Kardec

Kardec Marcel Souto Maior

Resenhas - Kardec

1 | 2 | 3 | 4

Albuquerque 30/12/2013

O livro me decepcionou um pouco. Percebi uma visão negativa sobre o espiritismo na obra, além da falta da infância e adolescência de Kardec, que só passa a ser descrito na juventude tardia (já professor e contador). 70% dele mostra casos de charlatanismo e a repercussão na Revista Espírita de Kardec. Esse é um resumo básico do livro: Kardec fica sabendo sobre os casos das "Mesas Girantes". Investiga. Fica convencido de que os responsáveis são espíritos. Aí começa a fórmula: um caso de charlatanismo e logo após a defesa feita por Kardec. Claro que há pontos positivos, encontramos muita coisa sobre a História da Doutrina em seus primórdios. Mas a visão do autor tende ao negativo, inclusive com vários comentários sarcásticos ao longo do texto.

Acho que valeu a leitura, mas o livro poderia conter mais sobre a repercussão positiva, também. Afinal, não foi só com polêmicas que o espiritismo cresceu.
Maraysa 06/08/2014minha estante
Ganhei o livro e logo comecei a perceber que não era como eu imaginava. Estou lendo e acho que chegarei às mesmas conclusões que você. Uma pena. O livro prometia ser bem melhor, né?!

Lu 12/08/2014minha estante
Eu gostaria de ler esse livro, mas depois da sua resenha desanimei. Pensamos muito parecido e fiquei com a certeza que não vou curtir.

Albuquerque 06/11/2014minha estante
Pois é, eu acho mesmo que o autor perdeu a mão e não conseguiu se manter neutro. Ficou nítida a ideia contrária à doutrina espírita. Ele tem todo o direito de não concordar, mas a esmagadora maioria das pessoas que compraram o livro, acredito eu, são espíritas, e esperavam uma abordagem um pouco menos tendenciosa do autor.

Thiago Toscano Ferrari 01/07/2019

Importante enfoque de um não espírita
O livro poderia ter ido além, bem como a identidade do espírito de verdade, tão comentada nos dias atuais, mas pelo contexto de uma narrativa de uma não espírita, confesso que foi boa a leitura! Recomendo!
Fernanda1943 08/02/2020minha estante
Mas o espírito da verdade nunca se identificou segundo o que entendi lendo o livro.

Thiago Toscano Ferrari 08/02/2020minha estante
Mas na codificação conseguimos a identidade dele. O Marcel poderia ter explorado isso!

Luciana 08/01/2015

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei."
Marcel Souto Maior, autor de "As Sete Vidas de Chico Xavier" traz nesse livro a biografia do líder da doutrina espírita Allan Kardec.
Hippolyte Leon Denizard Rivail, professor, francês, escritor de livros didáticos, casado e sem filhos. Cético. Mais tarde Allan Kardec, e foi aos 53 anos quando mudou de nome para dar voz aos espíritos, seguindo seu guia espiritual.
De Cético a propagador da Doutrina Espírita, Kardec (Antes professor Rivail) Começa a investigar os fenômenos das mesas girantes ocorridos a princípio na França do século XIX. Uma batida letra A, duas batidas letra B e assim sucessivamente até formar frases e tetos inteiros assinados por mortos ilustres como Victor Hugo, e anônimos.
Depois de por a prova o invisível testemunhando mesas girantes, batidas em parede, psicografia e outros fenômenos sem explicações Kardec se tornou propagador do Espiritismo e líder da Doutrina Espírita, auxiliado por espíritos e ajudantes e por sua fiel esposa, ele propagou a doutrina até a sua morte.
Foi acusado de charlatanismo, de ser obra do diabo pela Igreja ele se manteve até o fim. Enfrentou difamações, críticas e acusações.
Criou a revista espírita, onde explicava, ensinava e rebatia as críticas e acusações.
O livro mostra também a criação do "O Livro dos Espíritos" um livro de perguntas e resposta feitas ao invisível, aos espíritos. Livro que sofreu duras críticas e censura por parte da Igreja. Livros que foram coletados e queimados em praça pública em um ato de dura censura a quem ousasse ler, comprar a obra. Ato que alavancou ainda mais a Doutrina, trazendo mais adeptos do mundo todo e aumentando as vendas dos livros lançados.
Kardec a Biografia conta como tudo começou. E ao contrário do que li em outras resenhas, não vejo de forma alguma o espiritismo sendo retratado de forma negativa. Mas sim a verdade de como era no século XIX, como era visto e como Kardec foi forte e lutou até o fim.

Sou uma imensa fã desse livro. Falando o mais pessoal possível, digo que ele me ajudou na minha caminhada em busca do espiritismo. Tudo tem um porque, tudo tem sua hora, nada é por acaso. Ele me conforta, me ensina e ajuda na minha caminhada.

O que eu aprendi?
Fazei o bem a quem te faz o mal. Que a morte não existe.. E que fora da caridade não há salvação.

"Eis como entendo a caridade cristã. Compreendo uma religião que nos prescreve que retribuamos o mal com o bem e, com mais forte razão, que retribuamos o bem com o bem. Nunca, entretanto, compreenderia a que nos prescrevesse que paguemos o mal com o mal. _ Allan Kardec"
Nati 09/01/2015minha estante
Gostei muito da sua resenha, tenho muito parente espírita e me interessei uito por ler esse livro.

Luciana 09/01/2015minha estante
Oi flor! Muito obrigada!! É um livro muito muito muito bom mesmo. Espero que goste e volte aqui para me contar sua opinião. Beijos

Ana Araujo 10/01/2014

Não é bem uma biografia de Kardec
Sou espírita e fiquei bem interessada com a proposta do livro, uma biografia de Allan Kardec. Entretanto, ao longo do texto percebi que o livro descreve mais a história do espiritismo a partir dos esforços de Kardec do que realmente a história da vida dele. Mesmo assim é interessante, mas como são muitos fragmentos de relatos e acontecimentos da época, às vezes fica muito disperso.
Hester1 01/10/2015minha estante
Estava afim de comprar. Desisti!

KatiaMaba 24/04/2014

Fora da caridade não há salvação.
Em minha opinião o resultado da pesquisa bibliográfica feita pelo Miguel para fins de elaboração da obra “Kardec - A Biografia”, representa o registro de vida de um ser humano persistente, firme em sua fé em Deus, leal a sua linha de pensamento através de inúmeras confirmações da vida após a morte. Apesar do gasto de energia vital em responder as provocações e acusações das mentes contrárias a Filosofia Espírita, Allan Kardec sempre procurou combater o mal com ações no bem.
Conheça através do vídeo Youtube Marcel Souto Maior fala sobre o lançamento de 'Kardec - A Biografia parte da trajetória da pesquisa realizada por Miguel na elaboração de mais uma obra.

Perfil do escritor: Miguel se autodeclara ateu, mas, tem se notabilizado pelos livros acerca do Espiritismo e do médium Chico Xavier, títulos: As Vidas de Chico Xavier e Por trás do véu de Ísis.

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/
Maraysa 18/11/2014minha estante
Miguel? Acho que você se confundiu com o nome do Marcel.
No mais, gostei da sua resenha, bem bacana!

José Henrique 09/01/2014

Mostrou-se como Kardec, pensou como Rivail
Para quem estuda o Espiritismo em todas as suas vertentes, este livro é muito esclarecedor em termos de material histórico sobre a Doutrina em si e todas as suas nuances ao tentar se estabelecer no mundo como uma nova ciência até a morte do professor Rivail, dando-nos uma ideia de sua dificuldade para se estabelecer, alcançando uma marca deveras alta de adeptos em menos de dez anos.

Entretanto, o ponto central para a leitura deste livro é a afirmação da fé na eternidade da alma, através dos olhos de um cético racionalista. Quem possui esta perspectiva se identificará imediatamente com Kardec nesta análise biográfica. A minha fé foi muito mais fomentada com este livro, não pelo que cerne nas mensagens dos auto-intiulados espíritos ou gênios, mas no método de pesquisa altamente "insuportável" a que ele submetia as experiências e pessoas envolvidas, às vezes buscando comprovar mais de cinco vezes a mesma informação do suposto mundo espiritual.

Devo afirmar aqui: Kardec morreu cético, pois o ceticismo em seu sentido pleno não beira a incredulidade, mas é o simples esforço pelo discernimento, ou seja, avaliar os fatos de acordo com a lógica humana íntima (buscando não deixar-se influenciar por valores morais impostos) e a racionalidade.

O livro tendo sido redigido nas mãos de outro cético, Couto Maior, usando de sua leve ironia em diversos pontos do livro para interpretar o comportamento do "Codificador" é algo que aprimora mais ainda a sensatez ao pesquisar sobre a Doutrina.

Recomendo este livro mesmo antes do "best-seller" (MAIOR, Marcel Souto) Livro dos Espíritos.

Kelly 10/01/2014

Leitura importante.
Para quem quer saber mais sobre como nasceu a Doutrina e os obstáculos enfrentados por Kardec,esse é um excelente livro.

Antonio Curi 04/02/2014

Superficial e incompleta
Como primeiro contato com o biógrafo Marcel Souto Maior, torna-se difícil não classificar a publicação como preguiçosa. Estendendo-se ao longo de injustificáveis 360 páginas, o conteúdo aqui trazido poderia ser facilmente apresentado na metade disso. Fontes grandes e espaçamentos muitas vezes triplos, com capítulos curtíssimos de no máximo 5 páginas, passam a sensação de uma tentativa de inchar pela formatação a clara falta de conteúdo.
Injustificável também é a decisão de focar a narrativa no período que abrange apenas os últimos 20 anos da vida do biografado. Pode-se alegar que esse é o período que faz jus ao título do livro, quando o então professor Hippolyte Léon Denizard Rivail torna-se Allan Kardec. Porém, assumindo essa linha de apresentação, compromete-se de maneira irremediável a compreensão do homem por trás da celebridade, seja sua infância ou mesmo as experiências pregressas que viriam a moldar seu caráter no preparo dos desafios vindouros.
Definitivamente aqueles que buscam uma visão completista do codificador do Espiritismo devem recorrer a outras fontes.

Felipe B. Cruz 05/02/2014

Uma obra popular com poucas informações inéditas
Apesar de ter sido lançado em novembro de 2013, somente neste mês que eu tive a oportunidade de ler "Kardec - A Biografia", de autoria do jornalista Marcel Souto Maior. Ele também é autor da biografia "As Vidas de Chico Xavier". Porém, se no livro sobre o médium brasileiro o jornalista apresentou informações inéditas sobre o biografado, em "Kardec", a impressão é de que se trata de uma obra simples, feita para ser lida rapidamente e por pessoas que não estão acostumadas com biografias. É quase como um livro didático.

Segundo o autor, as negociações para levar a biografia de Hyppolyte León Denizard Rivail, nome de batismo de Allan Kardec, para o cinema já estão em andamento. E, se levarmos em consideração o sucesso que foi a adaptação de "As Vidas de Chico Xavier" para as telonas, podemos esperar o mesmo com a história do codificador do espiritismo. Aliás, nas listas dos mais vendidos, "Kardec" já figura entre os primeiros. Ou seja, é inegável que a obra é um sucesso editorial.

De volta ao livro, ele foi dividido em pequenos capítulos de no máximo dez páginas cada (quase sempre menos) que explicam muito rapidamente a vida de Hyppolyte. Para quem não conhece absolutamente nada sobre a vida de Kardec, o livro é uma boa maneira de começar a conhecer. Mas, nem de longe pode ser considerada a biografia definitiva do espírita (e eu também acho que essa nem era a intenção de Marcel). Se o leitor for um espírita praticante, estudante da doutrina, certamente o livro será lido de forma enfadonha e se trazer nenhuma informação inédita, pois a biografia básica do Kardec é estudada em todos os centros espíritas do Brasil.

Capa do livroAliás, eu acho que esse é o principal defeito da obra: a falta de informações inéditas. É muito mais difícil (não é impossível, é claro) para um autor estrangeiro biografar uma personalidade que viveu sua vida inteira em outro país (no caso, a França), ainda mais no século 19. Além disso, a maioria dos registros originais de Kardec se perderam. Para contornar o problema, Marcel foi buscar informações nos escritos de Kardec feitos na "Revista Espírita", que o codificador editou por anos. A revista serviu como palanque para Kardec se defender de ataques dos desafetos da doutrina e também para comentar os fenômenos espíritas que ocorriam em todo o mundo. Os textos originais dessas revistas, aliás, estão disponíveis gratuitamente em diversos sites espíritas brasileiros, e em português.

Senti falta na obra de informações sobre em que circunstâncias foram escritos os principais livros do espiritismo, como "O Evangelho Segundo o Espiritismo" ou "O Livro dos Médiuns". A biografia cita o momento em que essas obras foram feitas, porém sem entrar em detalhes. Faltou também contar um pouco mais da história de Kardec antes de ele se tornar Kardec. Ou seja, do período em que ele era apenas o professor Hyppolyte.

A conclusão é de que se trata de um livro simples feito para ser lido por pessoas que não costumam ler obras mais densas. Ou seja, um livro para as massas. Uma obra popular. Não quero ser leviano em afirmar que o livro foi escrito apenas para se aproveitar das excelentes vendas que todas as obras espíritas têm no Brasil. Mas, comparado com a biografia de Chico Xavier, escrita também por Marcel, "Kardec" não parece ter a mesma profundidade e informações que seu antecessor.

Marcelo 20/02/2014

Muito bom !!
Mesmo sem ser um livro espirita, conta um pouco do que é ser espirita ... Adorei !!!

Tati 10/03/2014

O livro é bacana, mas na realidade não se trata de uma biografia de Allan Kardec e sim da história do Espiritismo. Como sou simpatizante - e muito - da doutrina espírita, foi muito bom ler, mas acredito que alguns, que esperam ler a história da vida de Allan Kardec,podem vir a se decepcionar.

"O que é preciso para praticar a caridade benevolente? Amar ao próximo como a si mesmo (...) Abjurar todo o sentimento de ódio, rancor, inveja, ciúme, vingança, numa palavra, todo o desejo de prejudicar."

Gláucia 25/03/2014

Kardec - Marcel Souto Maior
Como o autor não é filiado ao espiritismo ou a qualquer outra religião formal, procurou escrever com um certo distanciamento e apenas narrar os fatos pesquisados. Assim, esse livro será lido, inevitavelmente de duas formas: por aqueles que não creem na doutrina e pelos que creem. Esses últimos encontrarão em seu íntimo e dentro de seu conhecimento, explicação para os pontos assinalados pelo autor como duvidosos ou polêmicos.
O livro é muito bom para se conhecer como surgiu a doutrina e como ocorreu a compilação dessa obra tão importante, o pentateuco kardecista.

Pedro 15/04/2024

Muito bom! Mostra um pouco de como foi desafiante a construção dessa doutrina tão edificante que é o Espiritismo. Bom livro para pessoas que não conhecem muito a doutrina e possuem curiosidade em saber como ela surgiu.

Barbara 21/04/2014

Para iniciar na doutrina espírita
É um livro que recomendo para quem está começando no espiritismo, ou que já é praticante e tem um conhecimento raso da vida desse homem que contribuiu tanto para a doutrina.
O livro é bem escrito, as vezes fica um pouco massante pq ele se apega muito a um viés da vida de Kardec que seria as dificuldades por ele encontrada para divulgar o espiritismo, mas nada que comprometa o prazer da leitura.

Daniel 08/06/2014

A história do espiritismo e de Kardec. Sem utopias.
Pra quem quer ler sobre o nascimento do espiritismo como REALMENTE foi, vale a leitura.

Eu, sinceramente, não entendo quem acha que, em pleno seculo XIX, numa França católica, as pessoas aceitariam de braços abertos o espiritismo. Não faz o menor sentido! O espiritismo precisava de método científico, de provas, de raciocínio lógico para nascer. E isso foi dado por Kardec durante a criação da doutrina. Ele mesmo ensinou a duvidar até que se provasse. O espiritismo, por não se forçar como única corrente filosófica, sempre dependeu do bom senso dos que o estudam e o praticam para crescer. Acho que todo praticante de espiritismo deveria entender isso.

Li numa resenha: "O livro é sobre a história do espiritismo, não sobre Kardec". E não é a mesma coisa? O professor Rivail "deixa de existir" para dar espaço à Allan Kardec. O que Kardec fez em vida? Trabalhou pra erguer uma doutrina, uma revista, defender a doutrina das injustiças e calúnias e conquistar milhões, MILHÕES, de adeptos à sua causa. Isso tudo em 15 anos apenas. Quando ia parar de trabalhar para ficar ao lado da esposa, foi chamado de volta ao mundo espiritual. De resto, "só" trabalhou.

Outro aspecto que li em outras resenhas: a infância de Kardec. De que isso importa para a doutrina? Primeiramente, Kardec nasceu junto com a doutrina espírita. Logo, não teve infância. Quanto à do professor Rivail, o livro deixa claro que sua vida, desde a infância, foi de muito estudo, com Pestalozzi. De resto, o que importa? Saber se ele jogava bolinha de gude?

Outros dizem que são histórias já conhecidas. Sim, são algumas, outras não. Se verificarem na bibliografia, verão vários livros utilizados e trabalhados pela imensa maioria dos centros espíritas. Mas a obra teve sim fatos inéditos, ou ao menos com mais detalhes. Pelo menos pra mim.

E sobre sua sua reencarnação? De que importa. O melhor presente foi o que ele deixou: uma doutrina sólida, com princípios e métodos confiáveis. O resto é o resto.

Marcel Souto Maior mais uma vez fez um excelente trabalho organizando todos esses fatos numa obra tão completa como essa. Está de parabéns!

1 | 2 | 3 | 4