A assinatura de todas as coisas

A assinatura de todas as coisas Elizabeth Gilbert

Resenhas - A Assinatura de Todas as Coisas

1 | 2 | 3 | 4

Erica.Silva 11/09/2021

Uma obra de apreciação
Não é um livro de rápida digestão ou rápida leitura. Os melhores acontecimentos estão na simplicidade dos fatos, o que torna a escrita da autora muito detalhista (até demais, rs) e cheia de sentimentos.

Julia.Dani 21/05/2021

A Assinatura de Todas as Coisas
Para mim, o mais interessante sobre este livro é o histórico sobre a ciência botânica, a história da personagem é boa, e acaba surpreendendo bastante, mas algumas partes são desnecessárias! Um romance que foge ao clichê, ao longo do livro eu pensei que a autora ia caminhar para o embate ciência x religião, mas ela não faz isso, a personagem mantém as suas crenças bem separadas da sua pesquisa e eu achei isso muito bom!

Flávio 17/05/2021

Fooi lindo sem medidas
Eu demorei bastante para terminar essa leitura, mas com uma história tão grande e rica em detalhes, também não vejo outra forma, em alguns momentos foi uma leitura de uma vagarosidade que só, mas ainda sim é aquela coisa nostálgica e gostosa sabe.
Eu acho que esse livro é muito do momento, de ler de boa e simplesmente apreciar, sem tentar correr com a história, só seguir o fluxo.
E que fluxo que foi longe.
Eu não imaginava que gostaria tanto, mas gostei pra caramba, acho incrível a forma que a autora conduziu e explorou os personagens, ela conseguiu permear tudo com um toque tão lindo, e com um pouco de comédia, drama, romance.
Teve literalmente de tudo, ahhh é tão lindo! É aquele livro que te deixa com um sorrisinho na cara só de lembrar, te conquista e te faz de gato e sapato, que só de imaginar traz aquele calorsinho no peito hahahaha
Foi uma novela maravilhosaaa sinceramente!

Cân 14/02/2021

Algo além da razão?
Vários períodos na vida dos personagens são descritos no livro. Essas informações são importantes para entender a visão de mundo que Alma (a personagem central) adquire ao longo de sua vida. Confrontada com novos pensamentos e ideais, ela se vê sem respostas e com dúvidas a respeito do
que acreditava até então. A ciência (e seus fatos) não consegue explicar tudo o que ela viveu até ali, já na idade adulta. Será que, além do que conseguimos explicar e provar, não existe algo maior, uma energia, um criador... Livro que faz refletir sobre a vida, em seu conceito mais amplo.

Hada 05/01/2021

O tipo de livro que você precisa de meses para digerir
Geralmente me afasto de livros de época por causa da raiva que certos costumes me provocam, mas esse, que me ganhou pela premissa da botânica, me provocou uma raiva boa, assim como gargalhadas, lágrimas, reflexões que precisei levar para a terapia, e assim vai. Alma é uma das minhas personagens favoritas da literatura, uma mulher tão inteligente mas que ao mesmo tempo não sabe nada - como todos nós. Me apeguei a todos os personagens e tive a honra de ler algumas das cenas mais bonitas, que contei para meus amigos como se tivessem acontecido comigo.

Elizabeth acertou tanto nessa história, deu para sentir a satisfação dela por meio das palavras. Recomendo demais!

Claudia 15/11/2020

"Vou lhe dizer por que temos essas mentes e almas incríveis. ....Nós as temos porque existe uma inteligência suprema no universo que deseja uma comunhão conosco...."

@prislandya 15/10/2020

Encantador
Esse livro me encanta pois fala muito sobre botânica cheio de detalhes, nessa história temos romance, trama, mistério e um conhecimento em botânica que te deixa com vontade fazer experiências com musgos, plantas. Sei que tem um segundo livro onde se chama "A marca de todas as coisas' porém só achei em sites internacionais o que é uma pena pois gostaria muito de ler.
Insta: @prislandya me segue lá!

site: https://www.instagram.com/p/CCn69jjD_yx/

Lai Rocha 10/07/2020

Não sei como dizer o quanto esse livro é bom
Faz dias que venho pensando em como escrever essa resenha e ainda não me sinto capaz (risos). O que posso afirmar é que esse livro me mudou profundamente, mas fez isso de uma forma muito sutil, com quem ensina pelo exemplo, nos faz rever nossas atitudes e pensamentos. Esse é um livro absurdamente difícil de indicar, não tem grandes pontos, não tem uma grande história nem um contexto majestoso, mas é maravilhoso! Ele vai te conquistando aos poucos e no final você apenas o ama. Eu realmente não consigo me expressar ao falar desse livro kkk
Saulo.Bicalho 12/07/2020minha estante
Ei Claudia, tudo bem? Que legal sua resenha, me interessei pela leitura! Ainda não li nada dela, agora imagino por onde começar. Um abraço

Lai Rocha 12/07/2020minha estante
Vale muito apena a leitura, apesar de ser um pouco arrastada.

Vanessa 25/06/2020

Uma leitura adorável mas com final a desejar
A leitura em si foi muito prazerosa. Me identifiquei com Alma em muitos momentos. Torci por ela, uma leitura que realmente prendeu minha atenção, aprendi muito. No entanto, o final do livro foi um pouco decepcionante. Acho que a autora podia ter terminado em uma das mesas giratórias, com um beijo em Ambrose no além túmulo mesmo. Enfim, minha humilde opinião, que pedirei para a autora. Hahahahaha! No mais, amei, mesmo! Exceto por esse fim, eu compraria e leria outros livros da autora com toda certeza.

Flavi 04/05/2020

Poderia ter menos 200 páginas
Do ponto de vista científico é muito interessante. A autora foi primorosa em sua pesquisa para compor o livro. Porém, o enredo em si é totalmente sem sentido. A história é prolixa, e não acho que tenha sido bem conduzida.

Sandra 18/12/2019

Dezembro 2019 abandonei ruim
Comprei o livro por causa da autora, mas que decepção. Começa bem mas depois ê muito cansativo. Nao acabei de ler, desisti na parte tres. Nso revomendo

Carioca_cult 05/02/2019

Interessante mas cansativo
A Assinatura de Todas as Coisas de Elizabeth Gilbert (513 páginas).
Sinopse: Alma Whittaker nasceu na virada dos anos 1800, nos Estados Unidos, filha de um ambicioso botânico que construiu por conta própria uma das maiores fortunas da Filadélfia. Curiosa desde criança, e instruída com rigor pela mãe holandesa, ela aos poucos abraça a mesma devoção do pai e, sozinha, se dedica ao estudo das ciências naturais. Mas algo falta em sua vida. Desiludida no amor, reservada e solitária, Alma conhece um jovem sonhador, exímio desenhista de orquídeas que, assim como ela, é fascinado pelo mundo ao seu redor. Esse é o início de uma intricada e trágica relação, que a levará até os confins da Terra para descobrir não apenas algo sobre ele, mas sobre sua própria natureza.
Opinião: Apesar de nunca ter lido do livro mais famoso da autora (Comer, Rezar, Amar, que também virou filme) me interessei por ler "A Assinatura". Trata-se de um livro triste. A personagem principal é muito solitária, reclusa e não recebeu muito amor dos pais.
O que mais me impressionou no livro foram os ricos detalhes sobre botânica que a personagem principal estuda (em uma época na qual não era comum mulheres estudarem), sempre tentando entender a natureza das plantas e a sua própria. Esta paixão da personagem pela botânica veio de seu pai Henry, que rodou todo o mundo á procura de plantas exóticas para o seu jardim.
Confesso que gostei bastante do início do livro mas depois ele ficou cansativo. De qualquer forma, gostei de ter lido.

Vivi.Montarde 13/09/2018

Cansativo
A impressão que eu tenho é que esse livro poderia ser resumido pela metade. E ainda assim ficaria aquém do esperado. Muitas páginas desnecessárias, que não acrescentaram muita coisa e só serviram para deixar a leitura arrastada e cansativa.

O início é interessante e promissor, mas depois a história se torna muito chata.

Uma pena porque havia gostado muito de dois outros livros dessa autora: Comer, rezar e amar e Comprometida. Portanto, esperava que também fosse gostar desse, o que infelizmente não ocorreu.

Sinto que faltou dinamismo no enredo, não há grandes acontecimentos e a leitura ficou bem monótona. Em algumas partes achei tudo muito estranho e pensava: da onde a autora tirou isso?

A mensagem que o livro passa nem foi grande coisa também, porque há livros cansativos mas que nos passam uma mensagem legal para refletir.

Enfim, a história toda não compensa essas quase 600 páginas. Tive vontade de abandonar a leitura várias vezes, mas como me recuso a fazer isso com qualquer livro eu insisti. Porém vontade não faltou rsrs
Charlene.Roncolatt 13/09/2018minha estante
Você também leu muitos livros top esse ano, isso ajuda!

Vivi.Montarde 13/09/2018minha estante
O padrão vai subindo né Chay rsrs
Mas mesmo assim, o livro é muito fraco mesmo.

Mila.Mesquita 14/09/2018minha estante
Caramba...

Antonio.Torres 25/07/2018

Para quem gosta de botânica
é bem interessante e bem escrito. O universo da botânica é sempre presente, musgos, líquens, etc. a trama dramática meio estranha mas caminha bem ao lado da naturalista.

Anna Bonniee 08/12/2017

Horrivel!
O inicio da história começou bem, contando sobre a vida do pai de Alma. E que vida interessante esse homem teve. Mas a personagem central, Alma é chata, sem graça e frívola, e acaba conhecendo um cara exatamente assim; Juntos eles sonham em ser uma planta. Quando cheguei nessa parte PAREI!!!!!! Estava ruim, mas fui aguentando, até que essa parte foi a gota d'agua.
Natche 31/12/2017minha estante
Parei aí também. :|