Círculo

Círculo Mats Strandberg

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

C.B. 26/09/2014

"...o Círculo é a resposta."
"Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo.Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem nos irmãos e irmãs. Não confiem em amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembre-se : o Círculo é a resposta." pág.78

Eu fiquei uns bons minutos só olhando para a tela do computador sem saber o que escrever sobre esse livro.Tem tantos detalhes e tantas descobertas que estão balanceadas durante todo o livro que eu não sei como falar sobre Círculo sem dar spoilers.

"Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos.
Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho.
Linnéa tem pai alcoólatra e é mal falada na escola.
Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar.
Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível.
Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos.
Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors."

O suicídio de Elias Malmgren no colégio choca todas as pessoas... Mas Linnéa e outras garotas sabem que não foi um simples caso de suicídio...
Durante uma noite de Lua Cheia, que é vista por algumas pessoas como Lua Vermelho-Sangue,uma "força misteriosa" comandou Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka e Anna-Karin contra suas vontades. Todas as garotas são forçadas a caminhar até um parque de diversões que foi a muito tempo abandonado e encontraram lá o zelador estranho do seu colégio, no qual se apresentou pelo nome Nicolaus.
Nicolaus conta para essas garotas que elas são as Escolhidas de uma profecia e seu papel é guia-las para seus destinos.

"Assim como irmãos não se escolhem, as Escolhidas também não se escolheram.E, assim como irmãs, elas têm que aprender a viver juntas." pág. 406

As Escolhidas tem várias diferenças entre si.
As Escolhidas terão que confiar uma nas outras.
As Escolhidas terão que aprender a controlar seus poderes sobrenaturais.
Se isso não acontecer o mal vai vencer a guerra.
E atacar o mundo todo.

Se quiser continuar lendo acesse:

site: http://entreloboseursos.blogspot.com.br

Danielle 22/08/2014

assustador e intrigante
Resenha – Mats Strandberg - O círculo
Logo que vi a capa desse livro fiquei fascinada por ela e sem saber do que se tratava a historia eu queria o livro, até que ganhei de presente de aniversário, a única coisa que sabia sobre ele era que era um livro sobre bruxas.
Ao iniciar a leitura o leitor já é apresentado a um cenário sombrio, um jovem que suicida no banheiro da escola. Duas meninas acham o corpo, uma delas inclusive é a melhor amiga do rapaz.
A trama é narrada em terceira pessoa e gira em torno de sete adolescentes que estudam na mesma escola e não têm nada mais em comum até que um dia, seis dessas meninas são atraídas a noite para o meio de uma floresta e recebem uma mensagem sobrenatural que elas são escolhidas para combater um mal muito grande, elas são bruxas.
Uns dias depois ocorre outro suicídio na escola, uma menina que sofre de transtorno alimentar se joga do telhado, ela é inclusive uma das escolhidas. As pessoas pensam em pactos de suicídio entre alunos.
A trama é cheia de mistério, as meninas terão que se unir e se preparar para o mal que terão que enfrentar e ainda descobrir o que está por trás dos supostos suicídios dos dois escolhidos, e ainda se protegerem, pois elas poderão ser atacadas por essa força maligna.
Quando comecei a ler descobri que o livro foi escrito por dois escritores e que são suecos, muitas vezes nos vemos presos somente a autores americanos, mas existem muitos autores bons em todo o mundo, gosto muito de variar e ler livros de autores de várias nacionalidades e tenho encontrado muita coisa boa.
Gostei muito da leitura, ela é de arrepiar, e também mostra o dia a dia e os problemas cotidianos dos protagonistas, abordando alguns temas como envolvimento com drogas, transtornos alimentares e bullyng.
Agora só me resta aguardar pela continuação, pois ainda preciso de algumas respostas.
Recomendo a leitura para quem gosta de ler sobre terror, suspense e bruxaria.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Vic 04/06/2014

Círculo - Mats Strandberg Sara B. Elfgren
Em Círculo, primeiro livro da série Engelsfors, nós não temos um protagonista, nem dois protagonistas, mas seis protagonistas! E elas são: Rebecka, Minoo, Anna-Karin, Vanessa, Linnéa e Ida. Todas elas são bem diferentes entre si e em um primeiro momento, as únicas coisas que têm em comum são o fato de serem todas adolescentes e estudarem na mesma escola. As coisas, no entanto, começam a mudar a partir da morte de Elias, que aparentemente se suicidara no banheiro da escola. Então, em uma noite com uma lua vermelha, as seis são atraídas até um parque abandonado e descobrem que, apesar das diferenças, elas devem se unir para... Isso mesmo! Elas devem se unir para salvar o mundo.

Eu sei que o enredo acima parece ultra mega clichê, mas se você prestar atenção, verá que Circulo é muito mais que um clichê. A começar pelo número anormalmente grande de protagonistas. Geralmente, nós não vemos mais de dois protagonistas em YA, então alguns podem achar que ter seis tornaria o livro confuso, mas não. Somente quatro delas narram a história, e todas elas têm algo que difere em suas narrações, tornando fácil saber quem está narrando, mesmo que não tenha identificação no início. Quanto as outras duas, é verdade que elas não recebem tanto destaque quanto as narradoras, mas eu acredito que seus dramas ainda serão explorados nos próximos livros.

Outra coisa é que as meninas têm problemas de verdade. E por problemas de verdade, eu me refiro a problemas reais que qualquer um poderia ter. Isso é importante, porque torna o livro algo mais do que um YA bobinho com criaturas sobrenaturais que só serve para divertir e confere algum conteúdo e desenvolvimento aos seus personagens. O problema é que, em alguns momentos do livro, o drama se tornou maçante demais e impediu a estória de evoluir. Mas tudo bem, afinal este é só o primeiro livro, e ainda há bastante tempo para que a estória corra.

No entanto, estes são os únicos aspectos mais diferentes do livro. De resto, não há nada que não tenhamos visto antes, e isso vai dos elementos de bruxaria até a ambientação em uma cidade pequena. Cidades pequenas sempre serão cidades pequenas em qualquer lugar do mundo. Se fica nos Estados Unidos ou na Suécia, não faz tanta diferença assim.

Para terminar, a narração de ambos autores é simples e rápida e eles conseguem manter bem o clima de mistério e suspense. Sobre estilo, eu não consegui perceber nenhuma diferença estilística entre os capítulos. E é claro que a Intrínseca fez um trabalho perfeito, como sempre.

Admito que este livro, apesar de ser bom, não me empolgou tanto. O que, na verdade, diz mais sobre mim do que sobre o livro em si. Ainda assim, recomendo ele a todos que quiserem ler algo sobre bruxaria e que não seja mais do mesmo.

Manu 09/04/2014

Inesperado
Achei que seria mais um livro de YA e mesmo sem deixar de ser… esse é bem envolvente e interessante! Pra que gosta do tema "bruxas", é uma boa pedida!

César L. Gomes 08/04/2014

[RESENHA] Círculo – Engelsfors #1 – Mats Strandberg & Sara B. Elfgren
A literatura sueca contemporânea é conhecida em quase todo mundo pelo grande sucesso dos seus romances do gênero Policial/Criminal. Acredito que em algum momento vocês já devem ter ouvido falar em livros como: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Stieg Larsson) ou O homem de Beijing (Henning Mankell) entre outros. Entretanto, o que muitos leitores desconhecem é que existem muitos escritores suecos que também investem seus livros em outras temáticas, especialmente voltados ao publico Infanto-Juvenil/Jovem-Adulto e dentro do gênero Fantasia Urbana. Dessa forma, o livro O Círculo (The Circle), escrito pela dupla de autores suecos Mats Strandberg e Sara B. Elfgren, publicado recentemente pela a Editora Intrínseca, é o primeiro livro de uma trilogia (trilogia Engelsfors) que tentará explorar uma história voltada ao mundo adolescente através da magia e a existência de uma terrível profecia que culminará com o fim do mundo.

O livro conta a história de seis adolescentes: Minoo, Vanessa, Linné, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Elas não são amigas, nem tão pouco próximas. As jovens Estudam no mesmo colégio e tentam viver suas tranqüilas vidas na pequena cidade de Engelsfors. Até que em um determinado dia tudo muda. As jovens são misteriosamente convocadas durante uma lua de sangue por um estranho ancião. Este as alerta dos perigos sobrenaturais que envolvem a cidade. E acaba revelando que as adolescentes são bruxas e foram escolhidas para defender a humanidade das forças maligna que ameaçam dominar o mundo. Agora elas têm que lidar com a descoberta de estranhos poderes paranormais e encontrar tempo para descobrir quem é a misteriosa pessoa que quer matar todas as eleitas.

(…) “Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo. Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs; Não confiem em seus amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta”.

Lembro-me como hoje quando vi a noticia sobre a publicação dessa série no Brasil. A sinopse era instigadora, a capa é totalmente linda e a premissa parecia ser interessante. Qualquer leitor de fantasia urbana como eu, já acostumado com os abusos da maioria dos clichês que se fazem presentes no gênero entre os escritores americanos, ficaria totalmente atraído pelo a obra. Crendo que a escrita seria algo “inovadora”, diferente daquilo que normalmente estamos acostumados. Sendo que no final não acabou sendo bem assim. Sem esquecer que, inicialmente, achei que o enredo do livro muito parecido com a série de televisão The Secret Circle.

Para inicio de conversa o livro “Círculo” aborda alguns aspectos que são bastante comuns dentro da literatura do gênero fantástico: adolescentes, seres sobrenaturais, magia e destino apocalíptico. Contudo, ao contrario dos autores americanos, a formula utilizada por Strandberg e Elfgren no fim acabou por deixar uma obra no mínimo interessante.

O primeiro livro da trilogia Engelsfors é narrado em terceira pessoa, o que faz com que tenhamos uma noção mais ampla do que está acontecendo com cada uma das seis garotas envolvidas na profecia. Os autores decidiram criar personagens mais humanas, com problemas típicos adolescentes. E independentemente de se tratar de um livro de Fantasia envolvendo bruxas e magia, os escritores decidiram abordar outros temas como: distúrbio alimentar, consumo de drogas, rebeldia, impulsividade, ciúmes, romances, ascensão social, auto-aceitação e etc.

Particularmente, de inicio achei o plot enganoso. Ele prometia uma coisa e eu acabei constando outra durante a leitura. A narrativa é meio arrastada, lenta, as coisas vão acontecendo devagar. Creio que por isso que não dei ao livro uma nota um pouco maior. Mas a atmosfera cheia de suspense e mistério consegue prender o leitor da primeira a última pagina. Durante toda a leitura os acontecimentos conseguem levar o leitor a questionar-se sobre a verdadeira identidade do assassino. Até mesmo as falsas dicas que os autores lançam conseguem – de certa forma – nos convencer. O leitor consegue perceber, mesmo que minimamente, um desenvolvimento, aprofundamento da história e problemas que envolvem as personagens. O final do livro é simplesmente surpreendente. Quando finalmente a identidade do mortal assassino é revelada, acaba sendo uma pessoa que nem sequer eu tinha cogitado ou passou despercebido durante a leitura.

Sobre as características estéticas da obra, a editora Intrínseca conservou a capa original do livro. A diagramação também está perfeita. Inicialmente, não consegui visualizar nem erro gramatical ou de revisão. Uma das poucas coisas que me incomodou foi só a coloração e a textura da pagina, eu achei um pouco áspera. Mas nada que atrapalhe a leitura.

Em suma, O Círculo é uma das aquelas obras literárias que você lê para passar o tempo. O livro é a prova que até mesmo os mais usados dos clichês pode conferir um tipo de leitura proveitosa e prazerosa. Recheado de mistério e suspense, com um enredo interessante e que tem como objetivo passar uma mensagem de aceitação e autoestima para as adolescentes. O livro O Círculo, escrito por Strandberg e Elfgren, pode ser recomendado para pessoas que queiram ler algo diferente, que gostem de livros que envolva bruxas, para leitores de fantasia urbana e que curtem autores suecos. Supostamente a trilogia – como inúmera outras – teve os seus direitos comprados para a produção de uma futura adaptação cinematográfica, sendo que até agora não saiu nenhuma informação sobre escolha de elenco, direção ou roteiro. Ressalta-se que oficialmente a trilogia já está encerrada na Suécia. E até agora não se tem noticia de quando o seu segundo volume – intitulado de The Fire (O Fogo em tradução literal) – será lançado em terras brasileiras.

Resenha publicada em:

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-circulo-engelsfors/

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Eu gosto muito de livros de bruxas e fiquei bem contente quando vi Círculo, primeiro livro da Trilogia Engelfors de Mats Strandberg e Sara B. Elfgren sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e o ponto que mais despertou meu interesse foi ser uma obra sueca, todas as obras do gênero que li eram americanas e britânicas, é bom fugir dos padrões.

Já li livros policiais suecos e sempre tenho dificuldades com os nomes dos personagens, além de demorar para saber se é um nome masculino ou feminino, eu não consigo guardar, muito menos pronunciar, mas até que em Círculo os autores foram bonzinhos, usando nomes mais simples.

A história começa com um jovem saindo da sala da diretora, após levar aquele sermão e nos corredores do colégio ele começa a ouvir vozes. Apavorado corre para esconder-se em um banheiro, porém não há fuga para aquilo que o persegue, e logo algo bem ruim acontece. Seu corpo é encontrado por sua melhor amiga e uma outra garota, fica evidente para todos que foi suicídio, tanto pelas condições em que foi encontrado, quanto por seu histórico problemático, mas nós sabemos o que aconteceu antes, vimos que naquele colégio na cidade de Engelfors, existe algo maligno e perigoso, então surge a pergunta… Quem está por trás deste crime?

Enquanto o suspense relacionado à esta morte vai tomando conta da história, uma série de fatos estranhos passa a ser parte da vida de seis garotas Linnéa, Ida, Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin, elas descobrem possuir habilidades fora do comum, como o controle da mente e a invisibilidade e têm pesadelos com acontecimentos típicos da Inquisição. Em uma noite, a lua fica vermelho-sangue e todas elas são atraídas para um velho parque abandonado, lá encontram o zelador da escola Nicolaus, tão desorientado quanto elas, mas que sabe que todos estão ali para cumprir uma profecia, ele precisa orientar a Escolhida, o problema é que ele não sabe qual delas é, assim para proteger todo mundo de uma grande perigo, este pessoal vai ter que trabalhar junto e desvendar a magia que possuem. Complicado demais, levando em conta que as meninas não gostam nenhum um pouco uma da outra.

A história é narrada em terceira pessoa, tendo como cenário a cidade de Engelsfors e mais especificamente o colégio, então podem esperar pelo clima high school em toda a narrativa, o que eu gostei muito, dificilmente histórias passadas em ambiente escolar me desagradam.

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-circulo.html

Karol 15/02/2014

Resenha para Livros Em Série.com.br
Quando recebi a sinopse do livro para ler, fiquei super interessada pelo ‘Círculo’, principalmente por ter essa coisa meio sobrenatural então, quando tive a oportunidade de resenhar não pensei duas vezes. Nas primeiras páginas cheguei a achar que talvez fosse uma história já um pouco conhecida por nós, parecida com um outro livro ai, com adolescentes especiais no colégio que até chegou a virar série mas, logo depois, percebi que não tem nada a ver. Na realidade, antes esse livro tivesse virado série, ia ser mil vezes mais emocionante.

Uma coisa tenho que dizer antes de qualquer outra, os suecos sabem escrever suspense e não medem as palavras quando querem deixar a coisa baixa e tensa. O livro é sombrio, é real, e os dois autores tem uma joia nas mãos. Ele aborda diversos temas sem aquela fantasia bonitinha que alguns livros tentam colocar. Em ‘Círculo’ você vai ler palavrões, sobre droga, sobre bullying, sexo, homossexualidade e todas as milhares de coisas que passam na mente dos adolescentes mas, que poucos autores de YA tem coragem de falar. nesse livro não existe nenhum tipo de tabu. Os personagens bebem, fazem sexo e se drogam. E tudo isso sem ter aquela abordagem crítica do assunto, sem moralismo ou qualquer coisa do tipo. Os personagens são o que são, você achando errado ou não.

Voltando à história do livro, logo depois que um suicídio ocorre no colégio, seis meninas começam a ter sonhos e sensações que não são normais. Seis?! Sim, e isso no começo do livro confunde sim um pouco a sua cabeça. Até você se familiarizar com todas elas se passam algumas páginas, mas por sorte, e inteligência de alguém, na orelha do livro tem uma breve descrição sobre cada uma delas. Então se você tá no meio da história e não faz ideia de quem é a Vanessa mesmo, você vai lá, lembra e continua seu livro sem problema algum. Mas isso não fica até o final, os personagens são muito cativantes, e apesar de realmente serem muitos, você identifica cada um deles facilmente, parece que você acaba fazendo parte do grupinho e conhecendo muito bem casa um.

Se você está esperando mistério, pode ficar feliz pois o livro é cheio! Ele é razoavelmente grandinho comparado à outros, mas a história chega à você através de conta gotas, e de forma boa, não daqueles tipos de conta gotas que depois de trinta páginas você ainda não sabe no que aquela descrição toda vai te levar, ou onde aquela conversa toda vai dar. É um conta gotas de filme de suspense, aquele que vai dando um friozinho na barriga de tanta ansiedade para saber o que vai acontecer depois. E quando você acha que está começando a entender tudo e que já descobriu todo o mistério, algo surpreendente acontece e você volta a estaca zero.

Todos os personagens são amáveis, não que todos sejam uns fofos mas, são daquele tipo de personagem que você aprende a gostar e por mais que ele seja um chato na história, você vai curtir as cenas com ele e vai entender por que ele tá ali. Não existem personagem desnecessário, apesar de ser um livro cheio de gente.

Cada capítulo é muito bem montado, e o jogo entre todos os personagens é super interessante. A vida de cada uma das meninas começa a ser contada separadamente a cada capítulo, mas quando você percebe todas já estão misturadas. Talvez seja isso que deixe o livro tão bacana, esse jogo que não te cansa e que ao mesmo tempo te enrola e vai te deixando apreensivo.

Eu já estou maluca para ler a continuação!

site: http://livrosemserie.com.br/2014/02/13/resenha-circulo-de-mats-strandberg-e-sara-bergmark-elfgren/comment-page-1/#comment-20593

AndyinhA 07/02/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Exclusão, bullying, mudar a vida e poderes sobrenaturais... o último tem realmente um Q de fantasia, mas os outros três itens são mais reais do que podemos imaginar e Círculo além de falar do sobrenatural – bruxas, na verdade – prepara o terreno contando quem são os protagonistas, a maioria sofre bullying na escola devido ao jeito de vestir ou aonde mora, uma cidadezinha do interior da Suécia.

Hei... o livro não se passa nos EUA, então bora comemorar e entender um pouco mais de outros países?

Falando da Suécia, eu tenho muitas dificuldades com nomes que têm milhares de consoantes, é como se na minha cabeça na hora que imagino o personagem mentalmente, ele não conseguisse se formar porque eu não consigo pronunciar seu nome (ou sobrenome) e até isso deslanchar a leitura meio que dá uma empacada. Nem preciso dizer que foi a mesma coisa para os lugares onde se passa a história.

O livro tem cinco partes, e a primeira e talvez a mais lenta e arrastada é falando sobre quem é quem, porque sofrem bullying, como se comportam e por aí vai. Vale avisar que cada capitulo tem milhares de visões, nem sempre todos os personagens aparecem no mesmo capítulo ou suas versões, mas sempre sabemos de mais de um deles.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/01/poison-books-circulo-mats-strandberg.html

Maressa 06/02/2014

Círculo - Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
Recentemente uma quantidade significativa de livros com a temática que envolve jovens bruxos chegou ao mercado literário. Esse tipo de representação se afasta do estereótipo comum atribuído às bruxas: criaturas malvadas, de aparência sinistra e praticantes de magina negra. A imagem de uma velha senhora praticando feitiços em seu caldeirão foi substituída pela experiência de jovens aprendizes inábeis, que começam a despertar para um mundo fantástico, sobrenatural. Assim é "Círculo": o primeiro volume da trilogia Engelsfors conta a história de seis adolescentes de uma mesma escola que após serem atraídas para um parque local no meio da noite descobrem que são bruxas.

Nesse livro, a ideia de ser uma bruxa não corresponde necessariamente a ser uma criatura maligna. Aqui, as jovens recebem a missão de salvar o mundo de uma guerra feroz que está por vir. Além do fato de que pesa sobre as jovens a jurisdição de um conselho que impede que elas utilizem seus poderes a seu bel-prazer e conforme vontades egoístas. A missão de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida não é fácil. Ao contrário de um outro título já bem conhecido entre os leitores, em "Círculo" não há uma escola especializada no ensino de magia e bruxaria. As garotas dispõem de pouquíssimas informações sobre a profecia que as une e em alguns momentos agem por impulso ou intuição.

Confesso que senti alguma angústia ao perceber que o livro transcorria, o perigo se aproximava e não havia ninguém que orientasse bem as jovens. A consciência de grupo e a formação do "Círculo" de fato só vem muito depois, quando determinados acontecimentos ameaçam a vida de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Recuando ao começo da narrativa, vale a pena dizer que com tantas personagens vivendo num mesmo cenário e a princípio vivenciando o mesmo tipo de experiência, tive certa dificuldade de diferenciar cada uma das garotas nas primeiras páginas (mas o problema logo foi resolvido). O livro é dividido em cinco partes, dentro de cada parte há ainda outras divisões que sinalizam a mudança de personagem. Essa possibilidade de acompanhar a rotina das garotas de maneira separada permitiu que aos poucos eu conseguisse distinguir Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Minno é super inteligente, Linnéa tem um pai alcoólatra e mora sozinha, Vanessa é conhecida por sua beleza, Rebecka sofre com a sombra de um distúrbio alimentar, Ida é bastante arrogante, não faz questão de ser agradável. Anna-Karin é reclusa e já sofreu muito com o bullying de colegas, adora animais e muitas vezes dá indícios de que prefere a companhia deles a companhia humana. Ela também tem problemas com a mãe mas felizmente tem o avô afetuoso por perto.

A personalidade de cada uma dessas personagens segue uma linha um pouco clichê. Minno por exemplo é a nerd da história, Linnéa e Anna-Karin dividem o posto de garotas "esquisitas". Vanessa e Rebecka fazem parte da lista de mais belas da escola e Ida é uma garota popular e patricinha. Perfis tão diferentes acabam se confrontando e a relação entre algumas delas não é lá muito amigável. Pra dizer a verdade, estava esperando o momento em que faíscas sairiam das páginas de "Círculo". Me identifiquei em diversos momentos com alguma das meninas. A narrativa permite que o leitor não só saiba como os fatos se desenrolam mas dá a ele o poder de entrar na cabeça de cada uma delas, conhecer traumas, entender as ações que vão sendo tomadas, enfim, permite ver cada uma em sua individualidade.

"Círculo" aposta em vários elementos: mistério, suspense, investigação, questões familiares, amizade, relacionamentos amorosos, etc. Os autores foram bem criativos ao sugerirem que existem mais elementos além dos quatro que já conhecemos (terra, fogo, água, e ar), só não vou contar em que contexto isso se insere para não dar um mega spoiler!

No primeiro volume muita coisa ainda não ficou clara e a expectativa sobre o destino de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida permanece. Os próximos livros da trilogia são Fire (Fogo) e The Kay (Chave). Segundo informações de um site, "Círculo" (The Circle) vai ganhar uma adaptação cinematográfica. As gravações devem começar em 2014, na Suécia. Encerro dizendo que a leitura foi bem agradável. A edição lançada no Brasil pela Intrínseca tem uma diagramação super bacana - destaque para o mapa de Engelsfors na orelha do livro.

site: http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/2014/02/resenha-circulo.html

tiagoodesouza 05/02/2014

Círculo | @blogocapitulo
Eu tenho um certo receio quando começo a ler um livro com expectativas. Algumas vezes, elas são superadas e outras... nem tanto. Eu comecei a leitura de Círculo sabendo que é uma história sobre bruxos adolescentes e, pelo tom da capa, um pouco sombria.

Na cidade de Engelsfors, na Suécia, seis garotas que mal convivem no seu dia a dia são convocadas por uma força misteriosa a ir a um parque abandonado numa noite de lua vermelha. Lá, elas descobrem que são as Escolhidas de uma profecia para combater um mal. No entanto, o Círculo do qual fazem parte deveria ser composto por sete pessoas. Mas uma delas morrera de forma suspeita, deixando uma ameaça pairando sobre as outras que continuam vivas.

Mats e Sara resolveram contar sua história com muitos personagens. Infelizmente, eu não consegui me conectar ou mesmo sentir empatia por nem um deles. Suas histórias, ao meu ver, foram contadas através de cenas algumas vezes desnecessárias. Eu lia e não entendia a relevância para a história.

Eu queria muito ter gostado mais de Círculo, porque eu acredito que este livro tinha um ótimo potencial. Mas terminei a leitura confuso, sentindo que algumas cenas foram mal escritas e decepcionado por não receber mais informações sobre o universo bruxo criado por Mats e Sara. O que os autores quiseram que a gente soubesse, foi informado através da personagem de Adriana Lopez e do Nicolaus.

A verdade é que se tirássemos os (poucos) elementos bruxos presentes na história, o livro teria mais sentido se tivesse sido publicado como um livro sobre assassinatos em série de jovens.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/01/resenha-circulo.html

Miloca 03/02/2014

Minoo, Anna-Karin, Vanessa, Ida e Linnéa estudam na mesma escola. Elas não são amigas, mal se conhecem e algumas até se odeiam, mas algo vai uni-las e elas precisarão se aproximar para se manterem vivas.
Uma noite, depois que um colega se suicida em um banheiro da escola, surge uma lua de sangue no céu de Engelsfors. Nem todos a veem, mas Minoo, Anna-Karin, Vanessa, Ida e Linnéa sim. Além de notarem a lua de cor diferente, elas são atraídas por ela até um parque de diversões abandonado. Lá as garotas encontram Nicolaus, o zelador da escola, que diz que elas são as Escolhidas e que se não se unirem logo, algo de muito ruim vai acontecer.
Apesar dos avisos e de todas terem tido sonhos estranhos, elas não dão muita atenção e vão embora cada uma para seu lado. Mas logo elas mudarão de ideia, assim que outra colega morrer, e terão que aprender a conviver e confiar umas nas outras mesmo que Minoo tenha um ar de intocável, Vanessa seja uma patricinha, Linnéa seja considerada uma párea da sociedade escolar, Ida seja líder do grupo de provocadoras e Anna-Karin tente sempre se passar por invisível.

Não sei bem como explicar Círculo. A narrativa é crua e bastante sóbria; crua no sentido de ser bem clara, não há floreios nos termos, e sóbria por ser direta e – apesar de praticamente dissecar os pensamentos das personagens – não muito emocional. Acho que posso usar a expressão “curto e grosso” para esse livro.
Há cenas que provavelmente me levariam às lágrimas se tivessem sido escritas com alguns floreios e linguagem mais poética, mas que nesse caso me deixaram pasma com o que estava acontecendo e pronto.
As personagens principais são extremamente humanas – e eu adorei ler um livro assim. Elas são adolescentes, elas têm problemas de adolescentes e o leitor praticamente mergulha na mente delas, pois o livro é narrado alternando o ponto de vista entre as cinco. Não é em primeira pessoa, mas cada trecho é contado da perspectiva de uma das garotas.
Apesar de adolescentes, não são chatas ou infantis. Em alguns momentos algumas delas são sim, mas é perfeitamente normal e cabível e encaixa na história direitinho. As garotas são bastante racionais até.
Já os personagens secundários não são tratados de forma aprofundada – talvez isso mude um pouco nos próximos volumes – e não dá para captá-los muito bem.
Das protagonistas eu só gosto mesmo de uma, a Minoo. As outras são legais e tal, mas gostar mesmo, só consigo gostar da Minoo. Acho que no fundo é com quem mais me identifico.
Enfim, não sei se consegui me fazer entender, mas é que não consigo realmente definir bem esse livro. Ele me ganhou, eu gostei muito da história, achei bastante interessante (encontrei pontos de semelhança com Harry Potter e Charmed ^^) e com certeza quero ver onde vai terminar tudo.

site: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2014/01/218-circulo-trilogia-engelsfors-i-mats.html

Fabricio~Raito 31/01/2014

Suecos, vocês são incríveis.
Quando vi a capa de Circulo foi tiro e queda. Me apaixonei. E ter lido a sinopse, me arrebatou. Mas muita gente se queixa: Qual a razão de uma sinopse tão pequena, sem muitas informações? A resposta é: o mistério já começa por ai, e se sua curiosidade não foi atiçada, talvez este livro não seja para você.
7 adolescentes, de uma pequena cidade na suécia. 7 universos diferentes, de roupas e cabelos diferentes, de gostos e complexos diferentes, com apenas uma coisa em comum: estudam na mesma escola. Quando uma série de suicídios começa a acontecer, e uma misteriosa lua vermelho-sangue surge no céu, estes 7 se descobrem que mais do que apenas adolescentes normais e juntos, terão que descobrir e desvendar o mistério que paira sobre a sua cidade.
Os autores possuem uma narrativa intrigante. Nada complexa, flui de forma natural e não é cansativa. Os personagens são cuidadosamente construídos e apesar de serem muitos, estão presentes o tempo todo durante a leitura. A maneira como os atritos entre o novo grupo que precisa se unir também é natural, crível, e todos se identificarão com um dos 7. Tudo é construido de forma muito sucinta, o desenvolvido é perceptível assim como a história em si. E não é por serem protagonistas que estão isentos da morte. Os autores não poupam mortes, mesmo dos mais importantes.
Apesar do tema central ser bruxaria, o universo criado por Mats Strandberg e Sara B. Elfgren é diferente de tudo aquilo que já havia lido sobre. Parece que houve pouca ação neste primeiro livro, mas levando em conta que é uma trilogia, é completamente normal este processo, onde o primeiro livro se preocupa mais com a apresentação dos personagens e construção de um enredo forte e de conteúdo. Suecos possuem uma visão única na construção de obras fantasiosas. É meu quarto contato com autores suecos e cada vez mais me vejo envolvido neste incrível jeito impar de escrever.
A Intrínseca novamente apresentou um trabalho eficiente, de qualidade, sem qualquer ponto negativo (apenas quatro ou cinco erros de digitação). A capa se manteve como a original, com o título deslocado para a parte superior da mesma. É um excelente livro, repleto de mistérios.

Rafa 30/01/2014

Foi uma leitura de surpresas. Mais ou menos na metade do livro um acontecimento me deixou, literalmente, de boca aberta, mudou toda a visão do livro e deixa aquele gostinho amargo de que nem sempre as coisas acontecem de uma maneira que nós gostaríamos que acontecessem, shit happens. O final também foi surpreendente. A história desse livro se conclui nesse livro, mas, é claro, deixa espaço para a continuação.

É bom ver um cenário diferente do que estamos acostumados. Como os autores são suecos, a história se passa por lá e é baseada numa cidade que existe realmente. O estilo de escrita também é diferente do mainstream. É claro que elas ainda são adolescentes e acho que tem temas que são universais entre gurias como problemas familiares, garotos e birrinhas femininas, mas também tem algumas pitadas de coisas diferentes. Como lá, aparentemente, as pessoas tiram os sapatos para entrar dentro de casa como os orientais.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6