor em meio a uma guerra sangrenta e impiedosa.

@garotadeleituras 30/09/2016

Um amor que sobreviveu ao frio da guerra.
Diante de tantas recomendações insistentes, decidi comprar os dois primeiros livros que formam o volume 1 da saga "o cavaleiro de bronze". Estamos no ano de 1941, o dia é 22 de junho; a guerra é a grande protagonista do livro que interfere, fere e mata os homens. Enquanto uma notícia no rádio informa as manobras de Hitler sobre a infernal União Soviética comunista. Tatiana quer apenas viver sua normalidade. Encarregada pelo pai de comprar o máximo de mantimento para guardar, ela decide colocar seu melhor vestido branco com rosas vermelhas, presente de aniversário aos 14 anos e uma sandália de salto alto.

Tatiana Metanova é uma jovem prestes a completar dezessete anos, pequena, com sardas encantadoras e um cabelo louro; divide um pequeno cômodo com sua irmã mais velha Dasha, seu irmão gêmeo Pasha, seus pais e avós. Com um mundo próprio e uma inocência típica de uma criança, percorremos as brancas ruas impregnadas pelo desespero. Enquanto a realidade desmorona ao seu redor, Tatiana decide sentar em um banco e tomar seu sorvete de crème brûlèe. Do outro lado da rua, um soldado do exército vermelho patrulha a cidade naquele inverno que a história iria relatar como o inicio do cerco de Leningrado que duraria 900 dias.

Impetuosa como só as guerras podem ser, a fome, miséria, decadência, desespero, medo, morte seriam abundantes. Enquanto o mundo cai aos pedaços naquele fatídico dia, nasce um estória que emociona e acalenta o coração do mais exigente leitor.
Com um sorriso perfeito, o soldado perguntou:

-Qual seu nome? Tatiana – ela disse, notando a leve barba em seu rosto, as linhas agudas do seu nariz, as sobrancelhas negras, e a pequena cinza cicatriz na testa (...). Tatiana - ele repetiu em sua funda voz. –Tania, Taneschka? –Tania – ela respondeu e estendeu-lhe a mão. (...) – Sou Alexander- ele disse. (...) – Tatiana. Um nome tão russo. – Alexander, também – ela disse e abaixou os olhos. (p.47)

Ao se debruçar sobre essa saga, prepare seu espírito para suportar grandes provações, derramar algumas lágrimas, sentir ternura com algumas atitudes, indignada com outras tantas e raiva com outras mais. O jovem e atraente soldado de 23 anos, com o ar misterioso, que exala confiança é o protagonista que fisga a atenção do leitor desde a primeira aparição, sendo desnecessário mencionar que o mesmo acontece com Tatiana. Ao virarmos as páginas e descobrir os segredos que envolvem o passado e o presente dos personagens, o coração fica pequeno. Sob a ótica da realidade cruel não só com a Rússia comunista da época, mas com os jovens que precisam esconder do mundo seus sentimentos.

Sempre acreditei que no momento das piores provações o ser humano oferece aquilo que tem de melhor. Tatiana sempre foi a jovem protegida pela família, diferentemente da sua irmã egoísta e até certo ponto frívola; protegida nesse caso não é mimada, já que toda a atenção vai o único filho varão, Pasha. Tatia é doce, inocente, e tem uma qualidade que falta em muitas almas mesmo na bonança: Compaixão. Ela prefere derramar suas lágrimas ao invés de provocá-la em alguém, sobretudo se esse alguém for sua irmã. Sente-se destroçada por não poder declarar seus sentimentos, mas morreria de remorso se fosse o motivo de desunião da sua casa. Conhecemos Tatiana no banco tomando sorvete enquanto o mundo vira de pernas pro ar e pensamos: menina levante-se daí, o mundo está em guerra, corre!!! mas acompanhamos suas caminhadas na neve para buscar o pão nosso de cada dia porque sua família assim a designou. Compaixão principalmente quando observa seus amigos do telhado definhar porque a ração não tem sido suficiente e mesmo com a fome anestesiando todos os outros sentidos, permite-se dá um pouco de mingau de aveia a vizinha porque precisa alimentar seu filho, ou ainda apenas confortar. Tatiana é a calmaria nas grandes tempestades da vida, é a força reserva quando todos morrem aos poucos por subnutrição, doenças... Tatiana não desiste da vida; não desiste de ser humana enquanto Stalin tenta transformar os russos em animais.

A autora consegue inserir tão maravilhosamente o contexto histórico do período, que fui imediatamente transportada para as ruas de Leningrado. Sofremos porque o primeiro amor, aquele que é colorido e imaculado, é maculado pela improbabilidade de florescer, seja porque o belo soldado é a paixão da irmã, seja pela família tão ausente aos sofrimentos da filha abnegada em servi-los. Tatiana tentava aquecer os duros corações, mas não deixou que o seu fosse transformado em gelo. Embora bondosa como anjo, Tatiana desabrocha em meio ao sofrimento e torna-se uma grande mulher, forte, resistente como ferro; a guerra foi o grande ensinamento da vida, a couraça que faria da doce protagonista, uma guerreira de carapaça resistente. Alenxader é misterioso, o que por si só é afrodisíaco, protetor, atencioso, mas sua estória de vida muito contribui para que o leitor o acolha, mas confesso que cada vez que ele maltratava o coração da pequena Tania, senti vontade de batê-lo, gritar e pedir para parar com tanta estupidez. É sufocante aquele triângulo amoroso! Talvez a Dasha não tenha despertado minha sensibilidade totalmente, mas odiei cada abraço que ela deu, cada vez que ela pedia para Tania subir no telhado, não consegui querê-la como Tatiana a queria... Não podemos esquecer do Dimitri, aquele asqueroso manipulador.

Cada um daqueles personagens que habitam aquele cubículo comunitário vão desaparecendo e o sentimento de ambos vão crescendo. É triste ler sobre a guerra, assim como é lindo ver como o amor floresce em meio a morte. A primeira parte é encerrada com a saída de Tania e sua irmã de Leningrado com a ajuda de Alexander. Uma leitura sensível com um toque de crueldade do inicio ao fim. Leia, você provavelmente está perdendo uma grande estória!!!

Bárbara 27/09/2016

Enrolado....
Qdo eu demoro a terminar um livro, sei que está faltando aquele tempero, aquele conflito e aquela emoção..... demorou demais no mesmo assunto. Enquanto lia, sentia saudade dos casais que amo e me tiram o fôlego ! São eles: Jesse e Ava ( agitados, envolventes) e com corações extras:: Grey e Anastácia ( Intensos!Envolventes!)!!!Amoooo!
Agora a Tatiana e o Alexandre São super do bem, mas.... não prendeu como outros.

Renata 28/08/2016

O Cavaleiro de Bronze
Para quem ama histórias ambientadas na Segunda Gerra Mundial, este é sem dúvidas o melhor romance a se passar neste período de guerra. Os protagonistas são de longe o casal mais real e intenso já retratados em um livro.
O Cavaleiro de bronze irá nos descrever com exatidão, como o amor pode sobreviver ao maior dos horrores, onde o desespero, frio, fome e o medo, se abateram no implacável inverno no qual a cidade de Leningrado foi submetida durante o cerco alemão.

Lorena 15/06/2016

Lindo, maravilhoso, triste além das palavras!
Provavelmente o livro mais triste que já li.
Guerra, frio, fome, morte...
Tudo isso num nível crescente a cada página.
Amor.
No meio do mais absurdo e desolador dos cenários.
Amor.
E uma família sangue suga. E um amigo parasita.
E uma doadora universal e um soldado de coração nobre.
Amor.
Guerra, frio, fome e morte.

San... 19/02/2016

Como li os três volumes dessa trilogia, vou comentar como se fosse um único livro. Romance extenso, forte. Embora hajam momentos um tanto implausíveis, mas que tornam o enredo delicioso, mostrando um amor cheio de energia, de força, de coragem e abnegação, um amor de milagres, há neste romance muito de uma realidade amarga, inconcebível e ainda assim inegavelmente verdadeira, a da segunda grande guerra. Mostra uma União Soviética devastada pelo poderio militar da Alemanha nazista, dando uma dimensão nada irreal da miséria vivida pelo povo russo, de um lado massacrada pelos nazistas e de outro sendo conduzida com mãos de ferro por um regime político infernal.Para quem aprecia um bom romance, para aqueles cujo coração ainda busca os grandes amores cinematográficos, é uma obra prima, recomendo.

Taisa 21/01/2016

Hors Concours. Sim, este é o termo (na verdade sinônimo) perfeito para essa obra. Isso porque jamais poderei usá-lo como parâmetro de comparação à qualquer outro romance, a batalha nunca seria justa e eu ficaria louca tentando.
O Cavaleiro de Bronze impregnou na minha alma, transpassou qualquer barreira e hoje sou parte dele, parte Tatiana e inteiramente do Alexander.

O livro é intenso, acompanhamos todo o desenrolar da guerra pelos olhos da Rússia. Uma Rússia comunista, opressora mas mesmo assim com um povo apaixonado pela pátria e disposto a tudo para salvar esse País. Pelo menos quase todos....

"- Amor é - ela repetiu devagar, olhando só para Dasha- quando tem fome e você o alimenta. Amor é saber que ele tem fome."

Me senti decepcionada comigo, como posso ser tão alienada a respeito dessa visão do Comunismo? A respeito dessa Russia da década de 40? Me senti até culpada por ser tão feliz em um mundo tão miserável.

Senti raiva, senti fome, me revoltei e me compadeci de cada sofrimento deles. Adorei ter conhecido a Tatiana, ela começa tão ingênua e patética e se transforma em uma mulher forte e destemida. Já Alexander....Ohh Alexander, nunca vou te superar. Gostaria de um mundo onde tivesse mais de você. Com uma personalidade altiva ele é o que todo homem deveria ser: corajoso, ostensivo, firme, solidário e lindo!

"...- O que você fazia brigando comigo lá em Kirov, sabendo que tudo isso já nos espreitava.
- Vociferando contra a minha fé - disse Alexander. - É a única porra de coisa que eu faço, simplesmente me recuso a ser derrotado. "

"...Ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo, inclusive você, para satisfazer o desejo que me consome desde o dia em que nós nos conhecemos. Mas Deus estava olhando para você e Ele nos deteve, e, mais importante aida, ele me deteve, e eu, no cinzento da manhã estou menos confuso... - Alexander fez uma pausa. - Embora ainda mais desesperado por você. - Ele respirou fundo, olhando seu rifle."

Devo falar que me enganei. Como me enganei! Esse livro não é nada como eu imaginava, mas era tudo o que esperava. Dá para entender? Minhas expectativas estavam nas alturas, e foram mais que superadas.

" - Fique forte por mim, Tatiana - Alexander disse rouco. - Salve-se para mim"

Espero sinceramente que tenha conseguido transmitir pelo menos um décimo da minha paixão. Por quê me sinto tão limitada em fazer essa resenha? Porque simplesmente não há mais palavras para demonstrar tanto amor. Paullina Simons usou todas.

" -Se você quiser, pode me chamar de Shura."

Shura, Shura, Shura.....

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/01/leitura-o-cavaleiro-de-bronze.html#sthash.ysw3dDs3.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Angela 21/01/2016minha estante
Aaiii Taisa, esse livro é lindo mesmo né? Nada supera essa série.*-*
Sua resenha ficou ótima! Bjuss

Taisa 21/01/2016minha estante
Angela obrigada. Agora estou no céu, vivendo a lua de mel q é o inicio de O Portao Dourado, mas com medo do que está por vir!
Bjus

AnaFigueira 10/11/2016minha estante
ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo... ESSE TRECHO PARTIU MEU CORAÇÃO.. ele livro está me trazendo várias sensações diferentes. É tão agonizante ver um amor impossível... E tão agoniante ver a descrição do sofrimento da Tânia...

Taisa 10/11/2016minha estante
Ana sim! Nossa só de reler os trechos meu coração aperta como da primeira vez, essa série é toda intensidade e amor!

GeL 16/01/2016

O Cavaleiro de Bronze
Escrever uma resenha negativa é fácil! Críticas ao livro e a forma que foi escrita fluem naturalmente... Mas e quando se ama tanto um livro que todos os adjetivos existentes na língua portuguesa não são suficientes pra expressar tudo o que ele significou pra você? Parte pro inglês? Ou melhor, o Russo?!

Não sei nada de russo, conheço o básico da história Russa, sua importância para o mundo e a economia atual, porém depois de ler “O Cavaleiro de Bronze” sei que um dia quero ir visitar o país e me aprofundar mais em sua história!

“O Cavaleiro de Bronze” é ambientado na Rússia no período da segunda guerra mundial, mais especificamente em Leningrado, nossas aulas de história nos informam sobre o cerco que teve nessa cidade durante esse período e o livro está localizado dentro desse tempo histórico. Logo no primeiro capítulo conhecemos Tatiana, ela é a mais jovem da família Metanov e considerada a “criança” da família, apesar de já trabalhar e ter se formado na escola, mas ela é a garotinha boba que conta piadas e alegra a família. Nesse primeiro dia de guerra ela é enviada pelo pai para comprar mantimentos que pudessem ser estocados. Em toda a sua inocência Tatiana prefere antes tomar um sorvete na pracinha (pleno verão e ela adorava sorvete!) e é onde toda a mágica acontece...

Sim, não posso definir de outra forma além de mágico esse encontro entre Tatiana e Alexander. Ele é um soldado, alguns anos mais velho, com um segredo que é revelado ao longo da história. Para alguns pode ser clichê, mas não é! Bom, essa poderia ser mais uma história de amor comum em meio à tragédia que é uma guerra como muitas já escritas por aí, mas não é! Existem vários conflitos além do relacionamento do casal, além da guerra e isso faz tudo ser diferente.

A forma como a Paullina Simons descreve as situações é absurdamente viva. Em diversas partes do livro eu sentia que poderia olhar para o lado e ver os personagens e toda a cena descrita se desenrolando... Os sentimentos despertos são profundos e muito reais, em várias partes senti o que eles sentiam (não posso sinalizar os momentos porque seria um spoiler enorme =/), não existe outra palavra para definir além de real. É tudo tão lindo, o relacionamento da Tatiana com o Alexander é tão incrível que tenho certeza que muitas meninas vão se perguntar onde está o seu Alex!?!? (Me questionando neste momento...)

Outro fato muito importante que eu amei foi o crescimento dos personagens, por ser um romance épico nós temos uma passagem de tempo bem longa e muitas situações acontecendo. Nessa versão do primeiro livro lançado no Brasil vai do verão de 1941 até o começo de 1942. Dentro desse período vemos como a guerra pode modificar as pessoas, como também o amor, a perda... São mais de 400 páginas para se emocionar e prepare-se para a ressaca ao final!

Outra informação maravilhosa é que teremos uma versão cinematográfica do livro *-----* (#todascomemoraloucamente) com o roteiro escrito pela própria Paullina!! Então se preparem para ver na telona nosso maravilhoso Alex e a linda Tatia! O projeto ainda está em pré-produção e a Paullina sempre comenta pelas redes sociais como está o andamento \o/ Torçamos para lançarem no Brasil também!

Vou deixar para vocês alguns dos meus quotes favoritos:

“Ela nascera depois do pior, porém antes de qualquer coisa boa. Ela nascera durante” –Página 21

“O soldado afastou-se dela e foi na direção do ônibus. Tatiana o observou. Até mesmo o seu andar era de outro mundo: a pisada era muito segura, o passo muito longo, mas de alguma forma tudo parecia correto, com aparência certa, a sensação adequada. Era como achar um livro que você pensava haver perdido. Ah, sim, lá está.” – Página 41

“Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez” – Página 142

Bom, pra finalizar só gostaria de fazer um comentário sobre a Edição Brasileira de “O Cavaleiro de Bronze”: A Novo Século decidiu dividir o primeiro livro em duas partes, eu não sabia disso até que tive a minha cópia em mãos. Como já tinha lido a versão completa foi um verdadeiro susto ter um livro tão esperado e desejado pela metade! Em resposta, a editora disse que o preço do livro seria muito alto, teriam muitas páginas blá blá blá. Na minha opinião eles sacanearam (desculpe, não tem outro termo) os leitores, e deixaram a melhor parte pra ser lançada separadamente (vocês vão descobrir porque quando lerem)! É uma violação da obra e uma falta de respeito com os leitores. Bom, é certeza que por enquanto eles não vão lançar uma versão completa, mas eu não desencorajo a comprarem o livro. Todos deveriam conhecer essa história porque apesar dessa violação, o livro compensa!

Preparem-se para o Livro I Parte II ;)

Beijinho,

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/

Cissa 12/01/2016

Magnífico !!!

O Cavaleiro de Bronze

Segunda Grande Guerra, ano 1942. Apesar de um acordo realizado em 1939, Adolf Hitler invade a União Soviética governada pela mão de ferro de Josef Stalin. A cidade de Leningrado está cercada e a vida dos habitantes, que já era difícil, torna-se insustentável. A fome, o frio, a pobreza e a incerteza são o cotidiano dos habitantes dessa cidade que logo estará sitiada e destruída pela insanidade dos homens que armaram a guerra.

Nesse cenário surge o amor entre Tatiana e Alexander. Ela com 17 anos, jovem e filha gêmea de um casal de trabalhadores humildes traz sonhos e certezas de uma educação rígida e de princípios morais fortes, mas também traz a carência de uma filha menosprezada por seus pais. Ele, com mais de 20 anos, soldado soviético, traz seus segredos e deveres. Mas tudo isso não impedirá que um amor profundo e puro nasça entre ambos.

Perdas acontecem. Fome se alastra, destruição e morte chegam e aumentam com o tempo, com as bombas e com o frio. As dores da alma serão marcantes no corpo e no espírito assim como o amor entre eles será posto à prova muitas e muitas vezes. A luta está apenas começando para o povo de Leningrado, para o povo russo e para os que se amam. A resistência e a força de vontade de viver será fundamental para todos.

E nesse cenário de lutas, dores e sofrimentos, vamos acompanhando ansiosamente esse romance impossível em tempos de guerra.

São três volumes dos quais dois já foram publicados e o terceiro está prometido para este ano. O difícil é ficar na espera para ver o desenlace da história e se esse amor sofrido se concretizará finalmente.

Parabéns a escritora Paullina Simons por seu estudo histórico enriquecedor que é o pano de fundo do romance e pela construção de uma história de amor que marca nossas vidas e não apaga de nossa lembrança por mais tempo que o tenhamos lido. Esse deve ser o objetivo de um ótimo romance, e este o é. Agora é esperar pelo terceiro volume e que ele venha rápido.

Daniela742 12/01/2016minha estante
Esperando ansiosa pelo livro III... :)
É apaixonante!!!

Cissa 13/01/2016minha estante
É apaixonante mesmo, Dani ! Nem começei a ler o segundo volume no aguardo do terceiro pois assim leio os dois na sequência, mas está difícil esperar;

Heloisa 27/12/2015

Lindo, Tocante, Sublime...
O cavaleiro de bronze

A um tempo atrás fui apresentada a um dos mais lindos livros que eu já li. Desde então venho fazendo campanha para que as pessoas conheçam essa linda história de amor.

Alexander e Tatiana, ou Tatia e Shura paras os mais íntimos, se conhecem numa linda tarde, um dos últimos dias tranquilos antes do horror da guerra chegar a Leningrado.

Essa linda e tocante história de amor tem um começo difícil e improvável, onde o  mundo parece conspirar para não facilitar as coisas.

Tatiana Metanova, não conheci ainda protagonista mais forte, que seja tão  autruísta a ponto de irritar, mas com um amor e um coração maravilhosos, é clara a mudança em Tatiana, como o amor a transformou de uma despreocupada adolescente de 17 anos para a incrível mulher que se mantém firme em meio às piores cenas que a guerra pode proporcionar.

Alexander Belov, ahh Shura como não te amar, como não querer ser sua Tatia, como não sobreviver por você?

Essa jornada não é fácil, muito diferente de um conto de fadas, o sofrimento é real, a vida não é justa, ainda tem uma irmã mala e egoísta pra complicar ainda mais.

A parte histórica do livro é impressionante, as minúcias apresentadas por Paullina Simons são enriquecedoras, me fizeram sentir tudo, absolutamente tudo, inclusive a fome apresentada durante o cerco a Leningrado.

Quando você pensa que não tem como haver mais sofrimento, descobrimos que sim o sofrimento pode ser ainda maior.

Mas em meio a todo horror e sofrimento da guerra existe o amor sublime de Alexander e Tatiana  que faz suspirar, que enche os olhos de lágrimas, que faz sonhar e sentir de maneira tão crível tudo que eles sentiram.

Tenho dificuldade de fazer resenha dos livros que eu amo, esse em especial foi muito difícil, sempre parece que não estou fazendo jus à tudo que eu li. Agora com meu lindo exemplar em mãos que ganhei de presente de uma querida amiga que sabe o quanto eu os amo, fiz uma releitura e tento dizer da melhor maneira possível o quanto essa história vale  a pena ser lida, ser conhecida e principalmente ser sentida.

Leia vai nunca te pedi nada!!
Anna 27/12/2015minha estante
Meu livro favorito da vida...amo demais!

Taisa 04/01/2016minha estante
Amiga linda! Que maravilhoso ver sua animação com esse livro!! Começarei o meu logo!!! Dai sim, bffs forever! kkkkkkkk
Saudades.
Bjus

Heloisa 06/01/2016minha estante
Obrigada de novo amiga!! presente mais lindo do universo inteiro!! BFF em breve ;) termina logo

Heloisa 06/01/2016minha estante
Anna meu livro da vida tbm, perfeito :)

Carla @camantovanni 11/10/2015

O Cavaleiro de Bronze
Bom, terminei esse volume há dois dias atrás e durante esse tempo, comecei a pensar em qual era a melhor forma de defini-lo. Poucos são os livros que realmente conseguem minha atenção, ou como queira chamar, total interesse até a última página e este, foi um deles.
A quem conhece Jojo Moyes, durante um bom tempo, este volume me recordou: "A garota que você deixou para trás" que inclusive, foi um dos melhores livros que eu já conheci.

Comprei o cavaleiro de bronze a um par de meses atrás, mas acabei por adiar a leitura por ter a certeza de estar lidando com um volume bastante complexo. Ora pois, e eu não estava certa? Cavaleiro de Bronze é um livro complexo. Na verdade, desde a primeira página o achei bastante complexo. Guerras passadas foram situações complexas e ainda mais envolvendo amores quase impossíveis.

Antes de começarem as críticas, preciso deixar algumas coisas bem claras aos possíveis futuros leitores. Não se trata de um livro meloso. Se trata de um romance real até demais para algumas pessoas que como eu, ficaram um pouco assustadas no começo. Para tentar explicar um pouco melhor meu raciocínio, já aviso de antemão que muitos leitores podem achar certas situações um pouco, ou melhor. bastante absurdas. Os principais tem o jeito de trocar algumas coisas que te deixa com um bem grande ponto de interrogação na cabeça.

Agora sem delongas para dar inicio a minha experiência com o livro, tudo se resume em uma só palavra: Adorável. Como citei acima, não é um romance em hipótese alguma meloso e bastante realista. Quando cito realista, é quando você por mais de uma vez se coloca no lugar da personagem e pensa: "se acontecesse comigo, eu poderia também não opinar pelas "flores" logo no início".

O caso é: Tatiana (a personagem principal) é bastante difícil de entender e ao mesmo tempo, bastante previsível. É o tipo de pessoa sem uma opinião forte, o que me irritou um pouco. O tipo de pessoa que vive para agradar os outros e esquece muitas vezes, de si próprio. Por pelo menos umas dez vezes, me peguei tentando esgana-la (se fosse possível é claro), pois ela bem que fez por merecer. Já Alexander, tem uma postura decidida bem no começo do livro e luta pelo que quer, mesmo que isso traga consequências bastante complicadas. A sua postura me fascinou bastante, principalmente nos pontos que ele realmente tirava de si próprio para dar ao próximo. Alexander se doa por completo ao amor que sente por Tatiana, mesmo ela o repelindo a maioria das vezes, em troca de um vazio.

O volume se inicia em Leningrado durante a segunda guerra mundial, onde as tropas de Hittler começam a invadir a antiga União Soviética. Tatiana vive com sua família composta de dois irmãos e um inclusive é seu gêmeo, seus pais e alguns agregados que revesam ao decorrer do livro. Sua casa é em um lugar absurdamente simples, somente com dois cômodos. Em um belo dia Tatiana conhece Alexander, um soldado do exército vermelho, que logo capta sua atenção. A pequena bolha em que dois se inserem logo é furada, quando Tatiana descobre uma terrível coincidência envolvendo os dois. Alexander é o homem pelo qual sua irmã está apaixonada. Sem ter muito o que fazer, Alexander implora que ela conte a verdade a irmã (o que não acontece é claro), mas ela o afasta com uma mão, o puxando com outra. Tudo gira então em torno de um triângulo amoroso, até que finalmente as tropas de Hittler chegam próximo demais e tudo vira um completo caos.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre a história, para não estragar o gosto "quero mais" dos possíveis leitores, mas segue aqui minha opinião: Não discordo totalmente das decisões de Tatiana. É complicado algumas vezes passar por cima de algumas coisas, para conseguir outras, mesmo tudo parecendo tão óbvio. Agora sim, discordo totalmente de alguns pontos que envolvem sua personalidade, onde ela se deixar literalmente "montar" pelos outros, sem ao menos se quer lutar por alguma coisa que acredita. O que me admira na escritora é que mesmo eu não gostando necessariamente de alguns pontos ao decorrer do livro, resolvi dar cinco estrelas, pois acredito que um livro como esse, onde se explora principalmente a realidade de uma forma como ela explorou, é merecedor. Não é um livro com final feliz e já adianto, é um livro bastante triste.

Sem dúvida alguma, um dos melhores livros que eu já li.

Desejo a todos uma ótima leitura.

paula 05/09/2015

Simplesmente
amei!!! Linda a historia..

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6