A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

brunaentrelivros 27/04/2024

Indigesto e grandioso
É incrível como Kafka conseguiu dizer tanto em tão poucas páginas. Uma leitura de fácil compreensão, mas dificil de digerir.
O sofrimento velado de Gregor me deixou com nó na garganta várias vezes e é uma alegoria do sentir que funciona para várias situações, é muito dificil não pensar em uma pessoa depressiva ou com outras doenças mentais.
A raiva foi um companheiro nessa leitura, os personagens são em sua maioria odiosos e o autor não se incomoda em mostrar o pior lado de cada um deles.
Denso, difícil e necessário.

Sales31 26/04/2024

Simplesmente fiquei sem palavras pra poder escrever alguma coisa.
Tô em estado letárgico depois de terminar esse livro.

eajsixart 26/04/2024

Foi tão pessoal pra mim, ainda mais no período que eu tô passando mas achei a escrita meio chatinha

Eloíza 26/04/2024

Um assunto que te deixa pensativo.
Kafka é o cara perfeito quando o assunto é te deixar desconfortável com a leitura, e principalemente melancólico, é o segundo livro que leio desse autor, o primeiro foi Carta ao Pai.
Por mais que Metamorfose tenha toda uma ideia por trás para ser feita, eu não consegui deixar de me indignar durante toda a leitura, sempre que eu lia sobre o tratamento que Gregor recebia na casa, sempre fui muito empática com protagonistas e fiquei extremamente nervosa durante toda essa trilha, um livro muito imersivo.

pão de mel 26/04/2024

Uma obra prima
A forma que este livro faz você sair de um estado alegre para a mais pura melancolia e ainda consegue escrever de uma maneira que podemos tirar diversas reflexões e interpretações, quando acabou eu senti um enorme sentimento de injustiça, simplesmente perfeito

Morgana.Canfild 26/04/2024

?Ah, e preste atenção ao acordar depois de ler este livro: talvez você tenha sonhos intranquilos, e certamente não será a mesma pessoa de antes.?

Petê Rissatti

Gi Santos 26/04/2024

A construção da narrativa é tão real que por vezes da pra acreditar que Kafka se sentiu em algum momento como o Gregor. A história é curiosa, diferente e da pra entender um pouquinho de como funciona a mente do Kafka através da sua imaginação e criação de contos.

bel 26/04/2024

Uma das maiores obras da literatura
Ler a metamorfose com toda certeza mudou a forma que enxergo o mundo ao meu redor. São tantas possíveis análises e metáforas para depressão, pessoas com deficiência, idosos, ou qualquer pessoa que é olhada com desprezo pela sociedade. Sinto que em algum momento, todos já fomos ou conhecemos algum Gregor Samsa e isso é, honestamente, assustador. Desde que li esse livro, venho sempre me perguntando "Eu estou agindo como a família do Gregor nessa situação? Essa pessoa é um Gregor?" E sinto que isso me transformou como pessoa, de fato. Kafka é um gênio, um dos maiores que já pisou nessa terra. Me sinto privilegiada por ter acesso a sua obra.

Guilherme2611 26/04/2024

Uma grande alegoria
Toda crítica desse livro é ao mesmo tempo sucinta e profunda. A forma como ele discorre de forma sutíl a ideia da "metamorfose" de gregor ser apenas depressão, ou no mínimo alguma doença incapacitante.
É uma crítica bem extensa, podendo ser interpretado em algo além das relações humanas para com quem tem um transtorno mental, mas também um apontantomento sobre a sociedade e o capitalismo, relatando como você só é considerado humano quando é útil, evidenciando essa faceta do capital.

Erika574 26/04/2024

Leitura bem curtinha. Livro que desperta diferentes entendimentos e reflexões.
A partir do momento que Gregor muda e sua família vê que ele não voltará a ser útil, não voltará a ser o Gregor de antes, sua família o deixa de vê-lo como homem, como humano; se torna um animal, desprezado pela família, um ?parasita?. Com o tempo, sua falta de voz, faz com ele também se animalize. Mas, a essência do ser humano ainda está dentro de si.
Vale a leitura.

Emmilly7 25/04/2024

Mesmo sendo um livro curto a história é boa
Um livro clássico,e fácil de ler,uma história nada comum com um significado que ele transmite,particularmente gostei bastante do livro terminei ele em um período de tempo curto e o livro tem ilustração bastante interessante, depois que li se tornou um dos meus livro favoritos ?

oerickaguiar 25/04/2024

Resenha
E se um dia você acordasse para trabalhar e estivesse virando um inseto? Você teria de ir mesmo assim? Seria uma metáfora para as condições no mundo capitalista? Fica o questionamento.

Gabriel1994 25/04/2024

Esse livro me fez repensar todas as coisas que já vivi, esse livro me pegou muito de verdade, tem várias críticas sociais e é um ótimo repertório sociocultural, retrata a vida de gregor, um caixeiro viajante que roda as cidades para vender tecido para quitar a dívida de seu pai após a falência de sua fábrica de tecido

César 25/04/2024

Bem reflexivo
?Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apar-tar, separar, expulsar, impedir. Sufocamos quando não cantamos mais juntos. Quando não dançamos mais juntos. Quando não falamos mais jun-tos. Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige.
Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos.?