O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Ju 08/09/2012

O Mundo de Vidro é o primeiro livro de Maurício Gomyde.

Conta a história de Ele e Ela, um homem e uma mulher que podem representar qualquer um de nós.

Ela acredita que sua vida está perfeita. Mas em pouco tempo descobre que nem tão perfeita assim. E quando vem a primeira decepção, acaba por questionar muitas coisas.

Ele tem a mania de anotar frases que cria e julga geniais... rs... É um tanto quanto sem noção, mas já na primeira vez em que apareceu no livro, o considerei um romântico. Ele demora um pouquinho para perceber isso...

Ele se apaixona platonicamente por Ela, dá um jeito de conhecê-la e a partir daí muita coisa acontece, como em qualquer relacionamento. Mas eu não vou contar pra vocês que coisas são essas! rs

Como o Maurício também é músico, permite que isso faça parte da escrita. Tem várias referências e citações musicais no livro. Algumas que eu conhecia, outras que nunca tinha ouvido falar (música realmente não é o meu forte). É um diferencial do livro. Quando era citada uma música que eu conhecia (todas eram muito boas!) eu parava de ler e cantava um pouquinho... rs...

O autor usa um recurso da internet em algumas situações. Isso ficou marcado pra mim em uma cena específica, quando um policial grita com Ele. Pra mim as letras maiúsculas funcionaram perfeitamente. Eu quis matar o Tenente Sam Bernard, do Batalhão de Infantaria Armada Até os Dentes, por gritar no meu ouvido (e não só por isso)!

O Mundo de Vidro mostra também um livro dentro do livro. Ela recebe por e-mail capítulos enviados anonimamente. Eu, como Ela, amei os capítulos. Mágicos e super sensíveis. Alguns trechos do que Ela lê:

E foi assim que, neste dia, tocou suas mãos. (...) Aquele pequeno gesto tornar-se-ia eterno dentro dela. Jamais esqueceria dos dois ali, no escuro, fazendo de um simples toque uma troca de carinho, de amor, de vida. (p. 182)

... algumas vezes pegavam-se contando sobre os problemas fora do mundo que criaram. (...) Ajudavam-se, tentando fazer com que uma palavra ou um gesto clareasse as coisas, explicasse o que poderia parecer confuso, tornando a vida do outro um pouco melhor. (p. 216)

E que mundo de vidro é esse, afinal? É um mundo particular, que se forma quando duas pessoas se encontram e se desfaz a cada separação, para se formar novamente em um novo encontro. É um mundo criado por dois seres, e só para eles. Super romântico, né?

O livro tem umas tiradas engraçadíssimas, mas você vai entendê-las melhor se souber inglês. Ele não sabe, e muitas cenas hilárias surgem da falta de entendimento dele.

O Mundo de Vidro é uma leitura leve e divertida.
Lua 07/03/2013minha estante
Adorei! Encantador, fofo e engraçado. =D Bem legal isso dos nomes dos personagens, você pode se inserir na trama, um livro que parece nos envolver a cada página. Gostei da capa simples e linda *-*

Dani 27/03/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li. Já li outro livro do Maurício e gostei demais. O autor é super talentoso e tem uma mega sensibilidade para escrever. Não li a resenha inteira porque quero surpresa rsrsrs Ele está lá na pilha me espreitando ^^

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Eu sigo o escritor no facebook porque eu achei a escrita dele muito interessante, mas não li esse livro ainda. Pretendo em breve.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
achei fascinante sua resenha , esse livro parece prender a gnt , achei linda a capa!

Thaís 13/04/2013minha estante
Que nome interessante.. e a capa é tao fofa, A resenha esta otima e eu tenho que parar de ler suas resenhas Ju assim meus pais vao a falencia cada nova resenha que eu leio a minha lista de desejados só aumenta...

Rose 28/10/2014

Como eu disse, acho que estava com este livro já tinha uns 2 meses e nada de ler. Curiosamente, nos últimos dias, li várias resenhas a respeito do livro, então depois de um longo e frio inverno, peguei finalmente o livro para ler e... que mico! Mico não, na verdade, king kong! Eu peguei o livro para aproveitar a ida à psicóloga do meu filho, e como é na Paulista, prefiro usar o metrô, então vocês podem imaginar o que as pessoas não pensavam de mim ao me ver rindo como uma doida. Isso mesmo gente, eu não conseguia parar de ri. Eu até tentava, mas não tinha como. O livro é ótimo, de uma leitura leve e gostosa, além de extremamente contagiante. Para vocês terem uma ideia, a graça já começa pelo prefácio (sim amigos, eu leios os prefácios) muito bom que o Maurício Gomyde criou. Depois vem a história de um solteirão de 30 e pouco anos que cai de amores por uma linda moça que ele apenas vê por um acaso em um vagão do metrô. Diante do que ele chama de "amor da sua vida", ele decide conquistá-la e começa a protagonizar cenas hilárias, com cada passagem que não tem como não rir. Sem contar com a participação mais do que especial de seu papagaio e da amizade que ele faz com um vendedor homossexual, ambos são umas figuras. Até agora acho que o rapaz que estava comigo na ante-sala do consultória devia está pensando: "esta precisa de várias sessões". Isso tudo claro, é culpa do MG, que fez este romance maravilhoso de encontros e desencontros e completamente hilariante, com uma linguagem simples e bem atual. Mas tenham certeza, valeu cada mico que paguei e hoje mesmo quando me ponho a lembrar algumas passagens do livro começo a rir de novo. Vou deixar um parágrafo do livro para vocês conhecerem:

"Meu Deus do céu! Meu Santo Antônio Casamenteiro! Meu São Judas tadeu! Meu Santo Expedito! Minha Nossa Senhora Desatadora dos Nós! - pensou desesperado. Era ela. Quase teve um enfarte, um derrame, uma paralisia facial, um colapso nervoso." (O Mundo de Vidro - Marício Gomyde)

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Line :) 31/10/2014minha estante
Rosi, eu estou muito curiosa agora pra saber mais sobre a história desse livro. Eu não o conhecia.. Alem disso, fiquei rindo imaginando as cenas que vc protagonizou..ssrr..Valeu pela indicação..arrasou..bjs

Naty__ 03/11/2014minha estante
Fiquei imaginando você rindo no meio do metrô, Rose. Você tem um jeito meio de séria, aparentemente... Imagine as pessoas te vendo rir hahaha.
Mas gosto de livros que nos tiram boas risadas.

Vitória 07/11/2014minha estante
Rose !
Jura que é tão engraçado assim? E eu aqui imaginando um mega drama nesse livro, rs!
Como não ficar curiosa depois de uma resenhas dessa? Não conhecia o livro e ele já entrou pra lista de desejados .. Ainda bem que costumo ler sempre dentro de casa, porque só esse pequeno quote me fez sorrir !!
Beijos ..

Jaqueline 09/03/2011

Ela: uma beleza celestial. Ele: uma sensibilidade tocante. “O Mundo de Vidro”, livro do autor paulista Maurício Gomyde, foi um dos romances que mais me agradaram nos últimos tempos. Trabalhado com humor inteligente e cheio de reviravoltas, este livro vai além da simples história "garoto encontra garota", nos fazendo rir, suspirar e se encantar desde seu prólogo até sua última página.

A história já se inicia com uma sacada genial: o nome do casal protagonista é simplemente “ele” e “ela”. Justamente por não serem substantivos próprios, cria-se a impressão de que a trama do livro poderia acontecer com qualquer pessoa – uma história de amor platônico genérica entre um par de pessoas que compartilham um mesmo vagão do metrô. Por obra do acaso, ou melhor, do empurra-empurra tão banal dos nossos transportes coletivos, "ele" acaba pegando um trem diferente do que estava acostumado, e é lá que “ele” enxerga “ela” pela primeira vez. Linda, compenetrada e com um ar culto mais do que atraente, sua imagem mexe com seu admirador atrapalhado e logo se torna uma obsessão. Professora de economic business e colunista de um jornal, noiva e alguns anos mais velha, "ela" parece pertencer a outro mundo. Como nosso narrador anuncia, ela ouvia Bjork e ele “sabia o nome de cinco Pokemóns”.

“Ele” vive sozinho com um papagaio (ou melhor, papagaia) que só fala “FELÁ DA PUTA” e recita Nelson Gonçalves após ouvir a fossa de seu apaixonado dono de vinte e poucos anos, jovem impressionável e cheio de bons sentimentos no peito. Louco por “ela”, “ele” passa a segui-la e acaba se matriculando no mesmo curso de economia em que a viu entrar, sem saber nem mesmo os mais básicos fundamentos da disciplina. A inocência dele é tocante e ao mesmo tempo hilária, pois na tentativa de agradar sua professora ele acaba mandando muitas bolas fora, exatamente como na nossa vida real. Sabe quando criamos uma paixonite por alguém inalcançável e ficamos buscando gostos e hábitos semelhantes? Isso também acontece no livro e propicia cenas hilárias, como “ele” indo a um restaurante de comida japonesa – coisa que odeia - com “ela”.

A história ganha camadas e mais camadas de profundidade quando ela passa a receber em seu e-mail os capítulos de um livro chamado “O Mundo de Vidro”, que narra com uma sensibilidade artística profunda e muito tocante a história de amor de um casal. As intenções apaixonadas do narrador, que é a metade masculina do casal, acabam por comover “ela” de um modo perturbador, trazendo-lhe dor e dúvida. É este mundo frágil e amoroso que acaba por envolver tanto a personagem como o leitor, tragando-o para dentro do livro, fazendo-o sentir cada parágrafo. Quando eu terminei o livro, carinhosamente autografado pelo Maurício para mim, estava com os olhos cheios de lágrimas e um sorriso bobo no rosto. Meu coração foi às alturas, e olhe que não sou facilmente impressionável! “O Mundo de Vidro” é um livro surpreendente, dono de um charme ímpar que encanta o leitor que se dispõe a embarcar em seu belíssimo carrossel de emoções. Leitura mais do que recomendada!

>> Resenha previamente postada no site www.up-brasil.com
Talita 10/03/2011minha estante
Estou mt afim de ler o livro. Gostei da resenha!

Mariana Sampaio 19/03/2011minha estante
Resenha completa! O livro é realmente muito bom! :)

Jaqueline 23/05/2012minha estante
Muito obrigada pelos comentários, meninas! O livro é realmente ÓTIMO!

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
O que dizer sobre o trabalho feito pelo autor Mauricio Gomyde em O Mundo de vidro? Comédia? Drama? Romance? Crônica do sincericídio? Talvez tudo isso embaralhado.

O mundo de vidro narra a vida de um fracassado, aquele cara que ninguém quer ser ou namorar. E a da mulher por quem ele se apaixonou desesperadamente. Mulher essa que poderia ser a personificação colossal dos sonhos de muitos homens por aí. Um fracassado com uma super mulher?

Foram tantas as gargalhas que soltei em quanto lia o livro,meus olhos enchiam-se de lágrimas de riso,as pessoas me perguntavam seu eu estava bem e eu respondia só. “Nada, não. É o livro que estou lendo...”. E lá ía eu explicando a estória para meus familiares e amigos, que por sinal estavam ansiosos para arrancar o livro da minha mão e começarem a ler eles mesmos.

O protagonista é cativante, desengonçado e inseguro, mas ele não permanece assim o livro inteiro. Há uma grande evolução no personagem e na forma com que ele lida com seus próprios conflitos.

Em suma, os dois protagonistas têm encontros e desencontros inúmeros e parecem estar sempre em freqüências diferentes, entretanto essa realidade se modifica e o resto vocês terão que ler para saber.

Citação favorita:

“... cada vez que olho para os teus olhos, ou fecho os meus pra te ver melhor, cada vez que eu escuto tua voz, ou me calo pra te ouvir melhor, cada vez que saio com você e fico pra trás só pra te observar... tenho certeza de que é você mesmo que procurei a vida toda, quem foi a personagem principal que eu escrevi na cabeça, e que, se não tinha rosto, toque ou sentido, tinha presença forte e marcante, certa, certeira, inteira, em algum lugar desconhecido. Desconhecido,frio,em preto e branco.Que só conheceria quando você aparecesse, que só aqueceria quando você sorrisse,que só coloriria quando você surgisse ,do nada,sem dizer palavra,verso ou canção.”(P.157)

Suspirou? Eu também. Mauricio além de escritor talentoso é um poeta que comove o leitor com sua prosa.

O Mundo de Vidro é um livro maravilhoso no qual eu encontrei uma fonte de diversão, emoção e reflexão. Fico feliz de ter a oportunidade de ler a história escrita por Mauricio e indico para todos aqueles que gostam de crônicas da vida real com um toque de romance, muitos diálogos hilariantes e certo toque de mistério.

5 Livrinhos!

Marina Moura
CLEUSA 10/03/2011minha estante
Concordo com você, Marina. E é também muito bem escrito e gostoso de ler.

Eduardo Desmond 18/03/2011minha estante
Muito boa resenha. Retrata bem o que é o livro!

Marcelle 19/03/2011minha estante
Ótima resenha! Diz tudo que o livro é, ótimo!!!

Dani 28/02/2011

Gente, eu leio inúmeros livros BONS mas faz bastante tempo que um livro não me prende assim na leitura, como o livro O mundo de vidro me prendeu. Comecei a ler e não consegui parar de ler enquanto o livro não terminou.
Eu já havia lido varias resenhas deste livro mas não imaginava como seria o livro e digo: me surpreendeu MUITO, superou todas as minhas expectativas e hoje eu digo: já sou fã do Mauricio Gomyde. Guardem bem este nome pois com certeza este novo escritor veio pra ficar.
É um romance extremamente hilariante, já comecei rindo muito no prefácio do livro, e as palhaçadas vão até o final da estória.

A estória de O mundo de vidro começa no réveillon. Ele, sozinho em casa, sem perspectivas para o futuro, sem grandes objetivos, aguardava pela virada do milênio assistindo TV.
Na TV passa uma reportagem de um casal, que acabam de ficar noivos em NY.
Ele sente uma leve inveja do individuo... Ele só havia se apaixonado no primário.. e se sentia tão solitario...
Ela era noiva, linda, independente e inteligente, mas se sentia sozinha pois o noivo morava em outra cidade.
Ele, certo dia indo trabalhar encontra Ela no metrô e se apaixona perdidamente... Aí, se inicia uma busca interminável pela conquista do coração de sua amada. Ela nem dá bola pra ele, e vocês não imaginam do que ele é capaz para conquistar sua amada.
O livro tem VÁRIAS reviravoltas. É REPLETO de humor e um final surpreendente!

Gente, eu ri DEMAIS com Ele, e seu papagaio femea de estimação: Horacio, que só sabe falar FÉÉÉÉÉLA DA PUUUTA.
Ri muito com o cachorro D’Ela: Paul Macartney.
Eu SUPER RECOMENDO este livro.
Nati 12/03/2011minha estante
Verdade. Há muito tempo não lia um livro que me prendia tanto. Leve e divertido, como tem que ser a vida. :)

Mirtes Taise 04/09/2012minha estante
Fiquei curiosa! Quero ler agora!!! Vou atrás, rsrs.

Robson Souza 11/05/2011

Deliciosamente romântico e muito divertido!
Esse livro cumpre o que promete desde o início: romântico e divertido.
Mesmo sendo muito amigo do autor, tenho total segurança para afirmar que este é um dos livros mais engraçados que li. O mais importante, é que o o humor não é gratuito, nem deixa a história de lado, como se vê em muitos livros. A jornada do personagem principal, Ele, em busca de seu amor platônico, Ela, é genuinamente divertida e envolvente.

Os dois personagens principais não têm nome. Ele se apaixona por Ela, e tenta se aproximar e conquistá-la das mais improváveis formas. Ao mesmo tempo, Ela começa a receber de um autor anônimo, capítulos de um livro chamado O Mundo de Vidro, com o relato de um homem perdidamente apaixonado por uma mulher.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com
Anna Medeiros 20/04/2011minha estante
Engraçadíssimo, simplesmente. Vale a pena ler e reler.

Li Carrasco 13/01/2011

O Mundo de Vidro - Maurício Porto
Quando o Maurício, gentilmente, me convidou a conhecer o livro dele, eu não imaginava que iria me encantar tanto com essa história. Geralmente, as pessoas tem um certo preconceito com autores nacionais, o que tem se tornado uma coisa ridícula, já que aparecem, cada vez mais, livros nacionais fantásticos.
E "O Mundo de Vidro" do Maurício Porto, não nos decepciona nem um pouco.

Ele é um homem de trinta e poucos anos, baixo, olhos verdes, magro. Tem um emprego que não gosta muito, é um músico frustrado e mora sozinho...Quer dizer, sozinho não, com seu papagaio Horacio.
Ela é uma mulher de vinte e poucos anos, extremamente linda, formada em jornalismo e economia, estava noiva e morava sozinha...Quer dizer, sozinha não, com seu cachorro Paul MaCartney.
Ele se apaixona por Ela no metrô, uma coisa a qual ele nunca sentira. Ele começa a tentar de tudo para se aproximar dela, mas Ela nunca deu a mínima para Ele. Mas as coisas não ficam apenas nas tentativas frustradas dele, Ela começa a receber de um anômino, por e-mail, um livro chamado O Mundo de Vidro, que encanta ela. E então a história começa a se desenrolar.

Continue lendo em: http://lookinsideyourmind.blogspot.com/2011/01/o-mundo-de-vidro-mauricio-porto.html
César 01/03/2014minha estante
excelente!!!

Sam 13/01/2012

Então... Confesso que não sou fã de livros de romance, de nada meloso... Mas o "Mundo de vidro" é um livro romântico na medida certa... Mostra a realidade dos nossa emoções qndo nos apaixonamos, as loucuras que fazemos, como essa paixão abala nossa vida e as mudanças que ela provoca, tanto no lado de quem está completamente apaixonado qndo o lado do objeto dessa paixão, que não tem a menor ideia do que também está sentindo... Gostei mto do livro, terminei em 2 dias, super rápido, não via a hora de saber o final... Queria uma historia dessas na minha vida, alguém tão dedicado, apaixonado... Na verdade acho que toda mulher queria uma historia assim na sua vida... Um mundo de vidro onde nada mais importa além D'ele e D'ela...
Silvia 23/06/2012minha estante
Legal eu nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas ja fiquei com vontade de ler :-)

livros.let 23/07/2020

Decepcionada
Livro preconceituoso, machista e homofóbico. Demorei meses pra conseguir terminar de tanta vergonha alheia que senti.
Não gostei dos personagens, história, escrita,...
Não se parece nada com os outros grandes livros do Maurício Gomyde.
Dih Schaberle 25/07/2020minha estante
Foi o único que li do autor, mas achei tão ruim, tão baixo q não sei se leria outro dele

Bruninha 18/01/2011

Eu, quando peguei o livro para ler, pensei que ele fosse um livro normal, bom. Mas na verdade, o livro é maravilhoso! Quando comecei a ler, não parei mais.
O livro não se passa em um tempo exato, e os personagens são dados como 'Ele' e 'Ela'. O "mocinho" é um homem de trinta e poucos anos, gosdinho, que não tem vida social, sem graça, totalmente desajeitado, muito retardado, mas surpreendente, e muito romântico também. A "mocinha" é uma mulher de vinte e tantos anos, totalmente saudável e linda, muito inteligente, rica, carismática e forte. Onde mais é que você vai encontrar um amor entre um gordinho sem graça e uma beldade rica?

"- O que vai beber? - perguntou ele.
-Que tal um hi-fi?
'Ai, cacete! Que porra é hi-fi?' - pensou. (...)
-Hum Hum! Acho que não vai dar. Estou sem conhaque...
-Conhaque no hi-fi? - espantou-se ela.
Tinha acabado de descobrir que hi-fi não levava conhaque.
-Foi mal, eu quis dizer tequila, e não conhaque.
-Como? Tequila? No hi-fi? Como assim?
Tequila também não. E tentou consertar:
-Rá rá rá... Te peguei! Tô brincando, né? Relaxa ai que eu vou preparar uma das minhas especialidades, direto de Cochabamba.
Nunca tinha preparado uma birita pra alguém. Foi à cozinha, enquanto ela colocava um CD. (...)
Colocou meio copo de vodka e outro tanto de fanta laranja que tinha sobrado da sessão "Almodávar até que é legal", que tinha promovido para si mesmo na semana anterior. Fez dois copos, misturou, chacoalhou e fosse o que Deus quisesse.(...)
-Toma o drink. Prova aí.
-Obrigada!
-Não sei se vai estar tão bom assim - disse, rezando para que prestasse.
Ela tomou um gole e soltou:
-Hummmm! Esse hi-fi tá uma delícia!
-Hein?
-Hummmm! Muito bom! - disse, saboreando o hi-fi que ele tinha feito sem querer.
-Pois é, é minha especialidade.
-Engraçadinho!
O divino estava realmente de bom humor naquela noite, colaborando com a parada."

Amei o livro, fim.

Blog Café com Magia (http://cafecommagia.blogspot.com)

Priscilla 20/01/2011

Cada vez eu fico mais impressionada com a literatura nacional!

O Mundo de Vidro é um romance lindo, moderno, divertido.
O autor usa linguagem coloquial. Isso dá a impressão de que a história não é utópica. POderia ser real.

As personagens tem defeitos, qualidades, desejos e contradições. São divertidas, atrapalhadas, sensíveis.

Não sei como funcionou tão bem não nomear ngm. O leitor passa a conhecer apenas ELe e Ela. De alguma forma, isso faz sentido.

Eu me diverti mto, a leitura foi rápida e prazeroza.

Bato palmas para Maurício Porto!

Tamyres 12/03/2011

O Mundo de Vidro, é um livro fino, mas com uma ótima história, encantadora e engraçada.
Conta a história de um homem com seus trinta e poucos anos, vida monótona, até encontrar uma linda mulher com seus vinte e poucos anos..
Os personagens principais são nomeados como Ele e Ela.
Ele tenta de tudo para conquistar Ela. Se matricula no mesmo curso, onde ela é professora, inventa histórias e mais histórias para descobrir o número do seu celular, e seu endereço, e anda sempre atrapalhado na hora da conquista, por não ser um "expert" no assunto.

(...)

Com o livro, eu ri, e sofri com os personagens, dizendo para mim mesmo "vá, não desista d'Ela". "Não faça isso!". E eu realmente adoro quando isso acontece, porque é quando você está envolvida com a história.

(...)

Resenha completa:

Ge Ribeiro 21/02/2012

Ela, uma mulher linda, inteligente, cativante, leitora assídua, com um bom emprego e um relacionamento estável.

Ele, um homem comum, nem bonito nem feio, sem grandes pretensões, com um emprego monótono, sozinho.

Tudo estava na mesma quando a vida dos dois por acaso se cruzam, fazendo com que se apaixonem e tenham suas vidas transformadas.
O mundo de Vidro escrito por Maurício Gomyde(que foi um fofo e me enviou este exemplar autografado) é o primeiro livro do autor, a princípio vemos o livro como mais um romance qualquer, mas Maurício conseguiu inovar de uma forma bem diferente e única.

A narrativa é bem simples e fácil de ler, devorei em apenas 4h. A diagramação e edição estão lindas e eu gostei bastante. Gosto de ver que a literatura nacional atual está com esse nível.