A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jmikosmos0 05/09/2024

Um livro com várias metáforas e que retrata a visão de cada um do diferente, achei bem interessante e fiquei triste pelo protagonista.

D.41060 05/09/2024

Enquanto estava lendo eu pensava " será que eu sou muito ignorante pra entender esse livro ou ele é chato mesmo ? " Aí eu percebi que eu era ignorante mesmo e não tenha entendido oq o livro queria dizer, tanto que tive de ir atrás de vídeos para me explicar oq foi que eu tinha acabado de ler e quais críticas esse livro carregava, em alguns momentos me identifiquei com a barata ( que talvez não seja uma barata ).

Lua 05/09/2024

Bichinho de matar com pedra
Quanto a história acho que valha a pena ler por ser um clássico bem curtinho e se você como eu tenha muita curiosidade de saber o que se passa no livro que tem sua frase inicial muito conhecida e seu conceito já rendeu vários memes. Infelizmente depois das primeiras páginas eu parei de me divertir enquanto lia e já não tinha certeza se realmente tinha pego a visão do livro, por mais que muitas vezes na minha adolescência eu ja tenha acordado de manhã e me senti como se tivesse me metamorfoseado num inseto monstruoso. Posso ser leiga ainda ou me falta um pouco mais de esforço mas eu achei que tinha algo a mais... O que mais me encanta nisso tudo é mais o fato do kafka ter morrido se sentindo incompreendido enquanto hoje em dia o livro dele já vendeu milhões de cópias e vários jovens leem seu livro e compartilha do mesmo sentimento que ele.

Tali 04/09/2024

Como as famílias lidam com o diferente
Um livro que te prende do início ao fim. Angustiante e doloroso acompanhar a metamorfose da relação familiar.
De provedor para um estorvo.
O desamparo, não ser reconhecido pela sua história e pelos vínculos anteriores.
É triste ver o processo de negação do protagonista, sua resignação e espera de uma aproximação da família.
Dá pra se pensar tanto sobre relações familiares, como sobre ser produtivo e a inutilidade em nossa sociedade. Livro incrível!

Gabriela de Lima 04/09/2024

É um livro curto, mas uma leitura bem tensa e nos faz refletir bastante a nossa vida e uma boa crítica a sociedade

juqueirozx 04/09/2024

Nunca achei que fosse gostar tanto de uma história tão batida quanto essa e sabe o que me pega mais?
ele nunca cita que era uma barata e ainda assim a gente não consegue APAGAR essa imagem da mente

Fernanda.PantaleAo 04/09/2024

Bem bom
Pulga atrás da orelha que faz com que imaginemos 1000 razões pelo que aconteceu. Há algumas explicações após a leitura que fazem sentido. Meio que mostra qual insignificante às vezes somos.

D.R.L.S 04/09/2024

Uma brisa que virou uma profunda reflexão!
Fraco, cansado, feio, incompreendido, um fardo pra familia e para o mundo.

Será que é assim que nos enxergam quando não pudermos mais servir aos outros?

Assim, termino o metamorfose o que parecia uma brisa do autor no começo me deixou extremamente reflexivo e me trouxe varios pensamentos e analogias para a vida e para alguns sentimentos coletivos nas redes sociais.

De repente o herói virou bandido, o mestre virou um idiota, o sábio é apenas um oportunista.

Gregor não teve escolhas assim muitas vezes é um pai/mãe de familia que é demitido(a) ou fica doente e começa a perder o respeito dentro de casa e da vizinhança por falta de dinheiro.

Qdo não for possivel exercer o papel que fomos moldados pela familia, pela sociedade e pelos demais esse sentimento de repulsa aparece da pior forma.

E a nossa morte se torna a liberdade para aqueles que ficam.

Pequeno livro mas com muita sabedoria embutida.

Abiane.Streit 04/09/2024

Perfeito pra ler em um dia tedioso
Precisava de um livro pra um dia de chuva, que fosse curtinho e me entretesse. Posso dizer que encontrei o ideal.
Essa livro bagunçou minha ética, pois ao mesmo tempo que estava dentro da mente de Gregor, e sentia muita pena por ele, também entendo o lado da família que não sabe mais nem se é o filho e irmão deles que está no inseto. Não concordo com as atitudes agressivas deles, mas entendo, tem um inseto grande na sua casa que era seu filho.
Chorei com o final, só conseguia lembrar do meu tio avô que vivia na casa da minha vó e passava trancado no quarto, pois estavam cansados de cuidar dele, quando ele morreu foi um alívio em vez de tristeza.

artemischild 06/09/2024minha estante
No final das contas nem o nome dele foi dito ou lembrado, apenas a alegria de tudo aquilo ter passado (como se não fosse ninguém/nada????)

Gabriela 06/09/2024minha estante
Sim!!! Ele foi de provedor amado da família a ser insignificante a ponto da morte dele ser comemorada.

Thaisy 04/09/2024

Deve ser uma sensação muito ruim, passar por um processo difícil sozinho, sem o apoio das pessoas mais próximas. Uma solidão silenciosa.

Vale dos Sonhos 04/09/2024

Precisa ser útil?
O autor contemporâneo, muito a frente de seu tempo, conseguiu passar a triste realidade pro papel com a metáfora da metamorfose.
Realmente é bem triste pensar q nos colocarmos em segundo lugar quando o assunto é trabalho e nós preocupar menos com nossa saúde pra prioriza-lo é muito comum desde aquela época, até os dias de hoje.
Pensar tbm como é retratado no livro a mudança de tratamento da família ao ver Gregor transmutado é deplorável, já q agora q ele n podia mais sustentar a família, era apenas um peso morto.

Isadora362 04/09/2024

Peso de ser
Gregor Samsa, ao acordar de sonhos intranquilos, descobriu-se metamorfoseado. Mas o que é essa metamorfose, senão a revelação de uma verdade interior? As pessoas não entendem quando explico por que gosto tanto desse livro. No corpo de um inseto, ele se vê despido de máscaras, um ser nu diante do mundo, incompreendido. Kafka não narra uma simples transformação física, mas o desenrolar de uma alma que se encontra e se perde ao mesmo tempo. É o grito silencioso de uma existência sufocada pela rotina, pela expectativa, pelo peso de ser. No fundo, todos nós carregamos um inseto dentro de nós, uma parte que se esconde, que não quer ser vista. E, ao final, fica a pergunta: quem, de fato, nos enxerga? Kafka nos confronta com o espelho mais cruel – aquele que reflete o que somos e o que tememos ser.