Esconda-se

Esconda-se Lisa Gardner

Resenhas - Esconda-se

Sarinha 31/07/2020

Esse é o primeiro livro dessa autora que eu leio, é foi um bom livro, o final foi meio confuso, acho que tinha muitos elementos, porém foi uma ótima leitura de um mistério bem envolvente e bem real

Mari 29/12/2020

Façam um favor pra vocês mesmos e leiam esse livro
Gente, eu achei que tinha descoberto a história antes da metade. Mas continuei mesmo assim, a narrativa da Lisa Gardner é maravilhosa.
Mas GENTE, todas as minhas suposições estavam erradas e totalmente opostas ao que realmente aconteceu.
Então se você gosta muito de uma narrativa de suspense, investigação e com uma resolução inimaginável, acabou de achar o livro perfeito!

Luciana 22/10/2020

Suspense Policial
Nosso livro de hoje é "Esconda-se" da Lisa Gardner. Voltaremos com minha querida D.D Warren e seu amigo Bobby nessa grande caçada contra um serial killer que comenteu crimes horríveis. E também conhecemos Anabelle, uma mulher incrível que passou a vida toda fugindo com sua família de uma possível ameaça que seu pai nunca falou sobre. Essa ameaça é real? Ou era somente uma paranóia da cabeça do pai? É aquela coisa: fique sempre atento porque o inimigo é quem você menos espera. Preciso dizer que o final é brilhante? Acho que não.
Eu gosto muito da forma que a Lisa escreve. Em seus livros ela sempre aborda um tema importante. Nessa história ela fala sobre a obsessão de uma pessoa por outra.

Leninha Sempre Romântica 04/11/2013

Esconda-se (Editora Novo Conceito, 400 pág.) é o primeiro livro da autora Lisa Gardner que leio, e apesar de não ser o primeiro da série, ele conta uma história com início e final, sem necessariamente precisar ter lido o livro anterior, isso mesmo, este é o segundo livro da série da detetive D.D.Warren e fatos que são citados em Esconda-se é a trama central do livro Alone, ainda não publicado no Brasil. Não entendo o porquê das editoras lançarem séries fora da sequência, seria tão mais fácil ler os livros na ordem em que foram escritos, com certeza alimentaria ainda mais a curiosidade do leitor.

Mas nos atentando ao livro, acredito que como suspense e mistério ele está aquém do que eu esperava, a história é ótima.

O foco principal do enredo é mesmo o crime, nada de destaques contundentes aos personagens, até achei que a D.D. Warren, por ser a protagonista da série que leva seu nome, seria a estrela da trama, mas sua participação foi quase apagada, outros personagens apareceram bem mais, e nem são os protagonistas. Será que só eu achei que D.D. merecia um destaque maior?!

Vamos falar da história. Com certeza Lisa Gardner sabe bem sobre o que escreve, ela conseguiu enlaçar os personagens e dramas pungentes num emaranhado cheio de lógica e sentido.

O leitor ficará em suspense até as últimas páginas quando o mistério vai se elucidando e criando suas próprias razões. Não tem como não ver a lógica nos fatos e os laços que unem os personagens, o que parecia apenas coincidência se torna algo assustadoramente verossímil.

Uma mulher em fuga, a cena de um crime, um pingente misterioso, uma equipe de policiais treinados investigando o assassinato de seis meninas encontradas num esconderijo subterrâneo em um sanatório desativado... O que esses fatos têm em comum? Nada mais que um livro com uma história superincrível que vale cada página virada, regada com muito suspense e até com uma pitada levemente sutil de romance.

Ainda que a autora coloque sua personagem D.D. Warren como dona dessa série de mistério e suspense, ela é apenas uma peça-chave no desenrolar da história, até porque Bobby - seu detetive e amigo - tem um destaque maior do que o dela na trama.

Lisa Gardner conseguiu amarrar todas as pontas da trama e foi soltando aos poucos, nota-se o conhecimento da autora sobre o universo policial e o desenrolar de provas que se faz numa investigação sobre um crime, a lógica usada na trama foi muito bem elaborada.

É sofrível os sentimentos dos personagens e a humanização dos mesmos diante dos fatos narrados. E o final, diga-se de passagem; coerente e bem plausível, digno de nota. Todas as peças se encaixaram perfeitamente e é fácil se envolver ao ponto de sentir suores nas mãos e uma inquietação perturbadora ao término da narrativa.

Apesar do gênero policial não ser minha primeira opção de leitura, posso garantir que Lisa Gardner passará a fazer parte do rol de opções de livros neste estilo, na minha longa e incansável vida de leitora.

Espero ansiosamente a publicação do primeiro livro da série, pela Editora Novo Conceito. Curiosa para saber mais sobre o primeiro encontro entre D.D. Warren e seu fiel amigo Bobby Dodge.

Série Detetive D.D. Warren:

1 Alone - Ainda não publicado no Brasil.
2 Hide (Esconda-se)
3 The Neighbor - Ainda não publicado no Brasil.
4 Live to Tell (Viva para contar)
5 Love You More (Sangue na neve)
5.5 The 7th Month: A Detective D. D. Warren Story - Ainda não publicado no Brasil.
6 Catch Me - Ainda não publicado no Brasil.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2013/11/esconda-se-lisa-gardner.html

Greice Negrini 20/11/2013

Um ótimo policial!
Annabelle Granger é o nome de uma mulher que esconde este nome e só revela-o em seus pensamentos. Hoje, utiliza o nome de Tanya para quem quer que o pergunte pois durante toda sua vida após os seus sete anos de idade foi obrigada a assumir junto a seus pais identidades diferentes.

Tudo começou quando presentes inesperados surgiam na porta de sua casa, amarrados com fita e embalados em papel de jornal com tirinhas do Snoopy. Annabelle não sabia o que era mas ficava feliz com seus presentes. Não entendia o que acontecia com seu pai, que jogava fora seus brinquedos e começou a se tornar paranoico, afirmando para a polícia que alguém estava perseguindo sua filha. Até o dia em que um pingente apareceu para ela. Um pingente tão lindo! E foi neste dia que seu pai enlouqueceu, arrumou as malas e disse para sua mãe e ela que precisavam disfarçar e sumir por um tempo.
Annabelle não entendia o que acontecia, mas obedeceu seu pai e deu de presente o pingente a sua melhor amiga, Dora Petracelli.

A cada tempo, quando as coisas começavam a melhorar, lá vinha seu pai começando com a mesma história, com a mesma situação de que precisavam mudar novamente por algum motivo que ela já não sabia qual era. Nunca fazia amigos, nunca marcava lugares. Conheceu tantos Estados e cidades e tinha tantas identidades novas que era até difícil se lembrar de tantos nomes.
Seu pai começou a lhe ensinar defesa pessoal, tiro, e tudo o que mais precisasse para a sua sobrevivência.

Viu sua mãe falecer de tão cansada e após voltarem para sua cidade de origem, Boston, seu pai ser atropelado. Mas Annabelle já estava adulta e agora precisava seguir em frente. Temia algo que não sabia o que era e vivia um mundo de terror.

Sargento D.D. Warren e o detetive Bobby foram chamados a uma cena de crime. Seis meninas foram encontradas em um porão dentro de um local onde antes era um sanatório. Os corpos estavam lá há muitos anos e o mais impressionante é que todas tinham entre sete e doze anos e estavam em estado de mumificação.

Um crime cruel, de alguém que planejou aquilo com requintes de crueldade e com muita inteligência.
Quando o crime saiu no jornal, Annabelle sabia que sua vida mudaria completamente pois lá estava indicado que uma criança de cerca de sete anos com um pingente com o nome de Annabelle Granger foi encontrada morta. Ela era a vítima daquele massacre. Mas sabia que não estava lá. Ela sabia quem usava aquele pingente: Dora Petracelli.

Naquele momento Annabelle descobriu quem morrera no seu lugar. Nunca mais soube nada sobre sua melhor amiga. Mas ali soube exatamente o erro que foi cometido e quem deveria ter morrido.
Agora, o mundo viraria do avesso. Annabelle precisava procurar a sargento e o detetive para descobrir o que realmente aconteceu, porque seu pai fugiu durante todos estes anos e colocar um ponto final em tudo.
Mas quando pensava que tudo estava terminado, o passado voltou para terminar o trabalho.

O que falo sobre o livro:

Quem já leu alguma outra resenha minha de um livro da Lisa sabe que sou uma fã dela, amo os livros dela e como ela os escreve e este não é diferente. Na verdade tem algumas coisas diferentes sim. Este livro mostra mais o detetive Bobby na parada do que a sargento na liderança de tudo.

O início do livro parecia um pouco mais parado do que os outros, mostrando mais a vida de Annabelle com tudo que ela tinha que lidar com a situação de seus pais. Na verdade não tinha muito suspense ou começava com uma loucura ou outra que tem como marca os livros da Lisa. Este foi um pouco mais calmo. Mostra a tensão sobre a preocupação de um pai com o iminente sequestro de sua filha e a decisão de largar tudo para poder salvá-la.

Até que realmente tudo começa a acontecer. A precisão de descrição sobre os fatos, a coerência em utilização de termos técnicos e o suspense que antecede as cenas de ação dos personagens faz do livro uma ótima leitura.

Annabelle apesar de ter uma estrutura bem dominada pelo treinamento de sobrevivência, acaba se tornando um pouco paranoica também e isto mostra uma ótima característica de como pessoas que viveram sempre fugindo de algo podem temer até mesmo a sua sombra a qualquer momento.

Os capítulos são intercalados entre os personagens e vão entre o passado onde o crime das meninas aconteceu, em que os policiais precisam pesquisar e o presente.

Adoro demais estas tramas e como a autora nunca deixa rastros de como podem ser os criminosos. Coloca tantos suspeitos que acaba gerando uma série de especulações perfeitas!

Um livro perfeito para quem adora séries policiais!

site: www.amigasemulheres.com

Bia 21/11/2013

Eu não havia lido nada escrito pela autora até então, mas como adoro histórias de investigação policial, comecei a leitura sem medo de ser feliz e me surpreendi com a história que li.

O livro conta a história de Annabelle, uma jovem que desde pequena foi obrigada a fugir com os pais de um inimigo desconhecido. Ela aprendeu de tudo, como lutar, como se esconder, a mudar seu nome e sua identidade. Mas então seus pais morrem e ela se vê sozinha. Cansada de tanto fugir, ela volta a sua cidade natal para tentar viver em paz com seus medos.

A história realmente começa quando corpos de seis garotas, são encontrados em uma câmara perto de um hospital psiquiátrico. O crime parece ter acontecido a muito tempo, pois os corpos já estão mumificados, mas ao que parece, o assassino ainda está vivo, e tem algo a ver com o passado de Annabelle.

No começo a história fica meio parada, mas depois que a leitura começa a avançar, a trama fica mais envolvente e você se vê presa ao livro.

Lisa Gardner criou o tipo de livro que me agrada muito, cheio de mistérios e suspenses, a história vai te prendendo até que chega ao fim e você fica bem surpresa e as vezes até sem fôlego com o desfecho da trama. A autora soube muito bem escrever essa história, os personagens, os mistérios, as histórias, tudo foi muito bem estruturado.

Embora Esconda-se seja o segundo livro da série, parece não ser necessário ter lido o primeiro para entender a história. Alone, o primeiro volume, ainda não foi publicado no Brasil. A editora Novo Conceito, já publicou outros dois livros da série, Viva para Contar (#4) e Sangue na Neve (#5), também com histórias independentes.

A diagramação está maravilhosa, simples e eficiente, a editora fez um ótimo trabalho, gostei bastante. A capa por outro lado, embora seja bonita, não me agradou muito.

site: http://www.escrevendomundos.com/2013/11/resenha-esconda-se.html

Rafaela Regis 19/12/2013

Esconda-se - Lisa Gardner
O livro Esconda-se da autora Lisa Gardner é mais um volume da série da detetive D. D. Warren lançado pela Novo Conceito é um suspense policial de tirar o fôlego.

Um esconderijo é descoberto embaixo de um sanatório desativado há anos, e nesse esconderijo foi descoberto alguns corpos que não deveriam estar lá, mas o mais surpreendente é a forma em que foram encontrados. A detetive, recém nomeada sargento, D.D Warren fica encarregada do caso e recruta um de seus colegas que já investigou um caso parecido no passado, para ajudá-la a desvendar essa terrível atrocidade.
-Trinta minutos, Bobby. Não ligue o rádio. Não ouça o rádio da polícia. Preciso que veja tudo sem interferências. - Houve uma pausa. Falando ,ais baixo, ela acrescentou: - Bobby, se prepare. Este caso vai ser feio. - E, então desligou.
- página 16 -

Uma família em fuga, só não se sabe ao certo do que ou de quem, é isso que Annabelle, também conhecida por outros nomes acredita ser a sina de sua família. No entanto ao ler o jornal descobre que o seu maior desejo foi realizado: ela está morta. Seu próximo passo é ir até a delegacia para informar que está viva e tentar descobrir o porque de seu pai está sempre fugindo e se escondendo.

-Por quê?
- Porque você acabou de me declarar morta, e eu pretendo permanecer assim.
- página 42 -
Lisa Gardner mais uma vez me surpreendeu com sua escrita e seu enredo muito bem elaborado, personagens fortes e bem construídos fazem desse livro uma leitura magnifica. Já havia lido outro livro da Lisa e adorei a sua personagem D.D Warren, uma detetive que não teme os caminhos que sua investigação a leve, contanto que descubra o que realmente aconteceu.

Um suspense que deixa o leitor colado em suas páginas até descobrir quem foi realmente o "causador" de tal crime e qual motivação teve. Muitas apostas são feitas, muitos suspeitos aparecem, e a cada vez que a investigação avança mais fatos são descobertos.

A cada página e a cada informação revelada, o leitor fica imaginando qual dos "suspeitos" é o culpado, no entanto essas informação deixam dúvidas sobre suas veracidades e se de fato tem relevância no caso em questão, ou são apenas nuvens de fumaça para encobrir a verdade.

Uma ótima pedida para os apaixonados por esse gênero, Lisa Gardner sabe desenvolver um suspense consistente e envolvente. Esse é o segundo volume da série e não, o primeiro volume ainda não foi lançado no Brasil, mas não atrapalha em nada na leitura, pois podem ser lidos fora da ordem sem problema. E que venha o próximo caso da D. D. Recomendo!

Série D.D Warren
Fear Nothing (2014) - não publicado no Brasil

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2013/12/esconda-se-lisa-gardner.html

Moonlight Books 24/12/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Esconda-se de Lisa Gardner faz parte da série de livros policiais Detetive D.D. Warren. A Editora Novo Conceito vem publicando a série aqui no Brasil desde o ano passado, já tivemos Viva Para Contar e Sangue na Neve, mas é importante dizer que não estão em ordem. Este aqui é o segundo da série, então podemos ler tranquilamente, um independente do outro. Quem está acostumado com livros do gênero, sabe que são assim mesmo, cada volume é uma história diferente e traz um final fechado. Então, hora de conferir Esconda-se.

Annabelle foi criada de maneira a saber como se defender e fugir de um possível sequestrador ou estuprador. Desde criança viveu fugindo de um lugar para o outro. Um dia estava tudo tranquilo, no outro o pai aparecia, mandava arrumar as malas e toda a família caía na estrada. Nova cidade, novos nomes e tudo que a menina queria era ser Annabelle outra vez. A mãe não aguentou e tirou a própria vida, assim a jovem seguiu adiante com o pai. Quando estava com vinte e dois anos, ele também morreu. Sozinha, pela primeira vez na vida, ela acreditava que o pai era paranóico, e nunca entendeu a razão de tantas fugas, até o dia que abriu o jornal e deparou-se com seu nome. Seis meninas haviam sido encontradas em um cativeiro subterrâneo, no terreno de um antigo hospital psiquiátrico. Mortas e conservadas como múmias em sacos de lixo, há muitos anos, uma delas identificada como Annabelle, ou seja, nossa protagonista estava morta.

A sargento D.D. Warren, ao lado de seu antigo namorado Bobby, um detetive que traz em seu passado seus próprios fantasmas, são os responsáveis por esta investigação e imaginem a surpresa de ambos, quando a Annabelle adulta, aparece e diz que não é uma daquelas meninas assassinadas. Várias perguntas surgem… Quem são aquelas meninas? Quem poderia ser o responsável por crimes tão hediondos? Há quanto tempo elas estavam ali? Se não era Anabbelle, quem era então?

O livro é narrado em primeira e terceira pessoa. Os capítulos em terceira pessoa dão uma visão geral de tudo, ambiente, investigação e personagens e a narração em primeira é pelo ponto de vista de Annabelle, assim podemos entender melhor como são os sentimentos e a vida de uma garota que não cresceu de forma convencional. Vemos claramente como o medo e a desconfiança são parte de seu cotidiano. Annabelle é uma garota endurecida pela vida e que aprendeu a ser invisível, quando vira o centro da investigação, pois é claro que há uma ligação de sua vida fugitiva com estes crimes, ela não sabe como lidar com a situação.

Eu sinceramente perdi a paciência muitas e muitas vezes com seu comportamento arredio, imaturo e teimoso. Annabelle se colocou em perigo por não levar a sério a situação que estava vivendo, passando por cima de conselhos dos policiais e agindo por conta própria. Algumas vezes foi aceitável, pois quem não que saber sobre seu passado, mas em outras, foi infantilidade pura.
Eu gostei bastante dos detetives, Bobby é muito humano, e sempre mete os pés pelas mãos quando vê uma mulher bonita, e o pior é que elas sempre estão envolvidas em suas investigações. D.D é durona, uma mulher descrita com a aparência uma modelo belíssima, elegante e muito firme. Uma policial ambiciosa e dedicada ao trabalho. Eu achei que a autora deu pouco espaço para conhecermos o jeito desta personagem, temos a impressão geral que ela causa nas pessoas, mas seus sentimentos e pensamentos não foram mostrados. Mesmo assim gostei desta detetive, ela é forte e tem pulso firme para levar as investigações adiante.

A trama em si é muito bem construída, me prendeu do começo ao fim, cheia de pistas falsas e mínimos detalhes que temos que prestar atenção para compor o cenário final e desvendar o mistério. Desconfiei de muita gente e confesso… não acertei quem era o criminoso. Lisa Gardner escreve de um jeito gostoso e te leva para dentro das páginas, tive a impressão de estar investigando junto com a polícia. Sua trama inicia com um clima psicológico leve, que vai ficando mais denso conforme avançamos na leitura. O livro é grande, mas garanto que é tão envolvente que acaba rapidinho. Não é cansativo, é instigante.

Embora tenha achado todo o livro excelente, o final não foi o ponto alto, ao meu ver foi corrido e acabou desvendando-se por si, o que quero dizer é que não foi a polícia que descobriu tudo, quando eles perceberam a verdade nós estávamos sabendo de tudo. D.D e Bobby só apareceram para prender o criminoso. Eu queria uma ligação criminoso-crime mais detalhada e esmiuçada.

Enfim, mesmo o final não tendo sido como eu esperava, eu gostei do livro, mergulhei na história, me perdi em sua páginas. Eu não vejo a hora de ler outros livros da autora, amo o gênero policial e Lisa veio para ficar na minha estante.

site: www.moonlightbooks.net

Bu 26/12/2013

Esconda-se
Esconda-se, da autora Lisa Gardner, foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Esse foi o segundo livro que eu li da Lisa Gardner, que só confirmou como ela é uma excelente autora de Thrillers. Caso queira conferir a resenha de Sangue na Neve, que é da mesma série Detetive D.D Warren, é só clicar aqui. Diferente da minha primeira leitura, o enfoque não é em cima da D.D e sim do seu velho amigo de investigação, Booby Dodge. Como eu tinha falado na ultima resenha, eu não gostei tanto da detetive, razão essa que gostei muito mais desse livro, protagonizado por Bobby, um detetive estadual muito mais sensato e Anabelle Mary, talvez a mais recente vítima de um Serial Killer, que possui uma forte ligação com o novo caso de D.D e Bobby, onde encontraram seis crianças mumificadas em uma câmera no terreno de um hospício falido.

Outra questão é que esse livro foi publicado anteriormente ao Sangue na Neve, então nós temos alguns spoilers soltos para quem leu ele primeiro. O que não afeta a história, mas nós conseguimos ver que alguns personagens que sofrem tanto em Esconda-se realmente conseguiram um final feliz. Novamente encontramos dois tempos no livro, um narrado em terceira pessoa e o outro em primeira, que parece ser a característica forte de Lisa Gardner. Eu gosto muito dessa mistura, principalmente porque a cada final de capitulo, normalmente encontramos um Cliffhanger, o que torna a história muito mais interessante e que nos faz devorar o livro.

“Deus me dê forças para mudar o que posso mudar, a coragem para aceitar o que não pode ser mudado e a sabedoria para reconhecer a diferença.”

Em Esconda-se conhecemos Anabelle Mary, que até recentemente tinha sido declarada morta, o que causa um choque quando a verdadeira Anabelle Mary encontra-se na sala da detetive D.D com uma história um pouco duvidosa. O mais incrível é como ela é tão parecida com uma outra vitima, que tinha sido sequestrada, estuprada e mantida em uma câmera muito semelhante com a nova comera encontrada com seis meninas mumificadas, uma delas tendo sido declarada como Anabelle Mary.

O livro não foi previsível em nenhum minuto e a cada nova pista, nos levava a pensar que o assassino era outra pessoa. Eu adorei a personalidade de Anabelle, que mostra ser forte sem ser chata como D.D Warren (vocês já perceberam que eu não vou com a cara dela né?). Gostei também de conhecer um pouco mais sobre Bobby e como ele se tornou um detetive. Eu realmente quero ler o primeiro livro da série, que retrata bem como foi essa história de Bobby, mas ele ainda não foi publicado aqui no Brasil.

Ai no livro nós conhecemos os sociopatas, porque sim são mais de um e sim eles são terríveis e não possuem o menor escrúpulo, mas que são gênios. Nós vimos também uma filha que sofreu muito por decisões de seu pai e que sempre o culpo por isso, mas descobrimos quão forte é um amor de um pai com sua filha.

Lisa Gardner conseguiu construir uma narrativa incrível que nos prende no início ao fim. Declaro que estou apaixonada pela autora e que quero ler todos os livros da série.

site: http://www.segredodeumundo.com/
miranda 02/02/2014minha estante
OI, BRUNA. QUE BOM QUE ACHEI ALGUEM QUE TMBÉM NÃO GOSTA DA DETETIVE D.D.LI SANGUE NA NEVE E VIVA PARA CONTAR E, APESAR DE O 1º SER ÓTIMO,E O 2º NEM TANTO,ACHO LISA GARDNER ÓTIMA PARA CRIAR THRILLERS.O QUE ESTRAGA MESMO É A DETETIVE CHATA,, MASCULINIZADA E GROSSEIRA,FORA ISSO OS LIVROS DE L. G. SÃO ÓTIMOS.

Psychobooks 27/12/2013

Conheci a escrita da Lisa Gardner em maio do no passado quando a Editora Novo Conceito lançou o livro Viva para Contar, sou uma grande fã do gênero policial e a autora me conquistou logo de cara.

A série Detetive D.D, Warren, tem livros com histórias independentes, ou seja, a cada livro um novo caso é proposto e solucionado, apenas a vida pessoal da detetive e seus amigos tem algum tipo de 'continuidade' entre os livros da série. Confesso que quando li Viva para Contar - o quarto da série - e Sangue na Neve - o quinto -, não fiquei incomodada por não estar lendo na ordem, mas em Esconda-se senti falta de algumas informações sobre o que aconteceu no livro anterior e tenho certeza que acabei lendo 'spoiler' sobre como ele terminou.

- Enredo

Annabelle aprendeu muito cedo a reunir todos os seus pertences em uma mala e estar sempre pronta para mudar-se. Com sete anos e morando em Boston, certo dia seu pai chega do trabalho e diz que eles precisam ir embora, com urgência, a mãe não questiona e começa a fazer as malas, Annabelle sobe para o quarto pega as coisas que mais gosta e logo a família está na estrada rumo a uma nova cidade com novos nomes. Essa cena se repete muitas vezes e aos 22 anos, Annabelle volta para Boston, com o nome de Tanya, perde seu pai e depois de um tempo, vê seu nome envolvido com uma tragédia.

Seis corpos mumificados de garotas foram encontrados em um túnel subterrâneo no terreno abandonado de um antigo hospital psiquiátrico, em um dos corpos os detetives encontraram uma correntinha e no pingente o nome de Annabelle.

A sargento D.D. Warren comanda a investigação ao lado de seu amigo e ex-namorado o detetive Bobby e ficam estarrecidos ao constatar que a correntinha encontrada em um dos corpos, na verdade pertence a uma bela jovem que está viva. Os dois irão tentar montar as peças desse quebra-cabeça e descobrir qual é a relação entre Annabelle e as garotas encontradas no poço.

- Desenvolvimento e narrativa

O livro é narrado em terceira e primeira pessoa, alternando os pontos de vista de Annabelle e Bobby, proporcionando ao leitor uma visão ampla sobre o andamento das investigações, lista de suspeitos enquanto Annabelle nos conta sua história e tira suas próprias conclusões.

A trama que envolve o enredo é bem construída e desenvolvida, o ritmo de leitura é acelerado pois o leitor sempre quer saber qual será o próximo passo. A autora sabe os momentos certos para inserir um novo mistério ou dar uma resposta e assim prende o leitor do começo ao fim. Várias pistas são jogadas ao longo da leitura, algumas se mostrar falsas ou têm a interpretação errada, o que me fez desconfiar de várias pessoas, criar teorias mirabolantes, mas só nas últimas páginas é que eu realmente descobri a identidade do verdadeiro 'assassino'.

O que me fez tirar uma estrela na classificação foi o final, que de um modo geral foi bom, mas algumas cenas foram corridas e se tivessem sido um pouco melhor desenvolvidas, o livro teria sido excelente. Também senti falta de uma parte mais detalhada sobre criminoso e cena dos crimes propriamente dito.

- Personagens

Annabelle é uma mulher que aprendeu desde criança a se defender sozinha, enquanto crescia, achava que seu pai era paranoico e um pouco maluco, mas nunca deixou de fazer o que ele pedia, afinal, tudo era para sua própria segurança. Agora adulta, desconfia de tudo e de todos, tem cinco trancas na porta de sua casa e sempre toma medidas preventivas ao sair sozinha. Depois dos acontecimentos recentes, ela descobre que o pai não era tão exagerado e que ele abriu mão de muita coisa para que Annabelle ficasse em segurança.

Bobby tem seus próprios demônios pessoais, depois de um evento onde ele matou um homem durante uma ação policial, ele nunca mais foi o mesmo. Agora luta para reconquistar a confiança dos colegas de trabalho e conseguir dormir sem ter pesadelos. A autora conseguiu construir muito bem esse personagem, ele é tridimensional, humano com suas falhas e brilhante com seu instinto.

- Concluindo

Leitura recomendada para quem gosta de romance policial, daqueles em que você é sugado para dentro das páginas e só consegue se desvencilhar delas ao chegar no final do livro. Quem não gosta muito de cenas sangrentas detalhadas e crueldade, pode ficar tranquilo, esse livro não chega a chocar o leitor com suas palavras, já que não temos a visão do criminoso e os crimes ocorreram há algum tempo.

- Porque criminosos assim não param magicamente. Um criminoso desconhecido não passa anos perseguindo e capturando seis meninas e de repente decide arrumar um novo hobby. (...)
Página 111

site: http://www.psychobooks.com.br/

Leitor Sagaz 10/04/2014

Um trhiller emocionante
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Olá amigos leitores como vocês estão? Muitos livros lidos já este ano? Eu acabei de ler mais um livro policial e tenho que dizer: A cada livro lido desse gênero, eu gosto mais. Desta vez foi o primeiro livro da Lisa Gardner que li, tenho outro livro dela em casa mas não sei porque ainda não li, mas agora vou querer lê-lo o quanto antes, confiram a resenha e entendam o porque da minha excitação com esta escritora.

Nesta história intrigante somos logo apresentados a família Granger, que em um belo dia decide simplesmente abandonar Boston, mudar de cidade, de nome e sumir do mapa.

Annabelle tinha apenas sete anos quando seu mundo virou de pernas para o ar. Ela não entendia o que estava acontecendo, simplesmente obedecia seus pais. Vários estados depois, muito nomes diferentes, escolas e amigos deixados para trás e seus pais há muito falecidos. Ela simplesmente continuou fugindo, não sabia o que temer mas sempre seguiu o que seu pai lhe ensinou:

“- Você não precisa gostar do sistema – ele me explicou – Não precisa acreditar nele, nem concordar com ele. Mas precisa compreendê-lo. Se conseguir compreender o sistema, vai sobreviver. Uma família é um sistema.”

Mas novamente tudo iria mudar, Annabelle vê noticiado na tv a sua “morte”. Seu nome aparece dentre os seis corpos de garotas encontrados em um espécie de cova, muito bem elaborada, no terreno abandonado de um hospício em Mattapan.

Neste ponto iremos conhecer os responsáveis pelo caso, a detetive D. D. Warren e seu amigo e detetive estadual Bobby. Eles já haviam visto um crime com este mesmo modus operandi, mas no caso já conhecido a garota, Catherine Gagnon, sobreviveu e seu sequestrador foi preso. Mas surge uma pergunta:

“Os casos tem alguma ligação?”

Annabelle vai em busca dos detetives, ela precisa contar que está viva, nem que isto signifique se revelar!

O caso é simplesmente horrendo, os seis corpos das garotinhas foram encontrados neste fosso, muito bem preparado, espaçoso e bem escondido e onde provavelmente o agressor manteve suas vítimas vivas por vários dias. Os corpos estão em estado de mumificação molhada, dentro de sacos de lixo em cima de uma estante de metal, 3 sacos em cada prateleira, algo horrível de se ver.

Isso é apenas o início de uma investigação alucinante, Bobby e D. D. não descansarão até encontrar o culpado. A cada passo mais e mais perguntas surgem, pouquíssimas respostas aparecem e tudo ainda se torna mais confuso quando Annabelle aparece.

Ao ouvirem sua história de vida e descobrirem que um dos corpos é o de sua melhor amiga Dori, os detetives se perguntam: Do que será que seus pais fugiam? Será que o pai de Annabelle sabia de alguma coisa?

O livro nos prende e nos faz pensar em todas as questões levantadas, vamos criando suspeitos em nossa linha de raciocínio. Será que foi alguém do hospício, afinal os corpos são antigos? Será que foi algum amigo do sequestrador de Catherine? Ou apenas um imitador?

Adoro histórias que nos forçam a pensar, torcemos para que os detetives consigam solucionar o caso o quanto antes. Um ponto em que piramos e as ideias começam a dar um nó, é quando tudo indica que o assassino está de volta e quer D. D. e Annabelle!

Se você gosta de um thriller policial bem escrito, você não pode deixar de ler este livro. Não vejo a hora de ler uma nova história da escritora Lisa Gardner. Garanto que todos irão se surpreender com o final e vão adorá-lo.

Resenha feita em parceria com o Arca Literária através do book tour deste livro.

Abraço,
Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/04/resenha-esconda-se-lisa-gardner.html

dani 18/04/2014

Esconda-se – Lisa Gardner
Depois de algumas leituras decidi que estava na hora de ler um policial, e com isso acabei mergulhada em Esconda-se, de Lisa Gardner. Esse é um daqueles livros que fazem parte de uma série, mas apenas por conter como detetive o mesmo personagem, no caso D.D. Warren, esse é o segundo livro mas eles podem ser lidos independentemente por possuírem histórias fechadas.
Gostei de como Lisa trata o caso, ela faz abordagens de personagens e situações diferentes para, conforme a trama se desenvolve, fazer a ligação entre todos para chegar a um fim comum.
A história começa com a sargento D.D. Warren descobrindo uma cena de crime em um antigo hospital psiquiátrico que envolve meninas e pedindo ajuda ao seu amigo Bobby por talvez ter uma ligação com um antigo caso que o envolva. Em outra ponta da história temos Annabelle uma mulher que passou a vida inteira fugindo e se escondendo de algum mal.
A trama se desenvolve e se cruza a partir desse ponto, e eu gostei bastante, a leitura foi rápida e apesar de eu ter descoberto para que direção o caso apontava a resolução como um todo me foi surpreendente e como um todo foi bem montada, algumas pequenas pontas e detalhes ficaram esquecidos, mas a história foi muito bem amarrada e a solução não é totalmente do estilo “tirada da cartola”, um elemento-chave só é revelado no fim mas todos os elementos que o envolvem são encontrados na narrativa e a autora, apesar de gostar de confundir o leitor, deixa pistas durante toda a história.
Os personagens são bem trabalhados, mas vou ser sincera que ao ler a sinopse, a quarta-capa e a orelha tinha quase certeza que a personagem principal da história seria a D.D. Warren e não poderia estar mais enganada, na verdade a participação dela não é a chave do livro tornando na verdade como protagonistas Bobby e Annabelle.
Apesar de alguns pequenos elementos que achei que ficaram esquecidos eu gostei bastante do livro, adorei o estilo da narrativa de Lisa Gardner e todo o desenvolvimento e rumo da história, e agora quero muito ler os outros livros dela (até pra saber um pouco mais da D.D. Warren)

site: http://olhosderessaca25.blogspot.com.br/2014/04/livro-esconda-se-lisa-gardner.html

Sheila 23/04/2014

Resenha: "Esconda-se" (Lisa Gardner)
Por Sheila: Annabelle teve uma infância difícil. Um dia, sem saber por que encontrou os pais com as malas prontas quando chegou da escola, e tiveram de mudar-se as pressas, não só de casa, mas de vida: seu pai arranjou um novo emprego e eles passaram a usar outros nomes, como numa brincadeira. Só que a brincadeira repetiu-se de novo. E de novo. E de novo.
Meu pai me explicou pela primeira vez quando eu tinha sete anos de idade: o mundo é um sistema. A escola é um sistema. Bairros são sistemas. Cidades, governos, qualquer grupo de pessoas. Aliás, o corpo humano é um sistema, viabilizado por subsistemas biológicos menores.
A justiça criminal é definitivamente um sistema. A Igreja Católica – não o deixe começar. Há então os esportes organizados, as Nações Unidas e, é claro, o Concurso de Miss América.
- Você não precisa gostar do sistema – ele me explicou. – Não precisa acreditar nele nem concordar com ele. Mas precisa compreendê-lo. Se conseguir compreender o sistema, vai sobreviver.
Uma família é um sistema.
Só que Annabelle esta cansada de somente sobreviver. E Annabelle, agora Tanya Nelson, que passou a vida inteira fugindo, sem nunca saber por que, que acorda um belo dia e descobre que seu corpo foi encontrado em uma câmara subterrânea junto com outros corpos mumificados. Por mais que ela saiba que talvez o melhor fosse utilizar isso a seu favor – ser presumida morta deveria preservá-la do que quer que estivessem fugindo – ela esta cansada. Cansada de não ter amigos. Cansada de não poder criar vínculos mais duradouros, por receio de que sua identidade falsa seja descoberta cansada de ter medo.

A responsável pela cena do crime, a câmara subterrânea encontrada, é a sargento D.D. Warren que, para quem já leu Lisa Gardner sabe que é uma profissional extremamente competente e comprometida com o que faz, levando a solução dos crimes de sua jurisdição muito a sério. Com ela está o detetive Bobby Dodge, a quem pede auxílio na investigação devido a uma antiga parceria.
Ele tocou na parede de novo, sentindo a terra compacta. A menina de doze anos, Catherine Gagnon, havia passado quase um mês naquela primeira prisão subterrânea vivendo em um vácuo escuro sem tempo, interrompida apenas por visitaa de seu sequestrdor, Richard Umbrio, que a mantivera como escrava sexual. Caçadores a encontraram acidentalmente pouco depois do Dia de Ação de Graças, quando bateram sobre a cobertura de compensado e se surpreenderam ao ouvir gritos abafados debaixo dos pés. Catherine foi salva. Umbrio, mandado para prisão.
Só que o caso Catherine aconteceu há muito tempo atrás, quase uma década, e Umbrio, o único que poderia responder sobre a questão está morto – uma morte que envolve Bobby, e que resultou em uma transferência, assim como talvez o término de um pretenso relacionamento com D. D. E não é apenas um corpo que encontram nesta câmara, mas seis.
Bobby voltou o olhar para as prateleiras cobertas da estante, que percebeu que D.D. ainda estava evitando. D.D. não o havia chamado às duas da manhã para olhar uma câmara subterrânea. O Departamento de Polícia de Boston não havia solicitado uma mobilização urgente por um poço quase vazio.
- D.D? – ele perguntou em voz baixa.
Ela finalmente assentiu.
- É melhor ver por si mesmo. Essas foram as que não foram salvas Bobby. São as que permaneceram no escuro.
Seriam crimes antigos, cometidos por Umbrio antes de ser descoberto? Afinal, a semelhança entre as duas instalações subterrâneas é imensa. Se for, não há mais nada a ser feito a não ser identificar os corpos das meninas encontradas. Do contrário, pode ser que haja um assassino à sangue frio ainda a solta. Quantas outras câmaras como esta existirão?

Agora, Annabelle, Bobby e D.D. Warren acabarão embarcando em uma jornada insólita em busca dos segredos do passado, que seu pai buscou tão ferozmente esconder, a fim de descobrir quem é o assassino responsável pelas mortes das garotas encontradas na câmara, e de que forma isto está relacionado com a estória de Annabelle – apesar de que ela pode descobrir que, até mesmo as meias verdades que conhece não passam de mais ilusões.

O livro é eletrizante, o suspense vai sendo criado num crescendo até o desfecho, e eu me tornei uma verdadeira fã de Lisa Gardner – estórias bem elaboradas, desfechos plausíveis e, ao mesmo tempo, surpreendentes, várias reviravoltas no enredo, trama bem amarrada e narrativa bem construída.

Meu problema é com a ordem de publicação dos títulos da autora já que, por mais que cada romance seja independente um do outro e que, quando há situações que remetem a um romance anterior, isso é explicado, NÃO É A MESMA COISA do que ler em sequência. Já avia lido – e resenhado – por aqui “Viva para Contar” e “Sangue na Neve” e algumas questões do relacionamento entre D.D. e Bobby ficaram mais claras ao ler “Esconda-se”, que é anterior.

Fora o desabafo ... Recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2014/04/resenha-esconda-se-lisa-gardner.html

Ericona 16/09/2014

Um ótimo livro policial!
O Grupo Editorial Novo Conceito, parceiro do blog, me enviou um exemplar de Esconda-se, da escritora Lisa Gardner, para que eu pudesse ler e postar a minha opinião acerca dele. Quem me conhece, sabe do meu fascínio por livros policiais. Diante disso, é meio que óbvio que eu ficaria muito tentada a ler esse livro por causa dessa sinopse de tirar o fôlego, certo? E é, de fato, um livro de tirar o fôlego.
Esconda-se é narrado em primeira pessoa, quando se tem a oportunidade de ver o desenrolar da estória pelos olhos de Annabelle Granger, e em terceira, quando o narrador onisciente discorre sobre os três personagens principais do livro, que são Annabelle, a sargento D. D. Warren e o detetive Bobby.
Esconder-se, proteger-se, desconfiar de tudo e de todos se transformaram nas palavras de ordem que deveriam reger a vida de Annabelle Granger a partir dos sete anos de idade. Sem explicações, o pai de Annabelle resolveu fugir com a família da cidade em que moravam. Annabelle corria perigo. Muito perigo. Por anos a fio, passaram a fugir alucinadamente. Annabelle passou a sua infância e adolescência frustrada por não poder ter uma vida normal, na qual pudesse conhecer pessoas sem desconfiar delas. Em vez de simplesmente ser uma garota normal, fazendo coisas típicas da sua idade, era orientada pelo pai a fazer artes marciais como um meio para se defender, caso fosse necessário. Ela não fazia ideia do quê o seu pai temia. Ele nunca contou nada sobre seus medos ou sobre seus fantasmas. A mãe de Annabelle sofria muito com todas essas mudanças, com o pânico com o qual sempre conviviam.
Quando chegou a idade adulta, já sem os pais, Annabelle retornou a Boston, a cidade que tanto atormentava o seu pai. Ela duvidava que, depois de tanto tempo, ainda houvesse motivos para continuar fugindo. No entanto, mais por uma questão de costume, usava um nome falso: Tanya Nelson. Nome falso, aliás, era uma questão complexa para Annabelle, depois de todas as trocas de nomes que teve durante toda a sua juventude. Ela tinha que se esforçar para lembrar-se do que achava ser o seu verdadeiro nome.
O primeiro passo para tentar descobrir a sua verdadeira história, para, finalmente, saber do que seu pai fugia e o que tanto temia foi dado quando ela viu no jornal a notícia de que foi encontrada, no Hospital Psiquiátrico de Boston, uma cova coletiva que guardava os corpos de seis meninas, e informava que uma delas se chamava Annabelle Granger. Annabelle procurou a sargento Warren e o detetive Bobby para que, juntos, conseguissem unir as peças do quebra-cabeça que era a sua história.
Lisa Gardner fez um ótimo trabalho nesse livro. É o primeiro livro que leio da autora e fiquei totalmente encantada pelo jeito habilidoso com o qual criou a trama, personagens, cenários, enredo e deu conta de amarrar todos esses elementos, produzindo uma estória crível, embaladas por cenas de ação dignas, suspense de boa qualidade e até de umas pitadas de romance. Os personagens não são perfeitos. Não há vilão nem mocinho. Outro ponto positivo da escritora, a meu ver. As pessoas são pessoas, se é que me entendem, no livro de Lisa. Pessoas que erram, mas conseguem, de algum modo, contornar as situações complexas do passado e seguir em frente. Lisa Gardner conquistou mais uma leitora.
Eu adorei a capa desse livro! A diagramação é simples, mas é bacana. A fonte é de um tamanho agradável, o que facilita a leitura. Não encontrei erros gritantes de digitação, gramaticais ou de concordância. As edições da Editora Novo Conceito são bem trabalhadas. Estão de parabéns, mais uma vez.
Para quem indico o livro? Para os amantes da boa literatura policial e, óbvio, para quem gosta de uma boa estória, seja ela ambientada em qual gênero for. Lisa Gardner ganha o leitor por sua engenhosidade e criatividade com as palavras. Lerei, certamente, outros livros dela. E quando o fizer, postarei meus comentários aqui no blog.

site: http://ericaferro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-esconda-se-lisa-gardner.html