Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Barbara 15/01/2021

Não sei como descrever
Vou ser sincera, não sei se absorvi tudo. Não sei se alguém já absorveu tudo desse livro. É um monólogo sem linha temporal, um monólogo que se aparenta com uma mente confusa. Gostei. Acho que será um daqueles livros que cada vez que você reler, ele te dará um sentimento diferente.
Marcia 01/02/2021minha estante
Concordo com você, eu tambem fiquei com a sensação de ter ficado contúdo para ser absorvido. Eu farei uma releitura ainda nesse ano.

lia 01/04/2022

abstrato
deixei meu inconsciente ler esse livro, que coisa mais bela! eu posso não ter compreendido cada palavrinha, mas no fundo eu captei um segredo universal. obrigada, clarice!
Marianna 18/04/2022minha estante
Perfeita descrição!

Gabi Machi 03/01/2012

O livro mais complexo que eu já li da Clarice.
A história não tem um enredo em si, são pensamentos soltos da protagonista. É o tipo de livro que você tem que ler e reler para absorvê-lo completamente. O fato do livro não ter uma sequência fez com que a leitura fosse penosa, sem aquela vontade de terminar o livro.
Acredito que gostar ou não de "Água Viva" depende muito do momento em que você está passando em sua vida. E este não foi o meu momento certo para ler este livro introspectivo, por isso não é o meu preferido de Clarice. Quem sabe não releio daqui a alguns anos?
Dio-go 14/11/2017minha estante
Ainda não li 'Água Viva'. Só 16 páginas. E não consegui aquele embalo que leva o leitor adiante. Então procurei resenhas pra ter uma perspectiva melhor. E pra tentar saber o que eu posso esperar da leitura.
Dito isso, gostaria de te agradecer, Gabi MC. Seu comentário foi o mais sóbrio e real que encontrei por aqui.
Um abraço!
Diogo

vitoriapamplona 12/08/2023minha estante
Só os pontos que selecionou já dá vontade de ler esse livro. Clarice como sempre maravilhosa!

mar 21/05/2022

energicamente impactante
Clarice constrói uma poesia em prosa visceral, que decodifica ao mesmo tempo que questiona a fluidez da consciência em parágrafos completos e interligados da mais pura percepção do instante-já.

A cada página, mais conectada com o livro eu ficava e mais conectada comigo mesma eu me sentia. A construção do sentido com o uso recorrente de sinestesia (e claramente Clarice era sinestésica) aproxima intensamente o leitor da obra, principalmente aqueles que compartilham de sua forma de pensar.

O livro é simplesmente brilhante e cativante, inexplicável. Possui o próprio it.

"Nada existe de mais difícil do que se entregar ao instante" e mesmo assim, Clarice faz todos nós nos entregarmos durante a leitura.
ticia 21/05/2022minha estante
linda

júlia 23/03/2022

uma leitura desprendida da caça ao significado
tal qual a arte plástica deve, antes de ser compreendida, ser sentida, se dá a leitura de Clarice.

é sobre abrir espaço em si pro desconhecido. sobre olhar sob uma perspectiva nunca vista antes. sobre se fazer estranho pra si. se olhar de longe.

as palavras me dão colo. eu sinto o afago e a companhia enquanto caio numa brusca queda sem amortecimento em mim. de mim. me sinto menos sozinha aqui, onde a pressão da água me causa tanta dor de ouvido.

água viva tornou meu sentir menos solitário. a solidão menos assustadora. o vazio como estado pleno onde se encontra a verdadeira essência.

não sei, não possuo resposta alguma. esclarecimento algum. apenas sinto a água viva em mim.
AdrielleSantos 23/03/2022minha estante
??????????uau

Martony.Demes 16/06/2023

Um livro bem complexo e ao mesmo tempo com muita informação precípua sobre a escritora! Praticamente, pelo que entendi, ela escreve tudo sobre o momento que está passando! Seria tipo eu escrever tudo que passa em minha cabeça mas organizando as ideias e sem parar.

Posso tentar fazer essa atividade e ver o que dá! Claro, estamos falando de uma das maiores escritoras do Brasil e que tem um repertório gigante!

Prometo ler ou ouvir novamente o livro e pegar e anotar diversas ideias especificas e anotá-las!
Ana Carol 16/06/2023minha estante
Deu vontade de ler!

sopadebanana 07/08/2022

Intrigante
Clarice era extremamente única, e esse livro talvez seja a prova disso.
Todos os pensamentos delas, os dilemas, as concepções estão aqui. Nesse livro eu consigo ver exatamente quem ela era, o tipo de pessoa que ela era e como ela vivia.
Amo Clarice, pois Clarice me mostra a vida, me mostra a liberdade, me mostra quem eu sou.

"Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar." Gosto muito desse final, pq o livro todo ela fica falando de morte, do It, de Deus, liberdade, sobre ela mesmo e ela termina assim, de maneira simples e impactante.
Malu Cory 07/08/2022minha estante
Desafio da vida é conseguir ler Clarice um dia ?

Bruno236 22/08/2023

Sem palavras.
Isto é uma bíblia e eu posso te provar;

"Ocorreu-me de repente que não é preciso ter ordem para viver. Não a pasta a seguir e bem a o próprio padrão: nasço.

" todos os seres vivos, QUE NAO OS HOMENS, são um escândalo de maravilhamento"

"Quero morrer com vida. Juro que morrerei lucrando o último instante".

E com esse eu termino. Só leia pequeno querubim.
Vai ser difícil, mas leia. Pego o desafiado de Clarice Lispector.
Bruno236 22/08/2023minha estante
Eu te amo corretor... ( colocando a culpa no corretor) ele vendo; ?

mel 22/07/2023

Confesso que em muitos momentos tive que reler muitas e muitas vezes o mesmo parágrafo, uma vez que a escrita de Clarice não é algo simples, e o tema trabalhado por ela, a vida, é mais complexo ainda.
Nicole 22/07/2023minha estante
Eu não sei vcs mas eu amo tanto os livros da Clarice Lispector, a melhor poetisa

Vi 28/11/2022

?Viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para (?) viver é incômodo. Não se pode andar nu nem de corpo nem de espírito.?
JanainaF13 28/11/2022minha estante
esse livro é um dos melhores que eu já li em vida.

alicvvr 08/12/2023minha estante
lindo sentimento

L Soares 18/07/2014

“Estou atrás do que fica atrás do pensamento”
Na Graduação de Filosofia, cursei uma disciplina (metafísica) em que a bibliografia básica foi este livro. Ele é fantástico. A proposta é incrível. Entre outras ideias, a busca do instante-já e a tentativa de escrever todos os pensamentos, enquanto ocorrem, independente de lógica ou relação entre eles. O fluxo livre de ideias. Os aforismos que se extraem dessa obra e o brilhantismo da escrita sempre ímpar da Clarice é, na falta de palavra melhor e citando uma amiga, deliciosa. Ela brinca com as palavras e ideias. E encerro com uma de suas propostas: “Vamos não morrer como desafio?”

Apenas um PS. Há alguns literatos que, apesar de não encontrarem qualquer referência expressa sobre isso, encontram conexões deste livro com Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, como se os pensamentos aqui trabalhados fossem da personagem-narradora daquele, ou como outros dizem, que estes foram fragmentos que sobraram do outro livro, ou algo após. Naquele ela começa falando de sua secura, a falta de vida, e aqui a vida volta em uma enxurrada, presente e abundante, representado por este elemento que sustenta a própria existência.

cecí 09/07/2023

Uma tal aleluia
"Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido. O próximo instante é feito por mim? ou se faz sozinho? Fazemo-lo juntos clm a respiração. E com uma desenvoltura de toureiro na arena."

esse pedaço de Água Viva tá na primeira página do livro e ele foi o suficiente pra eu, em um momento de muita aflição da minha vida há uns meses, fechar esse livro e decidir ler em outro momento.
esse momento chegou e talvez esse tenha sido o livro mais difícil de ler da Clarice Lispector. ele não chega a ter nem cem páginas, mas o que tem nele te impossibilita de ler de uma vez, tem que parar pra digerir tudo aquilo e voltar depois. sei lá quantos livros eu li alternando com esse até ter coragem pra terminar.
é uma leitura complexa, não foi feita pra entender e é como se fosse o contrário de um estudo teórico de neuroanatomia porque ele todo parece ser o retrato PERFEITO de como a mente humana funciona. eu fui lendo, fui me identificando, não entendi nada de it, X, etc, mas tudo que ela descreve é TÃO humano e tão verdadeiro que dispensa qualquer compreensão.
a dissociação que ela comenta aqui e ali, a mudança do eu lírico de pintora pra escritora, a intenção de ser uma carta pra alguém importante me pegaram tão desprevenida porque eu sou literalmente assim KKKKK não é a toa que tantas mulheres hoje em dia busquem ler o que a clarice tem pra oferecer, porque tudo que ela descreve e fala sobre, mesmo não parecendo ter sentido algum, vão fazer sentido pra quem tem que sentir, pra quem quer que seja que vai pegar um livro dela, abrir e começar a ler.
não sei escolher favoritos quando leio obras da clarice, mas esse definitivamente é um deles. magnífico.
Rafa 09/07/2023minha estante
AFF tá em psicologo