A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Carolina3088 03/05/2024

A metamorfose é um clássico escrito no século XX. Ainda assim, levanta muitas reflexões e muitas metáforas, como por exemplo: você é amado pelas pessoas que te cercam ou é só útil pra elas? No fim, ninguém mais sente empatia pelo ex-caixeiro-viajante.

Sarahzeit 03/05/2024

Clássicos são clássicos e é isso
Comecei a me interessar por leitura clássica recentemente, tentei iniciar com Nietzsche que foi minha pior escolha (tenho seus livros na estante e seu momento há de chegar mas ainda tenho que me habituar com essas escritas diferentes). Depois li sobre Kafta e sobre A Metamorfose. Confesso que o fato do livro ser tão elogiado e ser tão pequeno me chamou muito atenção. Será que em menos de 100 páginas terei uma leitura tão boa assim ? E a resposta foi...sim.

A escrita é fácil, por mais que seja um clássico, não há palavras difíceis de se compreender o que facilita a quem não é acostumado. A história é triste e não a nada a detalhar. Fiquei o livro todo na esperança das coisas melhorarem e não melhoram, o livro permanece triste do inicio ao fim e isso não é um problema (por mais que eu quisesse um final feliz - romântica incorrigível).

Vi muitos falando e criticando a família de Gregor mas na real acho que qualquer um na situação agiria igual ou pior então não fiquei com raiva, senti apenas pena, deles e de Gregor.

Por mais complexo que Gregor seja ao final ele era apenas um ser com medo que viu tudo dar errado.

Leitura reflexiva com muitas interpretações, valeu a pena do inicio ao fim de suas 100 páginas!

Ivan203 03/05/2024

Triste
A história conta a trajetória de um jovem que era produtivo e totalmente útil pra sua família e no seu trabalho.
No entanto, um dia ele acorda e já não é mais um humano, mas sim um inseto gigante. A narrativa é apresentada sobre o ponto de vista dele.
Essa história trás uma lição de vida bastante pesada e levanta algumas perguntas que podem ser respondidas vivendo uma situação semelhante. Como você será tratado quando não for mais útil? Como seus familiares, amigos e colegas de trabalho (patrões) reagiram quando você não for conseguir entregar os resultados que sempre entregou? Como as pessoas que dependem de você se viraram rapidamente quando você não estiver mais a disposição? Será que sobra um pouco de consideração? O afeto e a consideração pelo que você fez no passado e os laços de sangue são suficientes pra trazer conforto? Quem é você sem a beleza, a força da juventude e as características normais de uma pessoa comum? Como a sociedade o trataria se você fosse um monstro?

Sofi <3 03/05/2024

Uma obra clássica atemporal.
GREGOR SAMSA VAI TRABALHA SEU VAGABUNDO??
Eu admito que tive que ler e reler várias vezes até compreender/interpretar a obra direito e não é atoa que é considerado um clássico.

V-v1cky 03/05/2024

Como posso viver bem depois disso... estou completamente vazia?? kafka é tao bom quanto falam SIM AAAAAA
Jubalinhas 03/05/2024minha estante
A única possibilidade é ler outras coisas do Kafka!

V-v1cky 03/05/2024minha estante
Irei me transformar num buraco sem fundo

kuxir 02/05/2024

Li em um dia e vou ficar em crise por um mês.
Muitas reflexões sobre a condição humana. Gregor foi consumido pelo trabalho, o qual odiava, e partir do momento em que perdeu sua serventia, perdeu também o seu valor, passando a ser considerado um ser repugnante e um estorvo para todos.

Guilherme1770 02/05/2024

Inquietante, desconfortável e lindo
?Certa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num monstruoso inseto repugnante.?

Kafka utiliza a metáfora da metamorfose para simbolizar um indivíduo excluído das mais básicas relações humanas, um indivíduo sem autonomia, vontade, voz e dignidade

A genialidade da escrita de Kafka - e seu tom quase cômico - deixa abertura para o leitor ter as mais diferentes interpretações e conclusões sobre a obra.

Impossível não linkar a obra com questões sociais - partindo de uma leitura e interpretação mais ampla - mas, mais impossível ainda(!) é não fazer ligações a nós mesmos, nossos medos, angústias e vontades.

Betania.ps 02/05/2024

Que estranheza apaixonante
"A Metamorfose" de Franz Kafka é uma obra-prima surreal que explora a condição humana através da história de Gregor Samsa, que acorda transformado em um inseto monstruoso. A narrativa angustiante questiona identidade, isolamento e relações familiares, convidando o leitor a reflexões profundas sobre a natureza da transformação interior. Recomendado para quem busca uma leitura desafiadora e filosófica, capaz de instigar questionamentos existenciais.

amandabr 02/05/2024

Muito bom!!
Apesar de ter pouquíssimas páginas me fez ter uma breve crise existencial.

Pontos bônus por ter uma linguagem fácil, não ter descrições excessivas e monótonas e ser de fácil compreensão.

abril/2024

ben 02/05/2024

Acordei metamorfoseada numa borboleta
Eu li esse livro em um dia chuvoso, com três xícaras de café e meias quentes. Tinha tudo pra ser um momento 100% confortável, mas essa leitura me proporcionou o completo oposto. Kafka pegou o sentimentos de bilhões de pessoas e escreveu esse livro curtíssimo, tem tanta coisa para comentar que eu nem sei como colocar em palavras

Camilly 02/05/2024

Leitura obrigatória pra nós cadelas com depressão
O Franz deixou bem explícito nesse livro o sentimento de importunidade que a depressão causa nas pessoas, de estar completamente fraco e apático, procurando conforto no canto mais escuro do quarto.
Na minha interpretação o Kafka queria muito mostrar pra o leitor o pensamento que sem o "fardo" de ter de lidar com o ente de família que está doente, na hora que ele é retirado da equação fica tudo bem, e que tudo fica melhor sem ele por perto, aquele típico tipo de pensamento que você tem quando você ta a beira do suicídio "todo mundo vai superar eventualmente eu só estou trazendo desconforto pra eles." Tenho pra mim que o Kafka ja beirou esse limbo muitas vezes e eu queria muito ter sido amiga dele no passado pra sentar e conversar com ele.
Pra não prolongar muito. ótima leitura. ótimo enredo e ótimo jeito de mudar sua perspectivas em algumas coisas.
RIP KAFKA VC AMARIA O TWITTER E UMA SERTRALINA 75MG

mariluuuu 01/05/2024

O gregor sansa é um personagem tão identificável, se é que esse termo faz sentido. a metamorfose se metamorfoseia dependendo da época em que é lido. me tocou em partes profundas. o mais difícil pro gregor não foi o processo de metamorfose, não foi perder a mobilidade e ganhar dores no corpo por ter se transformado numa barata; foi ser negado o direito de ser visto por um ser humano pelas pessoas que ele amava tanto em decorrência de uma mudança que ele não tinha controle. kafka tava inspirado demais quando fez esse.

madukkyt 01/05/2024

? :: Gregor, a barata
Me indicaram esse livro com a justificativa de que eu gostaria, quando busquei saber sobre o que falava, pensei que era totalmente sem sentido uma pessoa virar barata, a história ser contada a partir disso e ainda sim ser realmente boa. Meu primeiro julgamento foi de que esse livro seria tipo uma fanfic nonsense do Wattpad, só pela "piada".
Logo no início da leitura já comecei a me interessar e me apegar a história, ler ela como uma louca desvairada! No final eu chorei, eu chorei pelo fim que tomou a história do Gregor.
O livro expõe que as do Gregor com a família só eram boas porque ele trabalhava e trazia um salário capaz de manter a família, entretanto, quando ele sofre a transformação e acaba por assustar o chefe do escritório, em consequência perde o emprego, a primeira coisa que desata são os laços que o pai mantém com ele, usando da agressividade.
A única que, no início, pareceu determinada a cuidar de Gregor é a irmã, mas não demora para que ela comece a destratar, se afastar e deixar de se preocupar com o mesmo.
A mãe dele ainda tenta ser pró ativa em algumas situações, mas só de ver a imagem do filho desmaia e todas às vezes que ela passa mal de vê-lo é motivo de briga.
O final é triste, vários motivos demonstram que Gregor só era amado pelo que poderia oferecer à família.