La Métamorphose

La Métamorphose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Alice1030 23/05/2024

Muito doido!!
"A metamorfose" foi meu primeiro livro de Kafka. Uma experiência interessante e diferente do que estava acostumada, já havia lido alguns textos do autor e já apreciava bastante sua escrita. O Franz tem um forma de escrever nesse livro que traz o clímax logo de cara e depois o livro simplesmente se torna gélido: ninguém se importa mais com Gregor.
Quantos de nós somos o Gregor? O que será que Franz Kafka quis dizer com essa metáfora? Quantas metamorfoses acontecem por aí? Será que o Gregor era realmente um bicho monstruoso ou será que ele adoeceu e se tornou totalmente dependente da família?
Depois que terminei o livro muitas perguntas me perseguiam. Kafka escreve um livro totalmente incomodo e mesmo assim te faz querer ler até o final, é impressionante.
Recomendo muito a leitura, só não dou mais estrelas porque na MINHA OPINIÃO o Gregor não merecia esse final.

Alysson.Bezerra 23/05/2024

Simples e complexo
O livro surpreende pela leitura fluida e rápida. O seu maior destaque, porém, é a grande variedade de camadas que ele possui. A genialidade de Kafka está em conseguir transmitir mensagens muito complexas de pessimismo e crítica social em poucas palavras. É um livro para refletir bastante mesmo após o término da leitura

ssrachas 23/05/2024

Coloquei mt expectativa
Achei muito boa a escrita, eu li numa tacada, só que coloquei muita expectativa e me decepcionei um pouco
eu entendi a crítica que aborda no livro e tudo mais, só que acho q já tinha noção de tudo aquilo, do fato de sermos apenas o trabalho e aquilo que podemos prover, e nos tornamos um nada quando nao alcançamos isso...
enfim, posso ta sendo muito rígido dando essa nota, pq parte é culpa minha e não do livro, mesmo assim vou tentar ler outras obras desse autor

Mab 23/05/2024

Depois que eu entendi, compreendi
Demorei para engatar na leitura mas agora que compreendi o significado de tudo, gosteii bastante. Me fez refletir sobre a vida, trabalho e sobrecarga de presão por causa de tudo isso. É triste ver como a família do Gregor não ligou mais para ele depois que ele se tornou "inútil" e isso pode ser visto como um reflexo da sociedade em geral. Gostei de saber que o livro é uma metáfora para a depressão e problemas de burnout, agora fez muito mais sentido.

Fernanda2852 22/05/2024

Mesmo sendo um livro curto não consegui ler em uma tacada só pois não é o tipo de leitura que costumo fazer. Senti que não extraí tudo do livro, justamente por fazer longas pausas e acabar "perdendo o fio da meada", mas mesmo assim é impossível não se encantar com a escrita impressionante e profunda. Daqui um tempo pretendo reler

eunbin 22/05/2024

E no fim, o capitalismo.
Não foi meu primeiro contato com Kafka, mas esse homem consegue me chocar cada vez mais.

Ah, Gregor. Eu queria tanto lhe dar um abraço.
O livro é repleto de passagens nas quais podemos perceber metáforas para mascarar problemas reais.
Acho que a metamorfose de Gregor talvez seja algo relacionado a burnout seguido de alguma doença mental... depressão, talvez.
Alguns trechos me deixaram asfixiada com a crueldade das situações. Acredito que o primeiro momento de angústia vem com as mil e uma desculpas de Gregor para que não perdesse seu emprego. Mais de uma página de desculpas e mais desculpas de um funcionário refém de seu empregador. Gregor era também escravo de sua família. Ela, que dependia total e exclusivamente dele, é cruel na primeira oportunidade que tem. Ele sempre deu tudo de si para ajudar sua família, mas ela o abandonou e desejou sua morte assim que ele não era mais útil para eles.
Em uma sociedade cada vez mais tomada pelos tentáculos sujos e opressores do capitalismo, vários Gregor estão espalhados por aí. Talvez eu seja um...

GuiAtreides 22/05/2024

Era ele apenas o que produzia ou tinha?
Numa resenha de "A Metamorfose", eu não poderia iniciar sem adicionar o seguinte excerto do autor: "Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.?
Sim, Franz Kafka, com essa obra de fato se quebra o mar gelado em nós, em qualquer um dos que já leram esse grande título, para ser mais exato. É surpreendente como Kafka consegue, além de estabelecer de forma consistente e convincente sua narrativa, ele nos faz questionar de questões que chegam a um nível filosófico ótimo.

Diversas vezes enquanto lia me senti extremamente desconfortável; eu sequer sei se essa seria a melhor palavra para descrever o sentimento que obtive no momento, mas desde o início o Gregor foi um personagem muito bem estruturado ? mesmo não tendo uma explicação direta de como aquele jovem acordou metamorfoseado. Não consigo ter ideia de quantas vezes esse livro me fez questionar inúmeras questões sociais, até porque, após acordar e se encontrar naquele estado, uma das primeiras coisas que o protagonista questiona é o trabalho; diferentemente de sua família e as pessoas ao seu redor. O que ele valia? Era ele apenas o que produzia e/ou tinha? O que o tornava alguém "válido"? Dentre esses e outros questionamentos, esse livro me fez refletir muito.

Embora seja uma obra curta, aborda tudo o que propõe da melhor maneira possível. Tive esse mesmo sentimento com o livro que, recentemente, se tornou um dos meus favoritos, no qual é "Vidas Secas". Franz Kafka era um grande escritor, suas ideias eram muito bem formadas e transcritas. Que livro incrível.

Sara.Cristino 22/05/2024

O caráter humano e sua complexidade.
Metamorfose é uma transformação rápida, normalmente associada ao físico. Nesse livro ocorre a de um homem - Gregor Samsa - que numa manhã qualquer, acorda com o seu corpo metamorfoseado no corpo de um inseto. Ele ainda tem a mentalidade de um humano, mas o físico não. A prisão repentina que foi colocado pode ser entendida como uma metáfora para diversas críticas. Uma delas é a do contexto em que a obra está inserida, o crescimento do capitalismo. A metamorfose não ocorre apenas de maneira física com o personagem, mas também de forma mental com o leitor. A obra te faz transcender ao criticar principalmente a alienação do trabalho, o individualismo e a perda dos valores humanos. Um dos ensinamentos principais é de como o nosso valor é determinado pelo o que podemos oferecer. Quando nada podemos, nada somos.

Outra metáfora pertinente é de como os problemas psicológicos são tratados com falta de importância ao anulá-los até mesmo inconscientemente, possível ver na página 20, no 4° verso. Inclusive, nessa mesma citação também pode incluir uma análise de como é estar no lado sofrido da história utilizando de ambas metáforas como tópico central. Não é fácil aguentar quando pedir ajuda é sinal de fraqueza e o julgamento é pesado.

Direita e esquerda; afastado pela bengala do gerente; o seu corpo que não conseguia ter força para sair da cama mesmo que tentasse e o fazia voltar para a estaca zero; e a ânsia de si próprio por conta da constante comparação são mais de algumas das metáforas presentes na obra e que te faz analisar a complexidade da política na formação do caráter humano.

Lêzinho 22/05/2024

Impecável
Realmente é um livro incrível, sinto que não consegui pegar 100% da mensagem, mas achei formidável a maneira que esse livro é escrito, ele passa as emoções, o nojo, a tristeza, o ódio, tudo é perfeitamente transmitido, e pensar que foi escrito em só 20 dias, uma leitura rápida e tranquila, dá pra terminar em uma tarde se quiser

Paloma513 22/05/2024

Um livro necessário
Um livro com tantas camadas e várias reflexões sobre a funcionalidade da vida. Amei e recomendo a leitura!!

camila1758 22/05/2024

A Metamorfose
Os estados de sufocação que experimentou Gregor no seu outro corpo, escondendo-se para não assustar a espécie humana, mesmo que frágil e inofensivo se sentisse ?ele mesmo?, são hoje estados cada vez mais cotidianos em nossas vidas. Como se já não respirássemos todos o mesmo ar. E do que sufocamos? Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos ?globalizar?, nos unir acaba por nos apartar, separar, expulsar, impedir. Sufocamos quando não cantamos mais juntos. Quando não dançamos mais juntos. Quando não falamos mais juntos. Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige. Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos.
Num tempo onde inventar falsidades torna-se o modo de produzir verdades, qual seria essa outra saída que, de fato, nos restituísse uma capacidade para dizer de verdade? Há algo estranhamente verdadeiro nas marcas que trans-formam os corpos. Há algo de extremamente delicado e brutal em tudo aquilo que do corpo escapa, goteja, dobra-se, curva-se, se retrai, expande-se. Há algo de extremante verdadeiro em toda metamorfose dos corpos. Há algo de inverossímil, indizível e incontável se juntos olhamos para as memórias traçadas nos corpos do mundo. Incontável porque escapa.
(retirado do livro)

Lulucarneiro 22/05/2024

A Metamorfose
é triste perceber o orgulho e a indiferença da família diante da situação autodestrutiva de Gregor. A percepção do livro muda completamente quando você descobre que é uma metáfora para a depressão

Naiana.Massitelli 22/05/2024

IMERSIVO
Uma verdadeira montanha-russa emocional. A forma como Kafka mergulha na mente de Gregor é hipnotizante, e a sensação de alienação e isolamento que ele transmite é quase palpável. Embora seja uma leitura intensa e às vezes perturbadora, é impossível não ficar impressionado com a genialidade do autor em explorar temas tão profundos como identidade, solidão e a fragilidade da existência humana.

gabelendomais 22/05/2024

Me siento bichota ?
Primeiro que li do kafka!! apesar de ter uma narrativa objetiva e com ela deixar bem definido e detalhado o que se passa na cabeça do nosso samsa, é totalmente aberto a interpretações e ?obriga? o leitor a participar da história ao tentar entender o real sentido de estar lendo o que está lendo (capitalismo, daddy issues, depressão? ninguém sabe ao certo). recomendo ler aos poucos, me arrependi de ter engolido ele todo em um dia e provavelmente voltarei a reler em outros momentos da minha vida.

?Seria ele um animal, considerando que a música o emocionava tanto? Era como se o caminho até o alimento desejado e desconhecido se abrisse perante ele.?

todos somos meio bichota

Dump 22/05/2024

O apogeu de Kafka. Resenha de "A metamorfose"
Esse é um livro que depois que você lê não dá para se esquecer nunca mais dele. A narrativa das duas histórias são fascinantes e te prende do começo ao fim, as notas de rodapé presents nessa edição tornam a leitura mais esclarecedora, e como todas as obras de Kafka essa não é uma leitura simples, pois representa muito bem o desespero humano, critica a máquina do capitalismo e o daddy issues.
É um livro que eu recomendo para todos que querem uma leitura de poucas páginas mas que também serve de tapa na cara e fonte de muita reflexão.