O Cavaleiro de Bronze

O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons




Resenhas - O Cavaleiro de Bronze


84 encontrados | exibindo 76 a 84
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Barbara Lima 16/02/2014

Resenha O Cavaleiro de Bronze

Escrever uma resenha negativa é fácil! Críticas ao livro e a forma que foi escrita fluem naturalmente... Mas e quando se ama tanto um livro que todos os adjetivos existentes na língua portuguesa não são suficientes pra expressar tudo o que ele significou pra você? Parte pro inglês? Ou melhor, o Russo?!

Não sei nada de russo, conheço o básico da história Russa, sua importância para o mundo e a economia atual, porém depois de ler “O Cavaleiro de Bronze” sei que um dia quero ir visitar o país e me aprofundar mais em sua história!

“O Cavaleiro de Bronze” é ambientado na Rússia no período da segunda guerra mundial, mais especificamente em Leningrado, nossas aulas de história nos informam sobre o cerco que teve nessa cidade durante esse período e o livro está localizado dentro desse tempo histórico. Logo no primeiro capítulo conhecemos Tatiana, ela é a mais jovem da família Metanov e considerada a “criança” da família, apesar de já trabalhar e ter se formado na escola, mas ela é a garotinha boba que conta piadas e alegra a família. Nesse primeiro dia de guerra ela é enviada pelo pai para comprar mantimentos que pudessem ser estocados. Em toda a sua inocência Tatiana prefere antes tomar um sorvete na pracinha (pleno verão e ela adorava sorvete!) e é onde toda a mágica acontece...

Sim, não posso definir de outra forma além de mágico esse encontro entre Tatiana e Alexander. Ele é um soldado, alguns anos mais velho, com um segredo que é revelado ao longo da história. Para alguns pode ser clichê, mas não é! Bom, essa poderia ser mais uma história de amor comum em meio à tragédia que é uma guerra como muitas já escritas por aí, mas não é! Existem vários conflitos além do relacionamento do casal, além da guerra e isso faz tudo ser diferente.

A forma como a Paullina Simons descreve as situações é absurdamente viva. Em diversas partes do livro eu sentia que poderia olhar para o lado e ver os personagens e toda a cena descrita se desenrolando... Os sentimentos despertos são profundos e muito reais, em várias partes senti o que eles sentiam (não posso sinalizar os momentos porque seria um spoiler enorme =/), não existe outra palavra para definir além de real. É tudo tão lindo, o relacionamento da Tatiana com o Alexander é tão incrível que tenho certeza que muitas meninas vão se perguntar onde está o seu Alex!?!? (Me questionando neste momento...)

Outro fato muito importante que eu amei foi o crescimento dos personagens, por ser um romance épico nós temos uma passagem de tempo bem longa e muitas situações acontecendo. Nessa versão do primeiro livro lançado no Brasil vai do verão de 1941 até o começo de 1942. Dentro desse período vemos como a guerra pode modificar as pessoas, como também o amor, a perda... São mais de 400 páginas para se emocionar e prepare-se para a ressaca ao final!

Outra informação maravilhosa é que teremos uma versão cinematográfica do livro *-----* (#todascomemoraloucamente) com o roteiro escrito pela própria Paullina!! Então se preparem para ver na telona nosso maravilhoso Alex e a linda Tatia! O projeto ainda está em pré-produção e a Paullina sempre comenta pelas redes sociais como está o andamento \o/ Torçamos para lançarem no Brasil também!




Vou deixar para vocês alguns dos meus quotes favoritos:

“Ela nascera depois do pior, porém antes de qualquer coisa boa. Ela nascera durante” –Página 21




“O soldado afastou-se dela e foi na direção do ônibus. Tatiana o observou. Até mesmo o seu andar era de outro mundo: a pisada era muito segura, o passo muito longo, mas de alguma forma tudo parecia correto, com aparência certa, a sensação adequada. Era como achar um livro que você pensava haver perdido. Ah, sim, lá está.” – Página 41



“Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez” – Página 142



Bom, pra finalizar só gostaria de fazer um comentário sobre a Edição Brasileira de “O Cavaleiro de Bronze”: A Novo Século decidiu dividir o primeiro livro em duas partes, eu não sabia disso até que tive a minha cópia em mãos. Como já tinha lido a versão completa foi um verdadeiro susto ter um livro tão esperado e desejado pela metade! Em resposta, a editora disse que o preço do livro seria muito alto, teriam muitas páginas blá blá blá. Na minha opinião eles sacanearam (desculpe, não tem outro termo) os leitores, e deixaram a melhor parte pra ser lançada separadamente (vocês vão descobrir porque quando lerem)! É uma violação da obra e uma falta de respeito com os leitores. Bom, é certeza que por enquanto eles não vão lançar uma versão completa, mas eu não desencorajo a comprarem o livro. Todos deveriam conhecer essa história porque apesar dessa violação, o livro compensa!

Preparem-se para o Livro I Parte II ;)


Beijinho

Se você gostou comente no meu blog Garotas entre Livros ;)

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/02/titulo-o-cavaleiro-de-bronze-autora.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tatiane 03/02/2014

UM ABSURDO ISSO QUE A NOVO SÉCULO FEZ
Comprei o livro fisico, publicado por essa editora, e quando terminei a leitura, eu fui procurar a sinopse do segundo. Eu não vou falar o que tem na sinopse, pq vai ser spoiler, mas imaginem minha surpresa quando terminei de ler a sinopse, e fiquei sem entender nada?? Fiquei: ''como é possivel a Tatiane estar desse jeito, se não tem nada sobre isso no primeiro livro''
Ai você imaginam a minha surpresa, quando eu fico sabendo que a editora simplesmente DIVIDIU o primeiro livro?? Pois é, ela não fala nada na capa, não da nenhuma explicação, mas so lançou uma parte do livro.. Porcaria, que pelo menos colocassem ''parte I'' na capa,ne? pq muitos leitores pensam que o livro esta completo, e isso é um absurdo
comentários(0)comente



Claudia Cordeiro 21/11/2013

A surpresa nada agradável assim que peguei o livro foi ver que era o livro I, ou seja, não escapamos mais dessas séries, trilogias e afins!!! Affff enjoei disso, simplesmente.
Provavelmente por isso achei que o romance podia ser abreviado, um pouco mais resumido. Mas tem que encher lingüiça, para dividir a história em sei lá quantos livros!....
Ref. à reconstituição histórica, muito boa, mostra bem como as pessoas sofreram no cerco a Leningrado.
Agora, a seguir, sobre personagens: SPOILER --- SPOILER --- na dúvida, não leia mais!
Bom o Alexander é 10, gostei; a irmã estava no "papel" dela, não poderia ser muito diferente; mas a Tatiana... vai ser bocó, estúpida etc., etc, beeem longe de mim, nossa como ela me irritou! Atenção, MAIS SPOILER - não leia - Quem é que "dá de bandeja" aquele a quem ama para outra pessoa, mesmo sendo irmã? AFFFF sem essa!... Fora uma série de outras atitudes, que fazem dela um Jesus feminino!... absurdo, muito boba, muito, muito. Personagem irritante.
comentários(0)comente



Maria Janir Pir 20/11/2013

Estou extasiada com este livro, depois que passar a emoção escrevo alguma coisa, depois que comprei o livro fiquei sabendo que a Novo Conceito estava publicando o livro em duas partes, prometi que só ia ler ano que vem quando fosse publicado a segunda parte, mas não aguentei e acabei lendo, me arrependi, porque agora estou eu aqui cheia de brotoeja querendo saber o final. É fogo né! ninguém merece, não sei porque a Editora não soltou os 2 volumes juntos, mas enfim, o jeito é esperar já que não falo nem leio em ingles..rsrs
comentários(0)comente



Lily 03/11/2013

O encontro entre o soldado vermelho e a inocência

Bem, isso não é uma resenha, pois ainda estou abalada emocionalmente para falar desse livro, a época e a forma como é posta o amor desses dois jovens simplesmente é de quebrar o coração... Eu chorei, eu ri e chorei mais um pouco.

No momento estou morrendo de ansiedade pela continuação.


Apenas Alexander, Alexander, Alexander
comentários(0)comente



Caroline Gurgel 02/11/2013

Inesquecível, magnânimo, perfeito...
Não tenho palavras para descrever a magnitude deste livro e quão grandiosa e tocante é esta história, mas preciso dar voz a esse turbilhão de emoções que sinto. No entanto, antes, aviso-lhes: esse livro é o primeiro de uma trilogia e tem, no original, 900 páginas, mas a edição nacional traz apenas metade - metade, você leu certo - do primeiro livro, como se uma criança tivesse arrancado todas as páginas do meio até o fim do livro. Na minha opinião foi um erro grotesco - pra não dizer outra coisa - da editora lançar apenas a primeira parte, pois nela nada se completa, nada faz sentido. Indignada após constatar tal erro, comprei o ebook original, felizmente, e terminei a leitura. E que bela leitura!

A história se passa em Leningrado (São Petersburgo), Rússia, com início no começo da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães começaram a atacar a fronteira russa. Tatiana é a irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, e juntos dividem um pequeno espaço com seus pais e avós. Até que o "camarada" Molotov, ministro de Stálin, faz um pronunciamento via rádio alertando-os dos ataques e a família entra em estado de alerta, dividem algumas tarefas e para Tatiana sobra a busca por mantimentos. Nessa busca conhece Alexander, um soldado, que lhe ajuda e por ela se encanta, mas mal sabe que é irmã de sua namorada, Dasha.

"Ele vestia uma farda de gala. Do lado esquerdo do peito exibia uma medalha de prata decorada com ouro. [...] Por um momento ou dois, Tatiana e o soldado se olharam um ao outro..."

Sim! Uma espécie de triângulo amoroso entre um soldado e duas irmãs, porém de uma maneira que nunca vi antes, e não saberia dizer se pra melhor ou pra pior. No meio dele começa a guerra, e começam os bombardeios, e começa a escassez de alimentos, e começam as mortes, e começam as bebedeiras.

Nas primeiras páginas a autora faz questão de mostrar o quão Tatiana, em seus 17 anos, ainda era criança, egoísta e cheia de birra, e como a guerra - e o amor - a transformou, repentinamente, em uma incrível mulher. Uma mulher forte, resistente e prestativa. Uma mulher que deixou que toda a culpa caísse sobre ela. Uma mulher que abdicou do que mais queria...e ao mesmo tempo, lutou pelo que mais queria!

São 900 páginas que prendem o leitor de uma maneira que é impossível largá-lo por qualquer outra atividade. Tem um trecho, cerca de 100 páginas, em que a fome, a redução das rações e a constante saída para comprar a pequena cota de pão velho e duro tornam-se um pouco repetitivos, mas acredito que isso tenha sido necessário para que pudéssemos sentir a dureza e o pavor daqueles dias. Vimos os russos definharem até a morte, vimos tudo virar moeda de troca mesmo em meio ao comunismo, vimos os corpos se acumularem nas ruas, vimos o desespero, mas sobretudo vimos o amor sobreviver a todos os horrores. Um amor puro e singelo, mas de uma força imensurável e um poder inabalável de ultrapassar toda e qualquer barreira.

Os dias passados em Lazarevo fazem até os mais frios dos corações se derramarem, se aquecerem e se extasiarem. É um deleite ver a pequena, doce e inocente Tatiana se transformar em uma mulher de uma perseverança incansável. E digo, com toda a certeza, que um sorriso constante vai tomar conta do leitor nesses e em muitos momentos.

Gosto de romances históricos especialmente por poder aprender mais daqueles momentos do que em qualquer livro de história. A autora abre o livro dedicando-o a seus avós russos, que sobreviveram a Primeira e a Segunda Guerra, a Lênin e a Stalin, e com a leitura fica claro que o testemunho desses avós se faz presente do começo ao fim. No começo da leitura senti falta de uma escrita um pouco mais madura, pois cansei de ler o nome da protagonista, Tatiana, a cada linha. Não sei dizer se a escrita evoluiu no decorrer do livro ou se me vi tão loucamente encantada e presa à trama que nada tirou o brilho do que eu lia.

É uma história linda, sublime, mas também é triste e nos deixa sempre com um nó na garganta. A fome dói e mata; a guerra estilhaça e mata; mas o amor, só o amor é capaz de tanta entrega, de tanto desprendimento. O amor de Tatiana e Alexander é avassalador, intenso e até trágico, mas, sobretudo, inquebrantável. Recomendo esse livro com todo meu coração, mas aconselho que leiam o livro todo (ou o original em inglês ou a edição de Portugal) ou esperem a editora nacional lançar o livro completo, caso contrário não sentirão essa magnífica estória em toda sua plenitude.



site: www.historiasdepapel.com.br
Mari 01/11/2013minha estante
Concordo contigo, a editora pecou quando decidiu publicar dessa formar. Entendo que o livro é bem grande mas funcionou perfeitamente bem em todos os lugares que ele foi publicado..
Ai que bom que já está lendo, depois conta o que acho do livro, essa parte "Lazarevo" é uma das preferidas das apaixonadas por esse livro, assim como eu... rs. E sim tem cenas lindissimas no livro e não sei você mas me apaixonei por São Petersburgo, os cenário de alguns momentos vividos pelos dois é incrivel. Jardim de Verão, as noites brancas a Catedral de Sant Isaac... aah acho que vou rele-lo mas a versão completa rs!


Fabiana.Almeida 01/11/2013minha estante
Carol!!!!
Depois de Lazarevo nada será a mesma coisa!!! '-'

O engraçado é que na msg privada que te mandei usei a mesma expressão "puta sacanagem"!!!

kkkkkkk


Maria Janir Pir 02/11/2013minha estante
Caroline se vc esta procurando livros com história da Russia, leia Sashenka de Simon Montefiori e Jardim de Inverno de Kristin Hannah, são historia que se passam em São Petesburgo.


Caroline Gurgel 02/11/2013minha estante
Maria, vou anotar! Já ouvi falar de Jardim de Inverno, vou marcar pra ler :)

Fabiana, depois de Lazarevo realmente nada será como antes rsrs Concordo!!!


Mariana 11/11/2013minha estante
Resenha perfeita, Caroline. Estou lendo e não consigo largar


Pat 25/11/2013minha estante
Caroline, sua resenha só me deixou mais curiosa pra ler! Uma dúvida.. como você comentou que está lendo a segunda parte em inglês, você achou que nossa tradução ficou boa??


Caroline Gurgel 30/11/2013minha estante
Pati, não percebi erros de tradução não, também nem procurei rsrs Mas pra falar a verdade notei uma evolução na escrita da metade pro fim, e isso pode ter relação com a tradução :)
Mas de qualquer forma vale a leitura!


Wendy 06/01/2014minha estante
Apenas amoooooooo de todo o meu coração esse livro, terminei comprando e estou muito ansiosa pelos próximos... Linda resenha!


Caroline Gurgel 12/01/2014minha estante
Obg, Wendy! É uma das minhas séries favoritas!
Muito amor por esses livros, vale a pena esperar!
Bjs


Evandro 12/05/2014minha estante
Alguém sabe, se será lançada a parte 2 do livro 1? Ou irão pular para o livro 2 sem avisar ninguem?


Caroline Gurgel 12/05/2014minha estante
Evandro, a parte 2 do livro já foi "lançada" segundo o site da editora, mas só chega às livrarias agora na metade de maio. Se chama O Portão Dourado :)


Hester1 28/01/2016minha estante
Eu nao gostei muito do livro. A estória é muito bonita, o amor dos dois, mas achei longa demais, nao precisava de tantas páginas. às vezes só para dizer umas coisas tolas. Neste ponto achei imensamente melhor "O jardim de inverno", que é uma estória triste e comovente, mas bem enxuta.
Agora o que mata mesmo é saber que há uma continuacao e nao encontrei para comprar, nao no Brasil. Nao sei quando a teremos. Eu odeio cada vez mais livros com continuacao, trilogias e outros quetais. Li "A amiga genial", nao sei quando poderei ler o restante. Este agora, nao sei quando poderei ler o restante. Quando vier a continuacao, nao terá mais graca, pois já terei esquecido parte da estória. Por que as editoras fazem isso? É um grande desreipeito para conosco: leitores.




Luh 27/10/2013

O Cavaleiro de Bronze
Tenho muitas coisas para relatar sobre este livro, a primeira é: que o livro é melhor do que eu esperava e segundo: conseguiu me prender de uma tal forma que eu não consegui deixar de lê-lo e terceiro: os personagens são bem marcantes.

Os personagens principais são: Alexader e Tatiana.
Tatiana conhece o belo tenente do exercito vermelho Alexander Belov. Um rapaz sagaz e destemido, só que carrega um grande fardo, relacionado ao seu passado e um grande segredo que até então não revelado pra ninguém.Acontece um amor à primeira vista entre eles, uma amor muito forte,mas não será nada fácil pra eles levarem a diante este amor. Porque Tatiana descobre que sua irmã Dasha é apaixonada por Alexander e carrega um forte sentimento por ele. Tatiana movida pelo amor incondicional que sente pela irmã, não quer magoá-la, E Tatiana como é uma alma boa, resolve renunciar o grande amor da sua vida.
Só que muitas coisas emocionantes irá acontecer no decorrer da história com esses dois jovens cheios de amor e esperança.

O livro relata também o sofrimento que a Rússia passou na mão de Hitler durante a guerra, uma trama forte onde houve muitas dores, perdas e sofrimento e ao mesmo tempo em nome do amor a história foi maravilhosa, e a autora não esqueceu nada, nenhum detalhe, tive uma sensação nítida da realidade obtida naquela época.

Pra quem gosta deste gênero, "Cavaleiro de Bronze" é um excelente livro, recomendo!!!!!
Deny 30/10/2013minha estante
Como resumir este livro: Fantástico e emocionante!


Luh 04/11/2013minha estante
Sim Deny, Fantástico e Emocionante,necessito dos próximos...depoisque terminei de ler, ficou um vazio :(




84 encontrados | exibindo 76 a 84
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR