Círculo

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Elisa 31/08/2015

muito chato!
Achei a história chata, muita enrolação, demorando muito para acontecer alguma coisa. E quando acontece é super bobo... Detestei. sem nenhuma vontade de continuar lendo os outros volumes. ( que eu só descobri que haveria continuação quando acabei de ler)

Ana Luiza 24/05/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Elias não era exatamente um estudante modelo, entretanto, quando ele é encontrado morto no banheiro do colégio, toda a pequena cidade de Engelsfors se comove. Apesar do que indica as evidências, Linnéa sabe que seu melhor amigo não se matou e a irrita ver até mesmo os estudantes que importunavam e praticavam bullying com ela e Elias de repente fingirem que se importam.

É em uma noite iluminada por uma lua vermelho-sangue que Linnéa conhece a verdade: Elias foi assassinado pelas mesmas forças malignas que agora perseguem ela e mais cinco colegas: Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. As garotas não poderiam ser mais diferentes, mas são as Escolhidas, o Círculo, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia e poderes mágicos.

Com o auxílio apenas de Nicolaus, o zelador do colégio e o guia das Escolhidas, cujas memórias sobre sua missão ainda são vagas, as garotas devem aprender a manipular seus poderes, descobrirem o que exatamente diz a profecia e quem, ou o quê, está as perseguindo e, além do mais, se unirem, o que será a tarefa mais difícil.

“Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompressível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre.” Pág. 79

Linnéa é órfã de mãe e vive sozinha. Apesar dos boatos horríveis sobre ela, sua aparência e comportamento agressivos escodem uma garota doce e dedicada, mas que agora está tomada pelo desejo de vingança. Ida é odiada por toda a escola, consequência de seu comportamento irritante e provocador. Entretanto, humilhar os outros é apenas o modo que ela encontrou para esconder seu próprio medo e defeitos.

Vanessa é a garota mais sexy do colégio e está louca para viver aventuras, motivo pelo qual começou a namorar Wille, um cara mais velho e totalmente irresponsável. Mas, no fundo, ela sente que sua vida é vazia e têm medo de acabar como a mãe: casada e submissa ao marido desprezível. Já Rebecka aparentemente tem a vida perfeita. Ela é linda e namora Gustaf, o astro de futebol da escola. Contudo, a garota luta com a sua própria aparência e sofre de distúrbio alimentar.

Minoo também têm ares de perfeitinha. De família rica e culta, a garota é a mais inteligente do colégio e tem um futuro promissor. Mas, todas as suas muitas horas de estudo não foram capazes de fazê-la ter mais amigos ou mesmo conquistar o seu professor gato, por quem é secretamente apaixonada. Anna-Karin também não tem amigos, mas, diferente de Minoo, ela odeia a escola e quer apenas tornar-se invisível diante os sussurros e as pessoas que a chamam de gorda e fedorenta.

As vidas de Linnéa, Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida estão em risco, mas será que elas conseguiram superar as diferenças antes que mais alguém morra? O Círculo deveria ser a resposta, a salvação, mas quando ele não se mostra nada disso, as garotas resolvem procurar suas próprias soluções e sua força.

Eu desejei Círculo, primeiro livro da trilogia Engelsfors, desde o seu lançamento e fiz questão de não voltar da Bienal de São Paulo de 2014 sem ele. Entretanto, depois de adquirir o livro, acabei esquecendo-o na estante. Mas, recentemente, acabei tomando vergonha na cara e pegando esse livro para ler. O resultado? Amei e me arrependi de ter esperado tanto para conhecer as Escolhidas.

O livro já começa sangrento e misterioso, do jeitinho que gosto, com a morte de Elias. Entretanto, o que me conquistou mesmo foi as nossas protagonistas Linnéa, Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Em geral não gosto de livros com muitos personagens, mas os autores de Círculo souberam dar espaço suficiente para todos e desenvolvê-los com mesma profundidade.

A partir de estereótipos típicos de romances adolescentes, Elfgren e Strandberg criaram seis personalidades únicas ao mesmo tempo em que desconstruíram os clichês iniciais das nossas protagonistas. Identifiquei-me bastante com Linnéa, por ser a mais rebelde, entretanto, minha favorita, que é a que mais parece comigo, foi a Minoo. Entretanto, todas elas provocaram em mim diversos sentimentos: de compaixão à raiva.

A trama de Círculo é extremamente envolvente e bem desenvolvida. O livro não me surpreendeu em muitos momentos, mas mesmo os desdobramentos já esperados foram impactantes. A narrativa em terceira pessoa é bastante fluída e consistente. Essa é uma obra sombria e irresistível, com pitadas de drama e romance, mas principalmente mistério e magia. Gostei bastante de Círculo e estou insanamente curiosa pelos próximos volumes da trilogia.

Quanto a edição, tenho apenas elogios. A tradução está perfeita e a diagramação divina. Amei o mapa de Engelsfors na orelha do livro. A capa é simplesmente maravilhosa, ela tem uma textura diferente dos livros normais, é áspera ao toque e combina perfeitamente com a história sombria. Também adorei o desenho sangrento e lindo do Livro dos Padrões, que é importante dentro da trama.

“Eu sou vocês. Vocês são eu. Somos uma. O Círculo é a resposta.” Pág. 79

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/05/resenha-circulo-mats-strandberg-e-sara.html

Hugo 08/03/2015

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história
O Círculo é a resposta. O Círculo é a arma.

O primeiro volume da trilogia Engelsfors é o Círculo.

O livro começa de maneira bem sombria, com o assassinato de Elias. Uma voz que estava dentro dele dizia o que ele tinha que fazer e era obrigado a fazer, não conseguia resistir. Dessa forma, Elias tem sua morte no primeiro capítulo da trama.

O Círculo é formado por seis garotas.

Minoo é a garota inteligente que sempre sabe o que responder para o professor e nas aulas, mas seu único problema é fazer amizades. Minoo não consegue ter facilidade para fazer amigos, não sabe o que dizer para a pessoa.

Vanessa é a garota popular do colégio, a típica loira bonita. Namora um cara chamado Wille que é bem mais velho que ela, mas acha que a vida com ele seria mais legal.

Línnea não tem mãe e seu pai mora na rua e é um alcoólatra. Vive sozinha e correm vários boatos sofre ela, dentre eles: drogada, lésbica.

Rebecka é uma garota que vive bem a vida, tem um namorado, Gustaf, que é astro do futebol. Seu único problema é aquele que abala várias meninas de sua idade, o distúrbio alimentar. Mesmo sabendo que tem e não contando para ninguém, nem para o namorado, correm boatos por todo o colégio.

Anna-Karin é a garota-alvo das pessoas, está sempre sofrendo no colégio. Pessoas passam por ela, a insultam, a envergonham e destroem sua vida. Por sorte, pode contar com seu gato, Pimenta, que é o amigo dela e ela o leva todos os dias para o colégio.

Ida é a garota insuportável do colégio, fala mal de todos, envergonha todos e faz da vida deles um inferno. Todos a odeiam e nem quando finge ter boas intenções, acreditam nela.

Todas elas têm apresentado umas sensações estranhas e alguns poderes que não conseguem explicar.

Certa noite, a lua está vermelha, e uma força misteriosa invisível transporta as seis para um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que além delas, o zelador do colégio também está presente.

Ida é erguida ao ar e supostamente uma entidade entra em seu corpo e fala por ela. As garotas descobrem que são as Escolhidas, que juntas formam o círculo e que existe uma profecia por de trás do círculo e o zelador é o guia delas nessa missão.

As personagens são bem intensas, estão sempre passando por vários sentimentos e a maioria das vezes vários sentimentos juntos.

Descobrem que o suposto “suicídio” de Elias, não era tão suicídio assim, e cabe a elas, descobrir a verdade por detrás desse mistério. Descobrem também que cada uma tem um tipo de poder e ele está ligado com o tipo de elemento que cada uma delas está ligada.

Porém com personalidades diferentes, nem todas concordam com opiniões de outras, porém foi dado a elas que precisam trabalhar em equipe para conseguirem derrotar o mal que está se aproximando.

Com tantas características diferentes e opiniões divergentes, elas tem que trabalhar em equipe, pois uma depende da outra. Será que conseguiram se unir para vencer a batalha?

Durante todo o livro, é um turbilhão de sentimentos de uma vez. Não há um momento de sossego, sempre tem algo acontecendo.

Os autores relatam vários problemas que estão presentes no cotidiano de todos, sendo assim, tendo a fácil identificação com o livro e deixando-o mais real.

Além do desenvolvimento da história do livro, existe a história de cada menina que vai se desenvolvendo também. Ao mesmo tempo em que você quer saber o que vai acontecer no final do livro, também quer saber qual é o final da vida pessoal de cada uma das meninas.

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história com questões do tipo: “Quem está fazendo isso?”, “Por que estão fazendo isso?”.

Os autores usam a artimanha de acabar com as suas esperanças. Quando a história a história está começando a tomar um rumo e tudo está indo bem, eles te surpreendem e estragam todas as possibilidades existentes.

Depois de muitas emoções e descobertas, chega o fim de Círculo. O que será que está por vir?

site: www.dreamdropdistance.com

Ciano 20/02/2015

Empolgante
Tão adolescente...
Mas não é gostoso se lembrar daqueles dramas horríveis que eram nossas vidas aos 15?
Círculo é empolgante, misterioso, desbravador.
Toda a aura de mistério na estética da escrita faz com que você não queira parar de ler. Você precisa descobrir os porquês e cada página te revela mais sobre os personagens e suas motivações. Muito bem estruturado.
E afinal, quem não gosta de bruxas?

Cami Nyx 08/01/2015

Denso, sombrio, misterioso e envolvente
Tudo começa, quando Elias, um garoto que sofre bullying por causa da maneira como se veste, é forçado por uma voz em sua mente a cometer suicídio dentro do banheiro da escola onde estuda. Quando seu corpo é encontrado por Minoo e Linnéa, melhor amiga dele, no dia seguinte, todos acreditam que ele realmente tirou a própria vida, menos a sua grande amiga. A partir daí, a narrativa em terceira pessoa acompanha a rotina de quatro garotas – Minoo, Rebecka, Vanessa e Anna-Karin – que não têm nada a ver uma com a outra, senão o fato de estudarem no mesmo colégio e possuírem alguns probleminhas pessoais. De repente elas começam a sentir e fazer coisas estranhas, cada uma a sua maneira, tendo em comum os sonhos estranhos e o cheiro de fumaça impregnado em seus cabelos.
Quando chega uma noite de lua-de-sangue, elas são atraídas por uma força misteriosa a um parque de diversões abandonado. Além delas, Linnéa, melhor amiga de Elias, e Ida, uma garota metida e praticante de bullying no colégio, também são levadas até o parque. Lá elas descobrem que são as Escolhidas, assim como Elias também era, e que juntas formam um círculo que só será fortalecido se elas se unirem para enfrentar o mal que está caçando por elas. Mas não vai ser tão fácil unir essas garotas tão diferentes, enquanto elas não entenderem o tamanho do perigo que as ronda.
Não vou falar mais para não dar spoilers. A sinopse já tinha me deixado interessada no livro, mas essa coisa meio colegial tinha me deixado meio receosa de começar a leitura, então veio desafio, e eu resolvi acrescenta-lo na lista. E só me arrependo de não ter lido antes. Quase não o larguei nesses dois dias e meio de leitura.
Círculo é bem mais sombrio do que aparenta. Não sei se foi porque eu comecei durante a madrugada, no meio do escuro do meu quarto (li pelo celular), mas eu senti um certo medinho no início, a ponto de sonhar com ele. Principalmente na hora em que a voz ataca Elias e ele comete o “suicídio”. Depois de um tempo (ou melhor dizendo, à luz do dia), eu me acostumei com aquela sensação e foi ótimo. Além disso o mistério paira sobre todas as linhas, envolvendo cada vez mais o leitor na trama. Isso se deve muito a narrativa densa, que fica muito marcada no psicológico das quatro personagens em que o narrador foca.
Sem contar que além de toda a história de treinar seus poderes e descobrirem quem está por trás da voz que as perseguem, elas têm que lidar com os seus problemas pessoais. Vanessa pode até ser a garota mais sexy do colégio, mas em casa ela enfrenta problemas com o padrasto e a mãe que sempre o apoia, e namorar um cara mais velho que não quer nada com nada também a deixa muito insegura. Minoo tem a família que todos querem, é a garota mais inteligente da turma, mas não consegue fazer amizade e entre as Escolhidas é a única que ainda não apresentou nenhum poder específico. Anna-Karin passou a vida inteira sendo humilhada por pessoas como Ida e ouvindo as reclamações da mãe que parece odiar o mundo, mas agora que ela tem um poder que pode mudar isso, ela acaba se perdendo num jogo perigoso onde só ela tem a perder. Rebecka não era tão popular, mas depois que começou a namorar o garoto mais popular do colégio, isso mudou. Mas isso não foi suficiente para tirar dela o fantasma do transtorno alimentar que a perseguiu durante um longo tempo e que ainda a persegue. Linnéa, embora não seja muito abordada, sempre foi excluída por se vestir e agir diferente, por andar no grupinho dos alternativos, além de ter um pai alcoólatra. Ida não é muito abordada também é muito excluída entre as escolhidas, principalmente por todas as coisas ruins que ela faz, mas também ela é a única que consegue fazer grandes avanços nos treinos.
Foi essa complexidade das personagens e o clima sempre denso da história que me conquistaram. Você acaba se identificando de alguma maneira com essas garotas, com os seus problemas. No fim, a história acaba não sendo apenas sobre magia, mas também sobre preconceito e família.
Embora tenha tido alguma resolução no final, as maiores dúvidas ainda ficam para os próximos livros. O Conselho é confiável, ou não? Que força oculta é essa que pode causar a destruição do mundo? Qual é o papel de Minoo e do seu misterioso poder? Com alguma ação, o livro acaba sendo mais uma introdução tanto às personagens quanto ao enredo da trilogia. E se você está à procura de uma história de bruxas sombria, densa e misteriosa, pode ter certeza de que o você vai encontrá-la em Círculo.
Infelizmente a Intrínseca ainda não tem previsão de quando lançará os demais livros da trilogia, mas pra quem não sabe, a adaptação cinematográfica do primeiro livro chega aos cinemas suecos em fevereiro. Como ainda não há previsão de estreia em outros países, o jeito vai ser esperar que o filme caia na internet com alguma legenda. Quem quiser dar uma olhada no trailer é só entrar aqui.
Beijos!!!
Camila Nyx *-*

site: http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br/2015/01/resenha-circulo-trilogia-engelsfors-de.html

Jade 19/10/2014

Show de bola
Gostei bastante, não estava esperando grande coisa desse livro e de fato não recebi isso.

Não estou falando que o livro é ruim, pelo contrário, é muito bom! Não chega a ter tudo para ser ótimo, mas quase chega lá.

Tudo que faltava para eu dar 5 estrelas e não 4, é por causa da narrativa. Eu me vejo escrevendo esse livro. Sério. De tão fácil que é o narrar da história.

A história é empolgante, com revelações surpreendentes!

As personagens me irritaram de início, mas depois me apeguei a cada uma delas, até mesmo à Ida, que é a mais chatinha e..Meio falsa.

Recomendo? Sim! Quando não estiver muito exigente para algum livro, principalmente quanto à narrativa, eu recomendo que leia Círculo.

Luana_Corazza 14/10/2014

Não conseguiu misturar magia com realidade
Adorei o livro, é o tipo de livro que eu começo a ler e não consigo parar, mas às vezes eu paro e não tenho vontade de voltar. (contraditório mas é a verdade).
Não dei 5 estrelas pois não me ensinou muitaaa coisa, não dei 4 pois os autores não souberam mesclar magia com realidade, não gostei do jeito que misturaram as duas coisas...
Dei 3,5 pois mesmo com esses pontos negativos o livro me prendeu, conseguiu me deixar com medo em algumas partes, tem personagens muito cativantes, e meu Deus, quantas reviravoltas ein!
Linnéa e Vanessa são personagens que eu gosto muito, me identifico bastante com Vanessa ~n acho que ela seja vagabunda~ e o jeito sombrio de Linnéa da uma coisa legal no livro.
O jeito que elas tem que se unir mesmo sendo tão diferentes, para mim, é a maior lição deste livro.
Enfim, a leitura vale pelas ironias, pelo sarcasmo, pela diversão e pelo suspense. Louca pelo 2!

Manu 09/04/2014

Inesperado
Achei que seria mais um livro de YA e mesmo sem deixar de ser… esse é bem envolvente e interessante! Pra que gosta do tema "bruxas", é uma boa pedida!

César L. Gomes 08/04/2014

[RESENHA] Círculo – Engelsfors #1 – Mats Strandberg & Sara B. Elfgren
A literatura sueca contemporânea é conhecida em quase todo mundo pelo grande sucesso dos seus romances do gênero Policial/Criminal. Acredito que em algum momento vocês já devem ter ouvido falar em livros como: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Stieg Larsson) ou O homem de Beijing (Henning Mankell) entre outros. Entretanto, o que muitos leitores desconhecem é que existem muitos escritores suecos que também investem seus livros em outras temáticas, especialmente voltados ao publico Infanto-Juvenil/Jovem-Adulto e dentro do gênero Fantasia Urbana. Dessa forma, o livro O Círculo (The Circle), escrito pela dupla de autores suecos Mats Strandberg e Sara B. Elfgren, publicado recentemente pela a Editora Intrínseca, é o primeiro livro de uma trilogia (trilogia Engelsfors) que tentará explorar uma história voltada ao mundo adolescente através da magia e a existência de uma terrível profecia que culminará com o fim do mundo.

O livro conta a história de seis adolescentes: Minoo, Vanessa, Linné, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Elas não são amigas, nem tão pouco próximas. As jovens Estudam no mesmo colégio e tentam viver suas tranqüilas vidas na pequena cidade de Engelsfors. Até que em um determinado dia tudo muda. As jovens são misteriosamente convocadas durante uma lua de sangue por um estranho ancião. Este as alerta dos perigos sobrenaturais que envolvem a cidade. E acaba revelando que as adolescentes são bruxas e foram escolhidas para defender a humanidade das forças maligna que ameaçam dominar o mundo. Agora elas têm que lidar com a descoberta de estranhos poderes paranormais e encontrar tempo para descobrir quem é a misteriosa pessoa que quer matar todas as eleitas.

(…) “Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo. Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs; Não confiem em seus amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta”.

Lembro-me como hoje quando vi a noticia sobre a publicação dessa série no Brasil. A sinopse era instigadora, a capa é totalmente linda e a premissa parecia ser interessante. Qualquer leitor de fantasia urbana como eu, já acostumado com os abusos da maioria dos clichês que se fazem presentes no gênero entre os escritores americanos, ficaria totalmente atraído pelo a obra. Crendo que a escrita seria algo “inovadora”, diferente daquilo que normalmente estamos acostumados. Sendo que no final não acabou sendo bem assim. Sem esquecer que, inicialmente, achei que o enredo do livro muito parecido com a série de televisão The Secret Circle.

Para inicio de conversa o livro “Círculo” aborda alguns aspectos que são bastante comuns dentro da literatura do gênero fantástico: adolescentes, seres sobrenaturais, magia e destino apocalíptico. Contudo, ao contrario dos autores americanos, a formula utilizada por Strandberg e Elfgren no fim acabou por deixar uma obra no mínimo interessante.

O primeiro livro da trilogia Engelsfors é narrado em terceira pessoa, o que faz com que tenhamos uma noção mais ampla do que está acontecendo com cada uma das seis garotas envolvidas na profecia. Os autores decidiram criar personagens mais humanas, com problemas típicos adolescentes. E independentemente de se tratar de um livro de Fantasia envolvendo bruxas e magia, os escritores decidiram abordar outros temas como: distúrbio alimentar, consumo de drogas, rebeldia, impulsividade, ciúmes, romances, ascensão social, auto-aceitação e etc.

Particularmente, de inicio achei o plot enganoso. Ele prometia uma coisa e eu acabei constando outra durante a leitura. A narrativa é meio arrastada, lenta, as coisas vão acontecendo devagar. Creio que por isso que não dei ao livro uma nota um pouco maior. Mas a atmosfera cheia de suspense e mistério consegue prender o leitor da primeira a última pagina. Durante toda a leitura os acontecimentos conseguem levar o leitor a questionar-se sobre a verdadeira identidade do assassino. Até mesmo as falsas dicas que os autores lançam conseguem – de certa forma – nos convencer. O leitor consegue perceber, mesmo que minimamente, um desenvolvimento, aprofundamento da história e problemas que envolvem as personagens. O final do livro é simplesmente surpreendente. Quando finalmente a identidade do mortal assassino é revelada, acaba sendo uma pessoa que nem sequer eu tinha cogitado ou passou despercebido durante a leitura.

Sobre as características estéticas da obra, a editora Intrínseca conservou a capa original do livro. A diagramação também está perfeita. Inicialmente, não consegui visualizar nem erro gramatical ou de revisão. Uma das poucas coisas que me incomodou foi só a coloração e a textura da pagina, eu achei um pouco áspera. Mas nada que atrapalhe a leitura.

Em suma, O Círculo é uma das aquelas obras literárias que você lê para passar o tempo. O livro é a prova que até mesmo os mais usados dos clichês pode conferir um tipo de leitura proveitosa e prazerosa. Recheado de mistério e suspense, com um enredo interessante e que tem como objetivo passar uma mensagem de aceitação e autoestima para as adolescentes. O livro O Círculo, escrito por Strandberg e Elfgren, pode ser recomendado para pessoas que queiram ler algo diferente, que gostem de livros que envolva bruxas, para leitores de fantasia urbana e que curtem autores suecos. Supostamente a trilogia – como inúmera outras – teve os seus direitos comprados para a produção de uma futura adaptação cinematográfica, sendo que até agora não saiu nenhuma informação sobre escolha de elenco, direção ou roteiro. Ressalta-se que oficialmente a trilogia já está encerrada na Suécia. E até agora não se tem noticia de quando o seu segundo volume – intitulado de The Fire (O Fogo em tradução literal) – será lançado em terras brasileiras.

Resenha publicada em:

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-circulo-engelsfors/

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Eu gosto muito de livros de bruxas e fiquei bem contente quando vi Círculo, primeiro livro da Trilogia Engelfors de Mats Strandberg e Sara B. Elfgren sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e o ponto que mais despertou meu interesse foi ser uma obra sueca, todas as obras do gênero que li eram americanas e britânicas, é bom fugir dos padrões.

Já li livros policiais suecos e sempre tenho dificuldades com os nomes dos personagens, além de demorar para saber se é um nome masculino ou feminino, eu não consigo guardar, muito menos pronunciar, mas até que em Círculo os autores foram bonzinhos, usando nomes mais simples.

A história começa com um jovem saindo da sala da diretora, após levar aquele sermão e nos corredores do colégio ele começa a ouvir vozes. Apavorado corre para esconder-se em um banheiro, porém não há fuga para aquilo que o persegue, e logo algo bem ruim acontece. Seu corpo é encontrado por sua melhor amiga e uma outra garota, fica evidente para todos que foi suicídio, tanto pelas condições em que foi encontrado, quanto por seu histórico problemático, mas nós sabemos o que aconteceu antes, vimos que naquele colégio na cidade de Engelfors, existe algo maligno e perigoso, então surge a pergunta… Quem está por trás deste crime?

Enquanto o suspense relacionado à esta morte vai tomando conta da história, uma série de fatos estranhos passa a ser parte da vida de seis garotas Linnéa, Ida, Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin, elas descobrem possuir habilidades fora do comum, como o controle da mente e a invisibilidade e têm pesadelos com acontecimentos típicos da Inquisição. Em uma noite, a lua fica vermelho-sangue e todas elas são atraídas para um velho parque abandonado, lá encontram o zelador da escola Nicolaus, tão desorientado quanto elas, mas que sabe que todos estão ali para cumprir uma profecia, ele precisa orientar a Escolhida, o problema é que ele não sabe qual delas é, assim para proteger todo mundo de uma grande perigo, este pessoal vai ter que trabalhar junto e desvendar a magia que possuem. Complicado demais, levando em conta que as meninas não gostam nenhum um pouco uma da outra.

A história é narrada em terceira pessoa, tendo como cenário a cidade de Engelsfors e mais especificamente o colégio, então podem esperar pelo clima high school em toda a narrativa, o que eu gostei muito, dificilmente histórias passadas em ambiente escolar me desagradam.

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-circulo.html

Maressa 06/02/2014

Círculo - Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
Recentemente uma quantidade significativa de livros com a temática que envolve jovens bruxos chegou ao mercado literário. Esse tipo de representação se afasta do estereótipo comum atribuído às bruxas: criaturas malvadas, de aparência sinistra e praticantes de magina negra. A imagem de uma velha senhora praticando feitiços em seu caldeirão foi substituída pela experiência de jovens aprendizes inábeis, que começam a despertar para um mundo fantástico, sobrenatural. Assim é "Círculo": o primeiro volume da trilogia Engelsfors conta a história de seis adolescentes de uma mesma escola que após serem atraídas para um parque local no meio da noite descobrem que são bruxas.

Nesse livro, a ideia de ser uma bruxa não corresponde necessariamente a ser uma criatura maligna. Aqui, as jovens recebem a missão de salvar o mundo de uma guerra feroz que está por vir. Além do fato de que pesa sobre as jovens a jurisdição de um conselho que impede que elas utilizem seus poderes a seu bel-prazer e conforme vontades egoístas. A missão de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida não é fácil. Ao contrário de um outro título já bem conhecido entre os leitores, em "Círculo" não há uma escola especializada no ensino de magia e bruxaria. As garotas dispõem de pouquíssimas informações sobre a profecia que as une e em alguns momentos agem por impulso ou intuição.

Confesso que senti alguma angústia ao perceber que o livro transcorria, o perigo se aproximava e não havia ninguém que orientasse bem as jovens. A consciência de grupo e a formação do "Círculo" de fato só vem muito depois, quando determinados acontecimentos ameaçam a vida de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Recuando ao começo da narrativa, vale a pena dizer que com tantas personagens vivendo num mesmo cenário e a princípio vivenciando o mesmo tipo de experiência, tive certa dificuldade de diferenciar cada uma das garotas nas primeiras páginas (mas o problema logo foi resolvido). O livro é dividido em cinco partes, dentro de cada parte há ainda outras divisões que sinalizam a mudança de personagem. Essa possibilidade de acompanhar a rotina das garotas de maneira separada permitiu que aos poucos eu conseguisse distinguir Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Minno é super inteligente, Linnéa tem um pai alcoólatra e mora sozinha, Vanessa é conhecida por sua beleza, Rebecka sofre com a sombra de um distúrbio alimentar, Ida é bastante arrogante, não faz questão de ser agradável. Anna-Karin é reclusa e já sofreu muito com o bullying de colegas, adora animais e muitas vezes dá indícios de que prefere a companhia deles a companhia humana. Ela também tem problemas com a mãe mas felizmente tem o avô afetuoso por perto.

A personalidade de cada uma dessas personagens segue uma linha um pouco clichê. Minno por exemplo é a nerd da história, Linnéa e Anna-Karin dividem o posto de garotas "esquisitas". Vanessa e Rebecka fazem parte da lista de mais belas da escola e Ida é uma garota popular e patricinha. Perfis tão diferentes acabam se confrontando e a relação entre algumas delas não é lá muito amigável. Pra dizer a verdade, estava esperando o momento em que faíscas sairiam das páginas de "Círculo". Me identifiquei em diversos momentos com alguma das meninas. A narrativa permite que o leitor não só saiba como os fatos se desenrolam mas dá a ele o poder de entrar na cabeça de cada uma delas, conhecer traumas, entender as ações que vão sendo tomadas, enfim, permite ver cada uma em sua individualidade.

"Círculo" aposta em vários elementos: mistério, suspense, investigação, questões familiares, amizade, relacionamentos amorosos, etc. Os autores foram bem criativos ao sugerirem que existem mais elementos além dos quatro que já conhecemos (terra, fogo, água, e ar), só não vou contar em que contexto isso se insere para não dar um mega spoiler!

No primeiro volume muita coisa ainda não ficou clara e a expectativa sobre o destino de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida permanece. Os próximos livros da trilogia são Fire (Fogo) e The Kay (Chave). Segundo informações de um site, "Círculo" (The Circle) vai ganhar uma adaptação cinematográfica. As gravações devem começar em 2014, na Suécia. Encerro dizendo que a leitura foi bem agradável. A edição lançada no Brasil pela Intrínseca tem uma diagramação super bacana - destaque para o mapa de Engelsfors na orelha do livro.

site: http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/2014/02/resenha-circulo.html

Miloca 03/02/2014

Minoo, Anna-Karin, Vanessa, Ida e Linnéa estudam na mesma escola. Elas não são amigas, mal se conhecem e algumas até se odeiam, mas algo vai uni-las e elas precisarão se aproximar para se manterem vivas.
Uma noite, depois que um colega se suicida em um banheiro da escola, surge uma lua de sangue no céu de Engelsfors. Nem todos a veem, mas Minoo, Anna-Karin, Vanessa, Ida e Linnéa sim. Além de notarem a lua de cor diferente, elas são atraídas por ela até um parque de diversões abandonado. Lá as garotas encontram Nicolaus, o zelador da escola, que diz que elas são as Escolhidas e que se não se unirem logo, algo de muito ruim vai acontecer.
Apesar dos avisos e de todas terem tido sonhos estranhos, elas não dão muita atenção e vão embora cada uma para seu lado. Mas logo elas mudarão de ideia, assim que outra colega morrer, e terão que aprender a conviver e confiar umas nas outras mesmo que Minoo tenha um ar de intocável, Vanessa seja uma patricinha, Linnéa seja considerada uma párea da sociedade escolar, Ida seja líder do grupo de provocadoras e Anna-Karin tente sempre se passar por invisível.

Não sei bem como explicar Círculo. A narrativa é crua e bastante sóbria; crua no sentido de ser bem clara, não há floreios nos termos, e sóbria por ser direta e – apesar de praticamente dissecar os pensamentos das personagens – não muito emocional. Acho que posso usar a expressão “curto e grosso” para esse livro.
Há cenas que provavelmente me levariam às lágrimas se tivessem sido escritas com alguns floreios e linguagem mais poética, mas que nesse caso me deixaram pasma com o que estava acontecendo e pronto.
As personagens principais são extremamente humanas – e eu adorei ler um livro assim. Elas são adolescentes, elas têm problemas de adolescentes e o leitor praticamente mergulha na mente delas, pois o livro é narrado alternando o ponto de vista entre as cinco. Não é em primeira pessoa, mas cada trecho é contado da perspectiva de uma das garotas.
Apesar de adolescentes, não são chatas ou infantis. Em alguns momentos algumas delas são sim, mas é perfeitamente normal e cabível e encaixa na história direitinho. As garotas são bastante racionais até.
Já os personagens secundários não são tratados de forma aprofundada – talvez isso mude um pouco nos próximos volumes – e não dá para captá-los muito bem.
Das protagonistas eu só gosto mesmo de uma, a Minoo. As outras são legais e tal, mas gostar mesmo, só consigo gostar da Minoo. Acho que no fundo é com quem mais me identifico.
Enfim, não sei se consegui me fazer entender, mas é que não consigo realmente definir bem esse livro. Ele me ganhou, eu gostei muito da história, achei bastante interessante (encontrei pontos de semelhança com Harry Potter e Charmed ^^) e com certeza quero ver onde vai terminar tudo.

site: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2014/01/218-circulo-trilogia-engelsfors-i-mats.html

Rafa 30/01/2014

Foi uma leitura de surpresas. Mais ou menos na metade do livro um acontecimento me deixou, literalmente, de boca aberta, mudou toda a visão do livro e deixa aquele gostinho amargo de que nem sempre as coisas acontecem de uma maneira que nós gostaríamos que acontecessem, shit happens. O final também foi surpreendente. A história desse livro se conclui nesse livro, mas, é claro, deixa espaço para a continuação.

É bom ver um cenário diferente do que estamos acostumados. Como os autores são suecos, a história se passa por lá e é baseada numa cidade que existe realmente. O estilo de escrita também é diferente do mainstream. É claro que elas ainda são adolescentes e acho que tem temas que são universais entre gurias como problemas familiares, garotos e birrinhas femininas, mas também tem algumas pitadas de coisas diferentes. Como lá, aparentemente, as pessoas tiram os sapatos para entrar dentro de casa como os orientais.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6