O ladrão do tempo

Resenhas - O Ladrão do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa 18/01/2022

Perfeito
Sério, não tem como não gostar das histórias que o personagem principal conta, a ida e vinda no tempo tornou o livro ainda melhor. Algumas partes do livro eram arrastada, principalmente quando falava sofre as guerras, mas no geral foi uma ótima experiência, consegui me conectar com os personagens e com a história. Recomento muito o livro.

Larissa 16/01/2022

Adoro livros que relatam fatos históricos, e este não deixou a desejar! Muito bom!! Recomendo fortemente

Lorena 25/11/2021

É bom
Acho que por ser do mesmo autor do menino do pijama listrado, eu esperava mais. As partes que focavam no passado do protagonista com a Dominique e o presente eram interessantes, mas as outras eu achei bem sem graça.
Mas apesar disso eu não achei o livro ruim, recomendo.

Leandro.Pereira 10/10/2021

Um livro com uma história que ficará na sua memória...
...pois ela ficou na minha , não é o melhor livro da vida! Ele está lá na estante da minha esposa , talvez se fosse meu já teria doado! Mas a história em si é bem interessante e você lê pois quer saber no que vai dar tudo aquilo! O final é bem satisfatório.. eu indico a ler em Kindle ou pegar emprestado!

RPericelli 06/09/2021

Um título que faz juz...
Como a maioria dos livros de Boyne, a sinopse de "O Ladrão de Tempo" instiga a leitura, e e fato de um personagem que vai contra a fluxo natural de vida e morte, convivendo com figuras e eventos representativos na história da humanidade teria tudo para tornar a leitura apreciável.

Porém, assim como o protagonista absorve o tempo de vida dos seus familiares que "morrem antes do tempo", Boyne rouba o tempo dos leitores ao trazer personagens que não me geraram empatia alguma. A preocupação e os sentimentos que o autor põe na boca e no pensamento de seu personagem não são sentidos em suas ações, distando e me afastando da história.

O fato de intercalar três épocas de vida de Matthieu, saltando várias anos ou décadas dentro de cada período fragmenta a leitura, mesmo que mantenha o leitor por uma tênue linha de trama que se prende pelos capítulos: sabemos as consequências que atuam no presente, e que só conhecemos ao desenvolver do livro, não causando qualquer impacto no desenvolvimento emocional do personagem.

"Ladrão de Tempo" foi, em minha opinião, o mais desinteressante e arrastado livro de Boyne, diferente dos quais é comumente associado e cuja leitura ocorre de modo fluido.

Joyce Chies 03/09/2021

O ladrão do tempo
É uma história interessante, sobre a vida de um homem que atingiu a meia idade e parou misteriosamente de envelhecer. O narrador conta sua história alternando entre momentos temporais diferentes, então isso causa um pouco de confusão se acontecerem pausas muito longas durante a leitura.
A história ficou com várias coisas não explicadas ou pouco exploradas, mas ainda assim é um livro interessante.
Foi a primeira história que li desse autor, então acho que agora estou pronta para conhecer mais obras dele...

Eri.Kimura 24/06/2021

John Boyne, como sempre, nos entrega um espetáculo impresso em papel e tinta. O ladrão do Tempo é uma das poucas histórias mais descontraídas do autor (note que com descontraída eu não quero dizer feliz ?), mas que como de costume conta com aquela técnica de vai e vem no tempo para dinamizar ainda mais a leitura. É um daqueles livros que vc consome cada página pensando ?não quero que acabe!? E quando acaba, deixa um gostinho de quero mais, mesmo com um ótimo desfecho.

Vanessa 07/01/2022minha estante
Perfeito seu comentário, não tiraria nenhuma palavra. Poderia ler qualquer coisa de John Boyne pra sempre

Ani C 01/02/2021

Uma verdadeira viagem pelo tempo, onde a ficção se mistura com fatos e personalidades da história. Um livro que faz refletir sobre o sentido da vida, sobre as pessoas que são importantes em nossas vidas.

Neidinhap 26/01/2021

Não decepcionou...
Uma história com viagem no tempo com alguns personagens históricos que trás uma pitada bem pitoresca..
Mas o principal é a história de Mattieu Zéla, um homem com data vencida para o envelhecimento (sonho de consumo)...viveu mais de 250 anos com uma aparência de 50..
Uma história que intercala presente e passado para que possamos entender como tudo começou..
Gostei muito, apesar de ser um livro com mais de 500 págs é bem fluído..
Gostei muito...

Pri/ Prix 30/12/2020

Viagem no tempo
No início achei que ia ser mais arrastado tinha partes e partes, algumas um pouco cansativas que eu queria largar mas assim como a leitura tava cansativa mudava de uma hora pra outra e ficava interessante de novo! Foi uma boa leitura mas prefiro ainda "palácio de inverno" do autor!

Gigi 16/12/2020

Não é a obra prima de Boyne, mas vale muito a leitura
Para quem nao sabe, o livro é a obra de estreia de John Boyne, e apesar de eu ter algumas ressalvas (principalmente por já ter lido outros titulos dele) me senti feliz e satisfeita ao ter terminado o livro, gostei e me envolvi muito com a maioria dos personagens - que são muitos, tendo em vista 256 anos de história. (Assim como para Matthieu, Constance tem um espaço em meu coração hahaha).

Inicialmente, o livro te prende por completo, capitulos alternados sobre o passado e o presente (característico da escrita de Boyne) do personagem principal torna a história muito interessante e gostosa de ler. Inclusive, recomendo outro título do autor, Palácio de Inverno, onde esse mesmo recurso de escrita é utilizado e o livro é impecável. Voltando ao O Ladrão Do Tempo, alguns capítulos foram cansativos de ler, e o livro se tornou cheio de altos e baixos. Porém, mais altos do que baixos.

Algo que me incomodou profundamente foi a quantidade de furos da história. Sabemos, por intuição ou por assitir a 'A incrivel história de Adeline' ou 'O curisoso caso de Benjamin Botton', que viver por muitos anos sem envelhecer fisicamente ou passar por um processo reverso de nascimento e morte envolve muita preocupação em manter tudo em sigilo, mudar de identidade, não permanecer por mais de uma década em um mesmo lugar e tantos outros...
Mas, em o Ladrão do Tempo, John Boyne simplesmente ignora essas premissas, e permite que seu personagem fique casado por vinte anos sem que niguém (inclusive sua esposa e amigos) ache estranho sua aparência imutável, que ele more por décadas em um mesmo local sem levantar suspeitas, ou até mesmo assuma cargos de altíssimo escalão com grandes contribuições na construção de monumentos históricos e obras arquitetônicas famosas, que seja um dos grandes nomes nos bastidores de cinema e televisão, e tantas outras profissões onde se destacou imensamente e nunca nenhum ser humano questionou uma vez se quer, sobre o nome de Matthieu Zéla estar em grandes eventos históricos por mais de dois séculos.

De forma geral, o Ladrão do Tempo é um bom livro e nos faz flanar por grandes eventos históricos, desde o século 18 até a virada do milênio o qual nos encontramos, e vale muito a pena lê-lo. Terminei o livro com aquela sensação boa por ter gostado do desfecho e me ter me familiarizado tanto com os personagens.

Ps.: em O Palácio de Inverno é possível notar o quanto a escrita do autor amadureceu.

Clarissa 08/10/2020

Viajante do tempo
Imagine viver por séculos... Vivenciar inúmeros fatos da história mundial. Este é Matthieu, que nasceu na França em 1743 que passou por diversas experiências pessoais e históricas em vários países.
Mas no decorrer do tempo, o nosso personagem percebe que seu envelhecido estagna se.
Com a aparência de um homem de 50, ele circula por inúmeras décadas, tornando se um espectador na evolução humana. Sem esquecer de seu verdadeiro amor.

JOY 16/08/2020

O que faríamos se vivêssemos para sempre?
"Aproveite tudo que sua época lhe oferece. Essa é a essência da vida."

Os olhos de Matthieu já vivenciaram 256 anos. Viveu muitos amores, presenciou muitas mortes e viu uma parte da história do mundo ser desenhada. Esse livro é um conjunto de suas mais marcantes memórias.

Os capítulos são mesclados: as memórias antigas e a vida em 1999. Isso permite que a leitura seja fluída, não enjoa. Há uma população de personagens no livro, alguns mais memoráveis que outros. A história com Dominique, logo em sua juventude, é a mais interessante. Matthieu ainda não sabia que viveria tantos anos, o que permite que viva sua vida mais intensamente. Percebemos as nuances no protagonista conforme a história avança... deixa de ser um rapaz assustado para se tornar um homem deveras apático - que já presenciou tudo que a vida pode lhe oferecer.

O contexto histórico é o grande triunfo do livro. Matthieu menciona personagens históricos, como Chaplin, Charles Dickens, Robespierre, Herbert Hoover, Hemingway e que, embora sejam passageiros nos capítulos, embelezam as memórias de Matthieu. Também apresenta a visão de um mero civil perante a momentos como a Revolução Industrial, Revolução Francesa, a criação das Olimpíadas modernas, a crise de 1929, etc. O personagem vê parte da história sendo modelada, vê o mundo se tornando o que é.

John Boyne não falha em sua escrita - é simples, porém profunda e emocionante. Seus personagens nos conduzem a sentir empatia ou repulsa. "No fim, todas as histórias e todas as pessoas se fundem em uma só."

Pollyana Camilo 14/06/2020

O tempo não consegue alcançar Matthieu Zéla.
Com duzentos e cinquenta e seis anos de idade, ele presencia os principais fatos históricos do mundo (passando da revolução francesa até o final do século XX).
Uma trama repleta de fatos históricos e uma narrativa instigante.

Amor, ódio, traição, maldição e esperança.
E foi assim que John Boyne mostrou no seu primeiro romance que já era um contador de histórias excepcional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6