Kardec

Resenhas - Kardec

1 | 2 | 3 | 4

felipebbarreto 06/06/2021

Ótimo livro.
Livro muito bom, de fácil leitura e entendimento.
Conta a história dos primeiros anos da Doutrina dos Espíritos por meio dos últimos anos da encanação do Codificador, com riqueza de detalhes.

Bruno Mancini 22/04/2021

Sempre que saber
Mesmo que não sou espírita, mas sempre quis saber a história da vida de Alan Kardec.

F. M. S. Neto 26/02/2021

Biografia do Kardec na figura de gestor
Não tem como desvincular a vida de Kardec do Espiritismo. Não sabia o que esperar, no entanto, era previsível que a doutrina ocupasse boa parte do livro. Ao ler, observei que o livro se inicia já com o Kardec adulto, pouco antes de seu contato com as mesas girantes. Nesse sentido, não há muitos detalhes de sua vida íntima e de sua infância. Apesar disso, o livro tem grande valor ao mostrar a rotina administrativa (processual, financeira, etc.) e até mesmo, em alguma medida, politica de todo trabalho que envolveu construir uma plataforma de apoio à codificação e divulgação da doutrina. A dinâmica de leitura é muito boa e o livro me suscitou muitas perguntas, que infelizmente não são todas respondidas na obra. Um ponto a desejar é que o livro apresentar sua mulher como fiel e muito companheira, mas não se debruça muito sobre seus esforços. Considerando que ela assume toda essa administração após a morte de Kardec, seria muito bom que narrações sobre suas atividades se fizessem mais presente no livro.

site: www.fmsneto.com.br

Vitorugo 12/01/2021

Obrigado, professor!
Uma biografia leve e bem objetiva a respeito da ?vida espírita? do codificador. O início, o ceticismo, o método, o trabalho, o resultado, as perseguições e a preocupação para com o seu sucessor. Questão esta que tentei empregar uma resposta, mas confesso que não consegui (seria Chico Xavier?).

Deus é testemunha do quanto eu gostaria de poder ter uma conversa com Kardec, o ?bom senso encarnado?, homem inteligente, culto, racional, educado e humano. Responsável por aquilo que norteia as minhas atitudes (nem sempre acertadas), a terceira revelação, o Espiritismo.

Todo trabalho e sacrifício feito por Kardec merece o devido reconhecimento. E o bem mais precioso que procuro fazer por ele, é lê-lo, estuda-lo, a fim de ser condecorado com o título de ?verdadeiro discípulo de Kardec?.

Salve Hippolyte Léon Denizard Rivail, salve Allan Kardec!

Víviann 15/12/2020

Um bom início para conhecer a doutrina espírita
Bem, ao final da leitura considerei um bom livro para iniciar uma busca pelo conhecimento espírita, inclusive foi minha iniciação após conversas com espíritas que me indicaram e me presentearam com a obra. Receio dizer que ela é impactante com abordagens em pontos cruciais da história da fundação do espiritismo, afinal, para pessoas como eu que estão começando a querer conhecer muitas perguntas são respondidas com complexo científico e racional que chega a surpreender. Não é um livro que está tentando te convencer que aquela doutrina deve ser seguida, mas faz exatamente com que saibamos do que se trata ela, das principais críticas feitas a si e como essas mesmas críticas podem ser respondidas.
Por fim, não considero que me tornei espírita ao ler, porém, me tornei ainda mais curiosa sobre essa doutrina que se for estudada com afinco, como recomenda o próprio Kardec, chega a nos surpreender pelo seu caráter científico e nos faz buscar por mais obras que falem sobre ela.

Indico para pessoas que estão em busca do conhecimento pela doutrina espírita e até mesmo para aqueles que não tem interesse, para que possam se aventurar nesse mundo da mesma forma que o próprio Rivail se aventurou.

Milena 07/09/2020

No início achei uma leitura meio lenta, pois o livro falava de um tal professor Rivail e eu não entendi até que foi esclarecido que se tratava do nome verdadeiro de Allan Kardec.

Não fui com nenhuma expectativa para fazer a leitura desse livro, mas acabei gostando bastante pois descobri mais sobre o precursor do espiritismo e a partir de agora vou estudar mais a fundo sobre o espiritismo. Sem contar que a escrita do autor faz com que a leitura seja fluida, mas não rápida, pois é necessário ler com atenção, já que tem muitas datas, dados e detalhes, mas isso não faz com que a leitura seja massante, só a torna mais interessante e prazerosa.

É incrível ver como se deu o surgimento de uma "nova religião" e como muitos por pura ignorância a julgavam sem realmente  conhecê-la e estuda-la.

É perceptível que tudo o que vai contra o que sempre foi pregado, as pessoas não veem com bons olhos, mas não quer dizer que não vá cair no gosto do povo.  Durante a leitura é muito fácil ficar revoltada pelo autoritarismo que a igreja católica tinha e tem com tudo o que vai contra ou divergente em um ponto pequeno com o que eles pregam. Mas se eles não "abominassem" tanto, o espiritismo não teria caído na boca do povo e conquistado milhares de seguidores. Pois a grande queima de exemplares em Barcelona, foi o incentivador para que o espiritismo se espalhasse mundo a fora.

Jadechemale 27/06/2020

Confesso que foi um livro repleto de aprendizados.... Não estou acostumada nem com biografias nem com livros "religiosos" (mesmo que eu acredite que esse não é de fato um livro religioso). Me supreendi a cada página. Os capítulos são breves e, além de acompanhar a vida de Allan Kardec, contam sobre casos de indivíduos que orbitavam no espiritismo (charlatanismo, histórias de medium e etc). Creio que seja um livro para quem está interessado em conhecer a doutrina, tem muitas reflexões filosóficas também, mas para quem já está habituado com o espiritismo acredito que não vai ser uma leitura muito agregadora. Ademais, passei a admirar muito Allan Kardec e repensei várias coisas ao longo da história. Dou 4,5 estrelas porque gostaria que as histórias fossem mais aprofundadas, contudo isso não me incomodou tanto.

Dilso 16/06/2020

Leitura muito interessante!
Para quem quer saber um pouco sobre que foi Allan Kardec, é uma boa leitura! Conta trechos de como foi a vida do professor Rivail (Allan Kardec) desde quando teve seus primeiros contatos com os espíritos.
Não me deixou entediado em nenhum momento.
Recomendo sua leitura!

Carlos.Magalhães 19/04/2020

Um bom livro, apenas isso
Defino essa obra como a biografia do grande percursor do Espírtismo escrito por um não espírita, mas um jornalista, que pesquisou sobre a vida de Kardec e de forma técnica nos contou algumas passagens importantes de sua vida. Entretanto esse fato não vem a desmerecer muito o livro, classificabdo-o apenas como um bom livro, nada mais.
De linguagem bem fácil e acessível, com capítulos curtos, este livro pode ser considerado muito bom apenas para os não espíritas conhecerem Kardec, bem como a origem do Espírtismo.

Dyme 26/03/2020

Análise de um Cético
Do ponto de vista cético, só posso falar quanto a biografia em si. Com a diferença de que o homem homenageado nasce aos 53 anos(ALLAN KARDEC), junto com sua maior obra: "O Livro dos Espíritos", tratada até hoje como sua certidão de nascimento.
"KARDEC: A BIOGRAFIA" trata, em suma, das batalhas que Allan Kardec travara ao dar início a uma nova doutrina. Uma vez que tal feito acarretou no surgimento de diversos antagonistas, ávidos a desmentir e ridicularizar a ele e suas obras.

Volnei 02/12/2019

Kardec
O autor aqui nos apresenta uma riquíssima obra sobre a biografia de Kardec, o codificador da doutrina dos espíritos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Thiago Toscano Ferrari 01/07/2019

Importante enfoque de um não espírita
O livro poderia ter ido além, bem como a identidade do espírito de verdade, tão comentada nos dias atuais, mas pelo contexto de uma narrativa de uma não espírita, confesso que foi boa a leitura! Recomendo!
Fernanda1943 08/02/2020minha estante
Mas o espírito da verdade nunca se identificou segundo o que entendi lendo o livro.

Thiago Toscano Ferrari 08/02/2020minha estante
Mas na codificação conseguimos a identidade dele. O Marcel poderia ter explorado isso!

Filino 29/06/2019

Bom, mas poderia ser muito melhor
A vida e a obra do codificador da doutrina espírita é exposta nesse livro de Marcel Souto Maior, autor que já se debruçara sobre o espiritismo antes (como a vida de Chico Xavier, por exemplo). Desta vez, não foi sem uma ponta de decepção que li essa obra. A pesquisa, a se julgar pela bibliografia e mesmo pelas informações que são transmitidas ao leitor, foi intensa. Mas o desenvolvimento do livro parece não fazer jus ao trabalho do pesquisador: os capítulos, bastante curtos, conferem agilidade à leitura, e o próprio autor demonstra um bom domínio narrativo. Mas essa estrutura parece não funcionar direito; a obra assemelha-se a uma coleção de episódios, que ainda guardando relações entre si, deixam a leitura um tanto fragmentada e, por vezes, soando um pouco superficial (registre-se: mesmo com todo o trabalho de pesquisa do autor).

É daquelas obras que a gente julga que poderia ser melhor. De qualquer modo, vale para conhecer um pouco mais da vida, da obra e das batalhas enfrentadas pelo dr. Rivail (Allan Kardec), crendo-se ou não naquilo que ele escreveu. Passagens como a fogueira dos livros na Espanha, farsantes, detratores do novo pensamento e casos curiosos cumulam-se nessa obra.

Ariádna Assis 17/06/2019

A vida do Codificador
Analisar a trajetória de Kardec é sempre uma oportunidade de renovar a esperança e de compreender a grandiosidade de Deus.

Esta biografia traz episódios que mostram Kardec como um homem de ciências, determinado, incansável, atento e comprometido com a verdade.

Para os que desejam compreender como nasce o Espiritismo como Doutrina, tendo como líder deste processo esta grande personalidade, o livro é uma excelente escolha, até mesmo porque traz um estilo literário leve, despretensioso, que tornará a leitura fluida e prazerosa.

1 | 2 | 3 | 4