A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

calliemsouza 07/05/2024

Atemporalmente surreal
"O que Kafka escreve é ele mesmo, o ser em si. Sua literatura é o 'eu' feito letra."

É um livro de simples leitura: o livro fala sobre um homem que repentinamente acorda na condição de inseto, tornando-se repulsivo aos próprios familiares e também incomunicável, narrando desde o momento da metamorfose até o seu fim. `

Porém, com menos de 100 páginas, essa história de Kafka ainda consegue ocupar um apartamento inteiro na mente de muitos leitores, sejam eles especialistas ou curiosos, com o questionamento do "por que?". O "como" nós já sabemos, já conhecemos a escrita de Kafka e sabemos de suas características de escrita singulares ao contar uma história. Mas ainda falta o porquê. Por que Kafka transformou Gregor Samsa em um animal? Por que ele nunca disse qual era o inseto que Gregor se tornou, afinal? Por que insistiu em pedir que os editores e ilustradores não fizessem nenhuma imagem da metamorfose de Gregor, reafirmando várias vezes que o livro fala sobre uma condição humana? Qual condição humana?

Talvez seja sobre viver alienado ao modelo de produção capitalista, talvez seja sobre uma vida após a morte... Acredito que nunca serei convencida de uma única verdade sobre o intuito dessa obra, mesmo que eu ja tenha elaborado minha forte convicção sobre do que se trata.

Uma grande breve obra, de um autor que tanto amo!

Sarah 06/05/2024

Ser barata parece difícil
A princípio, nota-se que o livro é escrito de forma bastante seca e direta, então é chocante o tratamento dos familiares para com Gregor, como o objetificaram e o desumanizaram. Assim, ao deixar de ser provedor, ao deixar de dar algo em troca, Gregor se torna insignificante aos olhos da família e passa a ser um peso morto em suas vidas. Logo, fica o questionamento que vale a pena ser analisado em nossos relacionamentos: Se deixasse de ser útil, se deixasse de viver obedecendo favores, se deixasse de dizer sim para tudo, ainda amariam/gostariam de você?

caii_ 06/05/2024minha estante
????
Review perfeita!!

cult1 06/05/2024

É mais sofrido do que parece
Parece um enredo relativamente simples: um homem comum acorda em um corpo de uma barata.
É simples na medida do possível, considerando que é uma ideia, no mínimo, louca. Contudo, o livro se mostra muito melhor do que a ideia parece prometer. Não é simplesmente um homem comum que virou um inseto nojento. É um ser humano trabalhador, como nós, que vê todo o seu valor ir embora com sua incapacidade laboral.
Minha professora de psicologia do trabalho, costumava dizer que o trabalho dignifica e que não é a mesma coisa que "cargo" ou "função". Esse livro esclarece o motivo de tantas pessoas verem o sentido da própria vida se perderem junto com o emprego, quando são dispensadas.
O protagonista deixou de ser humano fisicamente, mas internamente ainda é o mesmo de sempre. Ele vê como sua família considera ele um peso por não colocar mais dinheiro dentro de casa. É uma metáfora, se ele não fosse um inseto desde o início, o tratamento que ele tinha da família seria igual o recebido por um inseto nojento e indesejado de qualquer maneira.

📍 Se você gostou, me siga aqui e no instagram: @ocultpop

site: https://www.instagram.com/ocultpop?igsh=YzdmMGFocnU2c3Q1

Matheus656 05/05/2024

A Metamorfose
Um livro curto mas com um impacto imenso, a forma com que Franz Kafka consegue transparecer esse sentimento de agonia constante vivido pelo personagem principal Gregor Samsa após se tornar um inseto gigante é muito profunda, aos poucos me vi imerso nessa história.
A todo momento tentando pensar em formas na qual a situação atual poderia se amenizar para que, de certa forma o Gregor pudesse voltar a sua vida normal. Mas cada vez mais a situação se complicava e cada vez mais nosso sentimento de empatia pelo protagonista.
Uma ótima leitura, rápida, envolvente e muito profunda!! 10/10

Ju_giomarcal 05/05/2024

Há esperança, mas não para nós
Comecei nas obras de Kafka com metamorfose e com certeza terei que reler novamente. De início são tantas dúvidas, teorias, reflexões?
É incrível a representação na atmosfera kafkiana sobre o medo, o viver com medo. ?A atmosfera kafkiana pressupõe o medo de olhar para trás?. Sobre o livro, é uma leitura fluída, embora eu tenha parado bastante para absorver todas as informações. Imaginar passar pela metamorfose de Gregor, ter que ver toda a mudança em sua família. Imaginar se sentir preso em um corpo que mal consegue controlar.
?Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos?

Mell¡ð 05/05/2024

METAMORFOSE
Não sei como eu nunca tinha lido esse clássico antes! Sabia bem sobre o estilo de escrita de Kafka, então a leitura fluiu muito bem.
Uma das coisas que eu mais me atentei em relação ao livro, é o que o grande desespero está focado no fato de Gregor ter perdido o emprego, e não em ter se tornado um inseto. A naturalidade da família e de Gregor em relação à metamorfose também é interessante, tanto quanto a maneira que o livro te faz olhar para a paralisia

Carlos531 05/05/2024

É incrível como as pessoas mudam quando você não tem nada a oferecer. Gosto demais de como os personagens kafkianos são sempre angustiantes num mundo cinzento. O final é bem triste, mas te faz pensar bastante

gijows 05/05/2024

Família encostada e ingrata
O aprendizado através da crítica do livro que eu recebi foi de que deixamos o dinheiro comandar TUDO, até o amor, e se isso realmente for verdade somos frios e capitalistas extremos. Entendo o fato da família se sentir assustada ou coagida diante da criatura que o primogênito (provedor do lucro familiar) se tornou, porém não é justificável a forma que Gregor é tratado depois de tudo, até porque se os membros da família tinham como percepção de que o inseto era mesmo o filho tão amado por eles, então porque o tratamento mudou após não receberem mais aquele conforto financeiro que Gregor os proporcionava?
Diante disso, eu conclui que são todos ingratos e encostados, que amavam enquanto recebiam algo, mas a partir das mudanças esse amor se tornou insatisfação (e só consegui sentir pena de Gregor, além de que a transformação em inseto me traz um pensamento de que talvez seja a representação de uma depressão)

Carolina294 05/05/2024

A culpa por ter me decepcionado com o livro foi totalmente minha. Por não estar preparada para o estilo de literatura de Kafka, acostumada com enredos tradicionais, aguardei o livro inteiro com a expectativa do clímax. Entretanto, apesar na minha frustração, causada por mim mesma, o livro tem uma história tortuosa e cativante. Ansiosa pelos próximos romances kafkianos.

Maria 05/05/2024

Sobre mudanças
O título do livro já resume o que é a história: uma narrativa de mudanças. Gregor sofre uma metamorfose indesejada e que não é bem aceita pelos seus familiares. Me faz pensar no quanto de nós está em constante metamorfose e não é bem recebido pelos nossos afetos. Grande leitura.

Bru_bbs 04/05/2024

Pensa em um livro bom.
Recomendo a leitura.
Ele é um bom livro para se ler se quiser usar como repertório na redação, pois ele engloba vários temas.

RejaneJungbluth 04/05/2024

Um livro mentalmente perturbador e agoniante pela forma como a situação da estória é narrada, mas que traz muitas reflexões profundas sobre como banalizamos certas coisas que deveriam ter nossa atenção e consideração.

Ellimac0 04/05/2024

Burnout ou depressão?
É claro que ao longo da leitura quando ele fica cada vez mais deprimido, dentre as duas opções eu encaixaria como Burnout