Drácula Apaixonado

Drácula Apaixonado Karen Essex

Resenhas - Drácula Apaixonado

1 | 2 | 3 | 4

Isis 10/12/2013minha estante
Nossa eu descobri sobre esse livro hoje, do pouco que eu li até agora das resenhas não tem muito romance né?! E eu acho que é isso que eu estou procurando nesse livro, não sei.

Leticia 10/12/2013minha estante
Não Isis,o romance até tem só que é muito escasso.Com todos os acontecimentos o momento de romance é quando Mina está com Drácula e nem tão romântico acaba sendo.Um paradoxo com o titulo livro não acha?

Camila 27/01/2014minha estante
Pelo título do livro a gente acaba esperando mais romance, o que não acontece de fato. Estou na parte 4 já e não teve romance mesmo entre Mina e Drácula. É frustrante porque eu fui com uma certa expectativa.

ROBERTA SHEYLER 28/01/2014minha estante
Releitura de Bram Stocker, mas, do ponto de vista da Mina. Esqueçam o título. .. ele n tem nada de romântico, tem sim, passagens eróticas. ..mas romance que eh bom....nada. O Final depois de tudo deu raiva...e fiquei com a sensação de que ainda tinha coisa p acontecer... o livro prende a gente pelo mistério e a vontade que da de vê a Mina com o Drácula. ..mas isso demoraaaaa e quando finalmente chegamos...bem.. n vou contar rsrs bjokas

Andrea 10/10/2014minha estante
O livro foi uma surpresa para mim! A história é contada através das personagens femininas e mostra Drácula mais humano, adorei esta versão dele :) Apenas gostaria que no final a autora fosse mais ousada e mudasse um pouco a história.

Lawolft_ 11/03/2020

DRÁCULA APAIXONADO - KAREN ESSEX
Drácula apaixonado – que de Drácula e apaixonado não tem nada- conta a história de Mina nos anos 1890. Mina Murray é uma típica mulher conservadora, recatada, linda e extremamente elegante, com apenas 21 anos, órfã e trabalhando como professora numa escola para meninas. Recém-noiva de um advogado e futuro herdeiro chamado Jonathan Harker, ela está muito ansiosa para os preparativos de sua vida de casada.

Mina possui um passado obscuro, seu pai a espancava muito quando criança, pois acreditava que a menina era possuída pelo demônio, já que Mina é sonambula, sempre teve ‘sonhos’ lúcidos que a levavam a lugares diferentes, além de que se via sozinha conversando e brincando com crianças inexistentes.

Após o falecimento de seu pai a mãe de Mina a coloca numa escola para educar meninas aos 7 anos e lá ela se cria sendo a aluna exemplo e depois professora. Mina já adulta continua a ter episódios de sonambulismo e sonhos vividos perturbadores e outros sensuais, mas cética para o misticismo tem muito medo de entender o motivo desses casos.

Mina possui duas amigas, Kate e Lycy. A história de Mina se passa contando seu dia a dia ora com Kate, ora com Lucy e ora com Jonathan. Mina vai para casa de Lucy quando Jonathan viaja a trabalho e lá começa a ter episódios mais vívidos de seus sonhos onde ela se transforma numa criatura ou uma criatura a encontra. Por vezes esses episódios são com um cavalheiro - com quem tem momentos íntimos - que Mina jura que vê quando está acordada também, mas não sabe quem é.
O livro todo é um tédio. Todos os personagens são desinteressantes, inclusive a protagonista e o Drácula que só aparece mesmo lá nas últimas páginas, JURO, e pior que não causa nem alvoroço.

São momentos com fulano e com ciclano e depois com beltrano. Me perguntei muitas vezes se a autora sabia mesmo sobre o que queria escrever, porque parecem várias histórias desconexas com o passar dos capítulos.

Mina é uma mulher cheia de dúvidas, extremamente conservadora que por vezes se pune por seus pensamentos e atos. O livro sempre vagueia sobre a intimidade de Mina, pois volta em meia ela fica em devaneios sobre seus desejos sexuais.

A autora estudou e explorou até demais os ambientes descritos no livro, além de retratar muito bem a sociedade da época com o machismo e a posse dos homens sobre as mulheres, diminuído e menosprezando as mesmas, por vezes tratando-as como objetos e desmerecedoras de respeito. Ponto positivo, mas que CONVENHAMOS, ambientes e sociedade são importantes para construção do livro, mas não deveriam ser o FOCO PRINCIPAL da história.

Todos os homens nesse livro são péssimos, inclusive o Drácula. A leitura é maçante, eu só sonhava urgentemente com o final e quando ele finalmente chegou eu chorei de arrependimento por ter continuado, porque o final é ainda pior. Quando a autora tentou explicar os motivos das 250 páginas anteriores eu já não tinha interesse nenhum! Sem contar que a autora invade a história o tempo todo com frases de: 'Caro leitor'...Tenho pena de quem se propuser a pagar os R$40,00 cobrados por esse livro. Perda de tempo!

NOTA = 0,5 (PÉSSIMO)
Daocalia 04/04/2022minha estante
Queria ter lido essa resenha antes de ter começado ele !! E ainda fui generosa na nota !!

Lawolft_ 05/04/2022minha estante
Menina, eu não sei como que eu consegui terminar esse livro, é uó!

Ket 17/06/2019

algo de errado não está certo
Nota final: 2,5

Vamos começar pelo começo: de Drácula e apaixonado esse livro não tem quase nada. Acho que a história poderia se chamar Mina no Reino das Ilusões porque tudo que a protagonista faz no livro é se iludir e levar a gente de carona.

Drácula apaixonado é uma "releitura" de Drácula de Bram Stoker que tem como propósito contar a verdadeira história do que aconteceu no ano de 1890 com Mina e seu grupo de conhecidos. A autora pegou alguns elementos principais da trama de terror e teceu uma nova narrativa, colocando Mina no papel principal e dando à ela as chaves da história do Drácula. Até aí perfeito, maravilhoso, rainha, falou tudo... O problema, para mim, foi a execução da ideia: se perdeu numa curva de carruagem e nunca mais voltou!!!!

Tudo que você tem são cenas enormes com personagens desinteressantíssimos (um macho pior que o outro nessa história), uma protagonista que não sabe se impor, um Drácula que aparece de verdade só nos últimos 35% do livro, uma reinvenção da mitologia do vampiro que eu fiquei QUE (não é ruim, mas acontece tão no final do livro que eu nem tava mais interessada em saber como Drácula virou Drácula), e um amor eterno que não me convenceu a jogar nem um real nessa Megassena. E O FINAL.... nem vou comentar a decepção que foi.

O que eu gostei, porque sim, eu gostei de uma coisa: a autora fez uma boa pesquisa para relatar como eram horríveis e degradantes as condições a que eram submetidas as mulheres que a sociedade internava por serem "histéricas" e por demonstrarem desejos que não eram compatíveis com a frágil condição feminina. É revoltante ler as cenas em que as personagens são fisicamente e psicologicamente abusadas por "doutores" da mente. Um nojo.

Só não fiquei mais triste porque eu baixei o livro pelo Unlimited porque, olha, se eu tivesse gastado 40 reais nessa história ia MORREEEEEER ( de verdade, e não retornar como vampira). Enfim, ainda dei duas estrelas e meia porque, apesar do meu desgosto, tem um trabalho envolvido ali, tem pesquisa e dá pra ver, pela nota da autora, que ela realmente quis dar uma nova voz à Mina e eu admiro a tentativa.
Carous 17/06/2019minha estante
Eu achei esse livro muito cansativo. Quando o desfecho foi revelado, e eu achei interessante, já estava esgotada demais da lentidão do livro para me importar com as revelações

Ket 17/06/2019minha estante
Guria, passei pela mesma coisa. Quando ela explicou a mitologia eu já não tava mais me importando. Uma pena.

Mariana.Othoni 16/01/2023

Oi?
Que livro doido.
O livro só acontece em 70%, até la tem algumas coisas interessantes, mas é só enrolação.
Mina é uma protagonista chata, que cai na lábia de qualquer um e não tem personalidade própria. CHATA.
Mirela.kruger 26/07/2023minha estante
Concordo super

Tayna.Rodrigues 06/06/2021minha estante
Corcordo, gostei muito quando li

Arya4 22/05/2020

Talvez se eu tivesse ido com uma expectativa diferente teria gostado mais deste livro.
Como o livro se passa na época de 1890 as mulheres eram oprimidas e diminuídas,mas esperava uma protagonista revolucionária,que era contrária a toda essa sociedade e então me deparo com a Mina que é contra esse tipo de mudança e acha certo toda aquela sociedade e preferia caçar um marido do que fazer parte dessa "fantasia"(palavras dela). E depois os homens que aparecem no decorrer da trama são muito escrotos,nem mesmo o Drácula conseguiu salvar. Esperava romance e isso não ocorreu do jeito que eu imaginava.
A escrita é maravilhosa e isso me fez continuar. A autora mostra como as mulheres com apetites sexuais que hoje seriam considerados normais eram tratadas na época e levadas para o hospício.
Mas a leitura é válida e interessante. Recomendo a leitura,mas mantenha a mente aberta. Como li nada sobre o Dracula antes foi realmente surpreendente e em parte decepcionante a leitura.
Adriàna Souza 27/08/2022minha estante
Estou com essa mesma impressão sua da leitura. Terminei hj e me frustrei, acho que fui com muita expectativa

Soraya Felix 25/02/2014

Uma história libertadora
- Quantos livros sobre vampiro você já leu desde que Stephanie Meyer lançou a saga Crepúsculo? De todos os livros que sucederam esta saga quais deles conseguiram ser realmente diferentes? – Eu só li dois, e um deles é Drácula Apaixonado da autora norte americana Karen Essex.
Talvez dizer que este livro é sobre um vampiro seja absoluto exagero, assim como esperar muito romance. É por isso que Karen surpreende. Drácula Apaixonado é antes de tudo, uma sutil discussão sobre o papel da mulher na sociedade inglesa nos anos de 1890. É isso que ela nos traz de interessante, nos inserindo em um contexto em que as mulheres eram quase mercadorias e sofriam duras penas quando se rebelavam.
Então, dentro deste contexto, Karen nos traz Mina Murray, uma bela jovem que contem em sua essência todos os atributos desejáveis a uma mulher submissa daquela época, e por isso talvez ela nos pareça excessivamente fraca, frágil e irritante. Uma perfeita antítese do que nos mulheres queremos ver retratado em um livro. No entanto, ela encanta por isso, por que é verdadeira, real, uma heroína que pode ser encontrada nos dias de hoje.
Outro fator inusitado é que o livro demora para acontecer, mas isso não é um ponto negativo. Se Karen nos apresentasse o misterioso Conde de corpo e alma logo no inicio, o livro perderia a graça. Ela vai nos dando doses homeopáticas dele, em cenas realmente marcantes até que Mina e o Conde dominam uma parte emocionante do livro.
Então, Karen nos surpreende mais uma vez. Você não espera o final que ela apresenta, por que ele não é comum, por que ele incomoda; e incomoda por que talvez nenhuma de nós mulheres tivéssemos a capacidade de perdoar alguém que nos permitiu uma agressão sem tamanho. Mas, outra vez chamo atenção para a história. Ela se passa em 1890 e não em 2014.
Há erotismo no livro, mas não o erótico barato de Cinquenta Tons. Em Drácula Apaixonado o erótico é visto como libertador, como uma alavanca de mudança da mulher na sociedade. Não há sexo por sexo e sim relações íntimas que completam o amor.
Também há muita mitologia, muitas referências culturais a lendas antigas que povoam o imaginário europeu, e isso dá um toque todo especial a trama.
Então você acaba o livro se perguntado:
- O Conde é realmente o Drácula?
- Será esta a real história dos vampiros?
Não tenho a resposta, apenas a recomendação: - Leia, se delicie e depois volte aqui e me conte o que sentiu.
Resenha originalmente publicada no Blog PROSA MÁGICA

site: http://prosamagica.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-01-13T08:56:00-02:00&max-results=5

Patty 22/03/2014

Mesmo acompanhando de perto o início da luta por mais direitos para as mulheres na Inglaterra, Mina, professora exemplar de uma escola tradicional para meninas, só sonha em casar-se com Jonathan Harker e cumprir todas as obrigações de uma boa esposa. Mas há um mistério em seu passado, o qual ela tenta, conscientemente ou não, a todo custo esquecer. E quando fatos estranhos começam a surgir ao seu redor, ela parte em busca de respostas, e o que encontra é a sua verdadeira natureza.

Com bem menos romance do que eu esperava, Drácula Apaixonado é a versão feminista de Karen Essex para o conto de Bram Stoker. Aqui as personagens femininas não são pobres vítimas, e sim mulheres com a sexualidade mais aflorada, algo inadmissível para a época, e mulheres extremamente fortes com total poder de decisão sobre suas vidas e até mesmo sobre a dos homens. Retratando o papel da mulher na sociedade vitoriana e recontando lendas, que retomam desde há muitos séculos, sobre seres sobrenaturais que se alimentam de sangue dos vivos, como a de Lilith, é um livro muito bem escrito e muito bem editorado também. Vale a leitura.

Larissa 13/04/2014

Surpreendente
Eu não esperava que a narrativa se desenvolvesse da forma como se desenvolveu. No entanto, isso foi incrível. O ponto de vista feminino transformou a história. O Drácula até é bem parecido com o original (não muito sentimental, sedutor, orgulhoso, apaixonado - mas racional) e baseado nas lendas locais, que há muito parecem esquecidas pelas pessoas. A autora puxou a lenda do vampiro do fundo do baú e criou uma versão, lendariamente falando, com mais sentido que a do Bram Stoker. Sem mencionar que os locais, personagens, contexto histórico e o enredo estão muito bem desenvolvidos. Fiquei encantada com a maneira utilizada por ela para contar como as coisas funcionavam naqueles tempos, de forma que obtive um perfeito panorama da sociedade londrina da época, principalmente se tratando das mulheres.
Karen Essex me deu a história que eu gostaria de ler sobre o Drácula (porque, na verdade, é da Mina), sem todo o machismo e os preconceitos que encontramos no livro original (mas não culpemos tanto o Stoker, afinal, aquela era a realidade dele).

Melissa 05/03/2015

Excelente!
O livro é fantástico. História de romance cheio de sedução, mistério, intriga, terror. Está na minha estante de favoritos. Recomendo!

Mirela.kruger 26/07/2023

Eu li tudo, e tava gostando muito tanto da escrita quanto da história,pois a época me deixa meio irritada mas eu relevava,mas quando faltava poucas páginas para acabar fiquei com raiva da mina e não consegui terminar,falta apenas 20 páginas mas não vai rolar,esse finalzinho me deixou muito irritada

Julia 14/06/2017

Eu apaixonada, né gente?!
Karen Essex, você é ousada hein, mulher!
Quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez eu sabia q teria q tê-lo, mas eu não sabia muito bem o que esperar porque (me julguem) eu ainda não li Drácula, mas conheço a história toda. No entando, tive uma bela surpresa, porque a autora conseguiu remoldar uma história de tamanho sucesso com quase 100% de êxito.

Na trama temos Wilhelmina Murray como protagonista. Ela cresceu sendo vista pela sua própria família como uma menina estranha, que conversava sozinha e que foi taxada como louca. Na esperança de salvar a filha, sua mãe a manda para uma escola interna para meninas, aonde Mina aprende a ser uma perfeita dama, escondendo seu passado obscuro. Noiva de Jonathan Harker, um jovem advogado, e ansiosa para dar continuidade a sua vida deixando definitavamente o passado para trás, Mina não esperava voltar a ter seus antigos pesadelos.

Ele a chama nos sonhos, ela o atende. Ele sempre esteve presente.

Mina descobrirá a verdade sobre quem realmente é e quem é este homem de marcantes olhos azuis que parece conhecê-la melhor do que ela mesma. Que parece sempre tê-la conhecido.

Gente, eu chorei, ri, fiquei com muuuuita raiva da Mina muitaaaas vezes, e no geral posso dizer que adorei esse livro. A trama tem um suspense inteligente, a escrita da autora é sofisticada, porém de fácil compreensão e este livro nos desperta várias emoções. Tem muitas reviralvoltas que eu fiquei tipo... quê? Como essa mulher conseguiu pensar nisso gente?? Gênia!
Porém, o final me decepcionou um pouco. Claro que ela acompanhou a linha de pensamento de Bram Stoker em certas partes do livro, mas aquele final....... me deixou tristinha demais e a Mina me pareceu muito fria em relação a tudo.
No entanto é uma leitura que super indico, pela ousadia e criatividade da autora ao desenvolver este apaixonante romance gótico. Apesar de eu não ter amado o final, tenho q admitir que a forma como ela desenvolveu os sentimentos e as características pscicológicas dos personagens, principalmente Mina e o Conde, foi muito verdadeira. Eles sentiram como pessoas reais, com erros, raiva, paixão, e não como aqueles personagens engessados, que romantizam tudo. Eles não eram sempre romanticos e melosamente apaixonados um pelo outro, mas tinham suas diferenças. Ele perdeu a paciência com ela algumas vezes e ela nem sempre fez a escolha certa, e sinceramente discordo da maioria dos pensamentos da protagonista, mas ela estava sendo verdadeira.
Conclusão eu apaixonada né, gente?!

PS: Conde lindo, perfeito e tals. ;)

Neilania 22/08/2017

Decepcionante.
A trama conta o que seria a história que inspirou Stoker a escrever Dracula. Criativa e envolvente a autora vai nos apresentando personagens cativantes. Nos leva a lugares impressionantes e nos coloca frente à sentimentos selvagens. Faz Mina sair de seu casulo e crescer infinitamente, mas por algum motivo escolheu um final bastante tétrico para a personagem. Foi muito decepcionante ver Mina retornar a sua pequenez.

Carous 09/08/2018

História maçante e surpreendentemente parada para um livro classificado como nova ver~so de Drácula. Só consegui finalizar a leitura porque pulei mais páginas do que tive paciência para ler. Por muitas vezes me perguntei se Karen sabia o que estava fazendo e todos aqueles parágrafos que não levavam a lugar nenhum tinha alguma finalidade (no fim das contas, tinham, mas estava muito próximo ao fim do livro para reverter minha opinião sobre o livro - e nem foi um final tão maravilhoso assim)

Posso dizer que Mina é aquela personagem que você deseja jogar sal para ver se tem alguma GRAÇA. Entendi porque os homens machistas do círculo de convívio dela a admiravam tanto - ela se portava como uma dama, isto é, submissa às convenções da época e às ordens masculinas. Fazia de tudo para agradá-los e elevar o ego dos embustes. Mas não entendo como Kate e Lucy, tão mais cheias de vida e opinião, conseguiam ser amigas delas.

Mina também oscilava muito entre reprimir seus desejos sexuais quando estava sob domínio de si e sentir um fogo no rabo impressionante. Apesar da história se passar na era vitoriana, os desejos sexuais femininos sempre existiam, embora a sociedade fingisse que não e tentasse reprimir as mulheres. Mas Mina se portava como uma puritana e mais tarde tinha sonhos eróticos com qualquer homem que tenha se dirigido a ela enquanto estava acordada.
Me deu vontade de falar pra ela tomar um banho frio porque aquilo estava passando no limite do normal.

Mas tirando seu comportamento submisso e de ser bonita (padrão) eu realmente não entendi porque alguém com cérebro iria se interessar por alguém tão sem vida. Principalmente o Drácula. Não parecia nem que corria sangue pelas veias dela.

E o Jonathan... ok, esse eu entendo se apaixonar pela Mina: tão insosso quanto ela.

Apesar das críticas negativas ao livro, eu também tenho elogios a fazer. Acho que Karen Essex conseguiu descrever as partes sensuais muito bem. Minhas únicas experiências tinham sido com livros da Julia Quinn e da Eloisa James. Apesar da segunda não ser tão ruim assim, a da Julia Quinn era cafona, machista e infantil.
Não aqui. Não somos mais crianças então ao invés de "prova da virilidade", "semente" e todas as bizarrices que se encontra nos livros da sra. Quinn damos lugar à "pênis ereto/duro" etc, etc. Vamos dar nomes aos bois, por favor.

E gostei de como Karen soube equilibrar a mentalidade da época com a de hoje sem parecer falso. Mina reproduz bastante o machismo, mas não chegou a me incomodar porque havia sutis críticas a ele também e Kate e Lucy, contrapontos dos pensamentos retrógados de Mina.

O livro tem uma premissa interessante que a Karen não soube executar muito bem. Achei que haveria ação quando o conde Drácula f i n a l m e n t e aparecesse, mas ele se mostrou outro bocó tapete de Mina

Resumindo: este é um livro que não precisava existir.

1 | 2 | 3 | 4