Drácula Apaixonado

Drácula Apaixonado Karen Essex

Resenhas - Drácula Apaixonado

1 | 2 | 3 | 4

Arya4 22/05/2020

Talvez se eu tivesse ido com uma expectativa diferente teria gostado mais deste livro.
Como o livro se passa na época de 1890 as mulheres eram oprimidas e diminuídas,mas esperava uma protagonista revolucionária,que era contrária a toda essa sociedade e então me deparo com a Mina que é contra esse tipo de mudança e acha certo toda aquela sociedade e preferia caçar um marido do que fazer parte dessa "fantasia"(palavras dela). E depois os homens que aparecem no decorrer da trama são muito escrotos,nem mesmo o Drácula conseguiu salvar. Esperava romance e isso não ocorreu do jeito que eu imaginava.
A escrita é maravilhosa e isso me fez continuar. A autora mostra como as mulheres com apetites sexuais que hoje seriam considerados normais eram tratadas na época e levadas para o hospício.
Mas a leitura é válida e interessante. Recomendo a leitura,mas mantenha a mente aberta. Como li nada sobre o Dracula antes foi realmente surpreendente e em parte decepcionante a leitura.
Adriàna Souza 27/08/2022minha estante
Estou com essa mesma impressão sua da leitura. Terminei hj e me frustrei, acho que fui com muita expectativa

Giulipédia 12/02/2021

Péssima escolha de título, mas a história é do c@ralh0!!
Esse livro me foi apresentado por um amigo aqui do skoob, fiquei curiosa porque gosto de recontagem dos clássicos antigos, e apesar do título infeliz desse livro, achei essa história bem necessária e sensacional.

Dracula apaixonado é uma recontagem, ou fanfic, como alguns leitores gostam de chamar, da história original de Drácula de Bram Stoker. Aqui porém temos a versão somente contada por Mina, que de acordo com a mesma, foi a real versão dos fatos acontecidos da história.
Conhecemos o Conde sob a ótica de Mina e descobrimos muitas coisas interessantes sobre os personagens e algumas reviravoltas bem revoltantes sobre outros, mas sem spoilers, quem quiser saber vai ter que ler!

Agora entendo o porquê da nota desse livro ser tão baixa, mas ainda assim, não deixa de ser um livro sensacional pelas reflexões que a história trás, e não posso dizer que os rumos que a história tomou foram ruins, apesar de eu não ter gostado do rumo final, a história foi bem condizente com a releitura do conto de drácula e com os ideais da época.

Mas algumas coisas que eu achei geniais que a autora introduziu foram a submissão da mulher, não apenas perante ao marido, mas a sociedade. De como mulheres com comportamento "estranhos" eram mandadas a torto e a direito para manicômios para serem "curadas" do "mal" que as afligia.

O desejo, a luxúria feminina, também foi um tema bem explorado aqui, e foi bem interessante a forma como a sociedade vê isso como algo perverso e pervertido, como se somente homens pudessem sentir desejo e mulheres que se atrevessem a tal ato eram "diagnosticadas" com doenças mentais e tinham que ser "tratadas". Há também a associação do desejo feminino com o profano, mulheres com luxúria são associadas a demônios, o que condiz bastante com a história original de Bram Stoker, quando ele fala das noivas de drácula.

A questão toda que eu trago aqui é que apesar dessas coisas não acontecerem escancaradamente atualmente, enganam-se meus caros e minhas caras em achar que nos livramos desses preconceitos daquela época, e muito do machismo abordado nessa história ainda vive bem presente na nossa realidade atual.

No mais, como havia dito antes, entendo o porquê da nota do livro ser tão baixa, mas não concordo, mesmo com os rumos que a história tomou achei coerente com a realidade da época e com a própria personalidade da personagem. Mas principalmente eu achei essa história muito necessária, pois, apesar de ser um livro de romance, uma fanfic, ela trás tantas problemáticas que fazem a gente refletir além do drama da história em si. Por isso digo e repito, não se apeguem ao enredo apenas, olhem além, INTERPRETEM além e verão que há muita riqueza escondida nesses livrinhos que parecem não estar com nada, drácula apaixonado realmente foi uma bela surpresa pra mim!!

PS: Recomendo muitíssimo para QUASE todos, esse livro NÃO é recomendado para crianças e adolescentes, muitas cenas explícitas ali, lembrando meus queridinhos e queridinhas, a hora de vocês vai chegar um dia!

Roneide.Braga 11/04/2020

[DRÁCULA APAIXONADO - KAREN ESSEX]
Eu gostei do livro e acredito que tenha gostado bastante porque fui de mente aberta. Não estava procurando romance quando iniciei a leitura; não estava procurando a complementação do livro original, porque eu nunca li O Drácula de Bram Stoker; não estava procurando erotismo; estava lendo um livro que foi indicado por uma pessoa que respeito. E confesso que fiquei surpresa, principalmente com a narração da autora ao mostrar como as mulheres eram tratadas na época, como seus maridos abandonavam as mulheres nos manicômios quando queriam se “livrar” delas, como as meninas desde pequena eram criadas para o papel de esposa perfeita.
Entrando no romance, não sei se teve “romance”, porque foram tantos homens escrotos, acho que bem condizente com a época (kkkkk). Confesso que esperava mais na entrada de Drácula, que só aparece mesmo lá nos últimos capítulos.
Tenho algumas críticas: 1) a autora explorou até demais os ambientes, sem necessidade; 2) não gostei das interferências da autora, que sempre se inicia com “Caro leitor”; 3) em alguns momentos fiquei um pouco confusa entre os sonhos, sonambulismo e o real (fiquei um pouco confusa porque li pelo celular, deve ter sido isso kkk). Mas vale a pena a leitura.

Mara Fernandes 02/05/2021

Apaixonados... só que não.
Uma releitura do clássico de Bram Stoker, este livro apresenta a versão dos fatos pela ótica de Mina, nossa protagonista, uma jovem que dedicou sua vida para se tornar uma dama e dona de casa perfeita na esperança de encontrar um bom casamento e se afastar de um passado sombrio. No entanto ela vê sua sanidade ser posta em cheque quando passa a ser atormentada por um homem sedutor que aparece em seus sonhos.

A escrita da autora é envolvente, porém o texto apresenta diversos problemas. A forma com que as mulheres são tratadas é péssima, o que pode ser amenizado levando em conta o ano em que se passa a história ou até se considerarmos esses episódios como um protesto velado da autora.

Um outro ponto que me decepcionou bastante foi na construção dos personagens em si. Todos os homens que apareceram eram escrotos e nenhum deles parecia realmente apaixonado. As relações eram construídas em cima do desejo carnal do que em qualquer sentimento ?verdadeiro?.

Desta forma o romance que deveria ser o ponto central do livro, ou pelo menos é o que foi proposto na capa, passou bem longe.

mari 04/10/2020

Sobre Drácula Apaixonado
Esse livro é uma paródia da história de Bram Stoker. Temos os mesmos personagens e até alguns fatos semelhantes, porém introduzidos em um enredo completamente diferente.

Até o meio da história é bem suspense, dps vira uma fanfic louca. E eu como boa fanfiqueira, amei. Mas o final realmente me surtou, foi muito realista e eu tava na maior viagem. Fora isso ADOREI como a história foi construída e gostei bastante de ler.

Lembrem que a personagem principal é a Mina!! Ela conta a história dela, então o conde é secundário.

Tamyressilvazz 24/11/2022

Um misógino destruindo sonhos
O livro tem muito embasamento histórico e inspiração das obras de Bram Stoker, a história só vai ficando intensa no final, muita coisa acontece ao mesmo tempo. A personagem Mina, faz péssimas escolhas, o livro tem um machismo horrível, porque é retratada uma época que as mulheres ainda estavam lutando por seus direitos, me dói de raiva o livro inteiro, demorei uns 6 meses pra terminar kk, e o final, não gostei. Definitivamente não é um livro pra mim.

Bart 15/03/2020

Drácula Apaixonado
*Karen Essex*
Caramba...mais uma vez fui pego de surpresa...e boa!!
Em 1897 o escritor irlandês, Bram Stoker lançou seu livro mais famoso, e simplesmente o melhor livro de vampiro que existe nesta galáxia.
Dia 25 de Dezembro de 1992, o cineasta e diretor Francis Ford Coppola, lançou o filme Drácula, uma adaptação baseada no livro de Bram Stoker. .
Esse flme me traz uma memória afetiva, por ter assistido a ele em 1993, como meus amigos de infância (do pré escolar) no cinema (de Etâneo) na mha cidade natal (Sobradinho-BA), todos crianças, numa 6feira à noite... voltando p/livro!!
Quem leu o livro, gostou!
Quem assistiu ao filme, gostou!
No livro, o vampiro é metódico e não tem pena de ninguém. O filme, é uma versão (adaptação) romantizada, mas tbm excelente do livro.
Por que eu falei isso?! Esse livro, "Drácula Apaixonado", p/mim ficou como uma versão definitiva do filme... vou explicar:
Todos conhecem a trama. Nesse livro, temos a visão de tudo, através dos olhos de Mina Harker, e ela é baseada na versão do filme. Pesado, principalmente em como ela descreve o desejo sexual (não dá p/criança) e pesado como ela mostra a representatividade da mulher na época em que a história se desenrola, como a psicologia e psiquiatria tentavam entender a mente insana naquela época (punk é apelido!), mas o melhor é como as lacunas do filme são preenchidas, a escritora foi mt bem sucedida nisso, e como passamos a entender a motivação do Conde, à qnt tempo ele já agia...leiam por favor, é um p#$@ de um Excelente livro!
Obs. Esse livro eleva e mt a censura (etária) do filme, seja através da volúpia da sexualidade, e tbm pela violência sofrida e narrada por Mina Harker.

Tayna.Rodrigues 06/06/2021minha estante
Corcordo, gostei muito quando li

Isis 10/12/2013minha estante
Nossa eu descobri sobre esse livro hoje, do pouco que eu li até agora das resenhas não tem muito romance né?! E eu acho que é isso que eu estou procurando nesse livro, não sei.

Leticia 10/12/2013minha estante
Não Isis,o romance até tem só que é muito escasso.Com todos os acontecimentos o momento de romance é quando Mina está com Drácula e nem tão romântico acaba sendo.Um paradoxo com o titulo livro não acha?

Camila 27/01/2014minha estante
Pelo título do livro a gente acaba esperando mais romance, o que não acontece de fato. Estou na parte 4 já e não teve romance mesmo entre Mina e Drácula. É frustrante porque eu fui com uma certa expectativa.

ROBERTA SHEYLER 28/01/2014minha estante
Releitura de Bram Stocker, mas, do ponto de vista da Mina. Esqueçam o título. .. ele n tem nada de romântico, tem sim, passagens eróticas. ..mas romance que eh bom....nada. O Final depois de tudo deu raiva...e fiquei com a sensação de que ainda tinha coisa p acontecer... o livro prende a gente pelo mistério e a vontade que da de vê a Mina com o Drácula. ..mas isso demoraaaaa e quando finalmente chegamos...bem.. n vou contar rsrs bjokas

Andrea 10/10/2014minha estante
O livro foi uma surpresa para mim! A história é contada através das personagens femininas e mostra Drácula mais humano, adorei esta versão dele :) Apenas gostaria que no final a autora fosse mais ousada e mudasse um pouco a história.

Clara 26/11/2021

Doido
Nossa, eu já li esse livro tem um tempinho e eu lembro de achar muito bom, mas meio doido. Na real eu tinha algumas expectativas e no final não era o que eu achei, mas o livro em si vale muito a pena. A história é massa e a escrita é muito boa!

Eduardo Ogalves 28/01/2023

Sinopse
Uma das histórias de amor mais intrigante e assustadora de todos os tempos contada sob uma nova perspectiva. O ano é 1980, e a jovem professora Mina Murray está comprometida com o homem dos seus sonhos. Mas seus frequentes pesadelos estão prestes a revelar algo que há séculos atormenta sua alma: ela é objeto de desejo do intrigante conde Drácula. Quando o noivo parte em uma viagem a trabalho, ela decide passar um tempo em Witby com sua querida amiga Lucy e a mãe dela. Mas então coisas terríveis acontecem, e Mina é levada em uma viagem mítica muito além da compreensão humana, na qual se vê obrigada a tomar uma decisão adiada por quase um milênio.

Vic 17/10/2021

Uma releitura interessante
De fato, é um livro com alguns furos e com uma personagem principalmente bastante confusa, chega até ser meio chata em algumas ocasiões mas não deixa de ser um livro muito bom! A nota final da autora e a forma em que ela tenta passar e inserir o leitor ao contexto histórico da época é maravilhoso, além é claro de toda a explicação fantasiosa para a criação do drácula.

Biaap10 01/08/2022

Esse livro foi um surto
As coisas demoraram demais pra acontecer e o livro só foi ficar bom nos 70%, depois disso o resto é só ladeira abaixo.
O romance me decepcionou demais, foi muito diferente do que eu esperava. A única coisa boa no livro é a evolução da protagonista, que foi muito foda de ver.
Livro horrível, não recomendo.

AkiraMizaki 27/09/2020

Esqueça o Título
Se você está procurando um romance, esquece esse livro. O Drácula aparece uma vez na vida e outra na morte. Esse livro na verdade é sobre uma mulher que tem sonhos eróticos com todos os homens que conhece, e todos os homens da história são do pior tipo.

A parte mais interessante é a do manicômio, só que precisa ter estômago forte pra ler porque a sensação de impotência é grande.

O final também não é bom, eu literalmente lembrei de uma fanfic que eu li em que a autora inventava um monte de mitologia e simplesmente jogava na história. A escritora desse livro resolveu que seria uma boa ideia explicar tudo só no final.

Frase que representa o Drácula nesse livro:

"Às vezes eu dou uma sumida, mas sempre tô pela área "

Mand 13/06/2021

Leitura adulta
Bom, vamos lá...

Em primeiro lugar: NÃO É UM LIVRO PARA MENORES, OK? Não só por ter cenas de sexo, algumas partes são bem pesadinhas, como citarei mais adiante.

Dito isto, quero salientar que esse livro foi uma grata surpresa, comprei ele um ano atrás no prime day jurando, gente, que seria um romance fofinho bem besteirol para curar a ressaca literária e etc... mas, meu povo, não é bem assim não ok?

(Deixando claro que infelizmente ainda não li Drácula de Bram Stoker, ok? Ok!)

Em "Drácula apaixonado" somos apresentados aos eventos de "Drácula" de Bram Stoker, até aí tudo bem, só que na versão da Mina Murray (posteriormente Harker).

Até a metade do livro, eu não tava dando nada pela história. Até porque, basicamente, a Mina só estava tendo uns sonhos picantes com qualquer homem minimamente bonito em que ela botasse os olhos. E, até então, tinha tido muito pouco Drácula, na minha opinião.

Porém, na metade do livro tudo começa a de desenvolver e o leitor é preso numa teia de suspense, terror e romance onde ele começa a desconfiar de tudo e de todos, até da própria Mina, que é quem narra toda a história.

Um ponto bem legal, embora meio pesado, que eu gostei muito e que me fez adicionar mais uma estrelinha alí na avaliação, foi o fato da autora ter mostrado como mulheres que tinham um comportamento sexual mais desenvolvido eram tratadas naquela época. Todo o sofrimento que à algumas era destinado, nós hospícios por homens que não entendiam e não respeitavam os direitos destas... toda a tortura que algumas passavam nesses locais...inclusive, a autora no capítulo antes dos agradecimentos, onde ela explica como construiu essa obra e etc, ela diz que alguns dos prontuários citados no livro tem base em prontuários encontrados em um hospício do século XIX.

Outro ponto que me cativou foi a dualidade no pensamento feminino no século XIX. Pois, enquanto umas mulheres iam para as ruas pedir por direitos iguais, como a Kate Reed, outras estavam contentes e determinadas em apenas se "melhorar" para encontrar um bom marido e se tornar uma boa mãe e dona de casa, como a Mina.

Bom, não irei me alongar mais, só direi que: para mim, o livro vale muuuuuito a pena. A medida em que os eventos vão acontecendo, ele te prende de uma maneira inexplicável. Ou seja, recomendo muitoooo.

1 | 2 | 3 | 4