O Cavaleiro de Bronze

O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Milla Carvalho 16/03/2015

"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem."
A célebre frase de Jean-Paul Sartre me remete a uma das histórias mais sofridas que li. Não imaginava que O Cavaleiro de Bronze ficaria entre os livros que mais me impressionou nos últimos tempos. Por mais que tenha visto resenhas elogiando a narrativa e o apoio de algumas amigas na leitura, jamais pude perceber a extensão de um amor durante a guerra.

Diversas sensações abarcam este livro. Uma típica montanha-russa emocional que nos delira a cada página. Acompanhar a perda da inocência de uma garota de 17 anos e seu primeiro amor, que é proibido, diga-se de passagem, se sobrepõe ao andar temeroso de mais uma grande guerra a porta de sua casa.

Paullina Simons soube muito bem como pontuar os conflitos, não só os das personagens principais, como também o panorama de um socialismo quebrado e capenga. A descrição das emoções e dos sofrimentos causados por esse amor proibido muitas vezes frustra o leitor, que torce tanto para que Tatiana finalmente termine com seu Shura/Alexander. Mas são as consequencias das escolhas dos dois que nos embebeda de tanta esperança e dor.

Bela história!

#RECOMENDODEMAIS #DesafioDeLeitura2015 #FevereiroNoRecife #Item6 #UmLivroDefinidoEmUmLugarQueVocêSempreQuisVisitar

Anna 16/03/2015minha estante
Amo demais, demais da conta!!!

Caroline1209 20/02/2015

Saga O Cavaleiro de Bronze
Quando comecei a lê não estava dando muito valor a historia não pesquisei direito a historia só li a sinopse e fiquei curiosa,quando eu comecei a lê nem sei como descrever os sentimentos que vieram com a historia eu não conseguia parar de lê,como a escritora descreveu sentimentos dos personagens naquele momento de segunda Guerra Mundial quando muitos não sabiam o que estava acontecendo com a Russia.
Dês do mostrar a dificuldade desse amor quando tudo se conspirar para eles não ficarem juntos depois dos acontecimentos do primeiro e segundo quando a já quando Tatiana vai pro Estados Unidos com seu bebe ela tenta seguir sua vida no pais pensando que Alexander estava morto mais com passar dos tempos ela fica com essa duvida na cabeça se ele ainda esta vivo ela vai atrás dele ela o encontra no meio da guerra onde muitos estão procurando eles pra prenderem mais tudo acaba bem no terceiro livro eles já estão no Estados Unidos tentando seguir em frente ai vamos ver a vida de casados deles e dificuldades no pais vimos que nem tudo e perfeito num relacionamento.
Isso me fez amar mais o livro não como todos outros autores que terminam viveram felizes para sempre sabemos que isso não e verdade isso faz a história ficar mais real e como a escritora descreveu a guerra na qual pesquisou muito sobre esse acontecimento.

Marcella 26/01/2015

Shura nota mil
Uma história incrível, um ótimo enredo, vale muito a pena

Érica 05/01/2015

Sem palavras para tamanha beleza...
Confesso que o livro demorou um pouco para me prender, porém depois de mais ou menos uns 30% meus olhos não conseguiram desgrudar da leitura. Há tempos procuro um livro assim: diferente, intenso, real, doído, humano.
Às vezes me cansa histórias sobre a II guerra mundial - são tantas! Mas a guerra neste magnífico livro é o pano de fundo para um belíssimo amor que faz a gente ficar com um frio na barriga. Há tempos um livro não me fazia sentir assim: uma adolescente com borboletas na barriga, rs.
Vale muito a pena conhecer a história de Tatiana e Alexander. Meu Deus que homem é esse!
Recomendo fortemente, nota 11.

Laiz 19/12/2014

Fazia tempo que queria ler esse livro.Por ter o cenário de guerra como pano de fundo e porque achei bem interessante por se passar na Rússia.Demorei um pouco para começar minha leitura porque queria ler com calma e me entregar totalmente na história.Realmente foi o que aconteceu,me envolvi muito com esse livro.
Tem uma história envolvente que prende sua atenção.Além de ter personagens muito interessantes,principalmente o Alexander. . .
Senti o que Tatiana sentia no decorrer da história e aprendi muito com as dificuldades que ela passou.Enfim,amei o livro e quero em breve continuar com o outro,estou super curiosa.

Aline 08/12/2014

O Cavaleiro de Bronze - O Grande Amor da Minha Vida (Definitivamente)
Não sei se gosto da sensação que tenho quando termino um livro e acho impossível que outro o substitua, pois ele acabou se tornando o melhor que li na vida. Ou pior, quando choro horrores e horas depois ainda fico pensando na história, às vezes isso dura dias, algumas vezes, semanas, o que costumo chamar de DPL - Depressão Pós Livro. Pois bem, é exatamente assim que me sinto às 2:58 da manhã de um domingo qualquer em que não consigo dormir e tenho que acordar daqui a 3 horas para trabalhar.

Mas vamos a história de amor mais linda, impossível, arrebatadora e comovente que já li na vida:

"A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana­—­e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?"

O Cavaleiro de Bronze, retrata a segunda guerra mundial tendo a União Soviética como cenário principal, mas de uma forma totalmente diferente a qual estamos acostumados, posso dizer que senti tudo o que Tatiana sentiu, primeiramente a paixão pelo namorado da irmã (Alexander... Suspiros!!!), depois o sofrimento por ter uma família tão ingrata, a fome, o medo, o frio, suas perdas, mas sofri principalmente por sua bondade excessiva.

Eu me irrito facilmente quando leio livros em que as "mocinhas" são extremamente boas e sofrem horrores o livro inteiro por um amor impossível, mas lá nas últimas três páginas tem um pote de ouro, ou não. Mas não é bem o caso nessa estória.

Tatiana é bondosa sim, até demais, daquelas em que as pessoas se aproveitam, mas ao mesmo tempo é forte, determinada e na minha opinião, acabou se tornando a heroína desta história, é possível em cada capítulo ver o seu amadurecimento e sua paixão se transformando em amor, seus sacrifícios por Alexander ora me deixavam comovida, ora me deixavam com raiva, pois sua irmã não merecia. É claro que também amei Alexander do princípio ao fim, o seu amor por Tatiana é incrível e comovente, o amor impossível que eles viviam, a coragem dele, tudo me conquistou de uma maneira que não consegui largar o livro.

Alexander é perfeito, o tipo de personagem que faz qualquer mulher suspirar e que suspeito que só existam em livros, pois além de lindo, é forte, protetor, e de personalidade forte, além de ser tão bondoso quanto Tatiana, embora não saiba disso, mas o que mais me impressionou nessa estória não foi o Alexander perfeito, o herói, foi a transformação de uma jovem menina ingênua em uma mulher madura, corajosa, forte e inteligente, ela quem comandava tudo, sempre disposta a correr todos os riscos possíveis e impossíveis por seu amor.

Paullina Simons soube descrever tão bem o amadurecimento de Tatiana, que a transformou na minha personagem preferida não só desta história, mas de todas as outras que já li.

Estou roendo as unhas para ler o segundo livro desta série, a história é fantástica, linda, emocionante, aterrorizante, arrepiante, apaixonante, não tem como não amar e não recomendar, já estou enchendo a editora com emails sobre o lançamento da sequência que espero que não seja dividida em duas partes também.

Não sou tão boa em escrever resenhas, mas eu precisava expressar a minha opinião sobre esse livro, só tenho como dar 5 estrelas aqui no skoob, mas se pudesse daria 1 000 000.
Karin 06/04/2015minha estante
Sei bem o que é isso! rs rs terminei a trilogia... a admiração só cresce, a gente chora muito mais e dorme menos hahahha

Luiza 07/10/2014

Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez
Nossa, esse livro é arrebatador, o amor de Tatiana e Alexander é muito puro e verdadeiro. O meu romance, (pode-se dizer livro, até) favorito, com certeza. Os horrores da guerra não ficam em segundo plano, a autora nos apresenta claramente a situação de quem viveu a terrível Grande Guerra na opressora e comunista União Soviética. As dúvidas e incertezas frequentes de Tatiana, a devoção pela irmã, capaz de abdicar o grande amor... ela é muito bondosa e altruísta, e isso pode irritar alguns leitores, mas eu a entendi completa e perfeitamente. Esse livro me marcou imensamente! Ansiosa pra saber como a história épica de amor terminará e torcendo para o mais belo casal do mundo, Shura e Tatia.
Isadora Amado 27/01/2017minha estante
Deus do céu, quero esse livro pra ontem ..

Andressa 21/08/2014

How long will I love you? As long as stars are above you and longer if I can...
Resolvi ler esse livro por indicação de uma amiga. Quando li a resenha dela, ao mesmo tempo que me encantei com a sensibilidade de suas palavras, fiquei chateada porque a editora Novo Século lançou só uma parte do livro. Então resolvi aguardar, para ao menos ter o primeiro livro em mãos. Esperei, esperei, esperei. Logo que a segunda parte do livro chegou, eu já estava envolvida com outras leituras e esperei mais um pouquinho. Ao colocar minhas mãos no “O Cavaleiro de Bronze – parte 1” simplesmente o devorei. E, por fim, entendi todas as palavras e a magnitude de sentimentos que li naquela primeira resenha.

A estória de “O Cavaleiro de Bronze – Parte 1” é, no mínimo, encantadora. Somos apresentados a Tatiana Metanova, irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, uma jovem de quase dezessete anos que mora em Leningrado, na Rússia. Os três vivem com seus pais e avós em um pequeno espaço numa espécie de casa comunitária. Em meio a isso, se inicia a Segunda Guerra Mundial e a população é avisada pelas rádios para que se preparem, pois a situação econômica, entre outros aspectos, se modificará. Certo dia, ao sair para buscar todos os alimentos que é possível conseguir, Tatiana troca olhares com um belo soldado. Ambos acabam seguindo o mesmo caminho, por coincidência alguma, afinal a atração que sentiram um pelo outro transgrediu todas as barreiras. Senti-me tão desesperadamente envolvida por aquele olhar quanto Tatiana. Com ela fiquei intrigada, interessada. O soldado, chamado Alexander, acaba tendo empatia por Tatiana e a ajuda facilitando suas compras e acompanhando-a até em casa depois. Ao chegarem na residência dos Metanova, Alexander se depara com a "namorada" Dasha, irmã de Tatiana, e se inicia um triângulo amoroso sufocante, errado e ao mesmo tempo tão certo e puro. Eu, que não gosto muito de triângulos amorosos, garanto que este é diferente. Diante do amor de Tatiana e Alexander não há nada, nem ninguém. Apenas um ao outro. Dasha só serviu para que eu a odiasse muito.

À medida que a estória toma rumo e a guerra toma conta, os personagens vão se definhando a cada página. Senti fome, frio, injustiça e dor junto a Tatiana. Paullina Simons escreveu tão belissimamente que eu senti tudo isso, de verdade. E cada vez que a comida era mais escassa e o álcool mais presente, eu pensava como essa família sobreviveria a isso? E cada vez que Tatiana sofria arduamente por não poder ter o que mais queria, por abdicar praticamente tudo pelos outros e ouvir palavras amargas, eu sofria. Ah, como sofri neste livro!

Gostei muito dessa primeira parte. Aprendi bastante sobre a história Russa, Leningrado, o comunismo do Camarada Stálin e a realidade cruel de uma guerra. O Cavaleiro de Bronze é um romance lindo, mas também um prato cheio para os amantes de História.

A guerra realmente muda as pessoas, para o bem ou para mal, de forma arrasadora. Devido a esse ambiente conflituoso, sombrio e dolorido é possível perceber, a cada singelo detalhe, o crescimento de Tatiana, de criança inocente para uma mulher incrível, dedicada e altruísta.

Estou quase terminando a segunda parte do primeiro livro da trilogia e, inclusive, já comprei meus exemplares em inglês, porque não aguentarei esperar até a editora publicar tudo. Esta trilogia realmente mexe com os nossos sentimentos, fico perturbada, alucinada, furiosa, chateada, sinto medo que mais coisas ruins aconteçam, quero proteger meus queridos personagens. Simplesmente preciso saber o que acontece!

Minha única reclamação é que a obra deveria ser devidamente publicada, o mais rápido possível! Se indico este livro? Não tenho nem dúvidas. Por favor, por favor, eu imploro, leiam!

obs.: quando penso neste livro lembro de uma linda canção da Ellie Goulding "How Long Will I Love You" que, simplesmente, se encaixa tão perfeitamente bem que traz um quentinho ao meu coração, ouçam! :)
Caroline Gurgel 21/08/2014minha estante
Linda resenha, Andressa!!!
Esse livro fica marcado mesmo na gente,
e pra sempre!!
Bjss

Andressa 21/08/2014minha estante
Obrigada, Carol!

luzuanon.appromances 04/07/2014

O Cavaleiro de Bronze é uma história de amor entre duas pessoas que luta contra todas as probabilidades, em meio aos horrores do ataque alemão sobre a Rússia na Segunda Guerra Mundial.

A qualquer momento a Rússia será bombardeada, mas Tatiana não deixa o seu lado sonhador sucumbir ao medo. Ela é, sem dúvida, uma personagem que se destaca. Até que teve uma infância feliz, e apesar da indiferença da família, tornou-se uma jovem forte, inteligente e altruísta. Ela vive com a família em um pequeno apartamento comunitário e ganhavam apenas o suficiente para se alimentarem.

O belo e gentil Alexander, oficial do Exército Vermelho se encantou com o jeito ingênuo de uma jovem de apenas dezessete anos. Eles se entendem perfeitamente e a paixão à primeira vista foi imediata, ele é atencioso, e ela não consegue mais viver sem ele e ele muito menos consegue ficar longe dela.

Adorei o Alexander! É um personagem masculino que consegue tocar bem fundo no coração de muitas mulheres. No primeiro momento em que ele aparece me senti verdadeiramente encantada por ele, e conforme o conhecia ele definitivamente ganhou o meu coração. Eu confesso que algumas decisões que ele tomou me irritaram profundamente, porém tenho consciência que foi por amor e a pedido de Tatiana, então eu relevei e fui compreensiva.

Eu sei que o País estava marcado pela guerra, e ninguém era poupado da escassez de alimento, enfim faltavam todas as necessidades básicas, mas será que Tatiana não poderia pensar só um pouquinho nela? Eu senti pena, sofri junto com a Tatiana em todos os momentos. Mas chegou uma hora que eu queria que Alexander a levasse embora, para bem longe daquelas pessoas que a maltratavam fisicamente e principalmente emocionalmente. De todas as outras personagens secundárias apresentadas com certeza a que se destaque é Dasha, a irmã de Tatiana. Ela é chata, mesquinha e um dos empecilhos que impede do casal ficar juntos.

É uma leitura que vai garantir muitas emoções, com a história de amor e as agruras da guerra, mas Tatiana nos surpreende com sua força e vontade de viver. É uma história marcante, daqueles que nos angustiam do início ao fim! Vai ser complicado ter de esperar pelo próximo volume.
A escrita da autora é perfeita, com uma narrativa envolvente o enredo se desenrola lentamente, mas conseguiu cativar. Aliás, para mim este livro passou a ser sem dúvida um dos melhores livros que li.
A minha única ressalva em relação ao livro é que a editora publicou o livro diferente da edição de Portugal, fiquei chateada mas nem por isso, tira o mérito na avaliação.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/02/o-cavaleiro-de-bronze-de-paullina-simons.html
CarlaC 04/07/2014minha estante
Vc leu a edição do Brasil (só a 1ª parte do livro 1)? Se sim, espere pela 2ª parte......... :P

Inesquecível e muuuuuuuuuito romântico!

Gabriela 09/06/2014

Cavaleiro de bronze apenas uma palavra que simplifica essa história tão linda e triste, arrebentador! Dificilmente leio livros de época e acho que nunca li nenhum livro que se passava na época do comunismo, um livro que talvez retrate esse período mas do lado oposto é a menina que roubava livros e que eu adorei, mais não tanto quanto esse livro.

"Alexander, minhas noites, meus dias, cada pensamento meu. Você logo se afastará de mim, não é? E eu serei inteira outra vez, e vou me apaixonar por alguém mais, como todo mundo faz. Minha inocência, porém, foi-se para sempre."

A história se passa em Leningrado e começa quando Hitler não cumpre um tratado que tinha com o "camarada" Stálin, e vai em direção a fronteira russa, Tatiana é a protagonista dessa história, irmã gêmea de Pasha o único filho homem, irmã da sonhadora Dasha sete anos mais velha e vive com os pais e os avós em um apartamento comunitário, sendo que a família tem sorte por ter dois quartos, sendo um dos quartos destinados a Tatiana, os irmãos e aos pais e o outro para os avós. Tatiana e Alexander se conhecem no meio desse caos, quando ela é responsável de pegar os mantimentos e esperava o ônibus, a partir daquele instante tudo mudo na vida de ambos.

"-Shh... Venha aqui - ele disse e a abraçou carinhosamente. - Tania, seja quais forem suas perguntas, a resposta é sim para todas elas - ele sussurrou beijando-lhe o cabelo, sentindo que ela tentava se afastar-se."

É difícil de descrever magnitude dessa história, o quanto as coisas mudam ao decorrer das páginas, talvez por causa da sinopse imaginamos que pode ser mais um triângulo amoroso em meio a guerra mais não é isso deveria ser ate crime pensar assim. No começo conhecemos a Tatiana ainda uma menina, no final do livro ela é muito mais que uma mulher, não tenho palavras pra descrever a força que ela tem em momentos que muitos desistiriam, mas o que a manteve viva com certeza foi a força do amor por Alexander, ele que amou Tatiana a cada minuto que por isso desistia da própria felicidade, que faria qualquer coisa por ela. Em muitos momentos do livro eu me perguntava que tipo de amor poderia ser aquele, que aceitava ser deixado de lado para fazer as vontades de quem ele amava e a resposta é clara depois, esse é o verdadeiro amor, o único que se tem uma vez na vida, que nem mesmo a guerra, a fome e os segredos podem acabar.

"-Perdoar você? - Tatiana sussurrou entre os dentes, lágrimas rolando pelo seu rosto. - Perdoar você pela sua face corajosa e indiferente, Alexander! - ela gemeu, dolorida. - Não por seu coração corajoso e indiferente."

A narrativa da autora flui de uma maneira que é impossível largar o livro depois, eu queria mais da história de Alexander e Tatiana, que o destino não foram tão bom para eles e quem amavam.

"-Talvez - ele disse baixinho - em vez de perguntar se você não passa de mais uma de minha lista, você devesse perguntar por que você não é mais uma de minha lista."

É difícil eu realmente amar tanto um livro como eu amei esse, tinha momentos que eu me sentia exatamente como a protagonista, com fome, cansada e sem forças e mesmo assim querendo cuidar de todos, por que a autora retrata tão bem esse cenário desolado que você se vê no meio da guerra, da fome e principalmente da morte! A morte que deixo para trás rastros de cadáveres nas ruas, nas casas, nas escadas, mas principalmente nas famílias!

"Tivemos um minuto, Tatiana pensou. Tivemos nossos minutos no ônibus. E em Kirov. Tivemos nossos minutos em Luga. E no Jardim de Verão. Arquejantes minutos tivemos. O que nós queremos, ela pensou, evitando fluir, é a eternidade."

Ps: Infelizmente a Novo Conceito que é a editora que lançou o livro no Brasil dividiu o primeiro livro em duas partes, então quando eu acabei esse livro descobri que na verdade o original possuía 900 páginas, achei uma sacanagem, sorte que eles lançaram a segunda parte agora em Maio porque eu já estava surtando com esse final.

Luciana Silva 04/05/2014

Hoje trago para vocês o que talvez tenha sido o livro mais difícil que já resenhei até hoje. Falo de Cavaleiro de Bronze, de Paullina Simons e publicação da Editora Novo Século. É o primeiro livro de uma trilogia que leva o mesmo nome. O segundo livro chama-se O Portão Dourado e é lançamento do mês de maio.

O livro conta a história de Tatiana, uma menina de dezessete anos, que vive em plena Rússia Comunista do início dos anos de 1940. Ela é uma garota ingênua, que de muitas maneiras se diverte com a vida que tem. Vive em um apartamento, com seus avós, seus pais e irmãos, os Metanov. Eles repartem dois quartos desse imóvel e uma cozinha, o restante é utilizado de forma comunitária.

Tatiana é gêmea de Pasha, o filho homem, adorado por todos. Dorme com sua irmã Dasha, que lhe confidencia um amor e assim Tatiana acoberta suas saídas. Os rumores sobre a guerra aumentam e a primeira coisa que seu pai faz, é mandar o filho para um acampamento, que o deixa seguro e longe da possibilidade de um alistamento para o front.

A saída do irmão de casa abala um pouco a família e principalmente Tatiana, que passa a sentir uma enorme falta do seu gêmeo. Os rumores sobre a invasão alemã ficam mais intensos e o pai a manda comprar alimentos, com todo o dinheiro que eles possuem. Claro, menina como é, ela demora e faz mil coisas antes de sair e assim, quando chega aos mercados, ou eles não tem mais nada à venda, ou possuem filas intermináveis, onde os produtos acabam antes dos clientes.

Tatiana resolve então perambular pela cidade a fim de encontrar algo que possa levar para casa. E, em uma dessas viagens de ônibus, ela passa a ser seguida por um lindo soldado do Exército Vermelho. Entre muitas olhadas desconfiadas, eles acabam se falando e ele a ajuda a comprar mantimentos e levar para casa. A forma como tudo isso se forma na história deles dois é muito linda, mas quando chegam em casa com as compras, o soldado chamado Alexander, descobre que Tatiana é irmã de Dasha, a moça com quem ele se encontra nas madrugadas.

Eu falei que o livro foi difícil de resenhar porque ele abrange muitos sentimentos e conflitos. Temos uma mocinha querida, ingênua, descobrindo o amor. Temos o conflito dela com a família, que além de tratá-la como uma imprestável, a despreza e ao mesmo tempo a ama. Uma irmã que não a considera, e da parte da menina, uma inteligência e uma coragem que ficam mudas, escondidas sob a dor de tudo o que vive. O amor, a guerra, o desprezo... e o lindo tom poético que nos conforta em meio à dor e à perda.

O livro é profundo, intenso, ameaçador... Desvenda um novo universo diante dos olhos do leitor. Até que ponto podemos ir pelos outros, pelo amor dos outros, pelo abrigo da família? Até onde podemos matar nossos sonhos e nossas vontades? Devemos lutar para matar em nós o sentimento que fere alguém que amamos? Alexander, em alguns momentos, nos provoca raiva. Não é nada atrativo, trata Tatiana com indiferença... Mas as migalhas que ele dá a ela são como um bálsamo que nos enche de esperanças.

“– Não haverá outro momento como este. Tão simples, tão descomplicado.
– Você chama isso de descomplicado? – Tatiana balançou a cabeça.
– Claro. – Alexander fez uma pausa – Somos só amigos, caminhando através de Leningrado.”
*** Leia o finalzinho em http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

Josefa 10/04/2014

Tédioso e cansativo.

Patty 02/04/2014

Super indico!
Estou simplesmente apaixonada por esse livro!!
Paullina Simons criou um história incrível e apaixonante.
Você se apaixonar por um soldado, tudo bem, mas sua irmã mais velha também ser apaixonada por ele já é complicado, ainda mais com uma guerra prestes a explodir, o que piora tudo.
O romance por si só já prende a atenção, mas o que o torna interessante também é o fato de os personagens viverem em Leningrado, em plena Segunda Guerra Mundial. Tá, já lemos várias histórias dessa época, mas sempre sobre Hitler e seu poder, pouco ouvimos sobre como foi para os russos em geral, que é o caso dos personagens. A guerra acaba sendo um contexto importante para o desenrolar da história, que infelizmente não acaba aqui, ainda tem um próximo livro que agora aguardo ansiosa!! :)
Enfim, para um amante de romance, com pitada de realismo da época da guerra, vale a pena ler!!

Isabela 09/03/2014

esse livro é perfeito,ele mostra q msm quando tudo parace ser impossível,o amor sempre prevalece,msm em situações complicadas! *-*

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6