A assinatura de todas as coisas

A assinatura de todas as coisas Elizabeth Gilbert

Resenhas - A Assinatura de Todas as Coisas

1 | 2 | 3 | 4

Gabi Rezende 02/10/2017

Simplesmente lindo!
Eu já havia lido o livro Comer Rezar Amar, e me tornei fã da autora. Definitivamente, na época em que li esse livro dela minha vida mudou. E com A assinatura de todas as coisas não foi diferente. Com ele, me senti fortalecida e motivada a realizar meus sonhos sem medo ou inseguranças. Ao longo do livro, acompanhamos a história de vida de Alma Whittaker que é uma mulher inspiradora e cativante. Além disso, Elizabeth nos presenteia contando um pouco da vida de cada personagem, o que deixa a leitura gostosa e rica em superações, de detalhes e históricas tocantes! Com certeza, levarei esse livro para sempre comigo!! Obrigada, novamente, Elizabeth por me fazer sentir firme e forte quando eu precisei! Amei o livro, amei a experiência e recomendo a todos!!

Marcia 27/09/2017

Minha opinião sobre o livro
Leitura concluída : A assinatura de todas as coisas, de Elizabeth Gilbert , também autora de “Comer, rezar, amar”
Como gostei muito do livro Comer, rezar e amar, achei que gostaria desse outro livro dela. E acertei!
Na minha opinião, alguns pontos não precisariam ser colocados, achei desnecessários , mas tirando esses pontos, o livro é muito bom.
Pontos que achei muito válidos que a escritora colocou na história:
* Noções de Botânica
* Entender e respeitar o jeito de ser de cada pessoa, levando muito em consideração sua descendência.
* Afastamento entre ciência e religião
* Analisar nossas decisões e ponderar o quanto afetarão outras pessoas. Todas nossas decisões afeta alguem, de uma forma ou de outra
*Conheci o Haiti, suas peculiaridades, costumes, crenças, geografia..
* Conheci navios cargueiros, onde "viajei" com a tripulação enfrentando tormentas, doenças, alegrias e muitas surpresas.
* Conheci um pouco mais de Darwin, sim Charles Darwin apareceu na narrativa e muito bem contado. Excelente a escritora ter colocado sua teoria no livro,
* Mesmer, e a teoria do magnetismo também foi mencionado,
*... e claro: temos um capítulo sobre teoria da A assinatura de todas as coisas=) estudiosos descartam a criação do mundo com um simples acaso e analisam códigos genéticos como uma espécie de 'assinatura de Deus'.
Gostei muito do livro exceto alguns pontos que com certeza a escritora não precisava colocar ,como a vida íntima da personagem principal. Foi desnecessário quando tantos pontos interessantes foram narrados.
Do mais , o livro traz muitos assuntos interessantes. Valeu!!

cris.leal 07/07/2017

Um pouco cansativo...
Em uma entrevista, a escritora Elizabeth Gilbert disse que nos últimos anos se tornou uma apaixonada por jardinagem e por isso resolveu escrever um romance que abordasse a temática plantas. Pesquisou e concluiu que poderia escrever sobre a exploração e o comércio botânico que ocorreu no século XIX. Descobriu uma lista de incríveis botânicas mulheres. A botânica era a única ciência na qual as mulheres eram aceitas no século XIX, porque era considerada algo feminino. Elizabeth sentiu que tinha de escrever sobre uma botânica mulher e assim nasceu o romance "A Assinatura de todas as Coisas".

O livro conta a história de Alma Whittaker, uma mulher nascida no início do século XIX, na Filadélfia, e que dedicou a vida à botânica, dando ênfase ao estudo dos musgos. Uma mulher à frente do seu tempo, determinada, curiosa, inteligente, apaixonada por seu trabalho, desiludida no amor e muito solitária

Primorosamente pesquisado (três anos de estudos, segundo a escritora) e apresentando uma personagem principal bastante crível, o livro passeia pelo mundo: Londres, Filadélfia, Peru, Taiti, Amsterdã e ao longo do caminho vai apresentando diferentes culturas e personagens: missionários, abolicionistas, aventureiros, astrônomos, capitães do mar, sonhadores, gênios e loucos.

Confesso que esta leitura me cansou um pouco, não pela história em si (amei a protagonista!), mas pelos excessos de informações, de explicações técnicas, de nomes científicos de plantas, etc. Por isso demorei para concluir o livro. Muito diferente de "Comer, Rezar, Amar" da mesma autora, que li num piscar de olhos.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/01/eu-li-assinatura-de-todas-as-coisas.html
Aracele 24/04/2021minha estante
Estou tentando empurrar este livro goela abaixo. Muito cansativo.

cris.leal 25/04/2021minha estante
Entendo bem o q vc está passando.?

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario A assinatura de todas as coisas
" Existe um limite de tempo para manter seus entusiasmos trancafiados no coração antes de almejar dividi-los com uma alma afim, e Alma estava várias décadas atrasada na divisão de pensamentos."
Que livro fantástico! Que riqueza de questionamentos, que reflexão sobre a existência e o comportamento humano. A narrativa conta a história de vida de Alma Whittaker desde seu nascimento até os 83 anos. Uma mulher que apesar da rígida criação e educação ( aos 9 anos ela já dominava 5 idiomas: inglês, francês, holandês, grego e latim), apesar da frieza e senso de praticidade e ceticismo com que fora ensinada a lidar com os fatos, é uma pessoa afetuosa, amável e sonhadora. Seu pai, o homem mais bem sucedido da América, exímio botânico e empreendedor, transmitiu seu talento e conhecimento a Alma, que se torna uma botânica e cientista muito bem sucedida. Alma tem uma única amiga na vida, a irreverente Retta Snow, uma irmã adotiva Prudence, com a qual possui um relacionamento cordial sem intimidade alguma, pela seriedade da outra, uma paixão platônica pelo Sr. George Hawkes, um casamento que tinha tudo para dar certo mas que se fadou ao fracasso (motivo surpreendente), uma governanta que fora sua babá e alicerce por toda uma vida. Teve que enterrar muita gente. Teve coragem para partir sozinha em uma viagem de barco com meses de duração para o Taiti, em busca de respostas... E um dos pontos altos do livro: Alma escreve um documento onde expõe suas ideias sobre a teoria evolutiva e a origem das espécies que algum tempo depois acaba sendo provada e publicada por ninguém menos que Charles Darwin! Uma vida toda dedicada ao estudo recompensada pela certeza de que estava certa! Uma história fascinante sobre toda a complexidade da existência humana, os mistérios que permeiam a mente , sobre auto conhecimento, sobre superar-se, sobre tudo que faz parte da vida! Mais que perfeito, super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/zlsN5RGv3G/?taken-by=pomarliterario

Glétsia 29/01/2017

Primeiro livro que leio de Elizabeth Gilbert que não é em primeira pessoa e ela não me decepcionou. Como sempre uma leitura prazerosa. Uma história que causou boas reflexões. Elizabeth continua a falar sobre as agruras da vida e os mistérios nela envoltos. Sou suspeita em falar da autora porque sou super fã dela.

Roberta 11/09/2016

A personagem principal é interessantíssima. É raro termos uma que é feia. Vale a leitura por explorar diversas personagens femininas e suas lutas. Emocionante.

Andréa 04/09/2016

Me surpreendeu
Demorei um pouco para engrenar a leitura deste livro, mas depois não consegui mais abandonar. Uma história de época, mas intensa e com situações e conflitos atuais. Recomendo.

Naty 09/07/2016

Não é meu tipo favorito de história, mas foi interessante conhecer a vida de Alma Whitaker, que viajou pelo mundo para descobrir o segredo de seu falecida marido.

Vanessa Vieira 26/04/2016

A Assinatura de Todas as Coisas - Elizabeth Gilbert
O livro A Assinatura de Todas as Coisas, da autora best-seller Elizabeth Gilbert, nos traz um romance histórico mesclado por desejo, ambição e amor, com uma protagonista à frente de seu tempo e sedenta por conhecimento. A autora alcançou sucesso mundial com seu livro de não-ficção "Comer, Rezar, Amar", que tratava-se de uma espécie de autobiografia e que inclusive virou filme com a Julia Roberts no papel principal e confesso que foi uma grata surpresa conhecer um romance tão soberbo e delicado de sua autoria, com uma escrita primorosa e rica em detalhes.

Alma Whittaker nasceu na virada dos anos 1800, nos Estados Unidos. Filha de um botânico conceituado e ambicioso, Henry Whittaker - que construiu sua fortuna na Filadélfia com o suor do próprio rosto -, Alma sempre foi uma criança curiosa e inquietante. Criada com rigor pela mãe Beatrix, de origem holandesa, a jovem acabou compartilhando da mesma devoção que o pai e se dedicou ao mundo das ciências naturais com afinco, principalmente no que concerne a botânica de musgos.

Porém, mesmo vindo de uma família abastada e sendo uma jovem inteligente e instigante, é visível que falta algo na vida de Alma. Solitária, reservada e desiludida no amor, Alma conhece Ambrose Pyke, um jovem desenhista de orquídeas que, assim como ela, é fascinado pelo mundo ao seu redor e todas as suas vertentes. Dá-se então início a um relacionamento intricado e trágico, que a levará até o outro lado do mundo em busca dos segredos de Ambrose e que também lhe proporcionará uma verdadeira e íntima jornada sobre sua própria natureza...

A Assinatura de Todas as Coisas se mostrou um dos trabalhos mais sublimes e primorosos de Elizabeth Gilbert. Para compor sua trama, é notável o quanto a autora mergulhou fundo no tema e trouxe com minuciosidade de detalhes um enredo envolvente e arrebatador, magistralmente trabalhado. Conhecemos a história de uma mulher determinada não só a descobrir os segredos do amor, como também do mundo que a envolve, percorrendo uma jornada que a leva dos Estados Unidos para os mares do Pacífico Sul, onde irá desvendar coisas íntimas sobre si mesma e se ver no meio de uma das maiores descobertas do século. Narrado em terceira pessoa, de forma rica e detalhada, o livro nos apresenta um leque de personagens idealistas, que vão desde a missionários, abolicionistas e sonhadores excêntricos.

"Existe um limite de tempo para manter seus entusiamos trancafiados no coração antes de almejar dividi-los com um alma afim."

O romance se inicia nos contando a história de Henry Whittaker, um jovem ambicioso e curioso, vindo de uma família humilde da Inglaterra, que se torna um dos homens mais ricos da Filadélfia no século XIX. Sua riqueza se erigiu da sua paixão pelo mundo natural e de sua busca incessante por conhecimento, características estas herdadas por sua filha Alma. Alma é uma mulher forte e impetuosa, que faz de tudo para realizar os seus intentos, tantos os mais obscuros quanto os mais simples. Sua aparência nunca foi das melhores e ela sempre foi desprezada por todos ao seu redor devido a sua ausência de beleza, enquanto sua irmã adotiva, Prudence, a possuía em toda a sua plenitude. Mesmo sendo uma espécie de "patinho feio", o pai sempre a teve em grande custo, pois venerava sua inteligência e o fato de se enxergar dia após dia na própria filha.

Alma passa por muitas descobertas e uma das que mais a marcam é acerca do amor. Não só o amor do homem pela mulher, mas o amor fraternal. O amor que faz uma pessoa arriscar a vida para salvar a outra, protelar seus sonhos em virtude de alguém e até mesmo se sacrificar pelo bem-estar de sua família e daqueles que lhe são queridos. Em meio a tantas descobertas pelo mundo científico e natural, ela busca com cada fibra de seu ser as respostas para alguém se abnegar em vista de outrem e de se sacrificar com um sorriso no rosto. Sua jornada é emocionante, árdua e repleta de surpresas, sendo um dos ápices do livro.

"Às vezes a beleza precisa de uma pitada de omissão para nascer da forma devida."

Em síntese, A Assinatura de Todas as Coisas é uma obra mágica e cativante, repleta de sentimentos, descobertas e surpresas. Mais do que um romance, se mostrou uma verdadeira jornada de autodescoberta, reflexão e intimidade. A capa é tão singela quanto o seu enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo

site: http://www.newsnessa.com/2016/04/resenha-assinatura-de-todas-as-coisas.html
Kelly 03/11/2016minha estante
undefined

Luciane 25/03/2016

Antes de comprar pense 2 vezes
Particularmente eu nunca mais quero ler nada dessa autora. A leitura é boa até as páginaa 300 e pouco, daí ela começa a dar desfechos rápidos e simplórios. A sua personagem Alma não tem o direito de ter o prazer pleno...como assim??? Acabei de ler ontem a noite fiquei decepcionada com o desfecho, com a mediocridade com que ela trata a felicidade dos seus personagens. Entendo que a época era limitante, mas elas já estavam muito a frente da sua época com as suas posições sociais. O livro é contraditório e limitante. Não compre vc terá raiva dos desfechos.

Carol 18/11/2015

Um livro cheio de altos e baixos, muito cansativo com suas descrições sobre botânica, mas com uma boa mensagem sobre a vida e suas lutas...

Patty 04/11/2015

O livro se passa boa parte na Filadélfia do século XIX, já q Alma Whittaker nasce em 1800.
Numa época onde as mulheres em geral eram educadas para serem boas esposas, mães e donas do lar, Alma foi criada para ser inteligente e amante da botânica, e tornou-se uma especialista em musgos e sua vida teve algumas reviravoltas.
Basicamente é um belo romance, bem água com açúcar com um começo q demora um pouco a deslanchar e onde algumas partes sobre botânica o torna um pouco maçante, mas mesmo assim valeu, gostei.

1 | 2 | 3 | 4