A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Maristela 11/09/2024

Quem, naquela família saturada de trabalho e exausta, tinha tempo para se ocupar com Gregor mais do que o estritamente necessário?
[?] Aconteceu até de venderem várias joias da família que, outrora, a mãe e a irmã ostentavam com muita alegria nas comemorações e festas, como Gregor ficou sabendo certa noite ao ouvir a conversa sobre os preços obtidos. No entanto, a maior queixa sempre era não poderem deixar aquele apartamento grande demais para as circunstâncias presentes, ja que era impossível imaginar como trasladar Gregor. Mas este percebeu perfeitamente que não era apenas a consideração por ele que impedia a mudança, porque poderiam transportá-lo facilmente numa caixa apropriada com orifícios de ventilação; o que mais impedia a família de mudar de apartamento era, isto sim, a desesperança total e a ideia de que eles eram vítimas de uma desgraça sem igual no círculo de parentes e amigos.
Pagina 72

Igor744 11/09/2024

O monstro que não era monstro
O livro começa com Gregor Samsa se transformando em um inseto monstruoso, e gira em torno da relação do mesmo com sua familia após o acontecimento. Ele explora as relações humanas e também seus egoísmos, nos mostrando a realidade da nossa natureza.

vivyca 10/09/2024

??
O quanto eu procrastinei essa leitura não tá escrito!! o motivo? talvez o mais tolo possível.. mas eu ficava com nojo da descrição do inseto kkkk descrição essa nenhum pouco amenizada, até bruta, do Kafka. e tanto bicho legal para ter uma metamorfose, borboletinha, que tal? rsrs

enfim, cheguei num momento que só sentei as banda na cadeira e devorei o livro...
o nojo que senti pela metamorfose se espalhou para a família de gregor, a mudança brusca de comportamento uma vez que ele se tornou um entulho após não ter mais utilidade naquela casa. mas alguém questiona? ninguém, nem o próprio gregor. a gente se acostuma tão rápido com sofrimento né? sei lá fiquei pensando

uma pena o fim trágico. real demais.

cah 10/09/2024

Incrível como na época em que ele escreveu o livro o tema saúde mental não era nem um pouco abordado, e ele conseguiu descrever infelizmente uma situação parecida com a que ele vivia de uma forma tão sutil e simples de entender

liperario 09/09/2024

A metamorfose
Eu me pergunto como a história de um cara que se transforma em um inseto gigante e fica isolado em seu quarto pode ser tão interessante.

Luhbia 09/09/2024

Uma leitura clássica, com muitas camadas e que deve ser liso com calma e atenção.
A forma como Gregor sempre cuidou e zelou da família mesmo após a transformação e a forma como foi tratado pelos mesmo após sua transformação e algo que trás muitas reflexões.

MortigannaDriver 09/09/2024

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante..."
Eu não tô conseguindo descrever o que eu senti lendo.

É estranho ter me identificado com uma barata? Gregor Samsa, você me marcou.
Eu Nunca mais vou olhar uma barata com os mesmos olhos....

Ele só servia a família e sempre pensou no bem da irmã dele. E ver eles tratando ele tão mal me deixou muito mal também.

Eu realmente espero ler de novo, porque QUE LIVRO! Realmente um clássico e um grande clássico mesmo.
_____
"Nos primeiros tempos, à chegada da irmã, Gregor se colocava em cantos que indicavam isso de modo especial, para com essa posição de certa maneira censurá-la. Mas teria certamente podido ficar ali semanas inteiras sem que ela tivesse se corrigido; Grete via a sujeira exatamente como ele, mas havia decidido deixá-la." Pág 64
_____
"Era ele um animal, já que música o comovia tanto?" Pág 71

folkbook 09/09/2024

Era ele um animal, já que a música o comovia tanto?
Pela primeira vez li algo de Kafka, e já estou pensando na próxima leitura. "A Metamorfose" é um livro que, em toda a sua simplicidade, é genial. Gosto muito de como algo tão surreal e absurdo como a *literal* metamorfose de Gregor Samsa pôde ser contada de forma tão trivial e ordinária. E isso não é, de maneira alguma, uma crítica. Pelo contrário, o que mais me fez gostar do livro foi a naturalidade com que a história do homem que virou inseto foi contada. Ótimo livro.

tata :) 08/09/2024

Gostei muito!
Um clássico! É uma leitura fácil mas com várias camadas, era triste ver ele se transformando cada vez mais em um inseto e perdendo seus sentidos ?

carolayne.p 08/09/2024

A condição humana e o absurdo
"A Metamorfose" é uma obra que aborda temas universais como alienação, identidade, desumanização e a complexidade das relações humanas. Kafka utiliza a transformação de Gregor em um inseto como uma metáfora poderosa para as pressões sociais, as expectativas familiares e a solidão inerente à condição humana. A narrativa de Kafka não oferece respostas fáceis, mas expõe a angústia e o absurdo da vida moderna, onde o indivíduo muitas vezes se sente insignificante e impotente diante das forças que moldam sua existência.

mitskiwi. 08/09/2024

Class of 2013 - mitski
Não sei muito o que dizer sobre esse livro pq sinceramente só lendo pra compreender o quão triste e lindo ele é.
fala muito sobre família e principalmente sobre como não passamos de meras pessoas sem importância nesse mundo enorme, o gregor foi muito forte por ter suportado tudo inclusive os maus tratos que sofrerá no final e por mais que sua morte fora triste infelizmente foi muito necessária :(.

a escrita do kafka é muito fluída e tranquila (além do livro ser super curto), recomendo a todos.