La Métamorphose

La Métamorphose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

So856 13/06/2024

A metamorfose ?
Todos somos meio metamorfoseados por dentro. É uma leitura profunda e reflexiva, nos fazendo questionar nossas própria noções de realidade. Enquanto lia, não pude deixar de pensar o que faria na situação de Gregor. Achei a escrita um pouco lenta em alguns momentos, mas ainda é um ótimo livro. Recomendo!

Rhaissa14 13/06/2024

Leitura excepcional
Já ouvi falar bastante a respeito dessa obra-prima, até que enfim tive a oportunidade de ler.
O livro é maravilhoso, nos instiga a pensar a respeito de diversos assuntos referentes a natureza humana. Nos faz questionar onde está o nosso valor em face da sociedade moderna; sobre preconceito com o diferente, dentre outros temas.
Gostei bastante, indico a leitura.

Lala. 13/06/2024

A metamorfose
Não sei ao certo se entendi o livro, mas ele se inicia muito confuso, não dá nenhum real contexto ou descrição.
E também, visto por um lado, o personagem não era aceito em sociedade e nem em família, e continuar naquele lugar tava fazendo mal pra ele, tanto que quando ele e a fanilia decidiram ceder, ambos melhoraram.

gabbevski 13/06/2024

Leitura angustiante
Muitos disseram que a leitura era rápida já que eram apenas 96 páginas, mas na minha experiência ler esse livro foi completamente angustiante, a jornada de Gregor e sua constante rejeição e isolamento pelos familiares por causa da sua metamorfose realmente atingiu uma parte de mim na qual a cada 10 páginas precisava de um tempo, tanto que eu demorei 2 meses pra ler, A metamorfose é uma leitura fácil e metafórica, de incríveis frases para refletir até situações no qual o leitor sente empatia pelo protagonista, o final é realmente triste, ver como a família dele o tratou após aquele acontecimento, de forma tão fria e cruel nos trás uma consciência do quão a humanidade pode ser cruel com aquele que é diferente.

Sahmundi 12/06/2024

A primeira preocupação de Gregor depois de acordar como um inseto é o atraso para chegar no trabalho.

Ele vivia para o trabalho,vivia para ajudar e sustentar sua família ao ponto de que quando sua vida se tornou difícil, ele só se preocupava em como ia cuidar da família agora, diferente de sua família que agora o considerava um estorvo.

Os livros de Kafta sempre refletem uma crítica,abordando questões diversas mesmo em poucas páginas,ler um livro dele é sempre prestar atenção nos mínimos detalhes subentendidos.

iihxing 12/06/2024

A Metamorfose
Bem legal como o Kafka conseguiu descrever exatamente o dia de uma pessoa no mundo capitalista.

Ou de uma mulher vivendo em sociedade.

Conto ótimo, me senti representada, mt eu em tudo

Jenni 12/06/2024

Meu primeiro "clássico"
Talvez eu não tenha escolhido muito bem a minha primeira leitura "clássica" não entendi nada, não consegui compreender a mensagem do autor, talvez algum dia eu faça uma releitura e compreenda a visão que o livro propõe.
taiisa 12/06/2024minha estante
Como assim ?? quem dá 3 estrelas p a metamorfose

oMatheus13_ 12/06/2024

Não gostei, mas...
Alerta de Spoiler

Depois de um tempo pensando na história e comentando com meu amigo, passei a ver a história por outros olhos.

De início, assim que terminei a leitura, eu não gostei do livro simplesmente porque a família não fez nem sequer um funeral pro Gregor. Simplesmente foram passear no campo de trem, literalmente alguns minutos após a morte do Gregor.
Até então eu via a família como uma família normal até o dito evento.

Mas com a análise da história e a conversa com meu amigo. Percebi que a família é (ou talvez não seja) a vilã da história. Porque? Por que Gregor dava tudo de si pela família, passou 5 anos trabalhando pra ajudar a família a quitar as dívidas. Passei a ver a família como ingrata e o Gregor como alguém que tenta e faz as coisas por ela mas não é correspondido e sendo maltratado...

Enfim, recomendo a leitura, se pegar o livro emprestado, talvez comprar ele não valha a pena. Eu comprei ?? mas pelo menos a minha biblioteca pessoal tá crescendo

Leticia 12/06/2024

A metamorfose ?
Visceral e pesado emocionalmente
perfeito para a ?crise dos 20?
um clássico de leitura fácil e rápida que traz muitos sentimentos e reflexões quando é lido no momento certo da vida

nattgr 12/06/2024

A metamorfose
O livro tem uma escrita fria e tocante mas infelizmente, a história não falou muito comigo.
Eu consegui entender a mensagem que a história ensina e reconheço que é uma obra necessária, mas talvez eu tenha lido na hora errada.
Apesar de não me sentir tocada, eu fiquei curiosa com que rumo as coisas iam tomar e senti compaixão por Gregor.
Com certeza vou reler futuramente.

Patricia.Pinzan 12/06/2024

Clássico necessário
"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilo encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso..." Kafka inicia o livro com essas palavras e segue narrando um pesadelo improvável misturado a um cotidiano muito realista. No decorrer da narrativa podemos observar as reações de Gregor, caixeiro viajante, personagem principal que se transforma em um inseto e de sua família diante dessa situação absurda. A história é uma metáfora sobre o capitalismo e a obrigação do trabalho, as relações familiares e o que acontece quando um membro da família se torna um fardo.
A metamorfose, de Fraz Kafka é um clássico absolutamente necessário, a leitura é rápida e muito fluída, seu realismo é senso de humor é fascinante e absurdo.
Leitorconvicto 12/06/2024minha estante
O maior poder dessa obra é deixar agente com uma sensação estranha

Manuela222 12/06/2024

A metamorfose
Um livro maravilhoso, li ele tao novinha e mesmo assim me tocou, é pura arte, um lovro pra se pensar, e levar pra vida.
Pretendo reler este ano!
Recomendo muito e pra todas as idades, é uma leitura rápida e fluida

criswz_ 11/06/2024

Metamorfose
?O que o mundo exigia dos pobres, eles cumpriam até o extremo;?

cabra acorda como inseto gigantesco e o primeiro pensamento pensante q vem na mente dele é como q vai sustentar a família, capitalismo sempre presente

Carlinha 11/06/2024

Seria ele um animal, se a música o emocionava tanto?
A Metamorfose é um livro da literatura alemã publicado em 1915 e cujo autor é Franz Kafka. A história começa com o personagem principal - Gregor Samsa ? acordando de sonhos agitados e transformado em um inseto asqueroso.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção de início é que a primeira preocupação de Gregor ao ver-se transformado em inseto é como irá trabalhar desse modo. Ao longo da trama essa preocupação ganha significado ao leitor quando é possível observar o tipo de relação utilitarista que ele nutria com sua família: baseada em uma troca material vazia e sem afeição. Nesse sentido, é relevante chamar a atenção sobre um dos aspectos que se pode refletir a partir de A Metamorfose, que é a objetificação das relações.

Outro ponto importante é a própria animalização do sujeito. Na obra, Gregor se transforma literalmente em um inseto asqueroso, mas o seu processo de desumanização começa anterior ao cume dessa transformação. Apesar de não termos notícias detalhadas de como era a vida do personagem antes da metamorfose, é possível observar pistas de que ele desordenadamente vivia em função do seu trabalho e das relações superficiais que mantinha. Essa questão é importante para se pensar acerca do homem moderno e sua falta de tempo para suas próprias questões, desumanizando-se.

Entretanto, apesar de sua animalização literal em aparência, Gregor ainda nutria, mesmo que no fundo, a sua dignidade enquanto humano. Assim, podemos refletir que o valor da vida não é algo dado por terceiros, mas inerente à própria pessoa, por mais que esteja numa condição animalizante. Isso fica claro quando Gregor se emociona ao ouvir sua irmã tocando violino ? poderia ele se emocionar se fosse um simples animal?

A Metamorfose é um livro curto que, com olhar atento, pode suscitar diversas reflexões e debates. Em minha opinião, o leitor deve ler essa obra com olhar atento para que não se limite a ver apenas a história de alguém que se transformou em um inseto asqueroso, mas consiga captar a genialidade kafkaniana.

Gustavo195 11/06/2024

Kafka não é um autor de linguagem mais simples pra ler, li recentemente o declínio de um homem e muitos aspectos de mudança n vida no personagem me fizeram pensar nesse livro.