A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Alexiana0 13/06/2024

Metamorfose
Nunca tinha ouvido falar desse livro até ganhar de presente, e quando começei apesar do Início me parecer um pouco confuso simplesmente não consegui parar de ler. O autor construi em poucos páginas uma história cheia de camadas com uma narrativa aparentemente simples.

Snatch 13/06/2024

Você vale o que você produz
Achei triste que o Gregor entendia cada vez menos o que acontecia ao seu redor depois que a metamorfose começou. Mas por que a metamorfose começou, afinal? O Kafka não explica, existem apenas pistas. O Gregor Samsa trabalhava demais, era dedicado demais, e aparentemente se cuidava pouco. Vivia de cidade em cidade como caixeiro viajante, de hotel em hotel, funcionário dedicado que levava o suado dinheiro e o colocava a disposição da sua família. E ele? Sempre em segundo plano, o importante era o bem estar da irmã, mãe e pai, e para o pai ele ainda queria quitar a dívida. Então a metamorfose soou como uma doença do trabalho, e a partir dela ele começou a ser esquecido e deixado de lado pelos que mais amava. A irmã ainda tentava, levava comida, limpava o quarto. Mas cada vez menos ele compreendia a língua falada, e absolutamente não se comunicava mais com ninguém. Restaram apenas as memórias afetivas, o som do violino, o seu eu pra quem finalmente ele olhava.

Carol 13/06/2024

É um livro relativamente bom, esperava mais. Mas fiquei muito triste com a situação do Gregor e em como precisou ele mudar pra toda família mudar.

narossetto 13/06/2024

Credo
Desconfortável de ler porém uma narrativa fantástica.

Tirei uma estrela da nota máxima apenas porque o livro começa de um jeito confuso, então demorei um pouco pra entender o que estava acontecendo.

So856 13/06/2024

A metamorfose ?
Todos somos meio metamorfoseados por dentro. É uma leitura profunda e reflexiva, nos fazendo questionar nossas própria noções de realidade. Enquanto lia, não pude deixar de pensar o que faria na situação de Gregor. Achei a escrita um pouco lenta em alguns momentos, mas ainda é um ótimo livro. Recomendo!

Rhaissa14 13/06/2024

Leitura excepcional
Já ouvi falar bastante a respeito dessa obra-prima, até que enfim tive a oportunidade de ler.
O livro é maravilhoso, nos instiga a pensar a respeito de diversos assuntos referentes a natureza humana. Nos faz questionar onde está o nosso valor em face da sociedade moderna; sobre preconceito com o diferente, dentre outros temas.
Gostei bastante, indico a leitura.

Lala. 13/06/2024

A metamorfose
Não sei ao certo se entendi o livro, mas ele se inicia muito confuso, não dá nenhum real contexto ou descrição.
E também, visto por um lado, o personagem não era aceito em sociedade e nem em família, e continuar naquele lugar tava fazendo mal pra ele, tanto que quando ele e a fanilia decidiram ceder, ambos melhoraram.

gabbevski 13/06/2024

Leitura angustiante
Muitos disseram que a leitura era rápida já que eram apenas 96 páginas, mas na minha experiência ler esse livro foi completamente angustiante, a jornada de Gregor e sua constante rejeição e isolamento pelos familiares por causa da sua metamorfose realmente atingiu uma parte de mim na qual a cada 10 páginas precisava de um tempo, tanto que eu demorei 2 meses pra ler, A metamorfose é uma leitura fácil e metafórica, de incríveis frases para refletir até situações no qual o leitor sente empatia pelo protagonista, o final é realmente triste, ver como a família dele o tratou após aquele acontecimento, de forma tão fria e cruel nos trás uma consciência do quão a humanidade pode ser cruel com aquele que é diferente.

Sahmundi 12/06/2024

A primeira preocupação de Gregor depois de acordar como um inseto é o atraso para chegar no trabalho.

Ele vivia para o trabalho,vivia para ajudar e sustentar sua família ao ponto de que quando sua vida se tornou difícil, ele só se preocupava em como ia cuidar da família agora, diferente de sua família que agora o considerava um estorvo.

Os livros de Kafta sempre refletem uma crítica,abordando questões diversas mesmo em poucas páginas,ler um livro dele é sempre prestar atenção nos mínimos detalhes subentendidos.

iihxing 12/06/2024

A Metamorfose
Bem legal como o Kafka conseguiu descrever exatamente o dia de uma pessoa no mundo capitalista.

Ou de uma mulher vivendo em sociedade.

Conto ótimo, me senti representada, mt eu em tudo

Jenni 12/06/2024

Meu primeiro "clássico"
Talvez eu não tenha escolhido muito bem a minha primeira leitura "clássica" não entendi nada, não consegui compreender a mensagem do autor, talvez algum dia eu faça uma releitura e compreenda a visão que o livro propõe.
taiisa 12/06/2024minha estante
Como assim ?? quem dá 3 estrelas p a metamorfose

oMatheus13_ 12/06/2024

Não gostei, mas...
Alerta de Spoiler

Depois de um tempo pensando na história e comentando com meu amigo, passei a ver a história por outros olhos.

De início, assim que terminei a leitura, eu não gostei do livro simplesmente porque a família não fez nem sequer um funeral pro Gregor. Simplesmente foram passear no campo de trem, literalmente alguns minutos após a morte do Gregor.
Até então eu via a família como uma família normal até o dito evento.

Mas com a análise da história e a conversa com meu amigo. Percebi que a família é (ou talvez não seja) a vilã da história. Porque? Por que Gregor dava tudo de si pela família, passou 5 anos trabalhando pra ajudar a família a quitar as dívidas. Passei a ver a família como ingrata e o Gregor como alguém que tenta e faz as coisas por ela mas não é correspondido e sendo maltratado...

Enfim, recomendo a leitura, se pegar o livro emprestado, talvez comprar ele não valha a pena. Eu comprei ?? mas pelo menos a minha biblioteca pessoal tá crescendo

Leticia 12/06/2024

A metamorfose ?
Visceral e pesado emocionalmente
perfeito para a ?crise dos 20?
um clássico de leitura fácil e rápida que traz muitos sentimentos e reflexões quando é lido no momento certo da vida

nattgr 12/06/2024

A metamorfose
O livro tem uma escrita fria e tocante mas infelizmente, a história não falou muito comigo.
Eu consegui entender a mensagem que a história ensina e reconheço que é uma obra necessária, mas talvez eu tenha lido na hora errada.
Apesar de não me sentir tocada, eu fiquei curiosa com que rumo as coisas iam tomar e senti compaixão por Gregor.
Com certeza vou reler futuramente.