Círculo

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camila 27/01/2014

Círculo
Diferentemente do que estamos acostumados, esse livro tem várias protagonistas, cada uma mais diferente da outra. A narração é feita em terceiro pessoa, mas temos uma troca de pontos de vista constantes. Os capítulos vão se alternando entre as várias protagonistas, então é necessário prestar uma atenção a mais… No início pode parecer confuso, mas é bem tranquilo de acompanhar a história.
O livro começa com um estranho acontecimento. Elias Malmgren, tem uma reunião com a Srta. Adriana Lopes, a diretora da escola. Nessa reunião a diretora insiste em saber como Elias está e se mostra preocupada com seu desempenho. Elias garante que está melhor, mas ao sair da reunião começa a ouvir uma voz em sua cabeça… E a voz diz a ele que não vale a pena continuar vivendo desse jeito, sua família ficará melhor sem ele. Sem ter como resistir, Elias se esconde no banheiro do sótão da escola e corta os pulsos com cacos do espelho.

Na sequência passamos a conhecer as nossas protagonistas. Os capítulos iniciais do livro são dedicados a apresentar cada uma delas e mostrar o quão diferentes entre si elas são. Cada uma delas leva uma vida bem distinta e fica até difícil imaginar que elas podem ter algo em comum. O corpo de Elias é encontrado e o clima na escola fica bem ruim. Linnea fica completamente arrasada com a morte de seu melhor amigo e tem certeza de que, ao contrário do que todos pensam, ele não se suicidou. Alguém deve ter feito isso com ele.

O mais estranho, no entanto, ainda está por vir. Numa noite de lua vermelho sangue cada uma das garotas acaba sendo levada por uma força sobrenatural ao antigo parque de diversões da cidade. E lá o confuso Nicolaus, que esperava apenas uma garota, informa e elas que elas são as Escolhidas – um grupo de bruxas unidas por uma profecia. Reunidas ali as garotas descobrem que terão que se unir contra uma força maligna que quer acabar com elas: “Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo!”.

E é assim que as seis meninas acabam se envolvendo em acontecimentos muito sinistros, numa trama cheia de surpresas e acontecimentos inesperados. Elas terão que usar seus poderes e conhecimentos recém adquiridos para impedir que uma força misteriosa acabe com suas próprias vidas!

O livro é excelente. Gostei muito da narrativa e achei uma leitura bem diferente das que estou acostumada. Me envolvi bastante com a história e o final foi surpreendente. Estou muito curiosa para saber como essa história vai continuar e como as personagens vão lidar com todas as revelações do final do livro.

site: http://leitoracompulsiva.com.br/mats-strandberg-e-sara-bergmark-elfgren-circulo/

aprigio 13/01/2014

razoável
O livro começa com uma morte, a morte do jovem Elias, morte essa meio estranha devido as circunstâncias do momento fatal, pois deixa a dúvida se é uma crise de algum problema psicológico ou se realmente ele estava passando pelo que se sucede na cena. Logo depois, o livro comeca a narra a estória de seis moças e a relação com o aconteceu com Elias, aos poucos a estória vai se desdobrando e fatos vão sendo revelados. A narração é gostosa e os personagens tem suas peculiaridades e são bastante interessantes, até os coadjuvantes são muito bem descritos. O problema começa com a falta de um mundo realmente feito para o que elas vão passar, não se explica quase nada, existe um vilão e o livro se passa para combater esse vilão, mas o foco principal que é descobrir mais sobre o que realmente ocorre para os acontecimentos que se passam nãovvem nesse livro. Algo vai acontecer, porque????? Objetivo de tudo?????? Mas vale a pena ler, diverte.

Flavs Machado 08/12/2013

Muito suspense, informação dada em conta-gotas
Círculo é um livro bem sombrio, onde todos os aspectos ajudam neste fator. Desde sua capa, até a sua coloração mais escura, passando pelas ilustrações etc. O suspense está presente a cada página e foi uma leitura um tanto surpreendente. O fato da sinopse da capa e contra capa serem tão vagas, apenas ajudam a manter o mistério, de fato que é não é tão fácil descobrir do que o livro se trata durante um bom tempo, o que acaba tornando tudo interessante. No entanto, devo afirmar que as doses de informações tão escassas, acabam deixando a leitura um pouco cansativa.

O livro tem uma grande quantidade de personagens consideradas principais (sete no total) e a narrativa ocorre em terceira pessoa, focando cada momento em uma personagem, no entanto duas delas não temos o "ponto de vista", o que parece ser de propósito, especialmente uma delas que mal aparece e não é nem um pouco aprofundada. Parece ser de propósito, mas confesso que deixou uma espécie de vazio não saber praticamente nada sobre uma personagem tão importante, enquanto conhecemos profundamente todas as outras.

A informação toda dada na história, parece ser dada com um conta-gotas, aos pouquinhos e nada é o que parece. Confesso que isso me deixou confusa em alguns momentos e quando alguma coisa era revelada, eu fiquei até o final com uma pulga atrás da orelha porque talvez, a escolha dos autores de revelarem tão pouca coisa, tenha resultado nessa eterna desconfiança.

Círculo é uma leitura bem sombria (como já citei acima), além de todo o enredo de fantasia, ainda há o lado real, onde nos deparamos com depressão, drogas, bullying, distúrbios alimentares etc, o que trouxe uma visão diferente de livros do gênero (especialmente YA), onde tais coisas ou são excluídas, ou pouco aprofundadas e raramente afetam as personagens principais que tendem a seguir um padrão. É um livro bem interessante, mas acredito que seria muito melhor e bem aproveitado se não enrolasse tanto para dar informações vitais para o enredo ao invés de se focar tanto nos problemas pessoais das personagens principais, essa exploração poderia ser feita de maneira melhor.

É um bom livro, apesar dos defeitos citados acima e deve agradar aqueles que gostam de suspense, terror com uma boa dose de drama.

site: http://psychoreader.wordpress.com
Carol 12/06/2014minha estante
vc por aqui rs

Carol 12/06/2014minha estante
pelo que vc escreveu me lembrou o livro fallen da lauren kate, excesso de suspense até o fim, chega a enervar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6