Círculo

Círculo Mats Strandberg




Resenhas - Círculo


78 encontrados | exibindo 76 a 78
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Cami Nyx 08/01/2015

Denso, sombrio, misterioso e envolvente
Tudo começa, quando Elias, um garoto que sofre bullying por causa da maneira como se veste, é forçado por uma voz em sua mente a cometer suicídio dentro do banheiro da escola onde estuda. Quando seu corpo é encontrado por Minoo e Linnéa, melhor amiga dele, no dia seguinte, todos acreditam que ele realmente tirou a própria vida, menos a sua grande amiga. A partir daí, a narrativa em terceira pessoa acompanha a rotina de quatro garotas – Minoo, Rebecka, Vanessa e Anna-Karin – que não têm nada a ver uma com a outra, senão o fato de estudarem no mesmo colégio e possuírem alguns probleminhas pessoais. De repente elas começam a sentir e fazer coisas estranhas, cada uma a sua maneira, tendo em comum os sonhos estranhos e o cheiro de fumaça impregnado em seus cabelos.
Quando chega uma noite de lua-de-sangue, elas são atraídas por uma força misteriosa a um parque de diversões abandonado. Além delas, Linnéa, melhor amiga de Elias, e Ida, uma garota metida e praticante de bullying no colégio, também são levadas até o parque. Lá elas descobrem que são as Escolhidas, assim como Elias também era, e que juntas formam um círculo que só será fortalecido se elas se unirem para enfrentar o mal que está caçando por elas. Mas não vai ser tão fácil unir essas garotas tão diferentes, enquanto elas não entenderem o tamanho do perigo que as ronda.
Não vou falar mais para não dar spoilers. A sinopse já tinha me deixado interessada no livro, mas essa coisa meio colegial tinha me deixado meio receosa de começar a leitura, então veio desafio, e eu resolvi acrescenta-lo na lista. E só me arrependo de não ter lido antes. Quase não o larguei nesses dois dias e meio de leitura.
Círculo é bem mais sombrio do que aparenta. Não sei se foi porque eu comecei durante a madrugada, no meio do escuro do meu quarto (li pelo celular), mas eu senti um certo medinho no início, a ponto de sonhar com ele. Principalmente na hora em que a voz ataca Elias e ele comete o “suicídio”. Depois de um tempo (ou melhor dizendo, à luz do dia), eu me acostumei com aquela sensação e foi ótimo. Além disso o mistério paira sobre todas as linhas, envolvendo cada vez mais o leitor na trama. Isso se deve muito a narrativa densa, que fica muito marcada no psicológico das quatro personagens em que o narrador foca.
Sem contar que além de toda a história de treinar seus poderes e descobrirem quem está por trás da voz que as perseguem, elas têm que lidar com os seus problemas pessoais. Vanessa pode até ser a garota mais sexy do colégio, mas em casa ela enfrenta problemas com o padrasto e a mãe que sempre o apoia, e namorar um cara mais velho que não quer nada com nada também a deixa muito insegura. Minoo tem a família que todos querem, é a garota mais inteligente da turma, mas não consegue fazer amizade e entre as Escolhidas é a única que ainda não apresentou nenhum poder específico. Anna-Karin passou a vida inteira sendo humilhada por pessoas como Ida e ouvindo as reclamações da mãe que parece odiar o mundo, mas agora que ela tem um poder que pode mudar isso, ela acaba se perdendo num jogo perigoso onde só ela tem a perder. Rebecka não era tão popular, mas depois que começou a namorar o garoto mais popular do colégio, isso mudou. Mas isso não foi suficiente para tirar dela o fantasma do transtorno alimentar que a perseguiu durante um longo tempo e que ainda a persegue. Linnéa, embora não seja muito abordada, sempre foi excluída por se vestir e agir diferente, por andar no grupinho dos alternativos, além de ter um pai alcoólatra. Ida não é muito abordada também é muito excluída entre as escolhidas, principalmente por todas as coisas ruins que ela faz, mas também ela é a única que consegue fazer grandes avanços nos treinos.
Foi essa complexidade das personagens e o clima sempre denso da história que me conquistaram. Você acaba se identificando de alguma maneira com essas garotas, com os seus problemas. No fim, a história acaba não sendo apenas sobre magia, mas também sobre preconceito e família.
Embora tenha tido alguma resolução no final, as maiores dúvidas ainda ficam para os próximos livros. O Conselho é confiável, ou não? Que força oculta é essa que pode causar a destruição do mundo? Qual é o papel de Minoo e do seu misterioso poder? Com alguma ação, o livro acaba sendo mais uma introdução tanto às personagens quanto ao enredo da trilogia. E se você está à procura de uma história de bruxas sombria, densa e misteriosa, pode ter certeza de que o você vai encontrá-la em Círculo.
Infelizmente a Intrínseca ainda não tem previsão de quando lançará os demais livros da trilogia, mas pra quem não sabe, a adaptação cinematográfica do primeiro livro chega aos cinemas suecos em fevereiro. Como ainda não há previsão de estreia em outros países, o jeito vai ser esperar que o filme caia na internet com alguma legenda. Quem quiser dar uma olhada no trailer é só entrar aqui.
Beijos!!!
Camila Nyx *-*

site: http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br/2015/01/resenha-circulo-trilogia-engelsfors-de.html
comentários(0)comente



gabriel.goncalo.39 05/01/2015

Este livro é o máximo, ADOREI...
Eu amei o livro Círculo, ele é o primeiro d trilogia Engelsfor, o livro prende o leitor desde da primeira palavra até a última... Os autores souberam montar bem a históra... As bruxas nesse livro, não são as bruxas tradicionais que usam varinhas nem nada... são bruxas mais "sofisticadas"... Os dois ultimos livros dessa serie ainda nao foi lançado aqui no Brasil, mas estoou esperando muito ancioso... #adorei
comentários(0)comente



78 encontrados | exibindo 76 a 78
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR