A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Mundo da Vavah 21/09/2019

"A metamorfose" || Franz Kafka || @editoracirandacultural selo @editoraprincipis ||
Antes de qualquer coisa eu preciso te informar que se você leu esse livro é acha que Gregor se transformou em uma barata você está muito enganado e precisa com certeza fazer uma releitura!
O livro conta a história de Gregor Samsa, que certa manhã acordou metamorfoseado num inseto monstruoso, já começamos o livro sabendo disso e a partir desse momento vamos acompanhar como será o entendimento dessa transformação para ele e para todos que o rodeiam. Embora pareça ficção, a obra traz uma peculiaridade incrível em cada página e, por isso, a leitura é desafiadora do início ao fim.
A intenção do autor nunca pareceu especificamente falar de como um humano se transformou em um bicho asqueroso, mas sim metaforizar as relações sociais e pôr à prova o valor do homem que, em um contexto capitalista, é apenas aquilo que produz, que vive para trabalhar, ganhar, crescer e comprar. Nota-se claramente que Gregor era importante enquanto trabalhava para sustentar sozinho a todos e para pagar as dívidas da família. Quando não pôde mais trabalhar devido à sua condição, passou a ser um fardo, e logo seus entes passaram a tratá-lo como um um peso morto, como um inseto que deveriam esmagar a chineladas, simplesmente chegando a conclusão que se aquele fosse o Gregor que iria viver entre eles, seria melhor viver sem ele.
A maneira como ele passou a ser tratado era a mais humilhante possível, passando a sempre se esconder para não ser visto pela sociedade. Na melhor as intensões sua irmã, que foi a única que por um tempo (um pequeno tempo) conseguiu amá-lo daquela forma, coloca todos os móveis do irmão para fora de seu quarto - quando humano, talvez não fossem tão importantes, como inseto, porém, era tudo que lhe restara. A partir de um momento Gregor passa a ser o culpado pro toda desgraça que começa a acontecer naquela família e em um dado episódio o pai se irrita tanto a ponto de atirar uma maçã no filho-inseto, o que o machuca e começa a definhar suas estruturas.
É fascinante imaginar como Kafka, quando escreveu essa pequena história, praticamente 100 anos atrás, nos trouxe uma grande reflexão para uma humanidade que perdura até hoje, uma sociedade preconceituosa, discriminadora ao extremo, intolerantes e a cada dia mais capitalista. Talvez em meio a uma leitura breve como essa possamos tornar nossas atitudes mais amenas, mais reflexivas e tentar quem sabem um pouco mais de respeito aos nossos próximos.
Vale ressaltar que essa edição da principis está primorosa quanto a diagramação, paginação e capa, deixando a leitura ainda mais agradável.

Isabela Raíssa 18/09/2019

Primeiras impressões
Escrito em 1912, sendo concluído em apenas 20 dias, " A Metamorfose" narra o período em que o protagonista Gregor Samsa, um caixeiro viajante, se encontra transformado em um inseto e as mudanças que ocorreram no cotidiano da família após a transformação.

O estranhamento do leitor perante a situação de Gregor se desfaz à medida em que Samsa parece não se importar com sua nova condição. A narração de Kafka nos faz enxergar tudo com normalidade.

Este foi meu primeiro contato com o estilo de Franz Kafka, cuja escrita possibilita uma leitura rápida e de fácil entendimento.

Amanda 14/09/2019

Livro MARAVILHOSO
O que há de interessante em um livro onde logo na primeira cena o personagem principal se metamorfoseia em um inseto asqueroso?

Simplesmente TUDO. Muita gente se identifica com o personagem de Gregor Samsa e comigo não foi diferente. Cotidianamente somos obrigados a sobreviver em um mundo onde os mais diversos absurdos viraram situações comuns aos nossos olhos, que nos transformam em verdadeiros insetos, daí o termo Kafkiano.

Gregor Samsa é um caixeiro viajante que não gosta do seu oficio, mas é obrigado a se manter no trabalho pois é ele quem provê o sustento da família. Em uma manhã ele acorda e se vê transformado em um inseto asqueroso, sendo obrigado e se adaptar a nova realidade, o que consequentemente faz transformações na rotina da família.

O que mais me chocou nessa leitura foi o desprezo e a repugnância que a família sente quando percebem que Gregor não tem mais utilidade.

Esse livro me apaixonou e com certeza recomendo.

Bianca 13/09/2019

Incrível
Leitura rápida e simples mas impactante e tensa desde a primeira frase. Impossível ficar indiferente e não ficar incomodado. A história é perturbadora e nos leva à diversas reflexões e interpretações. Kafka consegue em poucas páginas, não apenas contar a história de um homem metamorfoseado em um inseto, mas também metamorfosear cada um de seus leitores.

jupiterinfurs 10/09/2019

Um livro com uma escrita simples e impactante. Um dia depois de terminar a leitura, eu ainda me pego refletindo sobre essa obra. Queremos nos sentir úteis para a sociedade, amados pelos amigos e familiares, queremos que sintam nossa falta, queremos que falem conosco e nos façam sentir importantes, queremos fazer parte de um grupo. Em contrapartida, aceitamos (consciente ou não) ser parte da engrenagem que move a sociedade e as relações. Mas e se um dia você vira um inseto? Não no sentido literal da palavra, mas metaforicamente. Você pode ficar pobre, doente, ficar invalido... um inseto, sem serventia para a sociedade, um peso para os outros. No início as pessoas podem até tentar te ajudar, sentir a tua falta, mas logo depois elas vão se cansar e te tratar como um fardo, um inseto. Com o tempo a tua presença se torna inconveniente, logo você que sempre fez de tudo, que sempre ajudou, sempre fez parte daquilo que considerava importante, que era querido, que era ÚTIL... não é mais. É isso que nós somos: descartáveis. Quando não temos mais utilidade, somos insetos.

Alessandra.Ctgn 10/09/2019

Simples e complexo
É um livro que se lê uma tacada só, não só por ser curto mas porque você quer saber o que vai acontecer afinal. A estória pode parecer boba e bizarra mas é de uma profundidade grande. Traz muitas coisas para pensar, muitos sentimentos e interpretações.

Nany.Barth 07/09/2019

Reflexão
Um livro que nos leva a refletir sobre nossas escolhas, comportamento, solidão e utilidade.
Muito bom!

Daniel.Oliveira 04/09/2019

Final deixou a desejar e sem explicação..
Gostei da proposta do livro,só o final que ficou confuso,como Gregor morreu de uma pancada de uma maçã atirada pelo pai?Ninguém morre disso...Serio!
Daniele 05/09/2019minha estante
Mas ele era um inseto, imagine o peso de uma maçã jogada em um inseto.

Amanda Carneiro 08/09/2019minha estante
Ele morreu um tempo depois do ataque do pai. A maçã infeccionou ali, e então ele morreu.

Sabs 29/08/2019

- Um detalhe -
Logo nas primeiras linhas do texto somos informados que Gregor se transformara em um inseto mostruoso, e tal situação é o clímax que nos é dado a seco por Kafka, sem preparação nenhuma, mas com muita serenidade. Ao leitor não resta outra alternativa senão aceitar que o fato é real e seguir sua leitura em busca de alguma explicação. Nosso personagem, no entanto, parece não estar muito preocupado com sua metamorfose. Enquanto nós queremos saber o que houve - ele quer descobrir uma forma de pegar o próximo trem para cumprir seus afazeres no trabalho. As inquietações de Gregor são a maior sacada dessa narrativa, uma vez que o absurdo vira mero detalhe. Um inseto sobre a cama é o de menos: mas como as contas serão pagas? É fantástico perceber também as metamorfoses na casa e na família de Gregor. Todos reagem da maneira que provavelmente cada leitor reagiria se estivesse em semelhante situação. Um familiar próximo e querido transformado em um inseto gigante gera dó, empatia e preocupações. Com uma escrita direta, sem floreios ou adjetivos inúteis, Kafka nos prende nesse jogo de verossimilhança ancorado no irreal, até que a metamorfose esteja inteiramente completa.

Luciana 26/08/2019

“Toda mudança é perturbadora”
Belíssima edição, com ilustrações maravilhosas. Livro clássico, com mais de cem anos, mas que aborda um assunto atual, aceitação . Vale a pena.

Lunii 25/08/2019

A melhor experiência
Recentemente fui instigada a ler alguns clássicos, pra poder dar um ar diferente nas minhas leituras. Decidi experimentar então esse aqui.
Quando era menor, peguei emprestado na biblioteca e não entendia absolutamente nada do livro, depois de muito tempo peguei para ver como era e me surpreendi de maneira muito legal.
Me deixei abrir para uma interpretação da obra, e me senti muito impactada pela forma como o Kafka tratou a exclusão do personagem, toda essa metáfora do inseto e a relação da família.
Esse é um dos livros que pretendo ler num futuro, para relembrar essa leitura rápida e gostosa.

Matheus Felipe 24/08/2019

A metá...fora, de Kafka.
Apesar de ser escrita no século passado, A metamorfose retrata metaforicamente conflitos sociais que estão presentes até hoje. O livro conta a história de Gregor Samsa, que certa manhã acordou metamorfoseado num inseto monstruoso. Embora pareça ficção, a obra traz uma objetividade incrível em cada linha de cada parágrafo de cada página e, por isso, a leitura é saborosa no pequeno intervalo medido entre o começo e o fim.

É necessário frisar que a intenção do autor não era especificamente falar de como um humano se transformou em um bicho asqueroso, mas sim metaforizar as relações sociais e pôr à prova o valor do homem que, em um contexto capitalista, é apenas aquilo que produz. Com efeito, Gregor era importante enquanto trabalhava para sustentar sozinho a todos e para pagar as dívidas da família. Quando não pôde mais trabalhar devido à sua condição, passou a ser um fardo, e logo seus entes passaram a tratá-lo como um um peso morto, como um inseto que deveriam esmagar a chineladas.

Além disso, por não ser compreendido, era tratado da mais humilhante maneira possível, de tal modo que tinha que se esconder para não ser visto pela sociedade, já que era a vergonha da família, ou ainda ter que ver todos os seus móveis serem colocados para fora de seu quarto - quando humano, talvez não fossem tão importantes; como inseto, porém, era tudo que lhe restara. Os pais e irmã apenas o julgavam, e colocavam no pobre Gregor a culpa por tudo que acontecia de ruim no pequeno apartamento. Inclusive, em um dos conflitos, o pai joga uma maça que penetra a asa de Gregor e só faz as feridas aumentarem (as do corpo e as da alma). A trama continua, transformando não só Gregor como também todo o contexto em que ele se insere, e somos levados até o fim pela doce curiosidade de saber o que acontece com aquele indefeso e pobre inseto.

É incrível como 100 anos atrás Kafka já enxergava esse lado egoísta da humanidade. É mais extraordinário, porém, como nada mudou de lá pra cá. Continuamos julgando por aparências, continuamos atacando os nossos diferentes, continuamos incompreendendo nossos filhos, continuamos os donos da razão. E conquanto nos intitulemos tolerantes, sempre caímos na tentação de esmagar os insetos. Ademais, ao fim da leitura reflexões são bem-vindas (e elas virão). Quem nós somos para aqueles que estão presentes em nossas vidas? E quem são eles para nós? Afinal, somos humanos ou, como o pobre Gregor, apenas insetos?

tadeugoulart 19/08/2019

Você é inseto ou humano?
Uma metáfora inspiradora sobre perda, desamparo e um mundo de coisas inevitáveis que podemos enxergar, pela subjetividade, o que seriam.
Samsa, ao acordar metamorfoseado em um inseto monstruoso pode nos inpirar a pensar sobre onde está depositado o controle das nossas vidas. A mudança que se dá na rotina dele me fez pensar nos papéis que exercemos, no que é uma morte, seja social ou física. É um desafio cotidiano lidar com o peso de sermos insetos ou humanos e lidar com as nossas fraquezas.
Leitura um pouco lenta, às vezes. Necessário fazer uma leitura atenta para se conectar.