A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

gimafe 08/04/2024

Me surpreendi!
Um livro com uma premissa no mínimo estranha, um caixeiro viajante que um dia acorda metamorfoseado em um inseto.

A partir daí temos a narração da forma como a família enxerga esse acontecimento e como trata esse familiar.

Uma história que vai nos fazendo pensar em situações reais e do cotidiano e, ainda, faz com que nos sintamos compadecidos com o personagem. Sua condição o faz ser desprezado por sua família e seus sentimentos e atitudes perante isso são muito atuais, mesmo sendo um livro de 1915.

Um clássico que vale muito a leitura.

ð¹ðªð¼ð¬ð´ð²ð· 07/04/2024

Barata ou besourão?
As leituras para a faculdade são sempre 8 ou 80: ou eu as amo, ou as odeio profundamente. Neste caso, creio que essa teoria está caindo por terra. Gregor Samsa é uma personagem complicada, porém extraordinariamente humana. É novela pq tem só 2 núcleos, poucas personagens, e mais de 100 páginas; e alegórica pq exprime um fato que não tem como literalmente acontecer na realidade.
Por ser um clássico, significa q a história é universal; não é um fator histórico fechado, mas sim a descrição de um sentimento, e por isso gera uma sensação de reflexão (e empatia) com qm a lê. O background do Kafka vem de uma história de problemas com os pais e de repressão, e antes de morrer ele não queria q seus escritos fossem publicados.
O fato é que, pelo livro tratar de uma mensagem com a qual mais pessoas poderiam se identificar, isso fez com que os leitores se interessassem pela história e pela forma como o Kafka enxergava sua própria vida, se identificando e trazendo essa reflexão para a situação deles mesmos.

Laryssa306 07/04/2024

A metamorfose
Gente que livro louco, comecei sem entender e terminei da mesma forma que comecei haha, brincadeiras a parte. Gostei mas não era nada do que esperava ps: Li sem pegar na sinopse antes.

PA ANDRADEð« 07/04/2024

A METAMORFOSE
?Não vá embora sem me dizer antes uma palavra capaz de mostrar que o senhor me dá pelo menos uma parcela de razão!?

?Como é que uma coisa assim pode acometer um homem? Ainda ontem à noite estava tudo bem comigo, meus pais sabem disso, ou melhor: já ontem à noite eu tive um pequeno prenúncio. Eles deviam ter notado isso em mim.?

?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso?

?Certamente não entendiam mais suas palavras, embora para ele elas parecessem claras, mais claras que antes, talvez porque o ouvido havia se acostumado?

?Queria primeiro levantar-se, calmo e sem perturbação, vestir-se e sobretudo tomar o café da manhã, e só depois pensar no resto, pois percebia muito bem que, na cama, não chegaria, com as suas reflexões, a uma conclusão sensata.?

najuliass 07/04/2024

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

Jenemime 07/04/2024

Li o livro por ser uma literatura pedida pela escola,e devo admitir,o livro é até que bastante interessante,eu tinha o pensamento que o livro seria bem chatinho,mas ele tem um brilho bem legal,eu gostei

Evilbabss 07/04/2024

Franz Kafka, um clássico
Sempre ouvi que deveria ler a metamorfose de Kafka pois era um clássico. Confesso que enrolei a ler por preguiça, e quando li não me impressionei tanto quanto com outros clássicos. Demorei a entender todo o contexto e tive que conversar com alguns amigos para realmente compreender tudo. É um livro bom, de leitura fácil e de pensamento profundo. Realmente um clássico que todos deveriam ler, porém não achei tudo que dizem por aí.

Cass 07/04/2024

Curtinho
O livro é curtinho e esperava chegar em um ponto que nunca chegou.
Por ser curto não houve espaço pra explorar os dilemas da personagem principal, mas apesar disso a questão é bem abordada, só nos deixa com a necessidade de mais.

Ulqiorra 06/04/2024minha estante
??

Ulqiorra 06/04/2024minha estante
Ótimo leitura para todas as idades

gabriellywsc 06/04/2024

Slk o mano acordou e tinha virado uma baratona
No começo pensei que fosse ele apenas delirando e que ao decorrer do livro ele voltaria ao normal, mas não. O cara virou uma baratona mesmo (sonho)

Muito interessante ver a reação dos outros personagens com a metamorfose dele, principalmente os familiares. Fiquei muito chateada com a família dele, mas não dá nem pra imaginar como deve ser uma situação dessasKKKKKKKKKKK

Meu primeiro livro do Kafka, pretendo ler mais dele porque li a sua biografia e fiquei bastante curiosa em saber que ele inspirou o Gabriel Marcía Márquez, que escreveu o livro em que minha personagem favorita é obcecada (te amo alaska young, volta vida)

emareads 06/04/2024

A metamorfose - ema
O motivo pela qual eu abandonei esse livro quase no final foi pq eu não consegui sentir nada, nem mesmo vontade de ler, ele é bom mas ao mesmo tempo me deixou tão entendida... mas eu amo o kafka!!

Jack 06/04/2024

Nunca achei que ia sentir pena de uma barata
"Posso realmente ser chamado de animal, se me emociono de tal maneira com a música?"

Esse livro é TOTALMENTE fora da minha zona de conforto, muitas vezes eu ficava tipo: que que tá acontecendo aqui? qual o significado disso tudo? Mas conversando com meu amg ele me explicou melhor sobre o que o livro critica e eu consegui juntar o que eu já pensava que era e entender, mas ainda é algo bem longe do que estou acostumada.

Resumindo: um grande SEI LÁ

Prettiervi 06/04/2024

Baratão me fez chorar
Esse um livro que mexeu muito comigo. Fiquei intrigada com a maneira como as situações se repetiam, mas sempre com um novo impacto emocional a cada leitura. É louco como o autor conseguiu retratar a solidão e a angústia do baratão de um jeito tão profundo. Confesso que fiquei com raiva da família dele, mas ao mesmo tempo entendia suas atitudes. Isso me fez refletir muito sobre o amor familiar e até onde ele pode ir. No final, fiquei chateada com a tristeza da história, mas também vi como ela pode ressoar com pessoas que se sentem um fardo na sociedade. Enfim, foi uma leitura intensa e impactante e eu recomendo para todos os nerds de plantão.