A Casa Torta

Agatha Christie

Resenhas - A Casa Torta

João 25/12/2023

Anêmico.
O mistério "A Casa Torta" apresenta uma premissa interessante, no entanto, não possui carisma ao desenvolver a trama. Eu esperava um desfecho mais cativante, daqueles que fazem sua cabeça explodir, mas, no final, o conteúdo do livro é, em partes, previsível e um tanto apático, assim como a maioria de seus personagens.

Alle_Marques 24/12/2023

Morte Torta!
...
[...] E coisa curiosa, a casa dava a impressão estranha de ser mesmo torta e eu imaginei o porquê. Tinha o tipo mesmo de um chalé, mas era um chalé de proporções desmedidas. Como se olhássemos para uma casa de campo através de uma lente de aumento. As vigas oblíquas, os oitões, os frontões... tratava-se de uma casinha torta que crescera como cogumelo em uma noite! [...]
...
Quando estava achando que já tinha visto de tudo nos livros da Agatha Christie, ela veio e conseguiu me surpreender mais uma vez.

Provavelmente esse livro tem uma das maiores reviravoltas dela, é realmente bem impressionante, até para quem está acostumado com suas histórias, além disso, o livro inteiro ser sobre o ponto de vista de um “civil” consegue ser surpreendente bom, Poirot nesse caso seria maravilhoso, mas o livro consegue se sustentar muito bem sem ele. Charles e Sophia são personagens envolventes assim como todos os outros, um mais suspeito e estranho do que o outro, claro, mas todos únicos e cheios de personalidade.

Os crimes e suspeitos aqui seguem a fórmula ‘Agatha Christie’ de escrever, nada muito diferente do que já vi em vários outros livros seu, mas assim como todos os outros, nesse as reviravoltas e a grande revelação final são imprevisíveis, bem feitas, e, como sempre, a pessoa responsável pelo crime é a que menos parece suspeita.
39° Livro de 2023, 51ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

@vaisetratarleitora 21/12/2023

Final inesperado
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 52º livro, publicado em 1949.

A história começa um pouco arrastada, temos muitos suspeitos e a família é muito estranha. Como eu já conheço o estilo da Agatha de quase sempre fazer o culpado óbvio ser o verdadeiro culpado no fim, mantive isso em mente mas sem perder os outros suspeitos de vista. Quase todo mundo na família tinha motivo pra ser o assassino e a certo ponto, eu realmente desconfiei do verdadeiro assassino.

Mesmo assim, o final me pegou de surpresa. Acho que a Agatha nunca tinha feito um final dessa forma e nem usado esse tipo de assassino, então foi bem surpreendente e me deixou muito chocada.

Eu fiquei com a sensação de que essa história seria perfeita pro Poirot, gostaria de saber se ele conseguiria descobrir o assassino, não por conta da esperteza dele, mas pelo ineditismo de ser quem era. Gostaria de ver isso.

Apesar disso, achei a história excelente e valeu muito a pena a leitura. Recomendo.

livv.evelyn 21/12/2023

MANO, QUÊ?
Com o misterioso e silencioso assassinato de Aristide Leonides, a família não faz ideia de quem poderia ser. Charles o noivo de Sophia (a neta mais velha) decide investigar com seu pai, o detetive, para suspender a aflição de sua amada. Durante a investigação várias segredos da família vem a tona e cada um parece mais suspeito. Acusações, a herança, ataques e outro assassinato fazem o drama parecer cada vez mais interessante.

Fiquei totalmente chocada, apesar de já saber o final, nunca imaginei que iria ficar tão incrédula kkk. Se você ama um drama de família esse livro é pra você.

+12/13 gatilhos: assassinato, crise familiar, etc.

haalecn 21/12/2023

O plot incrível
Esse foi um dos livros da agatha que era impossível descobrir o plot.
Não só por conta do plot mas o livro é realmente muito bom, eu sempre acho os livros da agatha meio chatos do início até o meio mas esse até que não foi tanto pois a leitura te prende muito.
Esse com certeza é um dos livros que eu recomendo da agatha de vc quiser ficar ???? supreso

Thaisa 20/12/2023

Durante a Segunda Guerra Mundial, o diplomata e criminologista Charles Hayward conhece a bela e bem-sucedida Sophia Leonides no Cairo. Eles se apaixonam, mas decidem se casar apenas depois da guerra.
Os dois retornam para Londres, o combate termina, mas Sophia não está pronta para ser noiva de Charles: seu avô, o rico e generoso Aristide, foi envenenado e a jovem só se sentirá em paz após descobrir quem, entre todos os membros da família que moravam sob o mesmo teto do patriarca, poderia ter cometido um ato tão terrível.
Como o pai de Charles trabalha para a Scotland Yard, ele manda o filho investigar o casarão da família Leonides e todos os seus moradores. É assim que acompanharemos o moço realizando inquéritos, colecionando pistas e tentando resolver o mistério de quem seria o assassino do Sr. Aristide.
"A Casa Torta", cujo título foi inspirado em uma rima infantil, ("There Was a Crooked Man") é uma das preciosidades de Christie: através de uma narrativa fluida e instigante, Agatha nos apresenta um mistério típico que aborda membros de uma família disfuncional, cada qual com seus defeitos e qualidades, interagindo entre si e deixando que o leitor tome o lugar de detetive para desvendar o que teria acontecido ao patriarca e qual seria a motivação por trás do crime. Mas a trama vai muito além disso, fechando com chave de ouro ao narrar o verdadeiro responsável - e isso nos leva à um dos finais mais assustadores que a autora já escreveu.
Essa foi uma releitura pra mim e confesso que gostei ainda mais nessa segunda leitura: não só acredito que reler livros da Agatha tem um valor incrível, pois o leitor é capaz de perceber como todas as pistas estavam lá, como também compreendi, ainda mais, a genialidade da autora ao desenvolver essa história e seus personagens que, mesmo sendo estereótipos dos tipos de personas que Christie constrói, funcionam muito nessa dinâmica familiar.
O mais interessante é que "A Casa Torta" era um dos livros favoritos da autora, assim como o título, e eu compreendo perfeitamente por ser um mistério tão interessante em todos os aspectos... Outra curiosidade é que o próprio editor dela pediu para que o final fosse alterado por ser muito sombrio; mas ainda bem que ela decidiu manter o original, já que a cereja no bolo é realmente seu epílogo.
Sinto que essa obra me proporcionou sensações similares à "E Não Sobrou Nenhum", outra releitura do ano - e ambos são igualmente fantásticos, sem detetives literários conhecidos e com uma narrativa que brinca o tempo inteiro com o leitor, fazendo com que ele crie teorias e suspeite de todos, apenas para ficar totalmente chocado nas últimas páginas.
"A Casa Torta" é, de fato, uma das maiores obras de mistério - e todos os fãs do gênero, os admiradores de Christie ou mesmo aqueles que estão conhecendo a autora definitivamente precisam ler essa obra-prima!

Carmela 19/12/2023

E viveram todos juntos em uma casinha torta
Não tem um livro da Ágatha Christie que eu não termine em poucos dias? ela tem o dom de fazer os leitores se envolverem com a narrativa e especularem sobre os suspeitos.
O livro é muito bom e recomendo a leitura.

irys. 19/12/2023

"lembre-se disso: quem escuta de si ouve".
"Você me acompanharia até a sala da minha casa, disse a aranha para a mosca?"

Agatha Christie é ótima em criar enredos, sempre me sinto traída ao simpatizar "com quem não devo".
Essa edição conta com um prefácio em que a mesma diz que produzir A Casa Torta foi puro prazer, de fato, a família Leonides não parece apenas ficcional.

Ao acompanhar o caso do assassinato do milionário octogenário Aristide Leonides, cresce o sentimento de que não somente a casa é torta e sim, o sangue passado de geração em geração. A construção de todos os personagens é ótima, onde é possível se apegar e torcer pelo bem deles.

Concordo com o pai de Charles, admirável não perceber para quem os fatos apontavam, mas também concordo que não se gosta menos de uma pessoa porque ela tem tuberculose ou outra doença mortal, nem quando é considerada um monstro.

sherekefoda 17/12/2023

Não esperava.
Do início até a metade, a leitura é meio chata e mesmo assim, extremamente fluída, mas pelo simples fato de que você sabe que vai ter uma grande reviravolta, pois você quer descobrir se acertou qual o plot twist, não por que está super envolvido na história ou gostando dos personagens, que normalmente são bem chatos e comuns ou misteriosos demais, o que os tornam chatos. porém os finais dos livros da agatha... os finais são sempre muito bons! e esse não seria diferente. eu realmente não esperava, caí direitinho no joguinho do personagem e que bom, por que realmente vivi a experiência que o livro queria passar. portanto, gostei bastante, recomendo demais.
haalecn 21/12/2023minha estante
sempre acho do início até o meio meio chato e dps se torna incrível

Lia 13/12/2023

Nunca errou na vida
Melhor autora de investigação, eu esperei tudo e ela entregou mais, amo e sou suspeita, amo quando ela usa alguém aleatório pra descobrir junto quem foi o assassino.

lumapinotti 13/12/2023

O livro só tem o mistério, não tem evolução de personagens, isso faz o decorrer do livro ser um pouco parado, a leitura é fluida, porém se resume apenas no mistério mesmo. O final é incrível, não consegui descobrir, foi extremamente chocante. É um livro que eu recomendaria para todo mundo que gosta de mistérios e que começar a ler esse gênero.

Liliane.Goncalves 13/12/2023

Um final muito bom!!!!
O patriarca da família Leonides faleceu, com idade avançada e padecendo de problemas de saúde sua morte poderia ter ocorrido de causas naturais. No entanto, ele foi envenenado, ao que tudo indica, alguém propositalmente substituiu a sua medicação por outra substância que acabaria por antecipar a sua morte.
Inicialmente ninguém parecia ter motivos para tirar o Sr. Leonides do caminho, que apesar da idade avançada, se mostrava muito ativo e era muito devotado à família. No entanto, à medida que a história avança, nos inteiramos da personalidade e dos demônios de cada membro daquela família torta. É inegável que todos os habitantes da casa o respeitavam, mas nem todos o admiravam. E alguns até poderiam odiá-lo.
Nesse livro não estão presentes os célebres detetives que estamos acostumados nas histórias de Agatha Christie. Acompanhamos tudo pela visão de Charles, diplomata e noivo de Sophia Leonides, neta do patriarca da família. O pai de Charles trabalha na Scotland Yard e ele mesmo já trabalhou na divisão de espionagem durante a segunda grande guerra.
Eu tinha muita expectativa com esse livro, já havia lido há muito tempo e tinha uma memória afetiva muito boa dessa história. A ideia do enredo é muito boa, uma família torta, vivendo numa casa torta, o assassinato, o mistério, gostei de tudo.
Entretanto achei a parte da investigação muito superficial, a polícia completamente apagada e incompetente. Não comprei a ideia do romance entre Charles e Sophia e achei os motivos da presença dele na investigação completamente forçados. Também não me conectei com os personagens.
O livro traz algumas breves reflexões que achei muito interessantes e o final é realmente de explodir a cabeça. Um plot twist excelente que é explicado de maneira simples e convincente. É um livro curtinho, um bom passatempo e vale a pena passar um tempinho com ele.

Sarah38 09/12/2023

Minha cabeça explodiu!!!
Acredito que o motivo por eu ter me apaixonado por este livro é devido a personagem Josephine, eu me encantei pelo carisma dela e por ser aspirante a detetive sabendo todas as fofocas e gozando da ?lerdeza? do protagonista ( o qual eu achei um porre). Ademais, a trama em que todos tem um motivo de querer que uma pessoa acabe morta e a oportunidade de fazer tal ato é incrível. Em cada capítulo descobrimos o segredo dos membros, os motivos são diversos, a ex esposa, o filho em falência (sempre tem alguém que gastou toda a fortuna e se ferrou) kkkk. No final você vai ficar se perguntando como assim e por que ? Mas todo o suspense vale a pena, a ficha vai cair como se estivesse montando um quebra cabeça, mas não um de 10, no meu caso foi de 5000 kkkkkk